• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Livro "The Time-Crunched Cyclist"

jppina

Well-Known Member
Alguém tem este livro que não seja a 3ª edição?

Era só para confirmar aquilo que me parece ser uma gralha na tabela de intensidades para os Workouts... para calcular o intervalo do "Endurance Miles" é dado o valor de 45 a 73 porcento do "Field Test Power", e creio que deve ser de 45 a 83 (já que o treino seguinte, o Tempo tem intervalo de 80 a 85 e é suposto o limite superior do EM entrar nesse limite).

Alguém consegue confirmar isto?
 

Carolina

Well-Known Member
Eu tenho a 2ª. Já tinha reparado nessa situação, mas nunca lhe dei muita atenção.

Realmente parece-me que tens razão, diz no texto que existe sobreposição entre o intervalo de endurance miles e de tempo. Nos intervalos que ele dá para o HR isso acontece, mas para intervalo de power não.

Não creio que em termos práticos vá fazer muita diferença, até porque ele refere que não se deve andar no limite superior do endurance miles.
 

jppina

Well-Known Member
Sim, precisamente, no HR tudo certo, pelos visto é uma gralha que já vem de trás.

Sim, não se deve andar no limite superior durante muito tempo, o que não quer dizer que não se possa andar lá esporadicamente, conforme dita o tereno. Com esta gralha acaba por tirar muitos W ao possível limite superior...
 

Carolina

Well-Known Member
Agora estou na duvida. Tenho a primeira edição em formato digital e lá também aparecem os 73% em mais do que um sitio. Até tem um quadro com um exemplo para um atleta genérico com os valores todos calculados.

Não sei se não será de propósito para evitar a sobreposição no caso da potência. O ritmo cardiaco é sempre mais complicado de controlar.
 

jppina

Well-Known Member
Sim, na 3ª edição também tem esse quadro e ainda outro em branco para registarmos os nossos valores, o "erro" mantém-se nos 3 quadros...

Eu acho que é ao contrário, a potência é mais difícil de controlar, tanto mais quanto pequeno for o intervalo. O HR ao atingirmos um determinado patamar, é mais fácil mantê-lo lá, até porque demora muito mais a alterar que a potência, pois essa altera de forma instantânea...
 

Carolina

Well-Known Member
Controlar no sentido em que se eu quiser ter o HR num determinado intervalo vou demorar imenso tempo a chegar lá. Com a potência é quase instantâneo. Pra manter é o oposto.

No site do Charmichael ele define o intervalo de tempo separado do intervalo de endurance. Provavelmente as novas edições do livro já terão os mesmos intervalos do site: https://trainright.com/cycling-field-test/
 

jppina

Well-Known Member
Sim, estamos de acordo então.

O que está no site é diferente do proposto para o "Time-Crunched" ciclista. Para já porque multiplica o valor obtido no teste por 0,9 para encontrar o valor de referência para os workouts. Depois porque também eles são diferentes dos propostos no "time-crunched", pelo que não podemos estar a comparar uns com outros. Estes do site são para usar com a metodologia de treino "normal" de quem tem tempo para isso :)
 

jcca

Well-Known Member
Olá Malta,
Eu penso (nada de científico nem fui confirmar até porque não ligo patavina ao power nem ao treino), que vocês estão a cometer o erro de usar a proporcionalidade que uma coisa que não proporcional, ou seja:
- percebam isto têm o FTP é um valor de potência e como diz a @Carolina é imediato, o FTP será qq coisa como o vosso máximo durante 1h, qd começam a fazer essa hora o vosso pulso está bem abaixo do limiar anaeróbio e no final estará bem acima.
- Enquanto no trabalho de Potência o FTP é o 100% no trabalho de Batimentos Cardíacos (BPM) o Limiar Anaeróbio varia [83%,88%] o mais provável é essa informação de que o limiar superior deverá estar dentro do seguinte deverá ser para o trabalho por BPM em que o Endurance Miles deverá chegar aos 75% de BPM e o Tempo dos 74% aos 85%,

