Orbea orca M30 2022 vs Scott Addict 30 disc 2021

Rui_gugo

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Boas malta.

Estou a pensar em comprar uma máquina nova, mas estou bastante indeciso entre estes dois modelos.

Gostaria de ouvir as vossas opiniões.

Obrigado e boas pedaladas
 

cou7inho

Well-Known Member
Assumo que os modelos que falas sejam este (scott) e este (orbea)
A nível de equipamento que trazem é ela por ela.
Os quadros também devem ser parecidos, assumo. Até na estética.
Se bem que há uma coisa que não gosto nada nas Scott com tudo integrado. O facto de não dar para manter o tubo da forqueta acima do avanço. Ou sabes exatamente a altura de espaçadores que precisas ou então estás tramado (podes sempre andar sem a tampa de plástico como já vi algumas pessoas fazerem, mas qual é a lógica). Na orbea, corrijam-me se estiver enganado, acho que podes andar com espanadores por cima do avanço.
 

Rui_gugo

Member
O modelo scott que falo é o de 2021, ainda não vem tudo integrado.

O que me leva a querer a orbea é esse facto, da um aspecto mais limpo à bicicleta sem os cabos.

Mas não tinha pensado por esse ponto dos espaçadores.
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
O modelo scott que falo é o de 2021, ainda não vem tudo integrado.

O que me leva a querer a orbea é esse facto, da um aspecto mais limpo à bicicleta sem os cabos.

Mas não tinha pensado por esse ponto dos espaçadores.
Pessoalmente também prefiro a Orbea em relação aos espaçadores é é escolher e pensar muito bem o tamanho e comparares com a tua bicicleta actual e veres, caso seja primeira bicicleta ou então tentar fazer um pré bike fit.
 

Rui_gugo

Member
Exacto.
Do ponto de vista de geometrias, uma é mais race e a outra é mais endurance.

Ando cerca de 20 a 30km diários e ao fim-de-semana uma estirada maior de cerca de 60km, qual devo optar?
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Olhando assim muito de repente para as geometrias a Orbea parece me ter uma geometria mais descontraida em relação a Scott e trás pneus 32 vs 28 o que te dá mais conforto,mas o meu conselho é acima de tudo teres muita atenção ao tamanho e tendo em conta a tua as tuas voltinhas algo mais virado para o endurance seria mais adequado.
 

Rui_gugo

Member
Olhando assim muito de repente para as geometrias a Orbea parece me ter uma geometria mais descontraida em relação a Scott e trás pneus 32 vs 28 o que te dá mais conforto,mas o meu conselho é acima de tudo teres muita atenção ao tamanho e tendo em conta a tua as tuas voltinhas algo mais virado para o endurance seria mais adequado.


Scott addict portanto. Até é a que está a melhor preço.

A orbea de aspecto é a minha favorita, mas ao nível de durabilidade acho a scott mais fiável.
 

jcca

Well-Known Member
Olhando assim muito de repente para as geometrias a Orbea parece me ter uma geometria mais descontraida em relação a Scott e trás pneus 32 vs 28 o que te dá mais conforto,mas o meu conselho é acima de tudo teres muita atenção ao tamanho e tendo em conta a tua as tuas voltinhas algo mais virado para o endurance seria mais adequado.

Onde foste ver isto tudo que afirmas aqui?
Bicicleta "descontraída" que vem do modelo de competição com um quadro OMR e é mais baixa (apesar de ter a testa 0,5 mais alta no modelo 51)
a Scott é de endurance.
Pneus são 28 orbea e 32 scott.
Eu dependendo dos € que tenho para gastar seria se vou rolar mais a Scott que é mais comprida total e de escoras (100 e 42) a Orbea (98 e 40,5) é mais curta subirá melhor (teoria).
Este modelo da Orbea vem com uma forqueta de carbono e tubo de alumínio eu não o queria (mas como já referi antes é uma questão dos €) por isso é mais barata total que só o quadro todo em OMR.
 

Rui_gugo

Member
Onde foste ver isto tudo que afirmas aqui?
Bicicleta "descontraída" que vem do modelo de competição com um quadro OMR e é mais baixa (apesar de ter a testa 0,5 mais alta no modelo 51)
a Scott é de endurance.
Pneus são 28 orbea e 32 scott.
Eu dependendo dos € que tenho para gastar seria se vou rolar mais a Scott que é mais comprida total e de escoras (100 e 42) a Orbea (98 e 40,5) é mais curta subirá melhor (teoria).
Este modelo da Orbea vem com uma forqueta de carbono e tubo de alumínio eu não o queria (mas como já referi antes é uma questão dos €) por isso é mais barata total que só o quadro todo em OMR.

Neste caso, para este tipo de andamento, optava pela orbea?

Não tinha conhecimento da situação da forqueta, na scott é tubo em carbono?

Obrigado pelo comentário
 

jcca

Well-Known Member
scott "
  • FORK
    Addict HMF Disc
    1 1/4"-1 1/2" Eccentric Carbon steerer"

orbea "
  • HORQUILLA Orbea carbon fork 2021, aluminum steerer, 1-1/8" head tube"

Tu tens de optar pela que te der mais gosto ter, te der prazer e não emprenhes pelos ouvidos qd os teus colegas fãs de outra marca começarem a dizer "ah pois coisa e tal"

Não é fácil mas eu neste momento da vida não compro sem andar nelas no mínimo 40 km, Sobre a scott não te consigo dizer mais que isto "nunca andei, mas dos gajos que conheço acho que as bicicletas têm mt pinta a andar".
Orbea tive duas e das duas digo o mesmo são mt completas e rijas será sempre a minha 1ª opção a testar pois em termos de preço de Quadros é para mim das melhores relações qualidade preço pois o quadro de top é cerca de mil euros mais barato (no mínimo que os quadros de outras marcas de referência) nas outras marcas o quadro de gama média é por norma o preço dos OMR e em algumas do OMX neste momento a orbea só têm OMR que era o topo a nas gamas mais baixas o que faz é coloca a tal forqueta com o tubo em alúminio.


