• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pneu 25 mm altera ratio mudanças

André_Alecrim

Active Member
Olá pessoal!
Chamo-me André e comecei a levar o pedal mais a sério à cerca de um ano e meio. :)
De vez em quando venho aqui ler e aprender umas cenas mas ainda não me tinha registado.
Entretanto devido a trabalho e outras situações da vida estive parado uns 4/5 meses.
Tem sido difícil recuperar a forma, mas devagar está a voltar, como seria de esperar. :)
Entretanto tive de mudar de pneu e comprei um 25 mm para a roda de trás. Sempre andei com 23.Tenho uns 65 kgs +/-. Enchi com 6.5 bar, salvo erro, na bomba de gasolina. Não sei se será muito precisa... E devo dizer que na voltinha que dei, uns 50kms, gostei do conforto, passei muito melhor as imperfeições da estrada, principalmente as que se encontram junto à berma e que por vezes não podemos desviar devido aos carros. Cheguei com o corpo menos cansado a casa e até no dia seguinte estava melhor. Senti mais segurança a curvar nas descidas.
O único problema é que me pareceu que as mudanças estavam ligeiramente mais pesadas, talvez devido ao diâmetro da roda com o 25 ser maior. Ou seja custou me mais manter a velocidade nas naquelas mesmas mudanças a que já estou super habituado e acabei por ir perdendo energia.
Já alguém sentiu isto? Será imaginação? É que psicologicamente não gostei nada da sensação.. Agora não sei se irei manter o 25 ou voltar ao 23 e perder o tal conforto. Principalmente a subir, gosto de subir, e até estou para meter uma cassete 30x12 para as rampas 11/12% para cima , tenho uma 28x11...Se de facto as mudanças ficam mais pesadas com um pneu 25 isso tb influencia a subir...
Qual é a vossa opinião?
Obrigado
 

JBG

Well-Known Member
Olá pessoal!
Entretanto devido a trabalho e outras situações da vida estive parado uns 4/5 meses.
^^
Isso é psicológico, continua a pedalar que isso passa, convém é ter os dois pneus com a mesma medida. 23 já não se usa! ; )
A pressão parece um pouco alta para o teu peso, mas tb depende do pneu que tens e do teu gosto pessoal.

Abraço!
 

sidorio

Well-Known Member
Olá pessoal!
Chamo-me André e comecei a levar o pedal mais a sério à cerca de um ano e meio. :)
De vez em quando venho aqui ler e aprender umas cenas mas ainda não me tinha registado.
Entretanto devido a trabalho e outras situações da vida estive parado uns 4/5 meses.
Tem sido difícil recuperar a forma, mas devagar está a voltar, como seria de esperar. :)
Entretanto tive de mudar de pneu e comprei um 25 mm para a roda de trás. Sempre andei com 23.Tenho uns 65 kgs +/-. Enchi com 6.5 bar, salvo erro, na bomba de gasolina. Não sei se será muito precisa... E devo dizer que na voltinha que dei, uns 50kms, gostei do conforto, passei muito melhor as imperfeições da estrada, principalmente as que se encontram junto à berma e que por vezes não podemos desviar devido aos carros. Cheguei com o corpo menos cansado a casa e até no dia seguinte estava melhor. Senti mais segurança a curvar nas descidas.
O único problema é que me pareceu que as mudanças estavam ligeiramente mais pesadas, talvez devido ao diâmetro da roda com o 25 ser maior. Ou seja custou me mais manter a velocidade nas naquelas mesmas mudanças a que já estou super habituado e acabei por ir perdendo energia.
Já alguém sentiu isto? Será imaginação? É que psicologicamente não gostei nada da sensação.. Agora não sei se irei manter o 25 ou voltar ao 23 e perder o tal conforto. Principalmente a subir, gosto de subir, e até estou para meter uma cassete 30x12 para as rampas 11/12% para cima , tenho uma 28x11...Se de facto as mudanças ficam mais pesadas com um pneu 25 isso tb influencia a subir...
Qual é a vossa opinião?
Obrigado
Na minha opinião deve ser psicológico, uma vez que já há estudos científicos que provam que um pneu de 25 tem menos resistência a rolar do que um 23. Está provado que é mais rápido!
Os 23 são mais da velha guarda, mesmo os “pros” já usam 25,26 ou mesmo 28. Basta veres nas provas worldtour, as Sworks com pneus 26 por exemplo
 

André_Alecrim

Active Member
Obrigado @sidorio :)
Penso que o psicológico tenha muito a ver com as sensações. Mas parece que vi em algum lado que mudar de 23 para 25 equivale a ter mais um dente nos pratos da frente. E para mim até faz sentido pois se o diâmetro da roda fica maior...
Agora se isso é suficiente para alterar o desempenho já não sei. Ou até se é mesmo verdade, tb não sei :)
Mas no record da hora continuam a usar pneu 23 e acho que essa é a razão, uma vez que na pista não se coloca a questão do conforto, será mais para não terem de fazer aquele esforçito extra.
Tb tenho tenho visto os estudos que demonstram que um pneu mais largo tem menos resistência a rolar, mas se for cheio com a mesma pressão que o mais fino. E normalmente enche-se um pneu mais largo com menos pressão que um mais fino..
Mas sim sem dúvida que deve ser mais psicológico.. Ou mesmo que realmente haja uma pequena diferença, seja só uma questão de hábito.
 

