• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Douro Granfondo 2019

Z.Carlos

Active Member
Boas,em todos os granfondos da bikeservice as subidas estão sempre marcadas com placas de km a km(tipo contagem decrescente ) com a % de inclinação para esse km,acho é que por vezes fazem umas partidas com a % :p
Ruivo84 as melhoras ! Abraço.
 

nunoaomaia

Well-Known Member
Também ia ser a minha primeira participação do Douro no entanto tive uma lesão há 2 semanas e acabei por ceder o meu dorsal a um amigo.
 

Joao_P

Active Member
O meu terceiro Granfondo depois de Bragança o Ano passado e o Montemuro este ano, é a primeira vez no Douro vamos la ver como é que corre depois do Montemuro tive um acidente de trabalho e tenho andado a tratar uma tendinite rotuliana por isso se desfrutar da paisagem e acabar o médio sem dores ja é uma grande vitória!
 

Z.Carlos

Active Member
Este ano apesar de mais caro, ainda pouparam no dorsal :confused:, só temos direito ao frontal da bicicleta, bem... menos 4 alfinetes e um dorsal, vezes 3000 participantes, já dá um bom encaixe financeiro :D
 

Wawando

Well-Known Member
Este ano apesar de mais caro, ainda pouparam no dorsal :confused:, só temos direito ao frontal da bicicleta, bem... menos 4 alfinetes e um dorsal, vezes 3000 participantes, já dá um bom encaixe financeiro :D
Isso para mim é uma optima noticia! Aquilo só chateia. Está fresco isto... até vamos deitar fumo!!!
 

NULL

Moderador
Staff member
Boas!!

Então que tal vos correu a prova?!

Falei com alguns membros no fim e pelo que me contaram correu bem! Tudo a andar bem!

No meu caso também correu bem, tendo em conta a minha (escassa) preparação era difícil esperar melhor. Fui fazer o percurso médio e estava a apontar para um tempo a rondar as 4:30h. Acabei por fazer em 4:00h... bem melhor do que esperava.

Gostei bastante do percurso. Paisagens espectaculares, subidas duras e descidas onde dava para embalar. Tive o gosto de fazer vários km à conversa com o Óscar Pereiro... revelando-se extremamente simpático e conversador! Falou-se do próximo Giro, do Tour e até da Volta a Portugal... um porreiro!

De lamentar apenas o costume... os Valentino´s Rossi´s que não têm respeito por ninguém, quase passam por cima de uma gajo para ganharem umas posições! Vão pelos passeios, apertam toda a gente para passar... enfim... o habitual!

Tive pena de na descida do Cadão para o rio ter ficado cortado de um grupo devido a um carro que se meteu a descer a 20km/h e estando uma fila enorme de carros, autocarros e carrinha da organização na faixa da esquerda...

No fim de contas deu para fazer 259 à geral e 111 na categoria com 231w de NP e 198w de média.

