• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pergunta estúpida talvez...

Trizade

Well-Known Member
Potêcia = força x velocidade.

Fazes mais força no prato grande, mas a velocidade a que pedalas (rpms) vai ser menor.

Ok. tudo percebido.
Obg a todos pelas explicações.

@Trizade
Está aqui a explicação :)
É física pura :p

Poderão haver outras questões que tenhas a partir daqui, mas assumindo que qualquer força de atrito é desprezável, é só esta fórmula que manda.


Sem dúvida. "Curto e grosso" e não é preciso explicar mais.

Não tem bem a ver com a pergunta diretamente, mas falou-se em ir um em cada prato na pedaleira da frente, serei o unico que sinto a pedalada redonda quando vou no prato grande e quando tenho de meter no prato pequeno parece que nao sei pedalar? (nao consigo ter uma pedalada fluida)

Não sinto o que tu sentes sinceramente. Ou pelo menos não tenho noção de alterar a pedalada quando mudo de um prato para o outro.
 

elchocollat

Well-Known Member
Não tem bem a ver com a pergunta diretamente, mas falou-se em ir um em cada prato na pedaleira da frente, serei o unico que sinto a pedalada redonda quando vou no prato grande e quando tenho de meter no prato pequeno parece que nao sei pedalar? (nao consigo ter uma pedalada fluida)
Quê, a subir?
 

Carolina

Well-Known Member
Ou estou a ver muito mal e posso estar, mas com uma cx de velocidades pelo meio a coisa não funciona de outra forma, neste caso carretos

Isso é uma pergunta? Não sei se percebi o que queres dizer.

Assumindo que a potência é a mesma, mudar de carreto ou de prato tem o mesmo efeito:
- Combinação prato/carreto mais pesada = mais força = menos velocidade de pedalada = menos rpms.
- Combinação prato/carreto mais leve = menos força = maior velocidade de pedalada = mais rpms.
 

elchocollat

Well-Known Member
Lembrei-me de uma coisa que podes testar @Trizade , se tiveres rolo com ERG:
-faz um bloco de 5min a 200w com 95rpm
-faz um bloco de 5min a 200w com 75rpm

Utiliza 2 desmultiplicações diferentes, uma com prato grande e outra com prato pequeno

No final é tudo igual, foram 200w na mesma, e a diferença para o teu exemplo é que foi a mesma pessoa em 2 situações diferentes mas igual propósito
 

cenazia

Well-Known Member
Depende de onde estás a medir a potência, se for na saída (na roda) a velocidade é igual, se for nos pedais ou na pedaleira a velocidade poderá não ser igual pois existem perdas no sistema, mesmo que bicicleta seja mesma o facto de estarem a cadencias diferentes indica que estão com desmultiplicações diferentes e aí mesmo que que a diferença de perdas seja minima quase de certeza que ela está lá.
 
  • Like
Reactions: DMA

Trizade

Well-Known Member
Lembrei-me de uma coisa que podes testar @Trizade , se tiveres rolo com ERG:
-faz um bloco de 5min a 200w com 95rpm
-faz um bloco de 5min a 200w com 75rpm

Utiliza 2 desmultiplicações diferentes, uma com prato grande e outra com prato pequeno

No final é tudo igual, foram 200w na mesma, e a diferença para o teu exemplo é que foi a mesma pessoa em 2 situações diferentes mas igual propósito

É um bom teste para fazer sim, mas neste momento não tenho acesso ao meu rolo.
Se alguém quiser testar aí no interesse da ciência era giro. :p
 

Bernalve

Well-Known Member
Sendo a resistência do ar desprezável, a única situação que um ciclista pode subir mais rápido que outro com os mesmos W/kg é gerar mais potência. Ou seja um ciclista de 80 kg a 400W é capaz de andar mais que um de 70kg a 350W. W/kg iguais, mas um a gerar mais potencia. Nota-se mais esta diferença em subidas menos inclinadas. Pode acontecer o ciclista mais pesado até ter de fazer menos W/kg e andar mais rápido à mesma.

