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Gravel VS BTT

jppina

Well-Known Member
O fenómeno do gravel está a aumentar por todo o lado, e Portugal não é exceção.

Há dias participei num "passeio" de gravel na Flor da Rosa, guiado por GPS, em que no evento havia 4 percursos à escolha: 50km de BTT, 50km de Gravel, 90km de BTT e 100km de Gravel. O percurso de BTT de 90km tinha alguns troços comuns com o de Gravel, mas pouco.

Hoje tomei conhecimento deste evento: https://sicobikerace.com/

Este é competitivo, por isso nada tem a ver com o da Flor da Rosa onde cada um era livre de escolher o seu horário de partida, e embora seja de BTT também está aberto a bicicleta de gravel, havendo um escalão próprio para este tipo de bicicletas. Até aqui, tudo bem. O que acho estranho é o percurso de gravel ser igual ao de BTT, o que para mim não faz muito sentido (a não ser que o percurso de BTT fosse só por estradões, como acontece no baixo Alentejo no percurso de Cabeça Gorda). Na zona em questão, parece-me que um bom percurso de BTT será muito agressivo para fazer de gravel, quer pelos desníveis quer pelo tipo de piso...

Qual é a vossa opinião sobre o assunto? Pode um percurso de BTT servir também para gravel? Eu acho que sim, dependendo da zona e do percurso, mas neste caso não me parece...
 

RTC

Moderador
Staff member
Na minha opinião e falando num contexto de eventos, um percurso de gravel nunca poderá ser o mesmo que o percurso de btt.
Das duas uma: ou o percurso indicado para o gravel será sempre uma "seca" para btt (simples, chato,...) ou um percurso de btt, como deve ser, com pedras, drops, zonas técnicas etc não é o indicado para o gravel.
Será sempre possível parte do percurso ser compatível para as duas modalidades mas um só percurso para ambas, naaa...
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Bem, eu fiz há umas semanas o GPS Epic Drave e vi pelo menos 1 participante com bike de gravel... e digamos que a aproximação a Drave é tudo menos "secante" :p
 

jppina

Well-Known Member
RTC, é precisamente essa a opinião que tenho, se é indicado para gravel, vai ser aborrecido para o BTT. Se for BTT puro e duro, não é apropriado para gravel.

Bem, eu fiz há umas semanas o GPS Epic Drave e vi pelo menos 1 participante com bike de gravel... e digamos que a aproximação a Drave é tudo menos "secante" :p

O RTC disse precisamente o contrário, é "secante" para quem for de BTT fazer um percurso de gravel. Para Drave até de BTT custa!

Eu estranhei tanto o percurso de gravel ser igual ao de BTT no Sicobikerace que contactei a organização para confirmar...
 

Jazz

Well-Known Member
Tendo feito btt muitos anos e agora andando só de gravel, tenho de concordar com as restantes opiniões.

Dá para fazer bbt numa Gravel, mas depende do grau de dificuldade. Um percurso típico de prova de btt, numa Gravel é para fazer muita coisa à mão.
Depois compensa nos estradões e na estrada.



Parece mais preguiça da organização, aliada à vontade de ter o maior número de inscrições possíveis.
 

jcca

Well-Known Member
O conceito do Gravel será qq coisa como "Fazer um percurso do ponto "A" ao "B" (travessia) em que em determinados momentos se passa por estradas sem asfalto ou com ele em más condições essencialmente para fazer ligações".
Quem quiser fazer uma prova para Gravel deverá ter isto em mente.

E o percurso de uma prova de gravel não será compatível com o de uma prova de BTT , mas calma, que quem já preparou provas de maratonas de BTT para a federação, já ouviu de certeza que estas provas de BTT, não podem ter locais de estrangulamento, locais mt técnicos e no final os percursos acabam por ser mt prego no pedal e poucas mãos na condução, daí tb poder surgir alguns equívocos.

A situação que o @jppina relata para mim é o aproveitar para "meter mais uns pagantes aqui" aproveitando a moda.

Fora de prova para passeio eu não sou exemplo, tenho umas rodas 650B com 42-C (slick)e aqui na minha zona (e fora dela) faço mta coisa que a malta chama de BTT mas na realidade é estradão, algum cascalho, só não me meto nos singles mais técnicos de pedra pq os outros faço, mas a passeio, só por diversão e desde que conheça, com as rodas 700 sou um bocadinho mais seleto até pq ando com pneus 35 (slick).

