• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicleta de estrada 1400€

Bruso

Well-Known Member
Por essa ordem de valores eu não comprava carbono mas tens de ver o que pretendes com a bike.

1) Quadro de carbono e transmissão barata, provavel os travões nem serem totalmente hidraulicos. Ficas com uma base para no futuro fazere um upgrade ao groupset. Bom para quem não tem grandes cuidados com a transmissão da bike.
2) Quadro de aluminio com 105 - ficas com uma montagem bastante equilibrada e que te vai durar uns bons anos se cuidares bem dela.

Veio'me logo à cabeça a Emonda ALR mas fica fora do orçamento. Mas vai às lojas de bikes à tua volta e pergunta o que têm em stock para venda por volta desse valor. Cuidado com as conversas de vendedor...

Disclaimer: se gostas mesmo de bicicleta e ciclismo vais andar sempre a pensar fazer upgrades à bicicleta. É o mal de quase todos.
 

nmt

Well-Known Member
A Decathlon tem bons produtos... e muito pessoal sem qualquer qualificação para aconselhar os clientes.
Para os valores em causa e para o tipo de utilização descrita acho que a Canyon é melhor escolha, o carbono tem melhor capacidade de absorção de vibrações mas uns pneus mais largos em tubeless, um espigão em carbono e boas fitas no guiador (ou até duas fitas sobrepostas ou uns inserts em gel) podem fazer mais diferença no conforto do que o material do quadro.
 

dragomir

Active Member
E sim, procuro conforto mas também um desempenho mais leve e suave. Com a minha actual RC520 sinto que já é muito presa e pouco leve e a travagem é péssima.
A prova que tudo é relativo na vida.
Coloquei os travões da RC520 (semi hidráulicos) na minha RC500 (cabo) e achei aquilo espectacular.

Com esse orçamento e o número de km que tens actualmente não trocava, uma vez que os ganhos vão ser mínimos.
 

tjcs1982

New Member
Por essa ordem de valores eu não comprava carbono mas tens de ver o que pretendes com a bike.

1) Quadro de carbono e transmissão barata, provavel os travões nem serem totalmente hidraulicos. Ficas com uma base para no futuro fazere um upgrade ao groupset. Bom para quem não tem grandes cuidados com a transmissão da bike.
2) Quadro de aluminio com 105 - ficas com uma montagem bastante equilibrada e que te vai durar uns bons anos se cuidares bem dela.

Veio'me logo à cabeça a Emonda ALR mas fica fora do orçamento. Mas vai às lojas de bikes à tua volta e pergunta o que têm em stock para venda por volta desse valor. Cuidado com as conversas de vendedor...

Disclaimer: se gostas mesmo de bicicleta e ciclismo vais andar sempre a pensar fazer upgrades à bicicleta. É o mal de quase todos.
Obrigado pela opinião.

Essa Trek é linda. É uma boa máquina?

Por tudo o que tenho lido e pelas dicas, provavelmente terei de aumentar ligeiramente o plafond.

Se esticar um pouco mais ficaria, novas, com estas três opções:




Esteticamente gosto muito da TREK. Mas também sou fã da Canyon e a EDR é em Carbono.

A nível técnico qual a melhor para passeios diários a rondar os 40 kms ?
 

tjcs1982

New Member
A Decathlon tem bons produtos... e muito pessoal sem qualquer qualificação para aconselhar os clientes.
Para os valores em causa e para o tipo de utilização descrita acho que a Canyon é melhor escolha, o carbono tem melhor capacidade de absorção de vibrações mas uns pneus mais largos em tubeless, um espigão em carbono e boas fitas no guiador (ou até duas fitas sobrepostas ou uns inserts em gel) podem fazer mais diferença no conforto do que o material do quadro.
Thanks.

E perante estas 3, qual seria a melhor opção?



 

nmt

Well-Known Member
Thanks.

E perante estas 3, qual seria a melhor opção?



Vamos por partes:
- A Van Rysel é a única em carbono.
- A Van Rysel é a que vem de origem com uma relação de transmissão "mais pesada"(pedaleiro 52/36, cassete 11-28), se a bike for ser usada em subidas "à séria" pode ser curta, a Trek tem uma relação mais leve (pedaleiro 50/34, cassete 11-30) e a Canyon apresenta a mais leve de todas (pedaleiro 50/34, cassete 11-36);
- A Canyon é a única com 2x12 velocidades, a Van Rysel e a Trek vêm com 2x11 velocidades.
- A VanRysel e a Trek vêm equipadas com pneus 25c, a Canyon com um mix 30c/32c. A Van Rysel e a Trek não permitem a montagem de pneus acima de 28c, a Canyon permite até 35c;
- A Van Rysel pesa 8,2 kg, a Trek 9 kg e a Canyon 9,4 kg;
- A Trek tem uma geometria mais agressiva enquanto a Van Rysel e a Canyon têm uma geometria mais relaxada;
- A Trek é a única com integração total da cablagem.
Dito isto a minha escolha recairia na Canyon, devido a:
- Transmissão mais recente e com melhor rácio;
- Permite usar pneus de maior dimensões, aumentando muito o conforto.
Claro que tudo isto depende do gosto de cada um...
 

