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dilema: Bike nova ou upgrade da que tenho

Sir J

New Member
Bom dia a todos

Desde já me apresento, visto que é primeira vez que participo no forum, embora já o siga à alguns meses.

O meu nome é Sérgio Tavares e comecei a pedalar em bicicleta de estrada faz mais ou menos um ano e meio. Tenho uma bike de btt em que costumava andar aos fins de semana, mas ao matar a curiosidade de saber o que era andar numa bicicleta de estrada, confesso que o bichinho pegou forte e a btt agora tem muito mais descanso.

Como tenho gostado muito das sensações de uma bike de estrada, decidi agora intervir porque estou num dilema:

Esta é bike que tenho actualmente, e estou minimamente satisfeito:

20140310_121952.jpg
[/url] [/IMG]


( desculpem a qualidade das fotos mas foi de telemóvel à pressa )

Eis descrição:

Quadro specilized s works roubaix de 2006

grupo transmissão ultegra 6500 9 velocidades

pedaleira carbono gigantex comprada na planet X

rodas ksyrium equipe prateadas

pneus michelin pro 3


Mas estou muito tentado a comprar uma nova de raiz. e por mais que me mentalize que a minha bicicleta é mais que suficiente para as voltas que dou, cada vez que vou a uma loja fico a namorar e tenho de reconhecer que as bicicletas de agora estão estáticamente muito apelativas.

As bikes que tenho debaixo de olho são:

https://www.canyon.com/_pt/roadbikes/bike.html?b=3301

http://http://www.canyon.com/_pt/roadbikes/bike.html?b=3241

http://www.fabreguesbicicletas.es/bicicletas/prod/bicicleta-orbea-orca-gold-sram-force-22-11v-naranja

em loja de net

ou:

http://http://www.movefree.pt/pt/catalog/estrada-competicao534/tarmac-sl4-elite-rival-hrr#.Ux27-Pl_tx0

http://http://www.movefree.pt/pt/catalog/estrada-competicao534/teammachine-slr02-105#.Ux28E_l_tx0

em loja fisica em Portugal

O meu plafond seria de 2000 euros, o que implica fazer a venda da minha actual fininha e juntar esse valor ao que ficasse a faltar.

As bicicletas que tenho seleccionadas rondam os 2500 ( ou pouco mais ou pouco menos )

O meu dilema é que comprando pela net creio que as bicicletas vêm com melhor equipamento ( principalmente nas rodas a diferença deve ser muita a nivel de performance ). Mas em loja fisica tenho a vantagem de entregar a minha bicicleta para retoma ( não faço ideia quanto será a valorização, mas é uma questão de me dirigir a uma loja que venda estes dois modelos ) ( a loja que tenho em vista é a bicicplus em palmela pois comercializa tanto specialized como BMC )

Devo confessar que como sigo muito o ciclismo pela televisão, estes modelos que mencionei ( embora em versões mais humildes ) assemelham-se muito aos modelos que vemos em competição, e isso para mim tenho como critério de escolha.

E pronto eis o meu dilema. E como se não bastasse ainda tenho vindo a pensar se não valerá a pena investir num grupo de transmissão novo e fazer antes um upgrade à bicicleta que tenho.

Espero que me possam aconselhar...

fico a aguardar

um abraço a todos
 

pratoni

Well-Known Member
Se vais à biciplus olha também para a marca bergamont que eles também vendem e pertence à bmc. Normalmente vêm mais bem equipadas porque a marca é menos conhecida e o quadro poderá ser algo menos evoluído, mas nada que um cicloturista note muito. Há relatos aí no fórum de bikes dessa marca e não parecem nada más.

Poderá ser um contraponto às marcas online...

Outra sugestão:
Está insatisfeito com a tua? Porque não trocar apenas as rodas? De certeza que já notarias uma evolução no comportamento da mesma e com um investimento bem inferior, mesmo indo para umas de gama alta ou mesmo topo de gama...
 

Morg

Well-Known Member
Concordo com o pratoni.
Se ainda gostas do teu quadro podes compras um grupo e umas rodas novas com algum perfil e parece uma bike nova.

Se já olhas para o teu quadro como sendo "velho" e qualquer um recente te enche mais o olho que esse então não vale a pena estar as gastar em upgrades porque passado pouco tempo vais continuar a querer uma nova.
 

