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Orbea orca M30 2022 vs Scott Addict 30 disc 2021

ajsn91

Active Member
No forum espanhol referem que o "ponto fraco" quanto ao peso desta M30 são as rodas e pneus.

Os Vittoria Zaffiro pesam 400 g cada, as câmaras de ar 130 g cada, e as rodas uns 2100 g.

Não sei se não serão contas demasiado optimistas, então com umas simples rodas de 1500gr, uns pneus de 200gr e umas simples câmaras de ar de 80gr.... tira-se assim pelas minhas contas 1,1kg?
Assumindo que vem de origem com 8,5kg, a bicicleta assim ia facilmente para os... 7,4kg??
Acho dificil, não só pela fama de serem tudo menos leves (se ficassem com esse peso assim tão facilmente estaríamos a falar de uma das mais leves do mercado neste segmento, com 105 e discos) e também porque na altura em que a pensei comprar fiz essas contas, e achei que ia ser dificil descer dos 8kg mesmo trocando logo à partida as rodas, pneus e selim.
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Não sei se não serão contas demasiado optimistas, então com umas simples rodas de 1500gr, uns pneus de 200gr e umas simples câmaras de ar de 80gr.... tira-se assim pelas minhas contas 1,1kg?
Assumindo que vem de origem com 8,5kg, a bicicleta assim ia facilmente para os... 7,4kg??
Acho dificil, não só pela fama de serem tudo menos leves (se ficassem com esse peso assim tão facilmente estaríamos a falar de uma das mais leves do mercado neste segmento, com 105 e discos) e também porque na altura em que a pensei comprar fiz essas contas, e achei que ia ser dificil descer dos 8kg mesmo trocando logo à partida as rodas, pneus e selim.

Além disso, tb se pode poupar peso na cassete e nas chavetas.
 

np10

Active Member
Só uma questão, que sou muito novo nisto. Para os "comuns" dos mortais.. notam assim tantas vantagens numa bicicleta com mais ou menos 1kg? Conseguem tirar algo mais dessa bicicleta? Acredito que aquilo que se quer sempre tirar, é a velocidade. Conseguem fazer grandes diferenças? Eu penso que às vezes até seja um bocado psicológico para nós.. sabermos que temos menos peso, à partida até nos empenhamos mais e conseguimos ligeiras diferenças que à partida estão mais relacionadas com o nosso psicológico e empenho do que o peso que tirámos da bicicleta. :p

Estarei errado Srs. entendidos?
 

ajsn91

Active Member
Só uma questão, que sou muito novo nisto. Para os "comuns" dos mortais.. notam assim tantas vantagens numa bicicleta com mais ou menos 1kg? Conseguem tirar algo mais dessa bicicleta? Acredito que aquilo que se quer sempre tirar, é a velocidade. Conseguem fazer grandes diferenças? Eu penso que às vezes até seja um bocado psicológico para nós.. sabermos que temos menos peso, à partida até nos empenhamos mais e conseguimos ligeiras diferenças que à partida estão mais relacionadas com o nosso psicológico e empenho do que o peso que tirámos da bicicleta. :p

Estarei errado Srs. entendidos?

Bem eu cá acho que tanto faz diferença ao "comum" dos mortais como ao mais "incomum", se calhar até faz mais diferença ao comum por não ter as enormidades de watts do "incomum".

Mas acho que é muito interessante e revelador o que o melhor do mundo diz e faz acerca desse assunto:

"The weight is important because on the climbs it is the strength to weight ratio of watts/kilogramme that decides things," Pogačar recently told Italian website BiciPro.

https://www.cyclingnews.com/news/po...ching-from-disc-to-rim-brakes-and-back-again/

Dá-se ao trabalho de trocar de bicicleta e sistema de travagem para retirar 300gr na bicicleta para as etapas de montanha, já disse também que usa sapatos de atacadores porque são mais leves do que os modelos com outros tipos de aperto, entre outras coisas.

Agora, se não fossem estes detalhes será que ganhava na mesma como ganha? Se calhar ganhava e tudo isto é apenas também psicológico para ele.
 

PedroC

Member
Com um investimento
Não sei se não serão contas demasiado optimistas, então com umas simples rodas de 1500gr, uns pneus de 200gr e umas simples câmaras de ar de 80gr.... tira-se assim pelas minhas contas 1,1kg?
Assumindo que vem de origem com 8,5kg, a bicicleta assim ia facilmente para os... 7,4kg??
Acho dificil, não só pela fama de serem tudo menos leves (se ficassem com esse peso assim tão facilmente estaríamos a falar de uma das mais leves do mercado neste segmento, com 105 e discos) e também porque na altura em que a pensei comprar fiz essas contas, e achei que ia ser dificil descer dos 8kg mesmo trocando logo à partida as rodas, pneus e selim.

Eu não fiz as contas apenas apresentei os pesos dos pneus, câmaras e rodas que vem de origem.

O ruy tejay silva confirmou esses pesos.

Também o Rui_gugo pode confirmar se esses pesos estão corretos.
 

ajsn91

Active Member
Além disso, tb se pode poupar peso na cassete e nas chavetas.

É como digo, acho que são contas demasiado otimistas, não acredito que este modelo com este quadro e 105 consiga chegar a esses pesos apenas com essas mudanças, provavelmente trocando selim, espigão, avanço, guiador, fitas e tudo isso para coisas muito mais leves e mesmo assim não sei.
Mas alguém que tenha uma que se chegue à frente para vermos o verdadeiro peso dela.
 

