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Dynatek Leonardo

jimlizard

Member
Uns dias após ter aberto aqui um tópico a pedir algumas dicas, acabei por comprar aquela que foi a minha primeira bicicleta mais a sério:

http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=420

Inicialmente tinha estabelecido um limite de 500 euros, mas acabei por explorar o mercado de usados e, após ver algumas propostas interessantes, decidi alargar um pouco mais o orçamento.
Comprei assim uma Dynatek Leonardo de 2006 que, apesar de estar anunciada com umas rodas mais fracas, consegui que o vendedor incluísse umas Mavic Ksyrium Elite pretas, após ajuste de valor.

A Dynatek não é um construtor muito conhecido, mas é bastante bem conceituado segundo pesquisei em alguns fóruns internacionais. Ainda por cima eu sou fã de bicicletas italianas.
A título de curiosidade, o Dominique Cornu foi campeão do mundo de contra-relógio numa Dynatek Ghibli, logo não se trata propriamente de um construtor de supermercado, apesar do nome ser um pouco anónimo.

http://www.dynatekbicycles.com/dynatek/08/ghiblicrono_th.jpg
http://www.dynatekbicycles.com/dynatek/08/cornubike.jpg

A minha Dynatek pertenceu a uma equipa de ciclismo de Vila do Conde, segundo me informou o anterior dono (que corre com uma igual), e foi recentemente pintada de branco pérola. É uma cor que me agrada bastante, pois sou aspecto de decorações discretas e simples.

O "lettering" da marca, em contraste, não é propriamente discreto e tem um aspecto demasiado "graffiti" para o meu gosto mais clássico.

A minha ideia inicial era retirar todas as letras e colocar uma decoração Campagnolo, no entanto não encontrei autocolantes com as dimensões que eu pretendia.

Assim, após ver uns "De Rosa", não resisti a encomendar a decoração completa, composta por letras pretas e coração vermelho.
Eu sei que isto é de certa forma uma heresia, mas apenas o faço para o meu próprio prazer visual, e não para que os outros achem que tenho uma bicicleta muito cara. Aliás, há modelos "Dynatek" muito mais caros que alguns "De Rosa", logo a minha ideia não é mesmo essa.
Espero apenas conseguir um aspecto mais clássico, com um "lettering" que considero lindíssimo e intemporal.

O coração vermelho ajuda a conseguir uma combinação de 3 cores (branco, preto e vermelho) mais equilibrada. Para a terminar encomendei também hoje fita vermelha da Deda, que creio ficar bem com o restante conjunto.


Inicialmente a bicicleta vinha com pneus Michelin Lithium, no entanto, como um estava quase gasto e o outro novo, encomendei dois Pro Race 3 novos. Já nos carros uso apenas pneus de topo, pois considero um dos componentes mais importantes. A estabilidade é absolutamente fantástica e, segundo li, em chuva são também muito bons. Isto é algo que certamente vocês saberão bem melhor do que eu, já que sou novato nestas andanças. :)

Entretanto encomendei também um guiador Deda Newton, que irá substituir o meu ITM Super 330 (menos 121g, salvo o erro), um computador Cateye CD300DW com sensor de cadência, e consegui ainda que o vendedor me trocasse a pedaleira Veloce por uma Chorus, que deverei receber esta semana.

http://www.cateye.com/en/product_detail/251

A curto prazo tenciono trocar o espigão do selim por um mais leve e, quem sabe, talvez o próprio selim para experimentar um de gel, embora este seja muito bom.


Quanto ao comportamento da bicicleta em si, não poderia estar mais satisfeito. No entanto, como já referi, sou "rookie" nestas coisas, por isso a minha experiência é muito reduzida.
O conjunto é bastante leve e com o tempo irá ficar ainda mais.
Não fiz ainda uma medição de peso muito exacta mas, após a troca do guiador, creio que deverei andar pelos 8300g.
A Leonardo da pessoa que me vendeu a bicicleta, com melhor equipamento, está nos 7900g.


Quanto a especificações:

Transmissão e travões - Grupo Campagnolo Veloce
A excepção é a Cassette Centaur e a roda pedaleira, que em breve será Chorus. Aos poucos talvez vá fazendo alguns "upgrades" para Chorus e/ou Record.

Rodas - Mavic Ksyrium Elite black

Pneus - Michelin Pro Race 3 Red

Pedais - Look CX-6 (segundo vi, era um modelo bastante caro enquanto novo)

Guiador - ITM Super 330 (em breve Deda Newton)

Avanço - FSA, cujo modelo desconheço

Selim - Selle Monte Grappa Spark, com rails em titânio

Espigão do selim - Uno 3D Lite Plus (também para substituir em breve)



Apenas tirei uma foto agora, muito rapidamente, de forma a ilustrar o tópico.
Depois tirarei outras em exterior, preferencialmente já com alguns "upgrades". ;)

Sugestões para melhorar um pouco o peso, sem gastar uma fortuna, são muito bem aceites.

Ah, o essencial agora é pedalar muito já que, após anos parado, isso é o mais importante, pois não há bicicleta que substitua o treino. :)




dfghfux.jpg
 

Burning Dogma

New Member
Máquina bem bonita e equipada a rigor.

Não te vou dizer que concordo com a alteração do lettering, embora perceba porque o fazes, também não gosto muito desse tipo de lettering. Mas pessoalmente preferia optar por mandar fazer autocolantes desta marca mas com outro "look". Mas isto é só um fã incondicional da De Rosa a falar;)

Já agora, o guiador da Deda qual é? É o Shallow, o Deep ou o Anatomic?