Sir J

New Member
Se vais à biciplus olha também para a marca bergamont que eles também vendem e pertence à bmc. Normalmente vêm mais bem equipadas porque a marca é menos conhecida e o quadro poderá ser algo menos evoluído, mas nada que um cicloturista note muito. Há relatos aí no fórum de bikes dessa marca e não parecem nada más.

Poderá ser um contraponto às marcas online...

Outra sugestão:
Está insatisfeito com a tua? Porque não trocar apenas as rodas? De certeza que já notarias uma evolução no comportamento da mesma e com um investimento bem inferior, mesmo indo para umas de gama alta ou mesmo topo de gama...

Boas Pratoni

Não estou insatisfeito, mas a fazer um upgrade pensava mais no grupo visto que tenho um ultegra de 9 velocidades( ou seja é o que mais desactualizado tenho na bike ). Qualquer das maneiras sou bastante leigo para saber qual é o investimento que mais melhora a performance.

De resto gosto bastante do quadro que tenho, embora o tenha comprado usado, acho-o bastante confortável e muito manobrável, tenho dúvidas quanto à sua velocidade e acelaração mas...

...As bicicletas de há uns 4, 5 anos para cá estão evoluidas a nível de design e confesso que nesse campo está a minha fraqueza...:eek:
 

Morg

Well-Known Member
Pelas tua palavras acho que só uma bike nova te vai resolver a questão :).
Se a fraqueza está na estética por mais que alteres essa vais ficar sempre com o olho numa nova.
 

Sir J

New Member
Concordo com o pratoni.
Se ainda gostas do teu quadro podes compras um grupo e umas rodas novas com algum perfil e parece uma bike nova.

Se já olhas para o teu quadro como sendo "velho" e qualquer um recente te enche mais o olho que esse então não vale a pena estar as gastar em upgrades porque passado pouco tempo vais continuar a querer uma nova.

É isso Morg

Estou com sensação que com upgrades não vou sossegar. As rodas que tenho já foram um upgrade de há um ano atrás. Bem sei que não são nada de especial e comprei-as já descontinuadas na net por um bom preço.

A minha duvida é que tenho um quadro de endurance e gostaria de saber se passar para um quadro com uma geometria mais de corrida se vou ter outro gozo. Por isso queria conselhos porque como pedalo sozinho não tenho muitas chances de experimentar bicicetas diferentes. E não há muitas lojas em que se faça test drives à descriçâo
 
Last edited:

Morg

Well-Known Member
Eu fiz o inverso. Tinha uma Cannondale alumínio que era utilizada em provas de triatlo e passei para uma de carbono de endurance.

Notei bastante a diferença.

Procurava fazer mais kms e com mais conforto, mesmo que isso implicasse perda de performance.

Acertei completamente na escolha.

Lembro-me que experimentei a Tarmac 10r e apenas notei diferenças para a cannondale CAAD5 ao nível do pedaleiro, era mais rígida.
 

Skyforger

Active Member
Há dois factores dos quais deve depender a tua decisão: o uso que dás à bicicleta e o dinheiro que tens para gastar!
Acho o primeiro muito mais importante e, pelo que percebo, pretendes uma bicicleta mais indicada para a performace, mais racing. E agora eu pergunto: fazes competição? Que tipo de uso dás à bicicleta? Valorizas mais a velocidade ou o conforto? As voltas curtas mas intensas ou as longas viagens? Há uma série de questões que deves responder para conseguires compreender qual o tipo de bicicleta mais adequada para ti. Não deves embarcar na onda do ter igual às bicicletas das equipas profissionais que vês na televisão só por ter e para parecer bem, a não ser que isso seja realmente importante para ti. De que te vale ter uma bicicleta de geometria ultra racing e aerodinâmica quando, no final, a vais usar uma vez por semana para uma voltinha descontraída?

Isto para dizer que deves antes de pensar em trocar de bicicleta, deves pensar se realmente precisas de trocar de bicicleta. A tua actual não é nada má. O quadro é muito bom e está razoavelmente bem equipada. Com um ou outro upgrade, fica melhor do que muitas bicicletas actuais e gastas um terço do valor. Não te deixes iludir pelo marketing e pelo aspecto mais apelativo das bicicletas mais modernas. É certo e sabido que em muitos casos, de ano para ano apenas muda a pintura e um outro pormenor que em nada vai revolucionar o comportamento das bicicletas, especialmente aos olhos de um ciclista amador e de utilização esporádica.

Agora, se o dinheiro não for problema e se realmente já não consegues dormir descansado enquanto não trocares de bicicleta por algo mais moderno e apelativo (não necessariamente melhor), força nisso!
 

