• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Nutrição

WIND2021

Active Member
Excelentes comentários!

Tenho achado a mudança nas rpm muito fácil, e sem problemas de pulsação.
Por isso falo em mudanças/transmissão.
Por exemplo num percurso, em inclinação 7%, subia sem problemas, talvez a 60rpm com transmissão 34/14.
O que quero agora perceber é nessa rampa igual, se faço a 34/32 ou, 28/24, etc, porque já percebi que consigo controlar a pulsação, e subir para cima de 85rpm.
Mas ao mesmo tempo, no strava ou outro programa que tenho, tentar ver qual o tempo exacto desse segmento que faria, para em alguns treinos conseguir atingir as rpm mas também o tempo que demorava a fazer ou melhor, e claro, com batimentos menores...
Não estou a querer dar passos maiores do que a perna mas a ser eficiente e os teus comentários estão a ir ao encontro do que procuro.
Ou seja, vou aqui dar uns dias/treinos para fazer adaptações de cadência, porque não consigo alterar isso rapidamente, é claro, mas quero aperfeiçoar os andamentos a fazer para repetindo os percursos, perceber logo, o que há a melhorar.
E além do mais, estou tranquilo com os erros que me apontam por vezes, mas isso é consequência de ter poucos que me digam como evoluir no dia à dia.
 

Trizade

Well-Known Member
Não estou a querer dar passos maiores do que a perna mas a ser eficiente e os teus comentários estão a ir ao encontro do que procuro.
Este é o problema, tu só ouves o que queres...

É melhor aprender sozinho, sem ouvir opiniões e depois ter caimbras passado 40km...
Não, é melhor seguires os conselhos que já te deram vezes sem conta mas que tu continuas a ignorar...
Agora houve mais um user que te deu atenção, o @cafigueira e tu pumba, toca de "espetar" aqui mais coisas sobre treinos intervalados, e que viste não sei onde e que vais fazer assim e assado e usar a transmissão coiso e tal apesar de já te terem dito vezes sem conta que isso para ti não interessa. Mas como te deram atenção pumba.
És literalmente como o komquistador...
Enfim...
 

WIND2021

Active Member
Este é o problema, tu só ouves o que queres...


Não, é melhor seguires os conselhos que já te deram vezes sem conta mas que tu continuas a ignorar...
Agora houve mais um user que te deu atenção, o @cafigueira e tu pumba, toca de "espetar" aqui mais coisas sobre treinos intervalados, e que viste não sei onde e que vais fazer assim e assado e usar a transmissão coiso e tal apesar de já te terem dito vezes sem conta que isso para ti não interessa. Mas como te deram atenção pumba.
És literalmente como o komquistador...
Enfim...
Bom dia Trizade,
Levo muito em conta o teu contributo, mas não estou com paciência para Komquistador...
Tenho apenas descrito caminho a percorrer
 
  • Like
Reactions: RTC

PedroC

Member
Por falar em nutrição, agora na Decathlon já vendem o géis SIS Beta Fuel com 40 g de HC:


Estou tentado a comprar para usar num granfondo.
 

WIND2021

Active Member
Eu só acabei de ler tudo agora a pouco, e como já te disseram esquece os planos de treinos e tudo o resto, assim como as velocidades médias, tu tens uma coisa que precisas de evoluir/melhorar antes de passares para isso, que é a cadência, mesmo 70 é muito baixo, é estas a falar em média de uma volta, e isso é muito baixo até se fosse só numa subida. Podes estar habituado a subir assim, mas se te habituares com cadências mais altas vais subir melhor, poupar os joelhos, e como tempo subir muito mais rápido. Eu não sou exemplo para ninguém, mas quando comecei a andar também andava com relações pesadas, e gabava-me de subir em grande, e ia quase parado na subida mas ia na taleiga (burrice minha). depois de subir em cadência sobe-se mais fácil e mais rápido, e digo-te mais em cadência consegue-se mais potência por experiência própria, pode ser difícil manter a cadência elevado com muita potência, mas depois como tempo podes intervalar (eu no meu caso quando esta difícil meto duas a baixo e subo um pouco em cranks, depois volto á cadência) mas se não estiveres habituado à cadência alta é-te difícil fazer assim.
Por isso como já te disseram treina cadência, e quando conseguires fazer uma volta com 2/3H com cadência na casa dos 85rpm varias vezes depois podes pensar e estruturar o treino.
Podes considerar que a cadência é o teu calcanhar de Aquiles.
dá uma olhada se quiseres

