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Manutenção da corrente

snp77

New Member
Ok, obrigada pela ajuda

O sitio onde a fininha vai ficar guardada, apesar de ir treinar quase diáriamente com ela, é humido, especialmente se for no inverno, mas no verão também (em menor quantidade). Devo usar oleo de inverno na corrente? Por causa da humidade quase constante?

É que no link http://www.bike-discount.de/en/buy/shimano-wet-lube-multipurpose-oil-100ml-490819/wg_id-528

uma das carateristicas que me saltou logo à vista foi "Perfect for humid environment"

Tendo em conta a humidade, há algo que possa fazer para proteger o resto, quadro, etc...
 

Jusko

New Member
Ok, obrigada pela ajuda

O sitio onde a fininha vai ficar guardada, apesar de ir treinar quase diáriamente com ela, é humido, especialmente se for no inverno, mas no verão também (em menor quantidade). Devo usar oleo de inverno na corrente? Por causa da humidade quase constante?

É que no link http://www.bike-discount.de/en/buy/shimano-wet-lube-multipurpose-oil-100ml-490819/wg_id-528

uma das carateristicas que me saltou logo à vista foi "Perfect for humid environment"

Tendo em conta a humidade, há algo que possa fazer para proteger o resto, quadro, etc...


Humidade da chuva é uma coisa, humidade do ar é outra, relativamente ao óleo de corrente é por causa da água da chuva não o levar tão rapidamente, fixa-se mais à corrente. Eu tenho, mas praticamente nem uso óleo Wet, ou só em casos muito pontuais, quando vou andar e sei que vais chover.
 

Jusko

New Member
Ok, então com um oleo dry, tirando no inverno, será suficiente por causa da oxidação?

O função do óleo para a corrente não é para ela não oxidar, mas sim para lubrificar (retardar o desgaste).

Sim, se não chover o Dry.
 

snp77

New Member
E posso fazer alguma coisa de especial, seja na corrente, ou em qualquer componente da bike, para evitar futuras oxidações? Há alguma manutenção "preventiva"?
 

Morg

Well-Known Member
Não a deixes parada muito tempo :), se andares quase todos os dias não oxida.

Estou a falar a sério. Quando andava de BTT frequentemente nunca tive de trocar os rolamentos do quadro. Agora está quase sempre parada na garagem os rolamentos estão sempre a pifar.
 

sidorio

Well-Known Member
Aproveito o post para colocar uma questão relativa à corrente e a sua preservação...

Tinha reparado que quando andava com um disco mais leve atrás, mais ou menos a partir do meio do carreto com o prato grande à frente, a corrente começava a "roçar" isto porque estava demasiado desviada...
Sei que isto é suposto ser normal e o que já me disseram é para não andar com andamentos tão leves atrás com o prato grande, mas há alguma forma de eu o poder fazer sem estar a estragar a corrente?
O meu primo com quem ando sempre utiliza regularmente o disco mais leve atrás , com o prato grande à frente para ter por vezes mais cadência numa subidita ou outra, que me dizem a isso? Estará ele a danificar a corrente ou é a bicicleta dele que tem uma transmissão diferente/melhor que a minha e possibilita isso?

Obrigado
 

Jusko

New Member
Aproveito o post para colocar uma questão relativa à corrente e a sua preservação...

Tinha reparado que quando andava com um disco mais leve atrás, mais ou menos a partir do meio do carreto com o prato grande à frente, a corrente começava a "roçar" isto porque estava demasiado desviada...
Sei que isto é suposto ser normal e o que já me disseram é para não andar com andamentos tão leves atrás com o prato grande, mas há alguma forma de eu o poder fazer sem estar a estragar a corrente?
O meu primo com quem ando sempre utiliza regularmente o disco mais leve atrás , com o prato grande à frente para ter por vezes mais cadência numa subidita ou outra, que me dizem a isso? Estará ele a danificar a corrente ou é a bicicleta dele que tem uma transmissão diferente/melhor que a minha e possibilita isso?

Obrigado

Esse mais ou menos a partir de meio, é o quê?
Sempre que os elementos de uma transmissão não estão perfeitamente alinhados, está a ocorrer um desgaste excessivo! Quanto mais desviado estiver, mais desgaste ocorre. Se o teu primo, ou quem quer que seja anda no prato grande e na cassete grande, como eu já disse está a desgastar mais...
A corrente roçar em andamento não considero normal, na minha não roça em lado nenhum.
Por vezes, não só, mas também até devido à nossa forma, vamos ter de ir alterando a desmultiplicação da bicicleta para se ajustarem melhor ao nosso andamento.
 

sidorio

Well-Known Member
Eu sei que desgasto quando ando em cassetes maiores atrás, o meu problema é que assim não usufruo de todas as possibilidades de desmultiplicação :/
A sua não roça em nenhuma desmultiplicação?
 

snp77

New Member
A fininha já chegou, tenho duvidas na manutenção, quando vão colocar oleo, neste caso vai ser seco, limpasse primeiro a corrente, ou a limpeza da corrente é só quando ficar visivelmente suja?

