• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

E agora?

HPA

New Member
Apesar de já ter frequentado o forum BTT no passado, só agora aqui cheguei. Reconheço porém o esforço de quem mantém espaços como este, tanto técnica como financeiramente, e sei o quão benéficos são para a comunidade, e se me permito dar aqui uma opinião é apenas para tentar contribuir para uma possível solução. Espero que não o levem a mal da parte de um recém-chegado.

Trabalhando eu em redes sociais e com o desenvolvimento de websites, creio que temos aqui dois caminhos viáveis, cada um com as suas vantagens e desvantagens.

Pelo valor do servidor, creio que esteja a ser usado um servidor próprio dedicado? Apesar dos riscos, as empresas de webhosting têm cada vez mais mecanismos de defesa e têm até planos em que prestam assistência em caso de ataque. Não sabendo eu de características técnicas de que o forum possa eventualmente precisar e que invalidem o que digo a seguir, um bom servidor profissional pode hoje custar 400 ou 500eur ao ano, o que já nos permite reduzir cerca de 1000eur aos custos apresentados e assim potencialmente permitir um modelo de subscrição viável e que não pese na carteira dos utilizadores. Sem comunidade dinâmica e activa, o forum também não existe.

Se este caminho não for viável ou não tiver aceitação alargada, acho que se deve considerar uma opção gratuita, seja um Discord ou um Reddit. Percebo e partilho alguns dos receios e a perda de controlo a 100%, mas se essa for a opção mais viável para manter uma comunidade viva, acho que esse valor apaga os pontos negativos. E enfim, mesmo que os admins pudessem continuar a suportar o espaço do seu próprio bolso, isso não é lá muito justo do ponto de vista da própria comunidade.

Creio que se poderia fazer um inquérito de curta-duração (se os admins assim quiserem, posso ajudar) e tentar perceber para que lado pendem as opiniões.

Quanto à existência dos dois fóruns, concordo com o que me parece a opinião geral. Num mercado tão pequeno como Portugal, eles deviam ser um único fórum. Eu próprio gravito mais para a prática de BTT, mas dada a maior movimentação aqui no Forum Ciclismo, este pareceu-me mais atractivo.

Fico ao dispor para ajudar, se necessário.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Bem, andei umas boas semanas ausente do Foru esó hoje dei por este tópico.

1) @Admin antes de mais agardeço o teu esforço, a todos os níveis, para manteres a casa em pé. Não tinha a minima noção de valores e confesso que, dado os mesmos, nem sei como ainda os suportavas;
2) concordo com a junção dos dois foruns. Antes mesmo de me alargar os horizontes para a estrada, já fazia BTT e era user assiduo desse forum. Com muita pena minha está com muito pouca interação;
3) concordo com as soluçoes de crowdfunding/subscrição. Diria que os valores necessários serão residuais para a maioria de nós (talvez o equivalente a mais 1 corrente por ano ;));

Abraço!
 

CMFP

Member
So hoje dei com este post e de facto é algo que se tem que reslver.
Ja muito foi dito de possiveis soluçoes e é para isto que o fórum serve. Tambem desconhecia os valores de manutençao anual do forum e como todos gostava que isto continuasse de forma saudável.

Concordo com a junção do fórum btt num so fórum, nem que para isso se tenha que alterar o nome do forum de maneira ao nome nao criar ideias erradas a cerca do conteudo do mesmo e nao haver as tais divisoes dos "lycras" e "nao lycras". (mero exemplo: forumbikept)
Depois dentro do fórum faziam-se as tais divisões das vertentes. Desta forma, pessoas que gostem dos dois (estrada/btt), nas quais eu me incluo, não têm que andar com dois separadores diferentes.

A criação de grupos de facebook é que nao! Tal como ja foi dito, aquilo é uma autentica tasca. Acaba por ser o mesmo que o fórum no ponto de vista de que não estamos juntos de forma presencial, mas o "ambiente" vivido nesses grupos de facebook não têm nada a ver com o fórum. É um ambiente pesado onde muitas vezes reinam os insultos.


Penso que o melhor é ver quantos estão dispostos pagar uma percentagem da quantia necessária e, depois deste problema resolvido, um grupo responsável pela gestão do fórum reunir e decidir formar de expansão quer através de merchandising, patrocinios etc.
 

{the_crow}

Well-Known Member
Obrigado pelo esforço mais uma vez ...
Isto acaba por ser um local onde "passamos" muito tempo.. e qdo vai abaixo... acaba por ser complicado... podemos sempre registar-nos noutros lados... mas porra...falo por mim.. já ca ando ha uns anos largos... nao me apetece minimamente "perder" este ponto de encontro!!
 

tuga

Well-Known Member
Confesso que, depois de perguntar várias x no fb, já tinha dado o fórum como perdido, tanto mais eu aprecio que estaja novamente "no ar". Muito agradecido!
Piada relacionada com o sucedido, que partilhei no fb: A vida sem fórum é possível mas ... fará sentido? ;)
 

cou7inho

Well-Known Member
Bom estar de volta, bom trabalho.
Mas fica a questão, o que pode/ vai ser feito para evitarmos que isto se repita tão frequentemente como tem acontecido?
 

Admin

Administrator
Staff member
Viva!
Resumindo este episódio que teve aqui a conjugação de vários factores que resultaram na reposição desta backup da base de dados antiga, de Março deste ano, que na prática resulta em termos perdido um período de quase 6 meses de participação aqui no fórum.

