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Orbea Orca TDS

FVA

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Abaixo deixo-vos a história recente da minha escolha para as pedaladas no asfalto e as primeiras impressões aos comandos desta versão da Orbea Orca - TDS:

Uma eternidade! Foi o que me pareceu enquanto esperava pela chegada da minha fininha, pelo meio ficou o encerramento da fábrica da Orbea para balanço, a seguir ao final de 2008, o quadro que se encontrava esgotado para entrega, … …, e um mês e meio a desesperar!

Mas vamos ao que interessa:
A bike chegou à loja do Pedro, em Mortágua, na sexta-feira, mas só no sábado, vindo do Porto, é que lhe iria por a vista em cima e para lhe por o c… em cima ainda teria que esperar mais algum tempo, mas não muito … …

Sábado foi dia de Btt em Arganil, talvez umas das meias maratonas mais duras que já fiz até hoje … … aquela Serra do Açor fez estragos! Depois do belo almoço, para recompor as forças, ala para Mortágua, pois ainda era necessário tirar as medidas para afinar a Orca e no domingo, nem que fosse apenas por 5km, tinha que “matar” o vício.
Afinar posição das manetes, espigão do selim, selim, por fitas, rever os apertos, afinar as mudanças … … e … está pronta!

Amanha às 10:00? Pronto, estava combinada a volta inaugural.

Domingo, 9:30, mensagem do Luís: “Vais na mesma, assim a chover?”
Que sorte! Respondo: “Acho melhor não! Para andar a primeira vez é melhor não estar a chover.”, não queria “estrear” a pintura já no primeiro dia… …, mas logo de seguida toca o telefone, do outro lado o Luís: “Deixa lá de ser tótó e equipa-te, já combinei com o resto do pessoal!”.

… … não foi preciso insistir! A chover, com um frio de rachar e com o empeno de sábado … …, há pessoal que não tem juízo nenhum … … :D.
Hoje (Domingo) seria uma volta “fácil”, sair de Mortágua ir ao Carregal do Sal e voltar. São cerca de 65km, mais coisa menos coisa, … … e lá fui eu testar o “avião sem asas”:

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By fva, shot with E4200 at 2009-02-10

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By fva, shot with E4200 at 2009-02-10

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By fva, shot with E4200 at 2009-02-10

Modelo: Orca TDS 2009
Quadro: Orbea Orca EVO
Forqueta: Orbea Orca
Avanço: Zeus (120mm)
Guiador: Zeus CAT-III (44cm)
Espigão de Selim : Zeus CAT-III
Selim: Selle Itália SLR
Transmissão: (Full) SRAM Rival
Relações: 11-26/ 53-39
Rodas: Mavic Ksyrim SL Premium
Penus: Vittoria Rubino Pro 700x23
Pedais: Look Keo Carbon
Peso: a confirmar (na ordem dos 7,50Kg)

De origem e dentro das possibilidades que a marca dava, troquei as rodas (das Ksyrium Elite para as SL Premium) e o selim (do Selle Italia Flite para o SLR). Os pedais da foto (ainda) não são os Keo Carbon!, pois, mas provisoriamente, enquanto não chegam os sapatos de estrada, esses Shimano de Btt vão ter que remediar.


Primeiras impressões:

É difícil transmitir as sensações da bike propriamente dita, porque nunca tive outra bike de estrada e por isso não tenho termos de comparação, mas há algumas coisas que sobressaíram, como por exemplo a rigidez do conjunto.

A Orca é muito sólida, parece deslizar em cima de carris, não estava há espera de tanta estabilidade, mas foi o que senti logo desde o início! Até me deixou, para uma primeira vez, com muito à vontade em cima da bicicleta, para o qual também contribuiu a posição de “condução” bastante natural e quase nada forçada.

A transmissão (SRAM Rival) não apresentou falhas e para mim, que nenhuma outra havia experimentado, foi de fácil adaptação.
Ao início estranhei os “andamentos”, sempre pesados, mas depois consegui encaixar ritmos com cadência mais elevada para acompanhar o resto do pessoal e foi sempre a andar.

Nas acelerações a Orca pede andamentos vivos, responde rápido e “puxa por nós”, mesmo quando se vai a rolar a velocidades altas, se houver pernas, é fantástico o potencial de aceleração e a rapidez com que responde quando aumentamos a pressão no pedal. Desconfio que aqui as rodas Mavic Ksyrium SL também desempenham um papel importante.

Não notei qualquer torção do quadro ou qualquer cedência das Ksyrium SL, mesmo quando pedalava de pé, em força. Apenas notei uma torção ligeira no conjunto avanço/guiador, que já havia sido detectada aquando da montagem. A posição um pouco mais elevada, o avanço de 120mm, o guiador de 44cm e provavelmente o próprio material, que é tudo material da casa (Orbea) parecem contribuir para esse “torcer”, sendo possível que venha ser um ponto negativo quando conseguir exigir mais da bike, mas para já manifestou-se favorável, traduzindo-se em maior conforto.

