Luz de circulação diurna

pratoni

Well-Known Member
Penso que o que provocou a situação que descrevi terá sido o bloqueio de modo e não o bluetooth ou o sensor de luminosidade estarem desligados..
 

jocarreira

Well-Known Member
Boas
Como sabemos que o sensor de luminosidade está ligado ou desligado
Assim de repente, metes a luz no modo que suporta a comutação automática do modo dia/noite e ligas a luz na rua com luz solar. Depois fechas a luz na mão e aquilo deve mudar de modo.
Nem sei como se ativa/desativa isso, mas é só consultar o manual.

Eu como uso a minha nesse modo dia/noite com sensor de luminosidade ON, nunca me preocupo com mudanças de modo nem nada disso. É só ligar/desligar, quer seja de dia ou de noite.
 

jattamasso

Well-Known Member
Boas pessoal. Este Natal, o Pai Natal trouxe ne uma luz frontal, Ion 200 rt, o cubo pequeno. Muito mais leve que a Pro, mas o strobe, é muitissimo mais fraco... tenho agora uma luz que uso apenas em modo diurno, e outra em modo nocturno. Mas claramente, a optar apenas por uma, a pro é a luz a comprar. Sem duvida alguma.
 

cou7inho

Well-Known Member
Boas pessoal. Este Natal, o Pai Natal trouxe ne uma luz frontal, Ion 200 rt, o cubo pequeno. Muito mais leve que a Pro, mas o strobe, é muitissimo mais fraco... tenho agora uma luz que uso apenas em modo diurno, e outra em modo nocturno. Mas claramente, a optar apenas por uma, a pro é a luz a comprar. Sem duvida alguma.
Só para referir que é proibido andar com a luz da frente a piscar.
 

NULL

Moderador
Staff member
Eu tenho Lezyne à frente (Macrodrive XL 1300lm) e atrás (Stri Drive Pro 300lm). Estou SUPER bem servido!
 

jcca

Well-Known Member
Só para referir que é proibido andar com a luz da frente a piscar.

O piscar à frente só é proibido durante a noite.

Portaria n.º 311-B/2005
(Não encontro a revogação por isso deve ser a que ainda está em vigor)
"4.o O uso dos dispositivos referidos no n.o 2.o é obrigatório, desde o anoitecer até ao amanhecer e sempre que as condições meteorológicas ou ambientais tornem a visibilidade insuficiente.
5.o A luz de presença da frente deve ter as seguintes características:
a) Número: uma;
b) Cor: branca;
c) Posicionamento:
i) Em largura: deve estar situada no plano longitudinal médio do veículo;
ii) Em comprimento: deve estar colocada na zona frontal do veículo;
iii) Em altura: deve estar colocada a uma altura do solo compreendida entre 350 mm e 1500 mm;
d) Intensidade: feixe luminoso contínuo tal que a luz seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 100 m;
e) Orientação: para a frente
6.o A luz de presença da retaguarda deve ter as seguintes características:
a) Número: uma;
b) Cor: vermelha;
c) Posicionamento:
i) Em largura: deve estar situada no plano longitudinal médio do veículo;
ii) Em cumprimento: deve estar colocada à retaguarda do veículo;
iii) Em altura: deve estar colocada a uma altura do solo compreendida entre 350 mm e 1200 mm;
d) Intensidade: feixe luminoso tal que a luz seja visível de noite e por tempo claro a uma distância mínima de 100 m;
e) Orientação: para a retaguarda.
7.o A luz referida no número anterior pode ser emitida continuamente ou apresentar emissão intermitente com frequência regular"
 

jcca

Well-Known Member
Oi? Durante o dia não!
Não está regulado.......
É obrigatório nas condições "nas condições a que refere o n.o 3 do artigo 93.o do Código da Estrada", que como todas as leis nacionais te manda para vários sitios e acabas em ".....Desde o anoitecer ao amanhecer e,......." mas basicamente por causa de outras dificuldades fica por aqui nos velocipedes.....
 

Bruso

Well-Known Member
Eu nunca percebi o uso de uma luz a piscar durante a noite. Se forem bem colocados na via só com uma luz frontal somos iguais a uma mota. Não percebo a necessidade e sinceramente acho mais um perigo do que uma vantagem. Eu como condutor odeio levar com aqueles flashes e já ouve dias que tive que tive que desviar os olhos da estrada por causa disso.
 

jattamasso

Well-Known Member
Eu nunca percebi o uso de uma luz a piscar durante a noite. Se forem bem colocados na via só com uma luz frontal somos iguais a uma mota. Não percebo a necessidade e sinceramente acho mais um perigo do que uma vantagem. Eu como condutor odeio levar com aqueles flashes e já ouve dias que tive que tive que desviar os olhos da estrada por causa disso.

Pois... De noite, a frontal tem de ser contínua, caso contrário, não se vê um caracol.
Já a traseira, costumo usar em modo pisca. No entanto vou coloca-la em contínuo, para a próxima;
 

francisco

Well-Known Member
Vou comprar a Flare RT. A minha duvida é se devo comprar também a ION 200 RT.
Os preços são:
Flare RT - 47€
ION 200 RT - 39€

As duas juntas dá 85€.
 

jocarreira

Well-Known Member
Por esses preços, sim. São (d)as melhores luzes diurnas que podes comprar.
A Flare RT uso também à noite, mas para luz frontal já uso outra mais potente que a Ion 200 RT.
 

pratoni

Well-Known Member
Vou comprar a Flare RT. A minha duvida é se devo comprar também a ION 200 RT.
Os preços são:
Flare RT - 47€
ION 200 RT - 39€

As duas juntas dá 85€.
Onde viste esse preços?

Pelo site estão mais caras...

E sim, são uma boa opção, desde que não queiras andar e ver à noite, aí convém ir para uma luz dianteira mais forte.
 
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