Sobre Drave, eu "penso" que essa pessoa, nesse dia não foi a Drave, nem entrou no GR (que vocês fizeram) dp de Covelo de Paivô, seguiu o seu caminho que não era o do GPS Epic, apesar de ter partilhado estradas e caminhos convosco nesse dia.
 

m.r.f.

Member
Penso que é mais um nome para vender bikes.
Muitas bikes de estrada de endurace já permitiam colocar pneus 700/38 que muito bem servem para fazer estradões.
Isto para não falar das bikes de ciclocross que além de poderem levar pneus mais largos dos de estrada habitual, o quadro delas sempre foram mais reforçados.
Algumas marcas até a unica alteração que fazem é no triângulo traseiro para caberem pneus 700/45 e mudam a forqueta, de resto com geometrias equivalentes e dão o nome de "gravel".

No btt também houve tentativas de introduzir modelos diferentes que aliás algumas marcas já desistiram como as fatbikes ou da 27,5 plus.
 

pratoni

Well-Known Member
Penso que é mais um nome para vender bikes.
Muitas bikes de estrada de endurace já permitiam colocar pneus 700/38 que muito bem servem para fazer estradões.
Isto para não falar das bikes de ciclocross que além de poderem levar pneus mais largos dos de estrada habitual, o quadro delas sempre foram mais reforçados.
Algumas marcas até a unica alteração que fazem é no triângulo traseiro para caberem pneus 700/45 e mudam a forqueta, de resto com geometrias equivalentes e dão o nome de "gravel".

No btt também houve tentativas de introduzir modelos diferentes que aliás algumas marcas já desistiram como as fatbikes ou da 27,5 plus.
Sem dúvida, mas trouxe uma coisa boa, agora já vês bicicletas de endurance a poderem levar pneus "de gente" e não os pneus de anoréticos e com todas as vantagens associadas a isso...
 

Negoci8er

Well-Known Member
Normalmente sou dos últimos a aderir a novas modas... e esta do gravel ainda não encaixei! :)

Se é para andar fora de estrada haverá algo melhor do que uma BTT? Hardtail ou suspensão total?

Admito que uma de gravel seja mais ligeira e ágil para fazer estradões pouco acidentados, mas a BTT é muito mais versátil e faz tudo.

O guiador reto dá muito melhor controlo e conforto... Os pneus também são melhores e temos melhor conforto.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Normalmente sou dos últimos a aderir a novas modas... e esta do gravel ainda não encaixei! :)

Se é para andar fora de estrada haverá algo melhor do que uma BTT? Hardtail ou suspensão total?

Admito que uma de gravel seja mais ligeira e ágil para fazer estradões pouco acidentados, mas a BTT é muito mais versátil e faz tudo.

O guiador reto dá muito melhor controlo e conforto... Os pneus também são melhores e temos melhor conforto.
Não teria dito melhor!!
 

pratoni

Well-Known Member
Normalmente sou dos últimos a aderir a novas modas... e esta do gravel ainda não encaixei! :)

Se é para andar fora de estrada haverá algo melhor do que uma BTT? Hardtail ou suspensão total?

Admito que uma de gravel seja mais ligeira e ágil para fazer estradões pouco acidentados, mas a BTT é muito mais versátil e faz tudo.

O guiador reto dá muito melhor controlo e conforto... Os pneus também são melhores e temos melhor conforto.
O gravel vive muito do factor "underbike", ou seja, o desafio de fazer percursos com uma bike inferior para a exigência do percurso.

Ou seja trilhos que numa boa BTT se tornaram simplesmente fáceis e aborrecidos, com uma gravel tornam-se de novo desafiantes.

É semelhante a ires buscar uma btt dos anos 90 e ires fazer caminhos ou trilhos que numa btt 29 atual, suspensão total ou rigida, parecem autoestradas.

É óbvio que para andar fora de estrada uma BTT é melhor, mas o ser humano muitas vezes tem uma veia masoquista que leva a melhor...:D:D:D:D:eek::eek::p:p:p


No meu caso estava-me a ver a comprar uma gravel mais para poder andar com maior conforto em estradas em mau estado, ou de terra batida, do que propriamente em trilhos...
 

Velhadas

Well-Known Member
Normalmente sou dos últimos a aderir a novas modas... e esta do gravel ainda não encaixei! :)

Se é para andar fora de estrada haverá algo melhor do que uma BTT? Hardtail ou suspensão total?

