Duvida sobre pneus

Viva,

Estou aqui com um dilema...
Já é o segundo pneu que me começa a estalar, tenho de comprar outro...
a questão agora que se coloca é, porque me estalao o pneu traseiro?
o que me esta a passar pela cabeça é: será da pressão utizada? A pressão que utiliza é os 7bar que é a pressão máxima nos 2 pneus que me estalaram.
 

pratoni

Well-Known Member
Não deves colocar a pressão máxima, isso é um valor de segurança e nao uma recomendação. Ao usares a pressão máxima estás constantemente a levar o pneu ao limite e não ganhas nada com isso.

Já está mais do que provado que maiores pressões não têm qualquer vantagem quer em conforto, atrito e segurança em relação com pressões mais baixas.

O estalar pode ser apenas a borracha ressequida ou algo mais grave, só vendo...

Seja como for não há qualquer necessidade de usar a pressão máxima de um pneu!
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Nunca se usa a pressão máxima!!! mas as estaladelas, podem nada ter a haver com isso.
7 Bar, é um pau do caraças.... desconfortável, isso é pneu com que medida, 23c?
 
Nunca use a pressão máxima!!! mas as estaladelas, podem nada ter a haver com isso.
7 Bar, é um pau do caraças...... desconfortável, isso é pneu com que medida, 23c?

O Pneu é 25c, mas tambem acho que pode ser das belas estradas que temos no algarve, muitas delas todas cheias de buracos e a fins... tambem podera ser? É que em 5mil km ja foram 2 pneus a vida por causa disso nao pelo desgaste mas sim por comecarem a estalar
 

tuga

Well-Known Member
Depende de muitos fatores, como por exemplo de quanto pesas, qual a medida interior da jante, qualidade do pneu, estilo de condução... (parto do principio de que n fazes propriamente pontaria aos buracos)
Facto é que 7bar é um exagero num pneu de 25mm
 

cou7inho

Well-Known Member
Facto é que 7bar é um exagero num pneu de 25mm
Não acho que seja assim tão exagero se se andar em boas estradas.
Não costumo usar essa pressão, mas já usei por muito tempo era tranquilo. Obviamente em estradas de paralelo ou com mau piso notava-se mais desconforto.
 

tuga

Well-Known Member
Não acho que seja assim tão exagero se se andar em boas estradas.
Não costumo usar essa pressão, mas já usei por muito tempo era tranquilo. Obviamente em estradas de paralelo ou com mau piso notava-se mais desconforto.
Acho que me caíam as próteses e coroas todas. :eek:
Eu aqui ando assim, em piso de qualidade variada: Jantes 19c, Veloflex Corsa 25mm à frente - 4bar
Veloflex Corsa 28mm atrás- 4,5bar.
Zero furos/anomalias em atualmente 6500kms e 83kg no selim
 
Acho que me caíam as próteses e coroas todas.:eek:
Eu aqui e assim, em piso de qualidade variada: Jantes 19c, Veloflex Corsa 25mm à frente - 4bar
Veloflex Corsa 28mm atrás- 4,5bar.
Zero furos/anomalias em atualmente 6500kms e 83kg no selim

A malta que conheco usa 6bar ou 7bar continua a fazer um que vai rolar e do piso, apanho pouca calçada e ė o unico sitio que me sinto bastante desconfortável, ja experimentei 4,5 bar e não gostei muito, agora por vezes apanho é alcatrão em mau estado o que com as 7 bar se calhar pode fazer moça no pneu, nao sei digo eu
 

tuga

Well-Known Member
Como já antes dito, depende de (mesmo)muitos factores.
Regra geral e com material atual, i.e. largura jantes /pneus condizentes, 7bar é um pneu “morto” ou como diz o @Pedro Barradas ”um pau do caraças”
 

Trizade

Well-Known Member
Sim, 7 bar é uma brutalidade!!!
Tens literalmente 0 ganhos em andar com uma pressão tão alta ao invés de uma pressão mais baixa...
Se fosse 23c talves pudesses andar com pressões mais altas, agora com 25c? Não há razão nenhuma para andares com essas pressões...
Baixa a pressão a isso e meto as mãos no fogo em como os pneus te vão durar mais tempo...
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
O Pneu é 25c, mas tambem acho que pode ser das belas estradas que temos no algarve, muitas delas todas cheias de buracos e a fins... tambem podera ser? É que em 5mil km ja foram 2 pneus a vida por causa disso nao pelo desgaste mas sim por comecarem a estalar
Isso também não é normal... estalarem e so durarem 5000km... A pressão tem a haver mais com o seguinte . Dimensão do pneu, peso do rider. Os fabricantes tem tableas de referencia. é usares e depois afinares, mais para cima ou mais para baixo consoante as preferências pessoais. Boas voltas.
Desde há um ano para cá mudei para pneus 28C... já não aguentava andar com 23C. Como dizes, nas nossas estradas, é um martirio. com os 28c, fiz a serra da estrela, incluindo a descida pelos Unhais da serra, que é bom para quem tenha bike de gravel... Fora muitas voltinhas pelos lados da Serra de Monhique, Odemira, Aljezur e Ourique. Actualmente uso 6Bar nos pneus 28C.
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
O Pneu é 25c, mas tambem acho que pode ser das belas estradas que temos no algarve, muitas delas todas cheias de buracos e a fins... tambem podera ser? É que em 5mil km ja foram 2 pneus a vida por causa disso nao pelo desgaste mas sim por comecarem a estalar
Que zona do Algarve? Daquilo que conheço, eu acho que o interior Algarvio até está bem servido de estradas com qualidade, junto à costa a conversa é outra. Baixa isso para 5,5 ou máximo de 6bar. 7 bar é um disparate. Eu tb fiz muitas vezes essa asneira de encher demasiado os pneus; não duravam muito pois começavam a rachar com uma dúzia de voltas.
 

Carlosbat

Member
Viva,

Estou aqui com um dilema...
Já é o segundo pneu que me começa a estalar, tenho de comprar outro...
a questão agora que se coloca é, porque me estalao o pneu traseiro?
o que me esta a passar pela cabeça é: será da pressão utizada? A pressão que utiliza é os 7bar que é a pressão máxima nos 2 pneus que me estalaram.
Tens a bicicleta exposta ao sol prolongadamente?

Alguém conhecido meu, deixava a bicicleta na marquise, estando assim quase todo o dia exposta ao sol e começou a notar esse efeito nos pneus...
 
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Tens a bicicleta exposta ao sol prolongadamente?

Alguém conhecido meu, deixava a bicicleta na marquise, estando assim quase todo o dia exposta ao sol e começou a notar esse efeito nos pneus...
Não, esta na garagem, na de btt nunca aconteceu mas esta suspensa na parede a de estrada esta com as rodas no chão.
 
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