https://www.strava.com/activities/7167592007

dois trajetos idênticos, 69 rpm no primeiro média 85 no segundo
segundo trajeto melhor a respirar e prejudicado pelo vento nos últimos 20km
nutrição mais ou menos 110hc, mas para esta distância achei suficiente, embora começasse a ter sede a 5 km do fim
perdi 8 minutos no segundo com mais rpm

de acordo com o que referiste no comentário, acho que vou apontar para 80rpm e uma pequena alteração na transmissão.
Penso que os contributos que recebi me devem ajudar com mais folga, menor cansaço, melhor alimentação, e estes ajustes da transmissão a focar para já as 80 rpm, me devem levar a ultrapassar a diferença dos 8 minutos para este trajeto.
Assim nestes trajetos que conheço bem fico com a base para as alterações que estou a fazer. Obrigado.
 

jcca

Well-Known Member
Para Alguns : Desculpem mais foi mais forte que eu.......
Repara neste excerto de um artigo do prof. Amândio........
O professor Amândio é Amândio Santos é Docente na Faculdade de Desporto e Educação Física no departamento de Fisiologia Acompanha alguns dos nossos atletas olímpicos (este trabalho apresentado deve ter sido o feito para a preparação do campeonato do mundo de DOA QATAR 2019 Atletismo) e faz colaboração com várias federações na avaliação e prescrição de treino dos seus atletas e para quem achar que é uma coisa muito secreta....não é Laboratório Integrado lá dentro tem vários links um deles é este que é mt interessante tabela de preços.

Sobre Cãibras (já tem sete anos mas serve) e outras coisas está aqui um vídeo em português para ser mais fácil a percepção e aqui o currículo do individuo e mais umas coisas aqui que o que deve de vos interessar são as ultimas 5 palavras do paragrafo, tb existe um artigo no jornal record sobre o sr mas é premium por isso não coloco o link. Nota: Atenção ao "tunning no final.
Na minha opiniao queimaste os cartuchos todos nos primeiros 32 Kms sensivelmente.....ainda a temperatura ia baixinha. Andaste possivelmente muito acima do teu threshold nos primeiros kms (Pulso) e isso tem um preço. Esse fenomeno tem um nome, ......chama-se homem da marreta.;) . Possivelmente gerindo melhor o esforço nao terias tido essa quebra....eu levei tempo a aprender que as corridas se fazem de trás para a frente ;).
A resposta que valeu os milhões e este tópico estava encerrado (as 1ªas duas frases juntado o não teres feito "ativação geral nem especifica" durante 30 minutos prévio à competição).