Admito que uma de gravel seja mais ligeira e ágil para fazer estradões pouco acidentados, mas a BTT é muito mais versátil e faz tudo.

O guiador reto dá muito melhor controlo e conforto... Os pneus também são melhores e temos melhor conforto.

para falar verdade quando participei num duatlo (lezirias acho que 2009) em que estive quase a ir na minha de estrada
quem já fez as lezírias sabe bem que é o percurso perfeito para o que se chama agora bicicletas de gravel. quase 100% plano, piso algo arenoso.

A última da hora mudei de ideias e levei a de btt. Tive uma sorte do caraças porque tinha caído uma chuvada enorme de noite e era lama por todos os lados :D
 

m.r.f.

Member
Normalmente sou dos últimos a aderir a novas modas... e esta do gravel ainda não encaixei! :)

Se é para andar fora de estrada haverá algo melhor do que uma BTT? Hardtail ou suspensão total?

Admito que uma de gravel seja mais ligeira e ágil para fazer estradões pouco acidentados, mas a BTT é muito mais versátil e faz tudo.

O guiador reto dá muito melhor controlo e conforto... Os pneus também são melhores e temos melhor conforto.
Pois, uma coisa é uma pessoa que quer fazer estrada e por localização de onde morar e ter que passar em aldeias tipicas do interior que em geral tem paralelo em vez de asfalto ou passar esporadicamente por um estradão de terra plana para cortar caminho, ai nesse caso uma bicicleta de endurace com rodas 700/35 deverá ser o mais aconselhável devido ao paralelo.

Agora quem quer fazer monte e vive em uma zona não muito montanhosa, em zonas agriculas em que maior parte dos caminhos está em terra mas arranjados penso que o melhor será uma hardtail porque sempre irá aparecer um single-track e quanto mais se experimentas mais se quer.
Quem começa a fazer btt, de início devido à pouca experiência comeca pelos estradões, mas pouco a pouca cada vez se quer aventurar em circuitos mais técnicos até que um ponto em que uma gravel já não serve, por isso é que a meu ver o mercado lançou isto para uma pessoa não andar com uma bike mais de 5 anos.
Haja dinheiro.
 

Filipecbt

Active Member
Normalmente sou dos últimos a aderir a novas modas... e esta do gravel ainda não encaixei! :)

Se é para andar fora de estrada haverá algo melhor do que uma BTT? Hardtail ou suspensão total?

Admito que uma de gravel seja mais ligeira e ágil para fazer estradões pouco acidentados, mas a BTT é muito mais versátil e faz tudo.

O guiador reto dá muito melhor controlo e conforto... Os pneus também são melhores e temos melhor conforto.

O conceito de gravel e BTT são muito diferentes, a bicicleta de gravel para quem obviamente não faz trilhos é muito mais versátil que uma bicicleta de BTT, é rápida em estradões e obviamente em estrada, para quem não quer fazer trilhos e andar aos saltos, ou seja, não fazer percursos técnicos é a melhor coisa.

No meu caso já abiquei de bicicleta de BTT, os tipos de percurso que faço e me dão prazer são percursos nada técnicos, estradões e estrada, e dá-me muito mais prazer do que numa bicicleta de BTT. Como disse em cima, o conceito de gravel é mais uma espécie de bikepacking, mas com uma bicicleta rápida e versátil. Se é uma moda ou não, quero lá saber, é um conceito brutal, pegar numa bicicleta rápida e fazer viagens mais curtas em dias e mais longas em km's, isso é o gravel, agora é que começa a aparecer competição para aí, mas isso não tem nada a ver com gravel.

Mas seja o que for que interessa é andarmos com o que gostamos e sermos felizes ;-)
 

Negoci8er

Well-Known Member
O conceito de gravel e BTT são muito diferentes, a bicicleta de gravel para quem obviamente não faz trilhos é muito mais versátil que uma bicicleta de BTT, é rápida em estradões e obviamente em estrada, para quem não quer fazer trilhos e andar aos saltos, ou seja, não fazer percursos técnicos é a melhor coisa.

No meu caso já abiquei de bicicleta de BTT, os tipos de percurso que faço e me dão prazer são percursos nada técnicos, estradões e estrada, e dá-me muito mais prazer do que numa bicicleta de BTT. Como disse em cima, o conceito de gravel é mais uma espécie de bikepacking, mas com uma bicicleta rápida e versátil. Se é uma moda ou não, quero lá saber, é um conceito brutal, pegar numa bicicleta rápida e fazer viagens mais curtas em dias e mais longas em km's, isso é o gravel, agora é que começa a aparecer competição para aí, mas isso não tem nada a ver com gravel.