Mas compra a que te der mais gosto de andar e de ter, qualquer uma das opções que aqui colocas é boa.
Tens é de ter atenção se tens flexibilidade e postura para mais race orbea ou é mais relax scott (endurance).
 

el-solitario

Well-Known Member
scott "
  • FORK
    Addict HMF Disc
    1 1/4"-1 1/2" Eccentric Carbon steerer"

orbea "
  • HORQUILLA Orbea carbon fork 2021, aluminum steerer, 1-1/8" head tube"

Tu tens de optar pela que te der mais gosto ter, te der prazer e não emprenhes pelos ouvidos qd os teus colegas fãs de outra marca começarem a dizer "ah pois coisa e tal"

Não é fácil mas eu neste momento da vida não compro sem andar nelas no mínimo 40 km, Sobre a scott não te consigo dizer mais que isto "nunca andei, mas dos gajos que conheço acho que as bicicletas têm mt pinta a andar".
Orbea tive duas e das duas digo o mesmo são mt completas e rijas será sempre a minha 1ª opção a testar pois em termos de preço de Quadros é para mim das melhores relações qualidade preço pois o quadro de top é cerca de mil euros mais barato (no mínimo que os quadros de outras marcas de referência) nas outras marcas o quadro de gama média é por norma o preço dos OMR e em algumas do OMX neste momento a orbea só têm OMR que era o topo a nas gamas mais baixas o que faz é coloca a tal forqueta com o tubo em alúminio.


Mas compra a que te der mais gosto de andar e de ter, qualquer uma das opções que aqui colocas é boa.
Tens é de ter atenção se tens flexibilidade e postura para mais race orbea ou é mais relax scott (endurance).

nunca percebi bem estes omx, omr, sl, slx, hmf, ocv500 etc etc etc

cada marca mete nomes pomposos nos tipos de quadros para classificar diferentes gamas. mas depois nos próprios sites não desenvolvem nem explicam as diferenças. as que o fazem, metem pouca info e uns graficos que parece mais markting dos +1%. É que depois de pintadas não dá para ver o que esta por baixo, já que o formato é igual nelas todas, sei la se o carbono é o tal xpto.

Eu se for comprar hoje uma bicicleta de carbono, não sei como me guiar nesse aspecto. Dá para entender pelo preço que um quadro x deve ser melhor que o y, mas em que?
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Onde foste ver isto tudo que afirmas aqui?
Bicicleta "descontraída" que vem do modelo de competição com um quadro OMR e é mais baixa (apesar de ter a testa 0,5 mais alta no modelo 51)
a Scott é de endurance.
Pneus são 28 orbea e 32 scott.
Eu dependendo dos € que tenho para gastar seria se vou rolar mais a Scott que é mais comprida total e de escoras (100 e 42) a Orbea (98 e 40,5) é mais curta subirá melhor (teoria).
Este modelo da Orbea vem com uma forqueta de carbono e tubo de alumínio eu não o queria (mas como já referi antes é uma questão dos €) por isso é mais barata total que só o quadro todo em OMR.
Basicamente olhei muito de repente e só olhei mesmo muito rápido para altura de testa e ett e a Orbea em quase todos os tamanhos tem menos ett e testa maior que a Scott, nem vi ângulos de testa nem comprimentos de mais nada alias vi tão fugazmente que até troquei as dimensões dos pneus......
Foi por isso que fiz essa afirmação só e apenas me foquei no ett e altura de testa.
 

Mendas

Well-Known Member
Supostamente a addict é uma bike de endurance, embora ache, que os modelos antigos, ou seja até 2021, tinham uma geometria mais amigável.

A Orbea tem uma geometria mais racing
 

elpatron

Active Member
Boas
Á um ano passei pela mesma dúvida que tens neste momento e esses dois modelos também foram as minhas primeiras escolhas
A Orbea era a que mais me enchia o olho e só não foi a eleita pk não havia o meu tamanho para entrega ,acabei por comprar a Scott Addict 10 e em boa hora o fiz é uma bicicleta mais suave tal como já referiram anteriormente é um quadro mais de endurance a Orbea é mais agressiva para as costas agora a escolha é tua , Scott Addict é máquina para fazeres voltas de 3 dígitos na boa
 

Mendas

Well-Known Member
Boas
Á um ano passei pela mesma dúvida que tens neste momento e esses dois modelos também foram as minhas primeiras escolhas
A Orbea era a que mais me enchia o olho e só não foi a eleita pk não havia o meu tamanho para entrega ,acabei por comprar a Scott Addict 10 e em boa hora o fiz é uma bicicleta mais suave tal como já referiram anteriormente é um quadro mais de endurance a Orbea é mais agressiva para as costas agora a escolha é tua , Scott Addict é máquina para fazeres voltas de 3 dígitos na boa
A geometria da addict já não é igual à de 2021
 
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