Tu arrancas a 160bpm. Se isto não é ansiedade o que é?.....
Não entrando por aí na década de 80 e 90 do século passado existia umas coisas em voga nos pelotões profissionais que no inicio dos 2000 se popularizou tb nos amadores, mas cada um sabe de si e basicamente no vídeo é referido "tudo o que é em excesso estraga" e com calor coze mt mais depressa.
Fizeste só 75km antes de domingo ? Isso é muito pouco. Eu não sei como reages, e toda a gente é diferente. Mas o coração é um músculo do mais preguiçoso que ...........
Que tu digas que é o musculo mais "económico" ok agora chamar preguiçoso ao musculo que trabalha de forma ininterrupta desde antes do teu nascimento até ao momento da tua morte.........
Agora que a malta que prepara treinos para miúdos os mata a longo prazo com os treinos de séries e HIT que não percebe que o coração é um musculo e como os restantes músculos se trabalha de forma intensa vai Hipertrofiar e essa hipertrofia vai espessar o tamanho das paredes do coração (problema de saúde grave) fazendo diminuir o espaço para acomodar e enviar sangue e o que se quer é um coração que tenha rendimento e capacidade de transporte de sangue e isso consegue-se com o tal treino de Z2 que muito aqui já falaram e não nas series parvas e desproporcionadas que alguns fazem retiradas da net ou de livros que até estão bem escritos mas quem os lê interpreta de forma menos correta, depois com esse treino virá a redução do peso a optimização do trabalho mitocondrial e como tal a melhoria da utilização das fontes energéticas.
Para que não haja mal entendidos eu quando falei no HIT antes referi miúdos e não adultos que têm poucas horas de treino por semana e querem fazer competição por isso fazem um treino curto mais intenso ( as séries apresentadas no livro do tio Joel se repararem estão escalonada de um de trabalho para dois de descanso (90s/180s) por aí fora.
Depois os adultos que fazem treinos e séries etc e tal sem acompanhamento médico e têm o prazer em dizer hoje bati nas 180bpm quando começam a chegar a certas idades têm de ter a noção que têm de ser cada vez mais acompanhados e fazer alem do ECG obrigatório para se federarem um ECG de esforço e EcoCardiogramas só por rotina.
O maior desafio da preparação física é a individualização. Há os parâmetros gerais e depois, para mim é o mais importante, é a experiência e a adaptação a cada atleta.
Mais um contributo que para alguém que até tem tem uma "Lincenciatura na Área do Desporto" (podes corrigir-me se estiver enganado) deveria ser suficiente para colocar os sinos a tocar lá em cima em que cada um é diferente do outro é é preciso analisar e adaptar as situações......( já são dois este do @NULL e o do @SaintRider.
Quando me coloco bem pé subo pulsação sempre.
Chama-se ter técnica da coisa, ser económico, se vais sentado no rabiosque e fazes pouca ou nenhuma contração muscular no trem superior, no tronco e só gastas a sério nos pistons lá de baixo......passas a fazer força nas mãos, nos braços para segurar e movimentar acima e abaixo, no tronco tb para equilibrar e nas pernas continuas a fazer o mesmo que antes não te parece que vais precisr de sangue e nutrientes em mais locais do corpo e como tal o órgão que tem de fornecer o produto tem de trabalhar um pouco mais......logo terás de melhorar a técnica e fortalecer os músculos do pedalar em pé para seres mais económico (o Alberto Contador fazia períodos de 20 minutos tu começa com 2 e vai aumentando).

@WIND2021 tiveste aqui malta que gastou horas a escrever e a pensar nas tuas coisas (bem ou mal todos tiveram boa intenção a tal do inferno), tb se sentiu que tu tens alguma dificuldade em ouvir o que te tentam dizer.....dito por mais que um dos useres "dá que pensar um pouco".
Agora falando de ti e das coisas que devias ter obrigação de saber e não fazer estes erros estou a falar das comparações e análises, vou para o teu ultimo exemplo

dá uma olhada se quiseres

https://www.strava.com/activities/7167592007

dois trajetos idênticos, 69 rpm no primeiro média 85 no segundo
segundo trajeto melhor a respirar e prejudicado pelo vento nos últimos 20km
nutrição mais ou menos 110hc, mas para esta distância achei suficiente, embora começasse a ter sede a 5 km do fim
perdi 8 minutos no segundo com mais rpm

de acordo com o que referiste no comentário, acho que vou apontar para 80rpm e uma pequena alteração na transmissão.
Penso que os contributos que recebi me devem ajudar com mais folga, menor cansaço, melhor alimentação, e estes ajustes da transmissão a focar para já as 80 rpm, me devem levar a ultrapassar a diferença dos 8 minutos para este trajeto.
Assim nestes trajetos que conheço bem fico com a base para as alterações que estou a fazer. Obrigado.
?!?!?!?!? tu achas que ontem
há um ano
1º é igual para comparares?
Nunca tinhas feito a volta neste sentido....Se tens formação na área do desporto tinhas obrigação de saber que não podes fazer comparações de variáveis diferentes e no caso do ciclismo tens um ano de diferença, o estado de forma, a hora de início a intensidade do inicio e a sua progressão e neste caso o sentido da volta o vento etc e tal e nada é desprezível como tu achas.