Depois mete umas fotos da bike com os novos autocolantes.
 

jimlizard

Member
Eu confesso que também não fico muito satisfeito com a ideia de colocar um lettering de outro construtor, daí a minha ideia inicial de fazer uma decoração "Campagnolo", mais discreta e simples. De qualquer forma, como não encontrei o que queria e tropecei nos autocolantes "De Rosa" após uma pesquisa rápida, acabei por ir contra os meus princípios e encomendar. :)

Sempre são muito simples e clássicos, de acordo com o meu gosto pessoal, para além de que devem ficar bem com a decoração vermelha e branca. Penso que a fita vermelha do guiador deve dar também um bom contributo para o visual que pretendo.

Ainda bem que compreendes pelo menos a minha aversão a estes "letterings" demasiado espalhafatosos. :D

Quanto ao guiador, apesar de eu preferir o modelo curvo clássico, como comprei usado, aproveitei a oportunidade de um anatómico. Ficou-me por 31 euros, já com portes e, segundo o vendedor, está num estado excelente, sem marcas.
Creio portanto que foi um óptimo negócio. :)
 
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Tremoço

Member
Tens ai uma bela maquina, mas eu como adepto da dynatek nao concordo com essa alteração dos autoculantes, ja que esses são os tradicionais dynatek, ma se gostas de outra forma tu é que sabes.
 

jimlizard

Member
Acho muito bem que me massacrem a cabeça para eu não fazer asneiras e ganhar juízo. :D
Muito provavelmente vou mesmo manter estes e colocar apenas a fita vermelha. :)
 

super.byke

New Member
Bela bike tens aí :)
Quanto às tuas ideias, sobre os autocolantes em minha opinião fazes asneira em trocar os mesmos.
As letras funcionam como imagem de marca...

Para além das que apresentas, as eventuais alterações que eu propunha era espigão de selim Ritchey WCS Carbon e eventualmente um selim branco :)

e de resto da-lhe calor :)
 

Burning Dogma

New Member
Mais um extra a caminho, desta vez um Fizik Arione. Mal posso esperar para instalar os novos componentes. :)

Bela escolha, nunca mais soube o que são dores no rabo desde que comprei o meu:D

Já deu para ver que também és fã da Bella Italia no que toca às bicicletas, pois bem, junta-te ao clube:D
 

pangare

New Member
Esta febre que se apanha mal se compra uma bike é fantástica. Quando comprei a minha também arranjei logo maneira de fazer 1001 upgrades :D


Bela máquina e um Fizik Arione é espectacular embora o design do Antares seja mais bonito na minha opinião.
 

jimlizard

Member
Burning Dogma,

Por acaso li excelentes referências ao conforto do modelo (incluindo algumas tuas aqui no fórum) e, sendo ao mesmo tempo suficientemente leve, acho que foi uma boa opção. Tem um design bonito e discreto, como eu gosto.
Ainda pensei em comprar a versão branca do Arione, mas creio que é série limitada e, como andava à procura de um usado, apanhei o melhor negócio que surgiu. Foi usado apenas uma vez, porque o comprador não se adaptou a ele, o que é comum acontecer. Assim sempre poupei bastante em relação a um da loja. :)

Quanto às bicicletas italianas, sem dúvida que sou fã. Aliás, a minha maior paixão são os automóveis clássicos e, nessa área, os italianos são igualmente uma maravilha.
Acho que nas mais diversas áreas, os italianos sempre foram bons a criar objectos capazes de suscitar paixão, com design clássico, elegante e intemporal.


Rokky,

Ainda não tenho os novos componentes, mas logo que os instale tiro umas fotos. Essa que coloquei foi tirada à pressa uns minutos antes de abrir o tópico, de forma a ilustrá-lo, por isso é actualizada. ;)
Recebi foi o cateye hoje, mas fico sem espaço nenhum para colocar o sensor (cadência e velocidade num só) e apenas me sobra 1mm ou 2mm no máximo, em cada lado. Eles recomendam 5mm e aquilo não está a funcionar. Tenho de ver se é esse o problema...

Pangare,

Definitivamente é uma febre terrível. :D
Eu já estou habituado a esta compulsividade na fotografia, área na qual já fiz um investimento muito elevado, mas esperava conter-me na bicicleta.
O problema é que nem um mês passou e já encomendei uma série de componentes, de uma forma descontrolada! É um vício.
 
Viva,

a bike é bem bonita assim, não a estragues com "quitanços" a faze-la passar por outra coisa que não ela propria...isto é claro é só uma opinião
 

jimlizard

Member
Citação desnecessária!!

Obrigado pela opinião. Já mudei definitivamente de ideia em relação ao lettering e considero que foi algo realmente estúpido pensar nisso. ;)
Queria mesmo algo mais simples e, como acabei por encontrar os autocolantes, fiquei com isso na cabeça, mas já passou.

Quanto a modificações, tudo o que eu fizer é para melhorar a performance, mantendo sempre componentes discretos, porque não sou adepto de coisas espalhafatosas.
Ok, a fita vermelha de guiador é uma questão de gosto pessoal, mas que mantém um aspecto simples e, na minha opinião, com harmonia de cores em relação ao restante conjunto.
 

jimlizard

Member
Já agora, o cateye já está a funcionar bem. Pensei mesmo que tinha investido em vão neste modelo, porque fiquei no máximo com 1mm entre cada sensor (velocidade e cadência), devido à falta de espaço.
 
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