Negoci8er

Well-Known Member
não tem 8.5 de origem , tem mais. a minha pesou 9,4 com pedais.

A minha Orca Aero também equipada com Shimano 105, travões de disco, com pedais RS500 SPD SL (320g), suportes da água e gps está com 8.7kg.
Tem rodas Fulcrum DB4 e pneus Hutchinson All Season Tubeless.

O quadro da Orbea ORCA é bem mais leve. Certeza que o teu peso está correto?
 

cou7inho

Well-Known Member
Não sei se não serão contas demasiado optimistas, então com umas simples rodas de 1500gr, uns pneus de 200gr e umas simples câmaras de ar de 80gr.... tira-se assim pelas minhas contas 1,1kg?
Contas são contas.
(2100-1500)+(400*2-200*2)+(130*2-80*2)= 1100g
É tudo uma questão de abrir a carteira e largar os €€€€. Principalmente para comprar umas rodas a pesar 1500g.
Mas como disse o @ruy tejay silva essa bicicleta não deve pesar esses 8.5kg. Se a dele com pedais pesa 9.4, tirando uns 300g para os pedais isso vai rondar os 9kg
https://www.bikeradar.com/reviews/bikes/road-bikes/orbea-orca-omr-m20i-team-review/
"At 8.75kg (size 57cm, without pedals or bottle cage)"
Não é o mesmo modelo, mas fica como comparação.
 

ajsn91

Active Member
Contas são contas.
(2100-1500)+(400*2-200*2)+(130*2-80*2)= 1100g
É tudo uma questão de abrir a carteira e largar os €€€€. Principalmente para comprar umas rodas a pesar 1500g.
Mas como disse o @ruy tejay silva essa bicicleta não deve pesar esses 8.5kg. Se a dele com pedais pesa 9.4, tirando uns 300g para os pedais isso vai rondar os 9kg
https://www.bikeradar.com/reviews/bikes/road-bikes/orbea-orca-omr-m20i-team-review/
"At 8.75kg (size 57cm, without pedals or bottle cage)"
Não é o mesmo modelo, mas fica como comparação.

Sim tudo indica então que ronda os 9kg como disseste.
O que me fez confusão foram os supostos 8,5kg (não sei onde li isso, pensei que tinha sido neste tópico até) e trazer coisas tão pesadas, não batia certo e se fosse assim nem era nada pesada, quando se diz precisamente o contrário dela.
 

ruy tejay silva

Well-Known Member
A minha Orca Aero também equipada com Shimano 105, travões de disco, com pedais RS500 SPD SL (320g), suportes da água e gps está com 8.7kg.
Tem rodas Fulcrum DB4 e pneus Hutchinson All Season Tubeless.

O quadro da Orbea ORCA é bem mais leve. Certeza que o teu peso está correto?
A minha tem rodas de origem da orbea pneus vitória e não é tubeless. As rodas são mais pesadas
 

jcca

Well-Known Member
Boa tarde,
Posso sim Sr.
Eu compreendo o facto de se comprar um quadro mais pequeno que o recomendado, não compreendo em termos de segurança ter 4cm ou mesmo 5 de anilhas por baixo do avanço para dar altura (só significa que se devia ter comprado o tamanho acima com mais 1cm de testa que até acredito que não seja o teu caso) no máximo devemos ter 2,5 a 3 cm de anilhas debaixo do avanço, tem a ver com o braço da força que se fica ao aplicar no tubo da forqueta e ao criar folga que cria sempre vai ter um maior impacto nos rolamentos e mais tarde pode vir a estalar o quadro,
Por isso para já retirar uma a duas anilhas e ver como ficas, (até podes nem cortar o tubo é só colocar redondas por cima do avanço) se te sentires OK logo cortas o tubo.
 

Rui_gugo

Member
Acho que preciso de fazer um bike fit, tenho sentido mais desconforto nesta do que na speedster com 10 aninhos e um tamanho acima.
Sitios no norte onde me ajudem a melhorar a posição na bicicleta e me adaptem a bike ao meu tamanho? alguém tem conselhos?
 

np10

Active Member
Acho que preciso de fazer um bike fit, tenho sentido mais desconforto nesta do que na speedster com 10 aninhos e um tamanho acima.
Sitios no norte onde me ajudem a melhorar a posição na bicicleta e me adaptem a bike ao meu tamanho? alguém tem conselhos?

Vou amanhã fazer no ProjectoPedal em Leça do Balio. (norte)
Há também o Combativo em Barcelos.
 

jcca

Well-Known Member
Acho que preciso de fazer um bike fit, tenho sentido mais desconforto nesta do que na speedster com 10 aninhos e um tamanho acima.
Sitios no norte onde me ajudem a melhorar a posição na bicicleta e me adaptem a bike ao meu tamanho? alguém tem conselhos?
1ª coisa a fazer tiras as medidas à anterior e colocas tudo no mesmo sítio, por ordem, altura do selim, recuo do selim ao eixo pedaleiro, altura do guiador ao eixo da roda, distancia do selim ao guiador (aqui é no comprimento do avanço e na sua inclinação), diferença de altura do selim ao guiador (se a 1ª e a 3ª estiverem certas deverá estar igual), é possível que tenhas de fazer alguns micro ajustes pois algumas coisas não se consiga pôr igual por causa das geometrias e dp tenhas de fazer compensações.
 
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