Mais uma vez no trabalho por potência mais imediato na carga exteriorizada e percepcionada pelo atleta quem o planeia tem de ter em linha de conta como é que a "máquina vai responder" muitas das vezes o que se passa é que numa série de 5 rep por BPM na 1ª rep o atleta quando acaba está a entrar no intervalo pretendido (isto cria mts problemas psicológicos ao atleta que não se conhece e faz que que dê mais que o pedido nesta 1ª e 2ª rep para lá chegar mais imediatamente), faz a 2ª e 3ª dentro do alvo pretendido mas não consegue atingir o alvo na 4ª e 5ª pois deu demais nas anteriores e não tem mais combustível.

Esta á a principal razão para o trabalho por potência ter mais resultados, faz com que seja mais fácil cumprir os treinos prescritos.
E vocês estão a interpretar as coisas como receituário linear

Sobre o trabalho por BPM mesmo para quem planeia tb é mais fácil pois tem de explicar mt menos ao atleta (só tem é de ter as contas certas para cada atleta pois se o de BPM não igual para todos o de Potência tb não, cada organismo reage de forma diferente ao mesmo estimulo) de forma a ele atingir os objectivos da sessão de treino.

Pedalem muito com diversão às vezes para evoluir é melhor pagar um pouco a quem sabe e aprender com eles um ano ou dois e dp(de terem a experiencia) logo passam a inventar como querem, os livros ajudam, mas a prática científica é importantíssima.

Cuidado não paguem é ao gajo que conta umas histórias giras mas dá o mesmo treino a todos os seus treinados........
 

jppina

Well-Known Member
Obrigado pela tua intervenção, mas estava apenas a tentar perceber se o "erro" que vem na 3ª edição estava apenas nesta... por forma a confirmar de facto o erro...

Basta ler a descrição do workout EM (p.112) para perceber que aparentemente o limite superior em W pode não estar certo. O estranho é que também na descrição do workout tem a percentagem errada... A conversa sobre o HR só foi acrescentada pela Carolina para comprovar que de facto na coluna do power no livro haveria um erro. pois na coluna do HR bate certo com a descrição do workout. Eu não quero saber do HR para nada...

Percebi o que disseste, e pegando no teu exemplo "o mais provável é essa informação de que o limiar superior deverá estar dentro do seguinte deverá ser para o trabalho por BPM em que o Endurance Miles deverá chegar aos 75% de BPM e o Tempo dos 74% aos 85%,", aqui os valores em causa são 50-91% do BPM e 45-73% para os W para o EM, sendo que os valores para o TEMPO são 88-90% do BPM e 80-85% para os W, sendo que a percentagem não é calculada através do FTP, mas sim de um chamado Field Test +/- equivalente mas que não vai produzir um resultado igual a um teste de 20" FTP e ao qual o valor obtido não é multiplicado por coisa nenhuma (a não ser estas percentagem dos intervalos dos Workouts)

Quanto à tua última frase não conto dar dinheiro a ganhar a ninguém para me treinar... como costumo dizer aos meus amigos que me perguntam se tenho treinado, eu não treino, ando de bicicleta ;-), e ainda mais depois das 2 lesões graves que tive desde maio de 2019. Mas tenho umas luzes do que é o treino, já no longínquo ano de 2004 fazia eu os meus planos de treinos ;-). E tenho de te dar razão, há por aí muito charlatão a ganhar dinheiro à conta de planos de treinos em que é o mesmo para todos... é nisso e nos bike-fits... é cada artista!
 

NULL

Moderador
Staff member
Eu nunca utilizei essas zonas do Carmichael mas pelo que vejo de outros autores, e fazendo fé que essa "Endurance Miles" representa a zona "Endurance" dos outros, não percebo o porquê de essa zona invadir a zona Tempo. Eu utilizo 56-76% FTP para a zona de endurance e não se sobrepôe à zona Tempo que vai 76-88% FTP.

