• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Empeno dos aros

varelapt

New Member
Tenho uma questão que gostava de esclarecer...

Estou para comprar uma bicicleta de estrada, mas já pratico BTT.
Gostaria de saber se os aros das estradistas empenam com bastante facilidade, isto é, se andar num alcatrao menos regular empenam? se andar em estrada de paralelo empenam com facilidade?

Obrigado!
 

super.byke

New Member
Olá, como em tudo na vida uma resposta que acenta bem é "depende" :)
Só para teres uma ideia, eu sou capaz de andar 1 ano sem ter que afinar as rodas e faço estrada (alcatrão e paralelo) .
Também podia responder, depende das rodas que tens, umas mais baratas poderão ter a tendência de desafinar/empenar com mais frequencia
Agora uma coisa tenho a certeza, em termos de oficina, uma bike de estrada é MUITO,mas MUITO menos dispendiosa e vai MUITO menos vezes à oficina (falo por mim :D)
 

varelapt

New Member
Eu também tenho essa sensação, de que é menos dispendiosa.
Coloquei esta questão porque já li alguns posts de pessoal a dizer que chega a casa depois de voltas longas com as rodas a dançar! lol
 

Burning Dogma

New Member
As minhas rodas baratas da Decathlon nos 1ºs kms precisaram de um toques nos raios. Desde então já fizeram muitos milhares de kms sem lhe tocar. Um dos aros não está 100% redondo mas isso foi porque uma vez acertei num maldito buraco que entortou o aro e não vai ao sítio com desempenos.

Mas respondendo à tua pergunta, geralmente as rodas de estrada não empenam muito. Se andarem sempre a empenar é sinal de fraca qualidade de construção/montagem.
 

cipollini

New Member
É normal que no inicio tenham que ajustar mais vezes pois o material é novo e ainda n acamou. Em todo o caso se quiserem e se os raios forem dos normais, podem por um bocadinho de cola na rosca dos raios. Ajuda a não empenar. Eu fazia isso nas rodas pa treinar, po combate :D
 

duchene

Well-Known Member
Aas minhas Aksium Race quando eram novas chegavam a casa feitas num 8 cada vez que saía.

Passado o período de acamar, mandei afinar a uma pessoa de confiança e desde então, tal como as de monte afinadas pela mesma pessoa, nunca mais precisei de desempenar, apesar dos 95Kg e das estradas nem sempre boas por onde ando.

Por isso após os primeiros tempos em que é normal empenarem, depois de bem revistas deverão aguentar bastantes km sem serem mexidas.

Como aqui já foi dito, a manutenção é muito mais reduzida nas bicicleta de estrada.
 
Top