No passado dia 17 de Setembro, o servidor deixou de responder, porém como estava "ligado" não recebi nenhum alerta do datacenter, e como eu estava de férias na Galiza, nem me apercebi que tinha ido abaixo, só mesmo no dia a seguir.

Assim que consegui ter acesso a um computador, abri ticket de suporte no datacenter e lá ligaram uma KVM ao servidor para eu poder ver o que se estava a passar. A máquina não conseguia arrancar para o sistema operativo, e as tentativas de o fazer através dos meios alternativos não resultaram efeito. Atendendo à quantidade de anos que o hardware tem ( + de 7, mas eu já contratei este hardware sem ser novo ), aos problemas, e à quantidade de horas em funcionamento acumuladas, era +/- seguro presumir que o disco rigido estava com problemas físicos.

Sem querer arriscar em opções mais dispendiosas (como contratar outro servidor), pedi ao datacenter um orçamento para a colocação de um disco rigido recondicionado e acedi ao valor pedido, tendo sido instalado esse disco recondicionado.

Entretanto como só regressava a casa a 23 de Setembro, não havia muito mais a fazer para dar continuidade à resolução do problema.

No inicio da semana, voltei a pegar no assunto, configurando sistema operativo e software serviços do servidor, para posteriomente repor as cópias de segurança.

Por questões de economia e os fóruns não serem auto sustentáveis, não tenho nenhum serviço de backups adicional contratado.
Basicamente as backups eram feitas localmente no disco que avariou, e através de uma rotina automatizada no meu cumputador pessoal, eram transferidas para o disco do meu pc.
Acontece que o meu pc em julho entregou a alma ao criador (ao fim de 10 anos), e quando o substituí por um pc novo e fiz a instalação de software novo, não me lembrei de configurar a rotina que puxava as cópias de segurança do servidor para o meu disco. Já estão a ver onde é que isto vai dar, não é?
Pois, a última backup que tinha aqui, num disco externo é a de Março, e foi a que foi reposta.

Uma vez mais, isto é consequência de andar a tentar fazer omeletes sem ovos. Não tenho confiança nenhuma no hardware do servidor, nem no disco "recondicionado" que lá foi colocado, o risco e a probabilidade de voltarem a existir problemas é elevado, o trabalho de configuração e reposição é ingrato, para além do risco de perdermos informação.

Foi desgastante e é desmotivante, a dada altura pensei mesmo: Ok, foi à vida, paciência, tudo tem um principio e fim. Felizmente alguns de vós têm contacto directo comigo e animaram-me, outros, não tendo contacto directo, investigaram e conseguiram chegar ao meu contacto.
Foi recompensador receber essas mensagens, e ler os vossos posts de agradecimento mais recentes neste tópico.

Finalmente, ao fim destes dias todos os fóruns voltaram a ficaram online.

As questões que eu já tinha apontado anteriormente quando lancei este tópico, mantêm-se, e como disse o @cou7inho há que assegurar os meios para que isto não aconteça de novo. Ideias e opiniões já foram dadas aqui anteriormente, e creio que temos pessoas suficientes dispostas a contribuir para a continuidade da existência deste espaço.

Acho que esta pode ser também uma oportunidade de fazer mais alterações que não estejam apenas relacionadas com a componente tecnológica, mas também se criar uma equipa humana que traga mais iniciativa e participação à comunidade.
Num fórum que vai cumprir 15 anos de existência e já acompanhou diferentes fases da realidade do ciclismo em Portugal, há remodelações e reformas que são necessárias.

Eu preciso de uns dias, porque há algumas coisas a acontecerem na minha vida pessoal / profissional a acontecerem, mas vou continuar com algumas configurações e ajustes que são necessários, entre elas a questão de identidade do fórum, que está descaracterizado, com o aspecto por defeito do software xenforo.

Grato aos que estão desse lado e que fizeram o que estava ao seu alcance para que o fórum não deixasse de existir! Foram cruciais!
 

Carvalhon

Well-Known Member
Já há uns anos que uso o Tapatalk, para aceder a outros fóruns. Não tenho nenhum gosto especial pela aplicação, gosto bem mais deste. No entanto, reparei que têm lá uma opção para importar fóruns para a aplicação deles. Obviamente que um fórum desta dimensão tem obviamente custos que não faço ideia da dimensao, mas eventualmente uma solução de alojar o fórum numa aplicação deste genero, podia evitar os problemas de hardware, backups, sw, etc, até mesmo o trabalho de gestão do forum deve ser feito por eles. Tem também a desvantagem das funcionalidades serem as deles, mas assim Ficavam os donativos para pagar apenas o alojamento... apenas uma sugestão a juntar.
 

topoman

Active Member
@Admin fui verificar por alto o que tinhas falado de custos e fui ver os custos do XenForo e ver se tinha cloud... e tem.
Não sabendo o tamanho actual de espaço necessário e de views... não será de pensar passar para cloud, estando a parte de backups, suporte e tudo o mais salvaguardado? O plano intermédio tem o custo anual que tens agora.
 

invoid

Active Member
Obrigado pelo esforço mais uma vez. É desta que fazemos alguma coisa para sustentar o fórum. Pelo menos deixa a malta pagar-te uns cafés
 
Top