Venham daí esses relatos... :p
 

NULL

Moderador
Staff member
Fica aqui o registo do Óscar! ahahahha

IMG-5734.jpg
 

royal636

Active Member
Fica aqui também o meu.
Este ano seria a terceira vez que ia ao Douro sendo que a primeira vez fui ao médio o ano passado ao grande e este ano repeti o grande.
Estava um pouco cético em relação à organização porque 3 semanas antes no montemuro se na minha opinião houve falta de apoio quer em termos de motas de apoio quer de carros em que claramente foram conduzidos para o grupo que ia à frente pensei que fossem fazer igual ou parecido no Douro. No montemuro fiz o grande e desde o Aveloso até à meta só vi uma mota da polícia e acabei dentro dos 25 primeiros à geral.
Ontem Tudo 5 estrelas desde motas de apoio, carros, polícia comida etc etc. Ontem sim senti que estavam mais empenhados mesmo pessoal que veio mais atrás referiu isso mesmo.
De maneira geral correu bem. O grande são 5 subidas em que se tem que saber gerir um pouco o esforço para não ter que virar para o médio por já estar bastante desgastado. A primeira subida fui mais conservador. Para também poder aquecer bem sem levar ao limite. Na segunda terceira e quarta foi meter o meu ritmo e na quinta dar o litro. No início da descida para a quinta subida ataquei a descer e fiquei sozinho para a última subida tendo queimado tudo que tinha no depósito ainda fiz nessa subida 6 geral. Por sorte consegui já na última descida apanhar dois ciclistas que conseguimos meter bom ritmo à vez até à régua pois o vento estava de frente e se fosse sozinho ia ser muito complicado.
No início também vi alguma confusão como refere o @NULL mas acho que de ano para ano se tem vindo cada vez mais a ter mais cuidado. À sempre quem o faça é normal mas penso que antes era pior. Também este ano foi o ano que fui mais à frente (dorsal 714) talvez por isso não tenha visto tanta confusão como nos outros anos que arrancava bem lá para trás.
No final acabei com uma dor de pernas 25 geral e 16 na categoria.
Ainda deu para falar e pedalar um bocadinho com o Filipe daqui que não sei o nick name dele mas que tem uma cervelo preta e que me reconheceu.
Para o ano à mais se Deus quiser.
 

cou7inho

Well-Known Member
Cá vai o meu
Este ano foi a minha 3ª participação. Parti logo da segunda box e nota-se uma menor confusão na partida. Até à primeira subida um pelotão sempre muito stressado com os chicos espertos a quererem chegar à frente. Na primeira subida o pelotão entrou muito junto e causou alguma confusão para quem queria meter o próprio ritmo. Muitos espertos que tinham passado toda a gente na marginal nesta altura já iam a morrer na subida, enfim. Consegui meter o meu ritmo e fiz a primeira subida tranquilamente, lá ia passando um a um. Na descida não arrisquei muito e vi muitos dos que tinha passado na subida a passaram-me na descida. Na segunda subida lá meti o meu ritmo e toca a passar aqueles que me tinham passado na descida :p. Na segunda descida em direção ao muro Cadão arrisquei um pouco mais. Bem mas depois lá veio o muro Cadão. Foi a primeira vez que o fiz.. upa upa aquilo é realmente duro, mas nada de impossível. Depois lá vim a meu ritmo até ao Pinhão. Aí fui apanhado por um grupo e juntei-me a eles. Mas o ritmo que eles impuseram na marginal foi bastante elevado, pelo menos para mim naquela fase da prova (fiz Pinhão - Régua com média de 39km/h). A dada altura o grupo partiu-se em dois mas consegui sempre ter uma energia extra para aguentar.
Chegada à meta, média de 26,6km/h - 4h13min - 367º na geral. Consegui um resultado que me deixou muito feliz tendo em conta que não sou nenhum "amador de alto nível", mas treinei o máximo que consegui para o Douro.

Quanto à organização, praticamente durante todo o percurso havia motas a acompanhar. O maior defeito da organização, na minha opinião, continua a ser no final as refeições. Muito pouca comida e bebida para os participantes, mas pronto para mais de 2000 ciclistas. Pode ser que alguma vez melhore. De lamentar um ciclista atropelado por uma mota da policia à chegada à meta.

Em geral, uma prova fantastica. Um ambiente muito bom e umas paisagens... em certos momentos é obrigatório abrandar para apreciar aquelas encostas do nosso Douro