André_Alecrim

Active Member
Obrigado @sidorio :)
Penso que o psicológico tenha muito a ver com as sensações. Mas parece que vi em algum lado que mudar de 23 para 25 equivale a ter mais um dente nos pratos da frente. E para mim até faz sentido pois se o diâmetro da roda fica maior...
Agora se isso é suficiente para alterar o desempenho já não sei. Ou até se é mesmo verdade, tb não sei :)
Mas no record da hora continuam a usar pneu 23 e acho que essa é a razão, uma vez que na pista não se coloca a questão do conforto, será mais para não terem de fazer aquele esforçito extra.
Tb tenho tenho visto os estudos que demonstram que um pneu mais largo tem menos resistência a rolar, mas se for cheio com a mesma pressão que o mais fino. E normalmente enche-se um pneu mais largo com menos pressão que um mais fino.. E se o diâmetro da roda ficar ligeiramente maior tb é normal que seja um pouco mais rápido.
Mas sim sem dúvida que deve ser mais psicológico.. Ou mesmo que realmente haja uma pequena diferença, seja só uma questão de hábito.
 

sidorio

Well-Known Member
Obrigado @sidorio :)
Penso que o psicológico tenha muito a ver com as sensações. Mas parece que vi em algum lado que mudar de 23 para 25 equivale a ter mais um dente nos pratos da frente. E para mim até faz sentido pois se o diâmetro da roda fica maior...
Agora se isso é suficiente para alterar o desempenho já não sei. Ou até se é mesmo verdade, tb não sei :)
Mas no record da hora continuam a usar pneu 23 e acho que essa é a razão, uma vez que na pista não se coloca a questão do conforto, será mais para não terem de fazer aquele esforçito extra.
Tb tenho tenho visto os estudos que demonstram que um pneu mais largo tem menos resistência a rolar, mas se for cheio com a mesma pressão que o mais fino. E normalmente enche-se um pneu mais largo com menos pressão que um mais fino..
Mas sim sem dúvida que deve ser mais psicológico.. Ou mesmo que realmente haja uma pequena diferença, seja só uma questão de hábito.
Sim as nossas sensações contam muito e como dizes no primeiro post, sentes que passas melhor as irregularidades da estrada. Uma das vantagens de se usar pneus mais largos é poder colocar pressões mais baixas e melhorar o conforto.

Essa do usar 25 ser como ter mais 1 dente no prato nunca tinha ouvido para te ser sincero. Não sei qual a lógica mas então num pneu de uma bicicleta de BTT era como usar um prato prai de 55 dentes não? ;)

Não estou por dentro da modalidade de pista mas pode ter a ver com o piso ser totalmente uniforme, também não há vento e outras variáveis...

Resumidamente, anda algumas vezes e verás que isso é psicológico e que 25 é de facto melhor do que 23. Se pesquisares aqui no fórum ou na net em geral encontras a mesma opinião repetidamente (eu também usava 23 até há pouco tempo)

Cumprimentos
 

André_Alecrim

Active Member
Mas não estou de maneira alguma a querer dizer que 25 é pior.. Sei que a maior parte das pessoas já aderiu a pneus mais largos e com menos pressão. Mas a minha filosofia é que cada um deve andar com o que é melhor para si, dentro dos limites do razoável e bom senso obviamente. :)
 

rkixa

Well-Known Member
Que pneus tinhas e que pneus tens? Pode ser o motivo! Eu quando mudei foi de um 23c baixa gama para uns 25c média gama e a diferença foi fenomenal, rolavam muito melhor e o conforto sem comparação.
Para comprares como deve devias era ter os dois 25c um de cada não, ou 23c ou 25c, se não couber eu preferia ter os 2 23c
 

pedrodoprior

Active Member
^^
Isso é psicológico, continua a pedalar que isso passa, convém é ter os dois pneus com a mesma medida. 23 já não se usa! ; )
A pressão parece um pouco alta para o teu peso, mas tb depende do pneu que tens e do teu gosto pessoal.

Abraço!
há 3 anos o pessoal ficava atrofiado e quase insultava quem usasse 25. agora a norma vai ser passar para 28.
como o mestre acima disse: é psicológico. acrescento também: pode ser uma questão de pressão do pneumático e ou forma física.
o resto vem com o tempo. tu próprio notaste o conforto adicional ;)
cumps
 

André_Alecrim

Active Member
Sim, fiz mais uma volta com um pouco mais pressão e foi muito melhor. Agora sim senti o pneu a rolar bem.
Em termos de forma tb estive bastante melhor
Agora é ver se consigo meter um 25 à frente :)
E sim sem dúvida que a tendência será usar pneus mais largos, ainda para mais com a chegada dos travões de disco, vai permitir umas boas espessuras. Eu pessoalmente nunca tive nada contra. A minha dúvida seria só se haveria alguma alteração no ratio das mudanças.. Obrigado
 

André_Alecrim

Active Member
Talvez estranhes como eu, mas encontrando a pressão certa para ti acho que vais gostar. Tb não sei se o senti mais lento por ser novinho..Mas a verdade é que na segunda volta gostei bastante..
Agora tenho de tentar manter a regularidade e evoluir :)
 

NULL

Moderador
Staff member
Talvez estranhes como eu, mas encontrando a pressão certa para ti acho que vais gostar. Tb não sei se o senti mais lento por ser novinho..Mas a verdade é que na segunda volta gostei bastante..
Agora tenho de tentar manter a regularidade e evoluir :)

Eu não senti mais lento... senti mais conforto, um rolar mais suave! Adorei a sensação.

E posso-te dizer que rolaram muito bem! :D
 
Top