Uns dias após ter aberto aqui um tópico a pedir algumas dicas, acabei por comprar aquela que foi a minha primeira bicicleta mais a sério:
http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=420
Inicialmente tinha estabelecido um limite de 500 euros, mas acabei por explorar o mercado de usados e, após ver algumas propostas interessantes, decidi alargar um pouco mais o orçamento.
Comprei assim uma Dynatek Leonardo de 2006 que, apesar de estar anunciada com umas rodas mais fracas, consegui que o vendedor incluísse umas Mavic Ksyrium Elite pretas, após ajuste de valor.
A Dynatek não é um construtor muito conhecido, mas é bastante bem conceituado segundo pesquisei em alguns fóruns internacionais. Ainda por cima eu sou fã de bicicletas italianas.
A título de curiosidade, o Dominique Cornu foi campeão do mundo de contra-relógio numa Dynatek Ghibli, logo não se trata propriamente de um construtor de supermercado, apesar do nome ser um pouco anónimo.
http://www.dynatekbicycles.com/dynatek/08/ghiblicrono_th.jpg
http://www.dynatekbicycles.com/dynatek/08/cornubike.jpg
A minha Dynatek pertenceu a uma equipa de ciclismo de Vila do Conde, segundo me informou o anterior dono (que corre com uma igual), e foi recentemente pintada de branco pérola. É uma cor que me agrada bastante, pois sou aspecto de decorações discretas e simples.
O "lettering" da marca, em contraste, não é propriamente discreto e tem um aspecto demasiado "graffiti" para o meu gosto mais clássico.
A minha ideia inicial era retirar todas as letras e colocar uma decoração Campagnolo, no entanto não encontrei autocolantes com as dimensões que eu pretendia.
Assim, após ver uns "De Rosa", não resisti a encomendar a decoração completa, composta por letras pretas e coração vermelho.
Eu sei que isto é de certa forma uma heresia, mas apenas o faço para o meu próprio prazer visual, e não para que os outros achem que tenho uma bicicleta muito cara. Aliás, há modelos "Dynatek" muito mais caros que alguns "De Rosa", logo a minha ideia não é mesmo essa.
Espero apenas conseguir um aspecto mais clássico, com um "lettering" que considero lindíssimo e intemporal.
O coração vermelho ajuda a conseguir uma combinação de 3 cores (branco, preto e vermelho) mais equilibrada. Para a terminar encomendei também hoje fita vermelha da Deda, que creio ficar bem com o restante conjunto.
Inicialmente a bicicleta vinha com pneus Michelin Lithium, no entanto, como um estava quase gasto e o outro novo, encomendei dois Pro Race 3 novos. Já nos carros uso apenas pneus de topo, pois considero um dos componentes mais importantes. A estabilidade é absolutamente fantástica e, segundo li, em chuva são também muito bons. Isto é algo que certamente vocês saberão bem melhor do que eu, já que sou novato nestas andanças.
Entretanto encomendei também um guiador Deda Newton, que irá substituir o meu ITM Super 330 (menos 121g, salvo o erro), um computador Cateye CD300DW com sensor de cadência, e consegui ainda que o vendedor me trocasse a pedaleira Veloce por uma Chorus, que deverei receber esta semana.
http://www.cateye.com/en/product_detail/251
A curto prazo tenciono trocar o espigão do selim por um mais leve e, quem sabe, talvez o próprio selim para experimentar um de gel, embora este seja muito bom.
Quanto ao comportamento da bicicleta em si, não poderia estar mais satisfeito. No entanto, como já referi, sou "rookie" nestas coisas, por isso a minha experiência é muito reduzida.
O conjunto é bastante leve e com o tempo irá ficar ainda mais.
Não fiz ainda uma medição de peso muito exacta mas, após a troca do guiador, creio que deverei andar pelos 8300g.
A Leonardo da pessoa que me vendeu a bicicleta, com melhor equipamento, está nos 7900g.
Quanto a especificações:
Transmissão e travões - Grupo Campagnolo Veloce
A excepção é a Cassette Centaur e a roda pedaleira, que em breve será Chorus. Aos poucos talvez vá fazendo alguns "upgrades" para Chorus e/ou Record.
Rodas - Mavic Ksyrium Elite black
Pneus - Michelin Pro Race 3 Red
Pedais - Look CX-6 (segundo vi, era um modelo bastante caro enquanto novo)
Guiador - ITM Super 330 (em breve Deda Newton)
Avanço - FSA, cujo modelo desconheço
Selim - Selle Monte Grappa Spark, com rails em titânio
Espigão do selim - Uno 3D Lite Plus (também para substituir em breve)
Apenas tirei uma foto agora, muito rapidamente, de forma a ilustrar o tópico.
Depois tirarei outras em exterior, preferencialmente já com alguns "upgrades".
Sugestões para melhorar um pouco o peso, sem gastar uma fortuna, são muito bem aceites.