Isso e estares para aqui a falares de gramas de HC (hidratos de carbono) de sais de litros bebidos (nem imaginas o que expeliste nem como), pois não fazes a mínima ideia de como o teu corpo faz a absorção dessas gramas pode absorver todas como pode mandar para o esgoto 70% (e eu sou alguém que usa quase só SIS), ou de mudar 5 rpm/min.
Individualização/Experiencia/Reavaliação/Aprendizagem.
Coisas simples.
1º Pedala para te divertires e andares de bicicleta vai com os amigos umas vezes sobes mais depressa outras mais devagar não tens de subir com eles esperas por eles no final ou voltas para trás e acompanhas dp.
2º Come e bebe antes de teres sede e de ter fome.
3º Sobe a cadência média a rolar (acima dos 80 o ideal 90/100) e a descer a subir para começares sobe confortável depois logo evoluis.
4º nessas provas a que queres ir se não fazes ativação geral e especifica (a malta pró nos CR está 30min no mínimo a dar forte e só dp vai para a prova, nas outras etapas tb além do percurso para o KM 0) na primeira meia hora não atinges o limiar aeróbio (que tu achas que tens de forma geral não passes dos 160BPM).
5º tudo isto não é com estalar de dedos (tu lês aqui e vais à rua fazes e está o milagre feito), relê os posts do @NULL e fixa tudo o que ele te escreveu..... inclusive a parte que se o importante para ti não ir pedalando mas sim treinar, gastas euros e passas a ter um treinador em vez de estares a comparar o incomparável (coisas diferentes, ao pé de ti deves ter o Daniel Pacheco na Batalha em leiria existe alguém que colabora com a Bike Zone Leiria é uma questão de lá ires, no Alqueidão o Martinho Saragoça acredito que passe treinos e tens a malta do CPRA-do-Barbas que amanhã devem ficar com algumas camisolas de campeões nacionais que tb são treinados e devem de existir mais uma fortuna deles na região).
Mas eu optaria por pedalar só......
 
Last edited by a moderator:

WIND2021

Active Member
Muito obrigado pelo contributo.

Agora já aparece nomes para eu procurar por aqui o que também é importante e eu já tinha questionado.
Quanto aos percursos eu também sei qual a direção deles e não pretendo enganos, mas a altimetria não justifica diferença tão grande, a rotação e adaptação sim, já fiz mais vezes.
Só referi que neste ponto que estou acho que vou ajustar para 80 rpm , para uma transição melhor. Pensava 70, tentei 85, mas para distâncias longas vou tentar 80 em média.
Quanto algumas coisas não fui eu que disse.
No entanto, e o que refiro é como ponto de situação, já que tanto escreveram para me ajudar, e sou grato, é que noto bastante diferença na alimentação e não tenho tanto desgaste, nas adaptações que estou a fazer.
Eu sei que há muitas variáveis, e algumas foram decisivas para São Mamede, para ter perdas fortes na primeira parte da prova, mas sem as reconhecer no ciclismo...
Uma fulcral, é que ia sempre sofrer com falta de comida, fosse em que km fosse, para a velocidade que estava a pensar fazer. Também foi o 2 mediofondo que fiz, o primeiro a chuva, o segundo com 40 graus.

Uma ideia a fazer é olhar para os limites do que faço habitualmente, e ajustar às necessidades do dia, sem correr atrás de outros, que têm outro andamento. Ninguém me disse, aprendi dia 12, à minha custa, mas aqui também ninguém o disse.
Se com quem andas ninguém te dá está experiência...
Pessoas com que ando por vezes, ninguém passa por desgaste, e com eles não me canso.

Há aqui várias ideias que recolhi que na área que trabalho não aplicamos a este pormenor e não estamos sempre a comer ou beber por exemplo.
Portanto quem está dentro da área tem todo o mérito e conhecimento à disposição, mas quem quer evoluir para deixar de andar a passear só, e quer começar a ter outro tipo de andamento e sem problemas físicos, precisa que lhe abram pequenas portas... Conhecimento específico...
Eu pelo menos, quando um atleta meu me aceita um conselho que lhe dou e me diz que esse conselho o está a ajudar, dá um certo sentido de que o consegui encaminhar de alguma forma para melhor e isso é positivo...
Continuo a dizer que estou grato, a internet tem montes de informação mas nem toda serve, como dizes, cada caso é um caso, continuo a levar na cabeça por colocar comentários da forma que penso fazer para evoluir, mas penso em eficiência e melhores capacidades físicas.
Claro que há provas de esforço, powermeter, etc, mas ainda não cheguei aí.
Terei que ter a minha paciência para evoluir, mas estou atento a tudo o que posso para evoluir, e não dar passos errados porque até pouco só me diziam para passear, e nunca desta forma mais específica e concreta como têm dito nestes dias.
Acho que tenho aprendido mais nestes dias, de 12 para cá do que há um ano quando comecei, e com isto não preciso ser Komquistador...