Notem que afirmei a resistência do ar é desprezável, porque um ciclista mais leve e pequeno é capaz sempre de forma natural ser mais aerodinâmico. Pode compensar os menos watts com uma melhor aerodinâmica.
 

DMA

Well-Known Member
Tal como o título indica esta talvez seja uma pergunta estúpida mas aqui vai.
Vamos supôr que temos 2 ciclistas exatamente iguais, mesmo peso, mesmo equipamento, mesmo FTP, etc...
Numa subida imaginemos que está os dois a debitar 300w constantes.
A diferença é que um está a pedalar a 85rpm e o outro a 70 rpm por exemplo. A velocidade dos 2, será igual? (excluindo fatores aerodinâmicos,etc...) Ou o que tem cadência superior vai ligeiramente mais rápido?
À partida diria que iriam os 2 à mesma velocidade, mas tenho esta dúvida aqui à uns dias e precisei de vir desabafar aqui no fórum a ver se alguém me dá uma resposta definitiva. :D

Com as premissas que colocaste:

- mesmo peso;
- mesmo equipamento (bike, rodas, guiador, bib, jersey, capacete; etc);
- mesma aerodinâmica (mesmo capacete, jersey, bib, posição na bike, depilação - ou não - nas pernas e braços, etc).

A velocidade será igual.

Há dois factores que "no mundo real" poderiam originar diferenças; sendo essas diferenças muito pequenas (imho):

- o facto de usares combinações de transmissão diferentes irão originar % de perda de potência diferentes;
- o desviador da frente e o traseiro estarem em posições diferentes podem originar um cx diferente.

Mais uma vez ressalvo que tenho a noção que serão diferenças muito pequenas. Apenas estou a referir que elas existem. Vamos imaginar que queria fazer um qualquer estudo académico sobre o tema; haveria que ter noção logo à partida que existem estas variáveis.
 

DMA

Well-Known Member
Aí já entram outras questões, mas sinceramente não conheço a física por detrás disso. Mas é normal as sensações serem diferentes.
Podemos supor o seguinte exemplo:
- 50 / 19 = 2.63
- 34 / 13 = 2.62
Portanto, duas relações de transmissão equivalentes. Mas na primeira a corrente envolve muito mais quer o prato da frente quer o carreto atrás porque são maiores. Eu penso que isso é parte da explicação para a sensação de pedalada ser diferente.

Bom post ;)

É por isso que num record da hora usam-se combinações que tendem a ter um prato grande, mas também carreto "grande".

Supostamente o Wiggins fez o seu record com uma combinação de prato 58 com um carreto 14, logo um rácio de 4,14.
Poderia ter um rácio muito semelhante com uma combinação dum prato 50 com um pinhão 12 (rácio 4,17).
Ou com um prato 46 (que heresia :D) e um pinhão 11 (rácio 4,18)
 

DMA

Well-Known Member
Não tem bem a ver com a pergunta diretamente, mas falou-se em ir um em cada prato na pedaleira da frente, serei o unico que sinto a pedalada redonda quando vou no prato grande e quando tenho de meter no prato pequeno parece que nao sei pedalar? (nao consigo ter uma pedalada fluida)
Para além do que o jocarreira referiu (e muito bem), adicionaria outro factor: com a bike parada coloca a transmissão nas posições que o jocarreira referiu e repara no desviador traseiro. O desviador traseiro é que "absorve" toda a "folga" na corrente por estares a usar uma combinação cujo somatório de dentes é muito menor.

Isso obriga a um posicionamento totalmente diferente do mesmo, e a uma interação bastante diferente entre a corrente e as roldanas do desviador traseiro.

O somatório destes factores podem explicar parte da diferença das tuas sensações.
 
Top