Sir J

New Member
Há dois factores dos quais deve depender a tua decisão: o uso que dás à bicicleta e o dinheiro que tens para gastar!
Acho o primeiro muito mais importante e, pelo que percebo, pretendes uma bicicleta mais indicada para a performace, mais racing. E agora eu pergunto: fazes competição? Que tipo de uso dás à bicicleta? Valorizas mais a velocidade ou o conforto? As voltas curtas mas intensas ou as longas viagens? Há uma série de questões que deves responder para conseguires compreender qual o tipo de bicicleta mais adequada para ti. Não deves embarcar na onda do ter igual às bicicletas das equipas profissionais que vês na televisão só por ter e para parecer bem, a não ser que isso seja realmente importante para ti. De que te vale ter uma bicicleta de geometria ultra racing e aerodinâmica quando, no final, a vais usar uma vez por semana para uma voltinha descontraída?

Isto para dizer que deves antes de pensar em trocar de bicicleta, deves pensar se realmente precisas de trocar de bicicleta. A tua actual não é nada má. O quadro é muito bom e está razoavelmente bem equipada. Com um ou outro upgrade, fica melhor do que muitas bicicletas actuais e gastas um terço do valor. Não te deixes iludir pelo marketing e pelo aspecto mais apelativo das bicicletas mais modernas. É certo e sabido que em muitos casos, de ano para ano apenas muda a pintura e um outro pormenor que em nada vai revolucionar o comportamento das bicicletas, especialmente aos olhos de um ciclista amador e de utilização esporádica.

Agora, se o dinheiro não for problema e se realmente já não consegues dormir descansado enquanto não trocares de bicicleta por algo mais moderno e apelativo (não necessariamente melhor), força nisso!


Olá Skyforger

Não faço competição, nem pretendo. Aliás faço competição contra mim próprio,ou seja tento melhorar com à medida que vou acumulando km's, mas acho que neste ano e meio que tenho andado a pedalar estou a atingir os meus limites. Normamente o uso que faço da bicicleta são 3 a 4 treinos semanais de 1 hora mais 10 ou 15 minutos de aquecimento. Normamente faço 35 a 40 km por volta e às vezes ao fim de semana. Faço 60, 70 km, mas não muito mais porque ainda não tive a oportunidade de andar em grupo e quando atinjo ali as duas horas canso-me um pouco psicologicamente. em suma eu encaro isto como uma ida ao ginásio fazer uma aula de spinning mas com as vantagens de aproveitar o ar ivre e não ouvir aquelas musicas que passam nas aulas, que não fazem o meu género.

Em relação a gostar das bicicletas parecidas às equipas profissionais. Não tem nada a ver com querer mostrar e me superiorizar seja a quem for. Simplesmente em alguns modelos de algumas marcas gosto bastante do design das bicicletas, e como sou de uma área profissional mais visual, confesso que deixo-me levar pela estética. E se calhar tens razão,pode ser só marketing e areia para os olhos.

Eu gosto da minha bicicleta, e tenho disfrutado imenso das voltas que dou( nem acredito que atingi os 7000 kms ). simplesmente agora tenho a possíbiblidade de poder adquirir dentro do valor que mencionei. E no futuro poderei não ter...

Por exemplo fui agora à loja que mencionei acima ( Biciplus em Palmela ) para ver se havia em loja os dois modelos que mencionei. Só havia a Bmc Slr02 105. E achei a bicicleta com umas linhas tão espetaculares, que até quase me esqueço que para uma bicicleta daqueles valores as rodas são um tanto fracas. Infelizmente não se encontrava ninguém na loja que estivesse habilitado a avaliar a minha bike numa possível retoma( visto que passei lá de bicicleta ). Passarei lá depois...

Obrigado pelas respostas
 

Sir J

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Skyforger

Active Member
Sir J, se tens agora a oportunidade de investir numa bicicleta que te encha as medidas, força nisso! Por vezes até a simples troca de bicicleta ou mesmo de um componente e o facto de nos sentirmos bem com essa troca funcionam como fonte de motivação para pegarmos na bicicleta e, quem sabe, até passas a fazer voltas superiores a duas horas sem te fartares e a retirar maior prazer do que estás a fazer.