Ainda é cedo para fazer uma avaliação do comportamento a curvar e a descer, para já foram só 65km e sempre com muita cautela.
Os travões, à chuva, não fizeram milagres, por isso vou deixar para mais tarde uma análise a estes componentes e uma revisão geral desta análise.

Para mais tarde, fica também a promessa de colocar fotos decentes e com mais detalhe.

Abraços
 
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Tremoço

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Bela maquina sim senhor, e gosto de ver que conseguiste adaptar te ao rival, a bicicleta em si como já te tinha dito e muito boa ( é orbae claro) e se ja no meu modelo muito abaixo da tua o quadro é muito rigido nessa ainda melhor deve ser, agora é por quilometros e boa sorte com ela...
 

FVA

New Member
Boas,

Depois dos 65 km da estreia e após uma ou outra volta de afinação, no passado dia 24 aproveitamos o feriado de Carnaval para fazer uma volta mais longa: Mortágua/Mira/ Mortágua, num total de pouco mais de 120km!

Num traçado maioritariamente plano, que permitiu fazer velocidades médias elevadas, tivemos apenas que “transpor” a Serra do Buçaco, que se mostrou de dificuldade acrescida na vinda, quando os quase 100km que trazíamos no pêlo já faziam mossa.

Foto tirada pelo colega Hetfield, aqui do fórum, na chegada a Mira:

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Debilidades físicas à parte, esta rodagem permitiu acrescentar mais dados à análise inicial da Orca:

- Continuo impressionado com a aceleração da bike, o aumento da pressão no pedal equivale quase de imediato a um aumento de velocidade. Sempre que puxei por ela, em plano ou em subida, nunca deu sinais de cedência, se este quadro é 20% mais rígido do que o quadro de 2008 (segundo o fabricante) não sei, mas que ele apresenta uma rigidez incrível, lá isso é verdade.

- A descer e nas apertadas curvas do Buçaco a solidez do conjunto sobressaiu positivamente, transmitindo muita confiança e convidando a testarmos os seus limites, se bem que neste último aspecto foi um pouco condicionada … … pela perícia do ciclista!!!:D

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- Os travões Sram Rival estiveram à altura de todas as situações … … tendo em conta que a sua estreia foi à chuva, desta vez, com tempo seco, pareceram-me extremamente eficazes! O resto do grupo Rival, apesar de um pouco ruidoso na passagem de mudanças, continua a não comprometer, assegurando sempre o andamento pretendido.

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- Outra nota extremamente positiva que destaco na Orca é o conforto (à excepção do selim!, mas já lá vamos …), percorridos os 120km, e ao longo destes, não tive quaisquer problemas com dores de costas, pescoço e membros superiores, nesta parte estaria pronto para outros 120km!!!! Ainda no que respeita aos membros superiores, já tinha mencionado na primeira análise que o conjunto avanço e guiador se mostrou um pouco flexível, mas que de qualquer modo essa flexibilidade continua a não prejudicar a prestação e continua a favorecer o conforto, para o qual contribuiu também o guiador plano que ajuda a evitar a dormência dos dedos/mãos, já que distribui a pressão por uma maior área de contacto das mãos.

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- Confortável, é adjectivo que já não posso aplicar ao selim (SelleItalia SLR XC), que deu muitas dores de c…., mas neste componente ainda ponho algumas reservas, já que os treinos só agora começaram a ser mais intensos e ainda não deu ver se o problema é do “c… ou das calças … …”.

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Para fechar, e para já, estou satisfeitíssimo com a bike, a ver vamos se com o avançar dos km’s e à medida que a experiência e a melhoria de forma física me for permitindo “espremer” a máquina, se a opinião se mantém.


Abraços

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Josant

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Desde já felicitar-te pela excelente bike que tens.

E depois dar-te os parabéns pela excelente análise que tens vindo a fazer. É isso mesmo que se pretende neste espaço.
Está muito boa ;)

Quanto à Orca, que mais dizer...É Linda! Esse guiador deixou-me a pensar :D

Abraço e continua.
 

j_abrantes

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Q maquinão!!! :eek::eek::eek:

Parabens pla maquina...
Qando for grande e tiver uns dinheiritos tb tenho d arranjar uma assim... :rolleyes: lolllll

Bom trabalho...
 

tabrantes

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:eek::eek::eek::eek::eek: WOW

mt boa essa máquina.

quando for grande quero ter uma :D

..."Esse guiador deixou-me a pensar..." - essa "bicla" deixou-me a pensar
 
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FVA

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Troca de Selim :(

Boas pessoal,

Depois de mais alguns km's efectudos na máquina confirma-se que a adapatação ao SLR XC está a ser difícil (dolorosa).