Para o ano há mais
 

Z.Carlos

Active Member
Bem em parte senti me meio desanimado por minha mulher não estar comigo pois fraturou a perna e viu se impossibilitada de participar neste e noutros futuros nos quais já estava inscrita,a minha prova até que me correu bem mesmo treinando menos e pesando mais 4 kg em relação ao ano passado,tirando um precalço no inicio quando já na box a 5 minutos das 9 vou á procura do bidon e não os tinha, esqueci me deles no carro Lol ,por sorte não estava muito longe e lá fui eu em modo contra relógio busca lols, foi chegar entrar novamente na box que já estava fechada e partir,consegui me cansar antes de partir :D, parti na mesma box que o Royal e o C.Oliveira mas não vi nelhum com isto tudo.
O inicio muito rápido,com muitos patos bravos a furar e a passar de qualquer forma,fui apanhando umas rodinhas até á primeira subida e aí já via pessoal a desmontar quando aquilo empinou para os 16%,fiz bem essa e a 2ª e no muro cadão sofri mas aguentei bem, o que me surpreendeu mais foi as minhas pulsações estarem sempre bem,poucas vezes passei das 170,também deve-se a que vou aprendendo a controlar o esforço e muito importante a respiração,a ano passado na subida de Vacalar ainda empurrei a bike mais de 1km...é bom ver estas melhorias,pois começei no ciclismo com 42 anos e indo para o meu 4ª ano de estrada,sendo que só nos 2 ultimos é que me tenho empenhado mais, sei que nunca farei grandes tempos mas espero melhorar e um dia chegar a diploma prata.
O pior para mim foi o desconforto que senti no plano,não me sentia bem sentado,nunca me tinha acontecido desta forma,não sei é do selim,ou qualquer irritação na pele que ganhei,tinha posto creme chamoix e tudo,enfim...
Malaguetinis durante o percurso só encontrei o Zorza no ultimo abastecimento,depois no fim já me estava a vir embora vejo o Royal a chegar, que me diz onde estava o Zorza e a Judith, fui lá só despedir me pois devido ao que referi de inicio estava com um bocado de pressa de voltar para casa.
Venha o do Gerês....
 

costago

Active Member
Cá vai o meu
Este ano foi a minha 3ª participação. Parti logo da segunda box e nota-se uma menor confusão na partida. Até à primeira subida um pelotão sempre muito stressado com os chicos espertos a quererem chegar à frente. Na primeira subida o pelotão entrou muito junto e causou alguma confusão para quem queria meter o próprio ritmo. Muitos espertos que tinham passado toda a gente na marginal nesta altura já iam a morrer na subida, enfim. Consegui meter o meu ritmo e fiz a primeira subida tranquilamente, lá ia passando um a um. Na descida não arrisquei muito e vi muitos dos que tinha passado na subida a passaram-me na descida. Na segunda subida lá meti o meu ritmo e toca a passar aqueles que me tinham passado na descida :p. Na segunda descida em direção ao muro Cadão arrisquei um pouco mais. Bem mas depois lá veio o muro Cadão. Foi a primeira vez que o fiz.. upa upa aquilo é realmente duro, mas nada de impossível. Depois lá vim a meu ritmo até ao Pinhão. Aí fui apanhado por um grupo e juntei-me a eles. Mas o ritmo que eles impuseram na marginal foi bastante elevado, pelo menos para mim naquela fase da prova (fiz Pinhão - Régua com média de 39km/h). A dada altura o grupo partiu-se em dois mas consegui sempre ter uma energia extra para aguentar.
Chegada à meta, média de 26,6km/h - 4h13min - 367º na geral. Consegui um resultado que me deixou muito feliz tendo em conta que não sou nenhum "amador de alto nível", mas treinei o máximo que consegui para o Douro.

Quanto à organização, praticamente durante todo o percurso havia motas a acompanhar. O maior defeito da organização, na minha opinião, continua a ser no final as refeições. Muito pouca comida e bebida para os participantes, mas pronto para mais de 2000 ciclistas. Pode ser que alguma vez melhore. De lamentar um ciclista atropelado por uma mota da policia à chegada à meta.

Em geral, uma prova fantastica. Um ambiente muito bom e umas paisagens... em certos momentos é obrigatório abrandar para apreciar aquelas encostas do nosso Douro

Para o ano há mais
Deu para começar e acabar quase na mesma altura!
 

emsfc

Well-Known Member
164.7 Km | 3421d+ | 5h59m03s | 27.1 Km/h | 96º Geral | 42º Masters A

Ambiente de festa, um dia de Verão, um percurso lindíssimo e uma organização a condizer! Os ingredientes perfeitos para um excelente dia de ciclismo!