Quanto às bicicletas que sugeres, tenho conhecimento de causa em relação à Specialized, pois tenho uma Tarmac de 2009. Estou imensamente satisfeito com a bicicleta e, independentemente dos ódios de estimação que se erguem em relação à marca, acho uma excelente aposta, quer no momento da aquisição, quer em termos de retoma. Mas isso já deves saber, pois também tens uma Specialized, embora mais antiga. Agora, reconheço que com os valores pedidos por uma Specialized nova encontras opções interessantes no mercado com equipamento superior, sendo que a Canyon nesse aspecto é quase imbatível. A BMC é também uma excelente marca, tem um conceito de bicicleta muito atractivo e diferente, é muito bem reputada e acaba por ser de alguma forma mais exclusiva. Acho que deves deixar levar-te pelo instinto, embora sem perder alguma racionalidade no que à qualidade dos componentes diz respeito. Mas é preferível teres um quadro que te encha realmente as medidas, pois essa é a base fundamental de uma bicicleta, do que optares por algo que não gostas tanto mas que tem umas rodas ou uma transmissão superiores, correndo o risco de passares a vida a pensar que não era bem isto que eu queria...a outra é que era..! Espero ter ajudado.
 

Sir J

New Member
Claro que ajuda. Inscrevi-me no forum para ouvir o vosso feed back e espero no futuro intervir noutros posts

Tenho consciencia que o quadro que tenho é de bastante qualidade, e embora o tenha comprado usado nunca me deu sinais de ter perdido caracteristicas. Penso que é um bom quadro para construir à volta. O dilema persiste.

Tinha pensado em por um grupo de 10 velocidades ( é uma pena que se tenha de mudar quase tudo de uma vez ) e acho que 105 black serve perfeitamente para mim, mas também estou de olho no rival, mas o preço é igual ao ultegra de 11.

As rodas não tinha pensado nisso porque estas já foram um update e acho que rolam bem.

Mas talvez mudar para algo assim:


http://www.bike24.com/1.php?content=8;navigation=1;product=50937;page=1;menu=1000,4,123,30;mid=77;pgc=0;orderby=2

com pouco mais 1500 gramas e já um pouco aero seja uma mais valia.

Qualquer das maneiras fiquei de passar na loja onde está a bmc para me avaliarem numa possível retoma

a ver vamos...
 

Morg

Well-Known Member
Apesar de ter umas Vision T42 e estar muito satisfeito com elas acho que não vais notar assim tanta diferença entre as mavic equipe e as T30.

Eu também ando quase sempre sozinho e às vezes dou mais valor à parte estética do que o peso ou possível melhora de performance.
Quando andamos sozinhos só nós é que temos que gostar da bike.

Compra a que mais gostares independentemente de ter um grupo melhor ou pior.
Por esses valores qualquer bicicleta te vai aguentar muitos milhares de kms.
Se não tiveres aquele "Click" com a nova bike mais ou menos dia vais acabar por querer trocar como acontece com a Roubaix.
É tipo aquelas mulheres muito bonitas mas que não nos dizem nada e há outras que não sabendo porquê nos deixam malucos.
 

Sir J

New Member
Às vezes até sabemos alguns porquês. Eu por exemplo gosto de mais de bicicletas sem slope. É inexplicável mas aquela linha na horizontal é bastante sedutora.

Maluqueiras...:D
 

Skyforger

Active Member
Bem, se gostas de quadros com linhas mais direitas, então vais sempre acabar por nunca estar satisfeito com esse Specialized...não em termos de performance e características, pois é um excelente quadro, mas porque esteticamente nunca vai agradar-te e isso, meu amigo, é daquelas coisas difíceis de explicar e que toldam a nossa racionalidade. Lá atrás criaram a analogia com as mulheres e acaba por ter alguma lógica. Por muito bonita que seja uma mulher aos olhos dos mais refinados padrões de estética e de beleza, não raras vezes acabamos por nos deixar seduzir por uma mulher que não encaixa nesses tais "padrões", mas que faz um click inexplicável para nós e pouco importa o que os outros pensam :)

Se gostas de bicicletas com linhas mais direitas e tradicionais, as BMC também não são propriamente as bicicletas com as linhas mais convencionais. Nesse campo tens marcas como a Cannondale, a Cervélo ou outras mais clássicas.

Quanto a rodas, acho que neste aspecto deves tentar relativizar mais a estética, pois as rodas influenciam bastante o comportamento da bicicleta. Até podes ser doido por rodas de perfil alto, mas se gostas de fazer subidas e vives numa área mais acidentada ou muito exposta ao vento, não é de todo aconselhável umas rodas deste género. Se, por outro lado, deres primazia à aerodinâmica e a rolar, então avançar para rodas de perfil.
 
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