Cara a cara, veriam que respeito muito as vossas opiniões
A impressão escrita que fica parece outra...
Tinha que o dizer...
Obrigado
 

pratoni

Well-Known Member
Para Alguns : Desculpem mais foi mais forte que eu.......

O professor Amândio é Amândio Santos é Docente na Faculdade de Desporto e Educação Física no departamento de Fisiologia Acompanha alguns dos nossos atletas olímpicos (este trabalho apresentado deve ter sido o feito para a preparação do campeonato do mundo de DOA QATAR 2019 Atletismo) e faz colaboração com várias federações na avaliação e prescrição de treino dos seus atletas e para quem achar que é uma coisa muito secreta....não é Laboratório Integrado lá dentro tem vários links um deles é este que é mt interessante tabela de preços.

Sobre Cãibras (já tem sete anos mas serve) e outras coisas está aqui um vídeo em português para ser mais fácil a percepção e aqui o currículo do individuo e mais umas coisas aqui que o que deve de vos interessar são as ultimas 5 palavras do paragrafo, tb existe um artigo no jornal record sobre o sr mas é premium por isso não coloco o link. Nota: Atenção ao "tunning no final.

A resposta que valeu os milhões e este tópico estava encerrado (as 1ªas duas frases juntado o não teres feito "ativação geral nem especifica" durante 30 minutos prévio à competição).


Não entrando por aí na década de 80 e 90 do século passado existia umas coisas em voga nos pelotões profissionais que no inicio dos 2000 se popularizou tb nos amadores, mas cada um sabe de si e basicamente no vídeo é referido "tudo o que é em excesso estraga" e com calor coze mt mais depressa.

Que tu digas que é o musculo mais "económico" ok agora chamar preguiçoso ao musculo que trabalha de forma ininterrupta desde antes do teu nascimento até ao momento da tua morte.........
Agora que a malta que prepara treinos para miúdos os mata a longo prazo com os treinos de séries e HIT que não percebe que o coração é um musculo e como os restantes músculos se trabalha de forma intensa vai Hipertrofiar e essa hipertrofia vai espessar o tamanho das paredes do coração (problema de saúde grave) fazendo diminuir o espaço para acomodar e enviar sangue e o que se quer é um coração que tenha rendimento e capacidade de transporte de sangue e isso consegue-se com o tal treino de Z2 que muito aqui já falaram e não nas series parvas e desproporcionadas que alguns fazem retiradas da net ou de livros que até estão bem escritos mas quem os lê interpreta de forma menos correta, depois com esse treino virá a redução do peso a optimização do trabalho mitocondrial e como tal a melhoria da utilização das fontes energéticas.
Para que não haja mal entendidos eu quando falei no HIT antes referi miúdos e não adultos que têm poucas horas de treino por semana e querem fazer competição por isso fazem um treino curto mais intenso ( as séries apresentadas no livro do tio Joel se repararem estão escalonada de um de trabalho para dois de descanso (90s/180s) por aí fora.
Depois os adultos que fazem treinos e séries etc e tal sem acompanhamento médico e têm o prazer em dizer hoje bati nas 180bpm quando começam a chegar a certas idades têm de ter a noção que têm de ser cada vez mais acompanhados e fazer alem do ECG obrigatório para se federarem um ECG de esforço e EcoCardiogramas só por rotina.

Mais um contributo que para alguém que até tem tem uma "Lincenciatura na Área do Desporto" (podes corrigir-me se estiver enganado) deveria ser suficiente para colocar os sinos a tocar lá em cima em que cada um é diferente do outro é é preciso analisar e adaptar as situações......( já são dois este do @NULL e o do @SaintRider.

Chama-se ter técnica da coisa, ser económico, se vais sentado no rabiosque e fazes pouca ou nenhuma contração muscular no trem superior, no tronco e só gastas a sério nos pistons lá de baixo......passas a fazer força nas mãos, nos braços para segurar e movimentar acima e abaixo, no tronco tb para equilibrar e nas pernas continuas a fazer o mesmo que antes não te parece que vais precisr de sangue e nutrientes em mais locais do corpo e como tal o órgão que tem de fornecer o produto tem de trabalhar um pouco mais......logo terás de melhorar a técnica e fortalecer os músculos do pedalar em pé para seres mais económico (o Alberto Contador fazia períodos de 20 minutos tu começa com 2 e vai aumentando).