Bruso

Well-Known Member
Tendo em conta que a Canyon é a única dentro do orçamento acho que não tens muito para pensar.
Vai ao encontro do que tinha dito sobre a Emonda. Tens um grupo que te vai durar anos sem dar problemas e tens um bom quadro em alumínio.
Agora tudo depende do uso que lhe vais dar. Se fosse para mim eu compraria a Trek por ter uma geometria mais agressiva mas tem atenção ao que o @nmt enumerou no post anterior.
 

pratoni

Well-Known Member
Tendo em conta que a Canyon é a única dentro do orçamento acho que não tens muito para pensar.
Vai ao encontro do que tinha dito sobre a Emonda. Tens um grupo que te vai durar anos sem dar problemas e tens um bom quadro em alumínio.
Agora tudo depende do uso que lhe vais dar. Se fosse para mim eu compraria a Trek por ter uma geometria mais agressiva mas tem atenção ao que o @nmt enumerou no post anterior.
Vamos por partes:
- A Van Rysel é a única em carbono.
- A Van Rysel é a que vem de origem com uma relação de transmissão "mais pesada"(pedaleiro 52/36, cassete 11-28), se a bike for ser usada em subidas "à séria" pode ser curta, a Trek tem uma relação mais leve (pedaleiro 50/34, cassete 11-30) e a Canyon apresenta a mais leve de todas (pedaleiro 50/34, cassete 11-36);
- A Canyon é a única com 2x12 velocidades, a Van Rysel e a Trek vêm com 2x11 velocidades.
- A VanRysel e a Trek vêm equipadas com pneus 25c, a Canyon com um mix 30c/32c. A Van Rysel e a Trek não permitem a montagem de pneus acima de 28c, a Canyon permite até 35c;
- A Van Rysel pesa 8,2 kg, a Trek 9 kg e a Canyon 9,4 kg;
- A Trek tem uma geometria mais agressiva enquanto a Van Rysel e a Canyon têm uma geometria mais relaxada;
- A Trek é a única com integração total da cablagem.
Dito isto a minha escolha recairia na Canyon, devido a:
- Transmissão mais recente e com melhor rácio;
- Permite usar pneus de maior dimensões, aumentando muito o conforto.
Claro que tudo isto depende do gosto de cada um...
A edr também permite pneus de 35 como a Canyon.

Mas estou com o @Bruso e o @nmt, a canyon parece uma melhor aposta porque está dentro do orçamento e parece-me corresponder em tudo ao "caderno de encargos" e tem uma geometria menso agressiva mas duvido que seja pastelona.

O único inconveniente (para alguns) poderá ser a compra online em vez de em loja mas, em 2024, não me parece que isso ainda tenha algum peso na escolha.
 

pratoni

Well-Known Member
Thanks.

E perante estas 3, qual seria a melhor opção?




Por mais 250€ tens a opção de carbono na Canyon (Atenção: 105 de 11velocidades e não de 12. Mas, sinceramente, não deve haver assim tanta diferença na prática):

 

nmt

Well-Known Member
A edr também permite pneus de 35 como a Canyon.

Mas estou com o @Bruso e o @nmt, a canyon parece uma melhor aposta porque está dentro do orçamento e parece-me corresponder em tudo ao "caderno de encargos" e tem uma geometria menso agressiva mas duvido que seja pastelona.

O único inconveniente (para alguns) poderá ser a compra online em vez de em loja mas, em 2024, não me parece que isso ainda tenha algum peso na escolha.
A indicação no site da Decathlon é: "O quadro é compatível com pneus com secção máxima de 28 mm."
 

tjcs1982

New Member
Por mais 250€ tens a opção de carbono na Canyon (Atenção: 105 de 11velocidades e não de 12. Mas, sinceramente, não deve haver assim tanta diferença na prática):

Vale a pena a diferença de preço para a minha utilização?
 

tjcs1982

New Member
@Bruso @nmt obrigado pelas vossas opiniões.