Assumindo desde já que, dentro de um orçamento aceitável 80-120€, vou aumentar algumas gramas à bike, aceito sujestões para a troca do selim por um mais confortável e ao mesmo tempo relativamente leve (dentro da subjectividade que isso representa, já que este selim, o SLR, pode ser um "sofá" para muitos de vocês).

Penso que a minha anatomia está mais de acordo com selins um pouco mais largos (na ordem dos 140mm). O SLR XC tem apenas 131mm de largura.

Outro dia estive a ver o Fizik Antares, que tem cerca de 142mm de largura. A versão em carbono pesa apenas 145g!!!, mas o preço é proíbitivo: 249,00€, segundo o site: http://www.fizik.it/catalog.aspx?subid=Antares_braided

... ... deixem-me as vossas sugestões :)


Abraços
 
S

s.cabete

Guest
Boas

Bela máquina! :)

Quanto ao selim, sugiro o SMP evolution. O meu pai tem um e diz maravilhas. Fica é um pouco fora do teu orçamento (+- 150 €) mas penso que vale a pena. Vai ser também o meu próximo upgrade.

Bons treinos!

Samuel Cabete
 

Tremoço

Member
Boas,

Bela analise que tens vindo a fazer a esta bela maquina...
A nivel de selim o que eu te aconselho é o slc, selim que eu uso neste momento (tambem sou um pouco largo) e nao me arrependo um belo sufa, e o peso é de 200g, para um selim com gel é muito bom...
 

Burning Dogma

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O Fizik Antares custa muito menos que isso, 170€ o de rails em carbono, 130€ de rails em Kium, ambos em www.bike24.com. Deve ser uma boa aposta, tem um formato semelhante ao SLR, mas mais largo e com um pouco mais de espuma. Além de ser lindo:D
 

FVA

New Member
Boas e Obrigado pelas vossas sugestões.

s.cabete,
Já ouvi falar muito bem dos Selle SMP, mas a estética ... ... ui! Em último caso, se não conseguir uma outra alternativa, nunca se sabe! Mais vale conforto que estética :)

Tremoço,
Também já tinha equacionado SelleItalia SLC e provavelmente até tenho hipótese de fazer um teste com um. Vamos lá ver no que dá ... ...

Burning Dogma,
Confesso que o Fizik Antares também me agradou bastante (principalmente a versão de carbono, que até era capaz de ficar "a matar" na bike e ainda lhe reduzia algumas gramas :D), se conseguir dar à troca o meu SLR vai ser uma opção a ter conta.


Abraços
 

FVA

New Member
Boas,

Esta análise & teste já estava a merecer uma actualização, por isso aqui vai:

Finalmente chegou o selim que procurava quase desde a seu lançamento: fi'zi:k Antares k:ium rail - 175gr

Apesar de esteticamente fantástico, nunca me consegui habituar ao Selleitalia SLR XC que vinha de origem na Orca. O momento de decisão da troca coincidiu, mais coisa menos coisa, com o lançamento do fi'zi:k Antares.
Este era mais largo (142mm) que o SLR e além disso a combinação de cores devia ficar a "matar" na Orca ... ..., pensei, ... ..., é este o próximo selim que quero experimentar!

A versão k:ium rail foi ponderada em detrimento da apetecível versão em carbono (145g) por vários factores: pela estética das cores, pelos €€ a menos e também porque em relação ao SLR não haveria variação no peso final.

... ... euforias à parte, agora o que interessa mesmo é avaliar o seu desempenho, para já deixo-vos uma foto para aguçar a curiosidade.
O feedback e as fotos da bike já com o fi'zi:k ficam para mais tarde ... ... :)


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Abraços e boas pedaladas

.
 

FVA

New Member
... ... mais uma actualização ... ... :)

Primeiro contacto o fizik Antares:

A primeira impressão foi "Heeeh! que tábua! (a minha experiência com selins minimalista resume-se ao SLR, de que já falei anteriormente, e agora a este Antares), mas lá continuei, confiante ... ...

Com o passar dos km's deu para perceber que as zonas onde era exercida a pressão eram mesmo mínimas, ou seja, apenas sentia contacto e pressão na zona de apoio do final dos ossos da pélvis (ísquios, se não estou em erro), ao contrário do SLR. Com o passar dos km's deu para perceber também que vai ser necessário algum tempo para me adaptar ao Antares, devido à espuma ser reduzida (como é comum neste tipo de selins), mas as perpectivas são boas, não me lembro de ter dormências durante a volta e no final, que foram apenas cerca de 60km's, não fiquei tão dorido.

Deixo, como prometido, uma foto, um pouco tremida mas já dá para ver como assenta na bike ... ... mais tarde actualizo ... ... ando com ideias de a "enfeitar" com umas fitas brancas ... :D

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Abraços
 
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