• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Gravel VS BTT

jppina

Well-Known Member
O fenómeno do gravel está a aumentar por todo o lado, e Portugal não é exceção.

Há dias participei num "passeio" de gravel na Flor da Rosa, guiado por GPS, em que no evento havia 4 percursos à escolha: 50km de BTT, 50km de Gravel, 90km de BTT e 100km de Gravel. O percurso de BTT de 90km tinha alguns troços comuns com o de Gravel, mas pouco.

Hoje tomei conhecimento deste evento: https://sicobikerace.com/

Este é competitivo, por isso nada tem a ver com o da Flor da Rosa onde cada um era livre de escolher o seu horário de partida, e embora seja de BTT também está aberto a bicicleta de gravel, havendo um escalão próprio para este tipo de bicicletas. Até aqui, tudo bem. O que acho estranho é o percurso de gravel ser igual ao de BTT, o que para mim não faz muito sentido (a não ser que o percurso de BTT fosse só por estradões, como acontece no baixo Alentejo no percurso de Cabeça Gorda). Na zona em questão, parece-me que um bom percurso de BTT será muito agressivo para fazer de gravel, quer pelos desníveis quer pelo tipo de piso...

Qual é a vossa opinião sobre o assunto? Pode um percurso de BTT servir também para gravel? Eu acho que sim, dependendo da zona e do percurso, mas neste caso não me parece...
 

RTC

Moderador
Staff member
Na minha opinião e falando num contexto de eventos, um percurso de gravel nunca poderá ser o mesmo que o percurso de btt.
Das duas uma: ou o percurso indicado para o gravel será sempre uma "seca" para btt (simples, chato,...) ou um percurso de btt, como deve ser, com pedras, drops, zonas técnicas etc não é o indicado para o gravel.
Será sempre possível parte do percurso ser compatível para as duas modalidades mas um só percurso para ambas, naaa...
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Bem, eu fiz há umas semanas o GPS Epic Drave e vi pelo menos 1 participante com bike de gravel... e digamos que a aproximação a Drave é tudo menos "secante" :p
 

jppina

Well-Known Member
RTC, é precisamente essa a opinião que tenho, se é indicado para gravel, vai ser aborrecido para o BTT. Se for BTT puro e duro, não é apropriado para gravel.

Bem, eu fiz há umas semanas o GPS Epic Drave e vi pelo menos 1 participante com bike de gravel... e digamos que a aproximação a Drave é tudo menos "secante" :p

O RTC disse precisamente o contrário, é "secante" para quem for de BTT fazer um percurso de gravel. Para Drave até de BTT custa!

Eu estranhei tanto o percurso de gravel ser igual ao de BTT no Sicobikerace que contactei a organização para confirmar...
 

Jazz

Well-Known Member
Tendo feito btt muitos anos e agora andando só de gravel, tenho de concordar com as restantes opiniões.

Dá para fazer bbt numa Gravel, mas depende do grau de dificuldade. Um percurso típico de prova de btt, numa Gravel é para fazer muita coisa à mão.
Depois compensa nos estradões e na estrada.



Parece mais preguiça da organização, aliada à vontade de ter o maior número de inscrições possíveis.
 

jcca

Well-Known Member
O conceito do Gravel será qq coisa como "Fazer um percurso do ponto "A" ao "B" (travessia) em que em determinados momentos se passa por estradas sem asfalto ou com ele em más condições essencialmente para fazer ligações".
Quem quiser fazer uma prova para Gravel deverá ter isto em mente.

E o percurso de uma prova de gravel não será compatível com o de uma prova de BTT , mas calma, que quem já preparou provas de maratonas de BTT para a federação, já ouviu de certeza que estas provas de BTT, não podem ter locais de estrangulamento, locais mt técnicos e no final os percursos acabam por ser mt prego no pedal e poucas mãos na condução, daí tb poder surgir alguns equívocos.

A situação que o @jppina relata para mim é o aproveitar para "meter mais uns pagantes aqui" aproveitando a moda.

Fora de prova para passeio eu não sou exemplo, tenho umas rodas 650B com 42-C (slick)e aqui na minha zona (e fora dela) faço mta coisa que a malta chama de BTT mas na realidade é estradão, algum cascalho, só não me meto nos singles mais técnicos de pedra pq os outros faço, mas a passeio, só por diversão e desde que conheça, com as rodas 700 sou um bocadinho mais seleto até pq ando com pneus 35 (slick).

Sobre Drave, eu "penso" que essa pessoa, nesse dia não foi a Drave, nem entrou no GR (que vocês fizeram) dp de Covelo de Paivô, seguiu o seu caminho que não era o do GPS Epic, apesar de ter partilhado estradas e caminhos convosco nesse dia.
 
Top