Ah, o essencial agora é pedalar muito já que, após anos parado, isso é o mais importante, pois não há bicicleta que substitua o treino.
http://www.forumciclismo.net/showthread.php?t=420
Inicialmente tinha estabelecido um limite de 500 euros, mas acabei por explorar o mercado de usados e, após ver algumas propostas interessantes, decidi alargar um pouco mais o orçamento.
Comprei assim uma Dynatek Leonardo de 2006 que, apesar de estar anunciada com umas rodas mais fracas, consegui que o vendedor incluísse umas Mavic Ksyrium Elite pretas, após ajuste de valor.
A Dynatek não é um construtor muito conhecido, mas é bastante bem conceituado segundo pesquisei em alguns fóruns internacionais. Ainda por cima eu sou fã de bicicletas italianas.
A título de curiosidade, o Dominique Cornu foi campeão do mundo de contra-relógio numa Dynatek Ghibli, logo não se trata propriamente de um construtor de supermercado, apesar do nome ser um pouco anónimo.
http://www.dynatekbicycles.com/dynatek/08/ghiblicrono_th.jpg
http://www.dynatekbicycles.com/dynatek/08/cornubike.jpg
A minha Dynatek pertenceu a uma equipa de ciclismo de Vila do Conde, segundo me informou o anterior dono (que corre com uma igual), e foi recentemente pintada de branco pérola. É uma cor que me agrada bastante, pois sou aspecto de decorações discretas e simples.
O "lettering" da marca, em contraste, não é propriamente discreto e tem um aspecto demasiado "graffiti" para o meu gosto mais clássico.
A minha ideia inicial era retirar todas as letras e colocar uma decoração Campagnolo, no entanto não encontrei autocolantes com as dimensões que eu pretendia.
Assim, após ver uns "De Rosa", não resisti a encomendar a decoração completa, composta por letras pretas e coração vermelho.
Eu sei que isto é de certa forma uma heresia, mas apenas o faço para o meu próprio prazer visual, e não para que os outros achem que tenho uma bicicleta muito cara. Aliás, há modelos "Dynatek" muito mais caros que alguns "De Rosa", logo a minha ideia não é mesmo essa.
Espero apenas conseguir um aspecto mais clássico, com um "lettering" que considero lindíssimo e intemporal.
O coração vermelho ajuda a conseguir uma combinação de 3 cores (branco, preto e vermelho) mais equilibrada. Para a terminar encomendei também hoje fita vermelha da Deda, que creio ficar bem com o restante conjunto.
Inicialmente a bicicleta vinha com pneus Michelin Lithium, no entanto, como um estava quase gasto e o outro novo, encomendei dois Pro Race 3 novos. Já nos carros uso apenas pneus de topo, pois considero um dos componentes mais importantes. A estabilidade é absolutamente fantástica e, segundo li, em chuva são também muito bons. Isto é algo que certamente vocês saberão bem melhor do que eu, já que sou novato nestas andanças.
Entretanto encomendei também um guiador Deda Newton, que irá substituir o meu ITM Super 330 (menos 121g, salvo o erro), um computador Cateye CD300DW com sensor de cadência, e consegui ainda que o vendedor me trocasse a pedaleira Veloce por uma Chorus, que deverei receber esta semana.
http://www.cateye.com/en/product_detail/251
A curto prazo tenciono trocar o espigão do selim por um mais leve e, quem sabe, talvez o próprio selim para experimentar um de gel, embora este seja muito bom.
Quanto ao comportamento da bicicleta em si, não poderia estar mais satisfeito. No entanto, como já referi, sou "rookie" nestas coisas, por isso a minha experiência é muito reduzida.
O conjunto é bastante leve e com o tempo irá ficar ainda mais.
Não fiz ainda uma medição de peso muito exacta mas, após a troca do guiador, creio que deverei andar pelos 8300g.
A Leonardo da pessoa que me vendeu a bicicleta, com melhor equipamento, está nos 7900g.
Quanto a especificações:
Transmissão e travões - Grupo Campagnolo Veloce
A excepção é a Cassette Centaur e a roda pedaleira, que em breve será Chorus. Aos poucos talvez vá fazendo alguns "upgrades" para Chorus e/ou Record.
Rodas - Mavic Ksyrium Elite black
Pneus - Michelin Pro Race 3 Red
Pedais - Look CX-6 (segundo vi, era um modelo bastante caro enquanto novo)
Guiador - ITM Super 330 (em breve Deda Newton)
Avanço - FSA, cujo modelo desconheço
Selim - Selle Monte Grappa Spark, com rails em titânio
Espigão do selim - Uno 3D Lite Plus (também para substituir em breve)
Apenas tirei uma foto agora, muito rapidamente, de forma a ilustrar o tópico.
Depois tirarei outras em exterior, preferencialmente já com alguns "upgrades".
Sugestões para melhorar um pouco o peso, sem gastar uma fortuna, são muito bem aceites.
Ah, o essencial agora é pedalar muito já que, após anos parado, isso é o mais importante, pois não há bicicleta que substitua o treino.