Mas seja o que for que interessa é andarmos com o que gostamos e sermos felizes ;-)
@Filipecbt, completamente de acordo, mas aí entramos em campos de utilização muito específicos (que fazem sentido em situações particulares).

Talvez para 99% da realidade dos ciclistas que fazem off-road uma BTT é o ideal (não me refiro aos aventureiros que fazem bikepacking).

Claro que o mercado gosta de oferecer produtos diferenciados e específicos para determinados nichos (significa vendas). :)

Podemos partir da industria automóvel.
Quando o automóvel de produção em massa nasceu (FORD T), o cliente podia escolher a cor desde que fosse preta. :)

Com os anos foram aparecendo diversos conceitos / gamas / modelos.

Hoje em dia, temos citadinos, pequenos familiares, médios familiares, grandes familiares, executivos, descapotáveis, descapotáveis desportivos, desportivos, super desportivos, hyper desportivos, todo o terreno, etc.

Pessoalmente, dava-me jeito ter um citadino e um grande familiar. Gostava de ter um super desportivo, um descapotável e um todo o terreno. :)

Como o planeta sofria com tantos veículos para cada pessoa! :)

Como não posso ter tudo, tenho uma carrinha familiar desportiva...

Nas bicicletas, volto a dizer que compreendo perfeitamente o conceito, assim como o das Fatbikes também anteriormente mencionadas, mas para 99,9% dos ciclistas não faz sentido ter uma Fatbike.
 

m.r.f.

Member
O conceito de gravel e BTT são muito diferentes, a bicicleta de gravel para quem obviamente não faz trilhos é muito mais versátil que uma bicicleta de BTT, é rápida em estradões e obviamente em estrada, para quem não quer fazer trilhos e andar aos saltos, ou seja, não fazer percursos técnicos é a melhor coisa.

No meu caso já abiquei de bicicleta de BTT, os tipos de percurso que faço e me dão prazer são percursos nada técnicos, estradões e estrada, e dá-me muito mais prazer do que numa bicicleta de BTT. Como disse em cima, o conceito de gravel é mais uma espécie de bikepacking, mas com uma bicicleta rápida e versátil. Se é uma moda ou não, quero lá saber, é um conceito brutal, pegar numa bicicleta rápida e fazer viagens mais curtas em dias e mais longas em km's, isso é o gravel, agora é que começa a aparecer competição para aí, mas isso não tem nada a ver com gravel.

Mas seja o que for que interessa é andarmos com o que gostamos e sermos felizes ;-)
Como tinha referido se é só estradões sempre ouve as de endurace que sempre permitiu meter pneus mais largos.
Algumas até 700x38 como a trek domane.

E a abordagem das marcas até só tem um conceito para gravel que é uma forqueta e o quadro traseiro mais largo para pneus mais largos, de resto ainda estão muito diferentes em geometria.

Exemplo: a trek checkpoint que é a versão gravel da trek tem uma geometria mais agressiva (de corrida) do que a domane.
Já na merida silex (versão gravel da marca) a geometria é mais descontraída, uma autêntica hardtail mas com uma forqueta rigida e um guiados de estrada.
Marcas diferentes, conceitos diferentes.

O conseito gravel já começa a ter cada vez mais ambição de até já existirem suspensões rockshox e fox de 40mm de curso em vez de forquetas rigidas, isso já é mais do que estradões.
Começa a "invadir" o terreno das hardtail.
Não sei se as hardtail duraram muito e o btt ficará só para as de suspensão total.

As hardtail estão cada vez mais baratas, até as de carbono que à cerca de 5 anos eram mais caras do que as de estrada, agora já é o inverso.

27,5 plus e fatbikes não tiveram grande sucesso, já as gravel poderão aposentar as hardtail.

Tenho um colega que fez ao contrário, mudou a suspensão da hardtail por uma rigida, colocou dois prato e colocou um guiador de estrada.
Ficava-lhe mais barato talvez comprar uma bike de estrada mas não tem lugar para duas bikes.
 

joseruivo

Well-Known Member
Existe ainda a questão dos andamentos de gravel:GRX da Shimano, Ekar da Campagnolo, XPLR da Sram. Uma bicicleta de gravel com pedaleiro 34/50 não é uma bicicleta de gravel.
 
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