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Cálculo de pressão dos pneus

Reis

Well-Known Member
Este domingo também tive um furo, aliás houve 3 furos no grupo. Passamos meses em que ninguém fura. :)
 

JBG

Well-Known Member
Boas.
Este fim-de-semana meti-me a usar pressão nos pneus mais baixo do que costumo usar.
Meti à frente 5, atrás 5,5 (bar).
O que é certo é que tive 2 furos na mesma volta...coisa que, desde que tenho a bicicleta (novembro 2020) só me tinha acontecido exatamente 2x's e espaçadas.
Agora, foi "galo" meu, ou, com menos pressão estará mais sujeito a furar? É que o pneu não está em mau estado geral.

Só fura quem anda.
 

tuga

Well-Known Member
Michelin Pro4 Talões flexíveis 23-622 (service course)
O SC da Michelin nunca foi um portento nesse aspeto e se ainda andas de 23mm, mete pressão nisso.
No entanto há que frisar que depois das chuvas há muita porcaria pela beira das estradas.
Aqui é o mesmo depois da neve derreter.
 

jppina

Well-Known Member
ao contrário não seria mais indicado? O Pneu da frente leva (normalmente!) menos que o trazeiro.
Sim, normalmente, quando os 2 pneus são da mesma medida! Neste caso, sendo o pneu atrás de 28 e à frente de 25, o pneu mais largo leva sempre menos ar. Se também tivesse um 28 à frente é óbvio que o da frente levaria um nada menos que o de trás ;)
 

Praxedes

Member
Também não sou nenhum expert no assunto, faço o melhor que sei por experiência própria e alguma coisa que li. Como tenho um peso de três dígitos, meto 7 bar atrás e 6 à frente. Menos que isso o risco de furar aumenta exponencialmente. Pneus de 28. Em relação aos tubeless a pressão diminui drasticamente, tipo menos 3 bar que os de câmara. Uma coisa que alguns de vocês falaram, metem menos pressão atrás, mesmo com pneus iguais e isso não me faz muito sentido, embora não descarte a possibilidade de estar errado...
 

jppina

Well-Known Member
Deves ter lido mal, leva sempre menos pressão à frente com pneus iguais.

Foi dado um exemplo com menos pressão atrás, mas isso foi porque o pneu de trás era de 28 e o da frente 25, por isso o de trás tinha menos pressão, porque era bastante mais largo.
 

Praxedes

Member
Deves ter lido mal, leva sempre menos pressão à frente com pneus iguais.

Foi dado um exemplo com menos pressão atrás, mas isso foi porque o pneu de trás era de 28 e o da frente 25, por isso o de trás tinha menos pressão, porque era bastante mais largo.
Ah ok, pois assim faz sentido. Thanks.
 

Praxedes

Member
As baixas pressões as vezes dá nisso, trilha em vez de furar, já me aconteceu, até porque geralmente ando com 6 ou menos de pressão, mesmo agora que tenho mais 10kg
Eu, para prevenir essa situação, quando estou a montar o pneu encho 1 bar acima do limite, quando ouvir aquele estalinho do pneu a ajustar ao aro, está bom. Depois baixo para a minha pressão habitual. Bom truque ou não, não sei, mas tenho-me dado bem.
 
Boas pessoal,

Que manómetro de pressão usam para medir a pressão? Eu sei que havia aqui um tópico sobre isso mas não encontro.

Pretendia comprar um manómetro de pressão e quero saber se alguém recomenda algum.

Boas pedaladas.
 

jppina

Well-Known Member
Já tive este, que nunca funcionou bem, não sei porquê:


Depois comprei este, já o devo ter há mais de 6 anos, e só posso dizer bem:


 

nunokas

Well-Known Member
Boas pessoal,

Que manómetro de pressão usam para medir a pressão? Eu sei que havia aqui um tópico sobre isso mas não encontro.

Pretendia comprar um manómetro de pressão e quero saber se alguém recomenda algum.

Boas pedaladas
O smargauge D2 da topeak é muito bom. Retifico e comparo as pressões com duas bombas digitais que uso da lezyne e geralmente bate sempre certo ao psi. Sim. Uso hookless e sou paranóico com as pressões :p
Não. Não precisas de todo este TOC.
 

CrazyBiker

Member
Acho q o objectivo aqui é mesmo colocar pressão suficiente para evitar furos, mas sem q seja em demasia de forma a prejudicar o conforto de rodagem independentemente dos kms q se quer fazer. Não é um cálculo fácil...
Mas a pressão indicada nos pneus não chega?
Uso sempre o limite superior e nunca me dei mal, quer em resistência a furos quer em atrito.
 

CrazyBiker

Member
Boas.
Este fim-de-semana meti-me a usar pressão nos pneus mais baixo do que costumo usar.
Meti à frente 5, atrás 5,5 (bar).
O que é certo é que tive 2 furos na mesma volta...coisa que, desde que tenho a bicicleta (novembro 2020) só me tinha acontecido exatamente 2x's e espaçadas.
Agora, foi "galo" meu, ou, com menos pressão estará mais sujeito a furar? É que o pneu não está em mau estado geral.
Sempre achei, e os técnicos é o que dizem, a pressão máxima indicada no pneu é a ideal, menos resistência à rodagem e mais resistência aos furos, é o que faço e nunca tive um furo.
 

tuga

Well-Known Member
Sempre achei, e os técnicos é o que dizem, a pressão máxima indicada no pneu é a ideal, menos resistência à rodagem e mais resistência aos furos, é o que faço e nunca tive um furo.
É atualmente um dos assuntos mais discutidos no mundo das bikes e para os quais há muitos e variados estudos. Mas que a pressão máxima permitida no pneu não forçosamente coincide com a pressão máxima suportada pela roda é outro facto, para além de que o pessoal com próteses ;) maioritáriamente vão pelas conclusões dos estudos mais recentes.
 
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