Ou nesse caso, vou adicionando oleo à medida das necessidades (tirando o excesso claro), e excepto se nas pedaladas ficar muito suja, limpo a corrente uma vez por mês?
 

Jusko

New Member
Num sistema de engrenagens, sujeito a grande fricção como é o caso, a mínima "areia" que se introduza no sistema só vais dar ainda mais desgaste que o normal! E quanto mais "areias" pior...

Agora!
Também não vamos entrar e "pânico" a meio de uma volta, só porque passamos ali pelo Guincho num dia de vento e a corrente ficou cheia de areia! Continuamos a volta...

O que eu normalmente faço é, se for uma situação como mencionei em cima, nesse dia ou antes da próxima volta lavo a bicicleta e lubrifico.
Se me perguntam, se meto óleo sempre que vou andar? Já me esqueci ou achei que não precisava, e não meti!
E como é que eu vejo se precisa de óleo? A olhometro, e em caso de dúvida meto um pouco.
Um bom indicador de uma corrente suja é quando era começa a ficar negra.
Na lavagem, atenção ao jacto de água! principalmente onde não existam componentes selados, cubos de rodas, caixas de direcção, caixa do pedaleiro, tubo do selim, enfim todos os pontos onde possa entrar água para dentro do quadro ou dos rolamentos.
 

snp77

New Member
Ok, obrigado pela ajuda! ;)

eu na lavagem, como tenho quintal, vai ser a balde, espoja e escova, tive a ver um video no youtube e parece ser "fácil". Agora quando é que devo olear é que eu tenho/tinha dúvidas
 

pratoni

Well-Known Member
Posso ir dizer um disparate mas, uma boa forma de ver se a corrente precisa de lubrificação é exactamente pelo barulho a rodar.

Ou seja rodas a corrente para trás (é mais prático, ou se tiveres um cavalete podes rodar para a frente) e com o tempo vais perceber quando a corrente começa a fazer mais ruído.

Aí, caso esteja limpa (inspecção visual), precisa de lubrificação, caso esteja suja, precisa de ser lavada e lubrificada após estar bem seca...

Ouvi dizer que a melhor altura para lubrificar a corrente será no dia anterior a ires andar para dar tempo ao óleo se impregnar na mesma e nos próprios carretos/pratos....
 

Jusko

New Member
Ontem, na volta domingueira de BTT (que aqui não se pode andar na estrada), esqueci-me de colocar óleo em casa, e tive de meter de um camarada mais prevenido que eu.
Meti cera (era o que ele tinha) e coloquei a olhometro...no final da volta tive de meter mais, tal não era a chiadeira da transmissão. Quando não tem óleo sabes logo...
 

GMQ

Well-Known Member
Se faz barulho está seca. Já fui apanaho num epsisíodio dessas tanto com a gorda como com a fininha. Esta o que me safou foi uma mecânico a que pedi wd 40 apenas para aquilo não fazer barulho. Aliás já estava a retornar para casa mas o barulho já me irritava. Não é prática usar o wd 40 para lubrificar mas naquela ocasião deu para resolver.
 

snp77

New Member
Posso ir dizer um disparate mas, uma boa forma de ver se a corrente precisa de lubrificação é exactamente pelo barulho a rodar.

Ou seja rodas a corrente para trás (é mais prático, ou se tiveres um cavalete podes rodar para a frente) e com o tempo vais perceber quando a corrente começa a fazer mais ruído.

Aí, caso esteja limpa (inspecção visual), precisa de lubrificação, caso esteja suja, precisa de ser lavada e lubrificada após estar bem seca...

Ouvi dizer que a melhor altura para lubrificar a corrente será no dia anterior a ires andar para dar tempo ao óleo se impregnar na mesma e nos próprios carretos/pratos....

Já calculava que em caso de limpeza tivesse de a corrente estar bem seca antes de aplicar o óleo e tinha também ideia de lubricar umas horas antes de andar para evitar possíveis salpicos para roupa e outros componentes (no caso de algum excesso de oleo), e assim até o mesmo "acama" melhor na corrente.

Agora pelo barulho, é muito bem visto, se não tiver lubrificação adequada, a corrente começa a roçar e o som "aumenta", muito bem visto :)
 

GMQ

Well-Known Member
Depois de colocar oleo deves passar a corrente por um pano para limpar excessos e sempre evita que depois fique a pingar.
 
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