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Pedaleiro 11v em grupo de 10v

rcolaco

Member
Pessoal, tenho um grupo Ultegra de 10v, no entanto preciso de trocar o pedaleiro porque quero reduzir o número de dentes de 53/39 para 52/36.

Uma vez que o material para 10v já começa a escassear e como não me apetece trocar o grupo todo, se eu trocar por um pedaleiro de 11v o mesmo será compatível com a transmissão de 10v?

Obrigado
 

pratoni

Well-Known Member
Se queres reduzir o número de dentes porque não um 50-34?

É mais fácil de arranjar mesmo em 10v e não me parece que o 52-36 faça assim tanta diferença como isso...
 

rcolaco

Member
Mesmo a 50/34 iria sempre implicar a troca do pedaleiro e a ideia seria ficar já com pedaleiro de 11v para o caso de no futuro querer alterar a transmissão para 11v.

A minha questão é se o pedaleiro será compatível com 10v nesta fase "intermédia" para não ter que trocar tudo ao mesmo tempo.
 

DMA

Well-Known Member
Sim não há stress de usares um pedaleiro de 11v com o resto da transmissão de 10v
Só tem em atenção uma coisa: se fores para um Ultegra com a série 6800 não há stress; se fores para a série R8000 (bem como os Dura Ace R9100) já tens uma ligeira modificação no espaçamento dos pratos. Há quem diga que sem trocar o desviador dianteiro a coisa não fica lá muito bem. Ou seja a combinação desv dianteiro "antigo" com cranks com espaçamento maior não combina bem (mas pelos vistos o contrário já funciona).

Resumindo:
- Ultegra 6800, 105 "5800" estás ok
- Ultegra R8000, DA 9100 ... pode dar barraca

PS: Pensa na opção 50/34 ;)
 

rcolaco

Member
Então e sou obrigado a manter pedaleiro Shimano? Tinha pensado num Rotor. E se meter um Dura Ace e trocar também o desviador da frente? Fica ok?
 

pratoni

Well-Known Member
O meteres o pedaleira 11v acho pacífico a excepção do pormenor referido pelo @DMA o que queria realçar é que se calhar é mais proveitoso o 50-34.

A diferença do 53-39 para o 52-36 não me parece grande e facilmente compensarias isso com a cassete. Agora o 50-34 a diferença deverá ser mais notória...
 
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DMA

Well-Known Member
Também iria para um 50/34 mas não sei o nível de andamento do rcolaco. Se houver pernas oupa ... cada um é que sabe de si :) Mas é raro amadores que precisem mais do que 50/34

O Rotor deve ter o espaçamento "clássico" não terás stress. O DA 9000 também tem o espaçamento tradicional, bem como os cranks de 11v da SRAM.
Só (podes) ter stress com o Ultegra R8000 e com o DA R9100
 

rcolaco

Member
A questão do 52/36 ou 50/34 penso que não é o mais importante. Qualquer coisa é só mudar os pratos. Atualmente é que me vejo obrigado a trocar o pedaleiro porque como é de 130mm não consigo pratos mais pequenos que 38. Quanto à questao do BB, se trocar o pedaleiro completo isso não vem incluído?
 

DMA

Well-Known Member
Normalmente não. E tens que ver as medidas da zona do BB do teu quadro para arranjares os rolamentos corretos. E alguns precisam de ferramentas específicas para serem montados ;)
 

orange

Active Member
Posso estar enganado, mas ele apenas necessitará de mudar o movimento pedaleiro (BB) se mudar para um Rotor 3D30, 3D+ ou um Flow visto usarem eixos de 30mm. Se for um Rotor "normal" usa eixo de 24mm como os Shimano.

Abr.
 

DMA

Well-Known Member
Não estás enganado, tens toda a razão :)
Eu referi "em princípio" precisamente por isso ;)
Foi numa de alertar que pode não ser uma troca linear como uma troca entre cranks shimano.
 

pratoni

Well-Known Member
Se calhar era bom dizeres qual o quadro e pedaleira tens atualmente para se perceber qual pedaleira e/ou podes comprar...
 
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DMA

Well-Known Member
Deve ter uma Ultegra 6700 ou 6750. Mas realmente ter a info sobre o quadro e sobre qual o crank Rotor que é opção ajudava a clarificar as suposições.
 

rcolaco

Member
Tenho um quadro KTM Revelator com um pedaleiro Ultegra FC 6700. Tinha pensado no Rotor 3d24 mas não sei se são bons. Já que é para trocar o Ultegra, que seja por uma coisa melhor...
 

kilo30

Member
basta comprares um pedaleiro com bcd de 110,eu tenho um rotor com bcd 110 e tenho essa configuração(52\36).Com esta medida tanto podes por 50\34 como 52\36,agora com bcd130 so poder ter 53\39 ou no minimo 38
 

rcolaco

Member
pessoal surgiu-me a oportunidade de comprar um pedaleiro Rotor 3DF, alguém tem ou conhece? não percebo nada destas coisas dos BB's por isso se alguém me conseguir confirmar se este pedaleiro é compatível com o meu quadro agradeco. o quadro é um KTM Revelator de 2011. Obrigado
 

orange

Active Member
Terás de trocar o BB pois tb possui eixo de 30mm.

Do site da rotor:

ROTOR 3DF FORGED ROAD CRANKS
Introducing the new 3DF crank. The 3DF offers some of the technological features of the 3D at a price point closer to the 3D cranks. It's 30mm UBB (universal bottom bracket) axle, borrowed from the 3D , makes it lighter than the 3D crank and compatible with almost every frame on the market: BBright, BB386, BB30, PF30, BB86, ITA, BSA etc.

Abr.
 

rcolaco

Member
O vendedor diz que vem completo, com BB incluído. Parece-me uma boa opção e com diâmetro de 110mm caso queira voltar a colocar pratos maiores posso sempre meter até 52/38.
 

DMA

Well-Known Member
Pois mas tens que ver se o BB incluído serve para o teu quadro. As Revelator que conheço tem quadro com PF86 (assim de cor 41mm de diâmetro e 86,5mm de largura na zona do BB).
 
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