@WIND2021 tiveste aqui malta que gastou horas a escrever e a pensar nas tuas coisas (bem ou mal todos tiveram boa intenção a tal do inferno), tb se sentiu que tu tens alguma dificuldade em ouvir o que te tentam dizer.....dito por mais que um dos useres "dá que pensar um pouco".
Agora falando de ti e das coisas que devias ter obrigação de saber e não fazer estes erros estou a falar das comparações e análises, vou para o teu ultimo exemplo


?!?!?!?!? tu achas que ontem
há um ano
1º é igual para comparares?
Nunca tinhas feito a volta neste sentido....Se tens formação na área do desporto tinhas obrigação de saber que não podes fazer comparações de variáveis diferentes e no caso do ciclismo tens um ano de diferença, o estado de forma, a hora de início a intensidade do inicio e a sua progressão e neste caso o sentido da volta o vento etc e tal e nada é desprezível como tu achas.

Isso e estares para aqui a falares de gramas de HC (hidratos de carbono) de sais de litros bebidos (nem imaginas o que expeliste nem como), pois não fazes a mínima ideia de como o teu corpo faz a absorção dessas gramas pode absorver todas como pode mandar para o esgoto 70% (e eu sou alguém que usa quase só SIS), ou de mudar 5 rpm/min.
Individualização/Experiencia/Reavaliação/Aprendizagem.
Coisas simples.
1º Pedala para te divertires e andares de bicicleta vai com os amigos umas vezes sobes mais depressa outras mais devagar não tens de subir com eles esperas por eles no final ou voltas para trás e acompanhas dp.
2º Come e bebe antes de teres sede e de ter fome.
3º Sobe a cadência média a rolar (acima dos 80 o ideal 90/100) e a descer a subir para começares sobe confortável depois logo evoluis.
4º nessas provas a que queres ir se não fazes ativação geral e especifica (a malta pró nos CR está 30min no mínimo a dar forte e só dp vai para a prova, nas outras etapas tb além do percurso para o KM 0) na primeira meia hora não atinges o limiar aeróbio (que tu achas que tens de forma geral não passes dos 160BPM).
5º tudo isto não é com estalar de dedos (tu lês aqui e vais à rua fazes e está o milagre feito), relê os posts do @NULL e fixa tudo o que ele te escreveu..... inclusive a parte que se o importante para ti não ir pedalando mas sim treinar, gastas euros e passas a ter um treinador em vez de estares a comparar o incomparável (coisas diferentes, ao pé de ti deves ter o Daniel Pacheco na Batalha em leiria existe alguém que colabora com a Bike Zone Leiria é uma questão de lá ires, no Alqueidão o Martinho Saragoça acredito que passe treinos e tens a malta do CPRA-do-Barbas que amanhã devem ficar com algumas camisolas de campeões nacionais que tb são treinados e devem de existir mais uma fortuna deles na região).
Mas eu optaria por pedalar só......
Amen!!!!
 

WIND2021

Active Member
Obrigado pelos contributos.
Hoje 125km
Cerca de 130 batimentos cardíacos média
1800 altimetria
Levei alimentação e hidratação na ordem dos 250 HC como aconselhado por alguns, e até poderia ser mais.
Cadência média 79 rpm.
Fiz 25kmh de média apesar dos ajustes na cadência, há umas semanas para fazer isto teria enorme desgaste e teria que gerir talvez os últimos 30 km.
Não há caimbras, dores, e apenas pouco cansaço.
Acho que isto se deve a alguns ensinamentos que retirei daqui.
Obrigado
 

cconst

Well-Known Member
Desculpem o off-topic e p.f. não me levem a mal... mas assim que vi esta imagem, lembrei-me deste tópico:
54.jpeg
 

elchocollat

Well-Known Member
Alugo a minha marquise, luz e computador.
Conta de zwift podem utilizar a vossa! Ah e podem tomar banho! :D

A temperatura às 10h da manhã ronda os 37graus e 30% de humidade. Quanto mais tarde pior, chega facilmente aos 40graus e 20% humidade :D

Se se quiserem adaptar... Digam! :D
Só para dar um update:
Hoje é de borla.

Neste momento estão 44.3 grau e 20% humidade.

Forneço:
-Ventoinha
-Água bem fresca
-Internet+Computador
-Banho
 
Top