Curiosamente, ninguém preferiu a Van Rysel, apesar de ser em Carbono. É muito inferior a nível das restantes características?

No que diz respeito ao budget consigo esticar no limite até aos 1800/1900€.

Entre a Émonda e a Canyon as principais diferenças verdadeiramente perceptíveis para um utilizador comum e banal como eu, serão estéticas? A nível de assistência/peças são ela por ela ?

Confesso que gosto muito do look da Émonda, mas sempre tive curiosidade em ter uma Canyon. Estou 50/50... se de facto retirar a Van Rysel da equação.
 

nmt

Well-Known Member
@Bruso @nmt obrigado pelas vossas opiniões.

Curiosamente, ninguém preferiu a Van Rysel, apesar de ser em Carbono. É muito inferior a nível das restantes características?

No que diz respeito ao budget consigo esticar no limite até aos 1800/1900€.

Entre a Émonda e a Canyon as principais diferenças verdadeiramente perceptíveis para um utilizador comum e banal como eu, serão estéticas? A nível de assistência/peças são ela por ela ?

Confesso que gosto muito do look da Émonda, mas sempre tive curiosidade em ter uma Canyon. Estou 50/50... se de facto retirar a Van Rysel da equação.
As diferenças não são estéticas (tirando a questão da integração dos cabos), são principalmente a nível de geometria, a Canyon desenhada para quem procura rolar com conforto, a Trek para quem procura performance. No que se refere a assistência e peças é equivalente (no caso da Canyon poderá valer a pena incluir na encomenda um drop out (https://www.canyon.com/en-pt/gear/b...rts/derailleur-hanger-gp0211-01/10003288.html) pois depois se for necessário o preço aumenta por causa dos portes.
 

Bruso

Well-Known Member
Isso agora ]e uma escolha pessoal. A Emonda é mais longa e baixa portanto vai puxar mais pelo teu core e flexibilidade. A Canyon vais numa posição mais confortável o que não te impede de andar rápido - para certas pessoas até se torna uma bicicleta mais rápida porque conseguem ir numa posição adequada ao seu corpo e aguentar mais tempo a meter potência.
 

m.r.f.

New Member
@Bruso @nmt obrigado pelas vossas opiniões.

Curiosamente, ninguém preferiu a Van Rysel, apesar de ser em Carbono. É muito inferior a nível das restantes características?

No que diz respeito ao budget consigo esticar no limite até aos 1800/1900€.

Entre a Émonda e a Canyon as principais diferenças verdadeiramente perceptíveis para um utilizador comum e banal como eu, serão estéticas? A nível de assistência/peças são ela por ela ?

Confesso que gosto muito do look da Émonda, mas sempre tive curiosidade em ter uma Canyon. Estou 50/50... se de facto retirar a Van Rysel da equação.
Eu estou de acordo com o @pratoni
O quadro já é em carbono e tens a transmissão 105.
O único problema é a disponibilidade.

Se comprares uma com o quadro em alumínio, vais andar sempre a matutar "seria melhor uma em cardono?"

Assim não pensavas mais no assunto.
 

pratoni

Well-Known Member
Eu estou de acordo com o @pratoni
O quadro já é em carbono e tens a transmissão 105.
O único problema é a disponibilidade.

Se comprares uma com o quadro em alumínio, vais andar sempre a matutar "seria melhor uma em cardono?"

Assim não pensavas mais no assunto.
Não sei o tamanho do user mas, em azul, existe o M e o L disponíveis imediatamente.

Volto a referir, é o 105 de 11v e não o novo de 12v mas, se fosse para mim, os 450€ de diferença para a versão com o 105 de 12v (embora hajam mais diferenças) preferia esta versão...
 

nmt

Well-Known Member
Para a utilização indicada no post inicial (400 km/mês, em cidade) não vejo verdadeiramente qualquer mais valia num quadro em carbono. Se a ideia for evoluir e começar a dar umas voltas a sério até poderia fazer algum sentido, mas mesmo aí...
Para a utilização indicada presumo que é utilizada como bicicleta de transporte (commuting), portanto muitas vezes presa com cadeado a postes ou "sheffield's", situações que o carbono não gosta especialmente... no alumínio só estraga a pintura, situação que pode ser minimizada com a utilização de películas específicas.
Para aumentar o conforto a compra de um espigão em carbono (como este da Canyon: https://www.canyon.com/pt-pt/gear/b...s/canyon-s15-vcls-2.0-cf-seatpost/148287.html) possivelmente terá melhor resultado que o quadro em si...
 
Top