Agora um aparte, há atletas que devem utilizar o Ilevels para definição de zonas. Definir todas as zonas a partir de um valor de FTP pode ser um pouco redutor.
 

NULL

Moderador
Staff member
Não percebi. Podes desenvolver isso sff?

Sem entrar muito em detalhes e dados técnicos no fundo é a elaboração das zonas de trabalho em função da tua curva potência/duração.

Um exemplo prático: Acompanho um tipo que tem um FTP de 394w, segundo as tabelas de VO2 estamos a falar de 106-121% do FTP e de tempos de intervalos entre os 3´ e os 8´. Em potência, e segundo a percentagem de FTP, coloca-se entre 417w e 477w.
A questão é que na realidade, segundo os tempos de 3´ e 8´, ele tem 461w e 524w respectivamente. Ora, isto é um caso evidente que a individualização é importante no sentido que adapta as tuas zonas de acordo com o teu perfil de ciclista.
 

jppina

Well-Known Member
Eu nunca utilizei essas zonas do Carmichael mas pelo que vejo de outros autores, e fazendo fé que essa "Endurance Miles" representa a zona "Endurance" dos outros, não percebo o porquê de essa zona invadir a zona Tempo. Eu utilizo 56-76% FTP para a zona de endurance e não se sobrepôe à zona Tempo que vai 76-88% FTP.

Agora um aparte, há atletas que devem utilizar o Ilevels para definição de zonas. Definir todas as zonas a partir de um valor de FTP pode ser um pouco redutor.

Atenção que o Carmichael para o treino "normal" não tem sobreposição de zonas (como se pode comprovar no link que a Carolina forneceu).

Onde há sobreposição de zonas é no método de treino do Carmichael para o ciclista sem tempo "Time-crunched cyclist". Nesse livro, pelo que percebi da leitura até agora, a metodologia de treino é diferente, há menos zonas (daí talvez a sobreposição), menos tipos de workouts... e também não há FTP. Os valores em W para cada zona não são encontrados a partir de um teste de FTP, mas sim um chamado "field test" (que até é parecido com um FTP excepto na duração do período - e no facto de serem 2 períodos) e cujo valor obtido não vai ser alvo de nenhuma conta de multiplicar para apurar o valor de FTP como se faz no teste de 20". O valor obtido é logo usado para definir as zonas.
 

Renato

Active Member
Boa noite!
Alguem conhece se é que existe livro sobre treino, alimentação no ciclismo mas em português? sei que em inglês existe bons livros mas gostava de saber se existem em português.
se sim mandem links para comprar sff
 

NULL

Moderador
Staff member
Boa noite!
Alguem conhece se é que existe livro sobre treino, alimentação no ciclismo mas em português? sei que em inglês existe bons livros mas gostava de saber se existem em português.
se sim mandem links para comprar sff

Boas... eu tenho um bom mas muito técnico. É um livro do Prof. Algarra e incide sobretudo na parte teórica da produção de energia, consumos energéticos nas diferentes intensidade, etc...

Creio que não existe à venda. Se tiveres interesse eu posso-to emprestar...
 

Renato

Active Member
Boas... eu tenho um bom mas muito técnico. É um livro do Prof. Algarra e incide sobretudo na parte teórica da produção de energia, consumos energéticos nas diferentes intensidade, etc...

Creio que não existe à venda. Se tiveres interesse eu posso-to emprestar...
Sim se poder eu agradecia.
É digital? Se sim diga que eu mando email
 

NULL

Moderador
Staff member
Sim se poder eu agradecia.
É digital? Se sim diga que eu mando email

Não... é em papel!

Tu és de perto... ou marcamos uma volta com uma passagem num sítio comum ou envio por correio... é igual...
 
Top