Quanto à prestação, não podia estar mais satisfeito. Consegui gerir muito bem o esforço, a alimentação e a hidratação durante toda a prova, o que me permitiu manter uma prestação bastante uniforme, sem quebras, ao longo dos quase 165Km de prova.

Nas subidas consegui sempre impor um bom ritmo, sempre dentro daquilo que sabia que conseguia aguentar. Aqui a ajuda do medidor de potência foi fundamental
Nas subidas consegui sempre ganhar bastantes lugares, mas que acabava sempre por os perder em descida.

As descidas continuam a ser a minha principal fragilidade. Neste caso tudo aquilo que conseguia ganhar em subida perdia rapidamente quando entravamos nas descidas. E sendo estas descidas bastante longas, pior ainda. Já diz o ditado, "quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré". Já sabia que neste aspecto esta prova não me favorecia, tentei fazer o melhor possível para minimizar as perdas.

Em resumo, consegui subir 51 lugares na classificação geral em relação ao ano passado.
Apesar do percurso deste ano ser mais longo em 10 kms, consegui finalmente fazer um tempo final abaixo das 6h, o que já tentava desde 2017.
Não só a velocidade média melhorou, mas também os valores de Potência Média e de Potência Normalizada melhoraram bastante em relação ao ano passado.
Mais uma prova que deixou bons indicadores e que confirma que o treino está a ser bem feito e a dar resultados!

A próxima prova será o, Lousã Granfondo, a 19 de Maio.
 

Francisco Costa

Well-Known Member
Primeira vez que fiz este GF e sem sombra de dúvida o mais duro dos que já fiz até agora. :p Optei por fazer o médio, dado que os meus treinos não são adequados para distâncias maiores.

O ambiente é fabuloso. Milhares de ciclistas, aquele nervosismo típico de quem está à espera de arrancar. Uma sensação fantástica. :D

Cheguei à box a queimar as 9h e por isso fiquei no fim, no entanto como estava na 2ª box, consegui fugir à confusão típica de quem arranca de trás e quer ir para a frente a todo o custo.

Da partida, até à primeira subida foi um instante. Tive o cuidado de não forçar para entrar fresco na subida.

Na primeira subida entrei num ritmo bom, onde consegui recuperar vários lugares, no entanto não estava à espera do que ainda ia apanhar. Uma coisa é ver o gráfico do percurso, outra completamente diferente é fazer aquelas subidas longas e duras. :oops:

Pois bem, a meio da 2ª subida senti o "cão" a ferrar e tive baixar drásticamente o ritmo no resto da corrida. :rolleyes:

Como não tenho medidor de potência, guiei-me pelos Bpms, evitando entrar sempre no red line.

No fim da ultima descida, quando entro na reta em direção à régua, PAU!!!! Levei com uma marreta que nem foi bom. :eek::rolleyes:
Tive que pedalar em pé vários kms, porque sempre que me sentava a perna bloqueava. Aproveitei os restos dos geis que tinha no jersey, bebi bastante água, mas perdi vários lugares. Entretanto, melhorei e conseguir apanhar um pequeno grupo que facilitou e muito a árdua tarefa de concluir a prova.

Disto isto, consegui concluir a prova abaixo das 4h, sem quedas, sem lesões e com um sentimento de satisfação e dever cumprido.

Para o ano há mais ;)
 

Gambadilegno

New Member
Mi primera participación en la Douro GF. Elegí el Mediofondo, estuve solo con mi pareja y no quería hacerla esperar sola mucho tiempo :)

Recorrido muy bonito y duro. La organización de 10! Hasta ahora es la mejor organización que he visto en un evento como este.

En mi caso, 87 general y 41 Masters A en el mediofondo, en 3h35'. El año que viene espero mejorar;)

Me dijeron que hubo un accidente en la llegada con una moto y un ciclista muy grave. Alguien sabe como están??
 
Top