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Pneus Continental

topoman

Active Member
Excelente pergunta. Tb gostaria de saber a resposta a isto.
De uma perspetiva de senso comum, ou pelo menos na minha opinião eu diria que gasta mais no inverno devido aos detritos todos que estão presentes na estrada por causa das chuvas,lamas,etc.
Mas sinceramente não sei se será esse o caso...
Não sei se não será no verão devido à mais alta temperatura que provoca maior "amolecimento" e consequentemente desgaste da borracha...
 

el-solitario

Well-Known Member
Excelente pergunta. Tb gostaria de saber a resposta a isto.
De uma perspetiva de senso comum, ou pelo menos na minha opinião eu diria que gasta mais no inverno devido aos detritos todos que estão presentes na estrada por causa das chuvas,lamas,etc.
Mas sinceramente não sei se será esse o caso...
Este pensamento veio por agora andar mais vezes na chuva/piso molhado. O pneu da frente está sempre “molhado”, e na minha lógica da batata até ficar seco, perdeu água da superfície e não borracha. Como se a água lhe dê-se uma película protectora que até secar não deixa a borracha se desgastar. Claro que isto é apenas uma ideia aleatória sem fundamento. Mas gostava mesmo de saber apenas por curiosidade.

Não sei se não será no verão devido à mais alta temperatura que provoca maior "amolecimento" e consequentemente desgaste da borracha...
Sim, na teoria asfalto quente “derrete” mais depressa a borracha.

A única coisa que sei é que no inverno há mais destruição do pneu. Mais micro cortes e abrasões de vidros. Normalmente porque a estrada fica mais suja das chuvas.
 

Pires

Well-Known Member
O que gasta a borracha do pneu é o contacto com a superfície onde se anda e o "grip" da mesma.
A maioria de nós no inverno ou com a estrada molhada tem a tendencia em ter uma condução mais defensiva, fazem-se as curvas mais devagar e menor tendencia em inclinar tanto a bicicleta, o inicio das travagens mais cedo e menos agressiva, todas estas coisas influenciam o desgaste do pneu.
Em relação ao que o el-solitario refere em termos de mais "destruição" do pneu, também concordo que no inverno há mais lixo a estragar o pneu, mas no verão gasto mais borracha.
 

DT199

New Member
Mais um com relação amor ódio com os 5000. Em termos de performance/rolar, são brutais... Agora a fragilidade dos mesmos nas laterais é só ridícula. Nunca tive um único furo na estrada, mas depois racham nas laterais, e lá se vão 50 paus para o lixo.

É pena, porque são absolutamente incríveis a rolar... Tenho de arranjar alternativa!
 

tuga

Well-Known Member
Mais um com relação amor ódio com os 5000. Em termos de performance/rolar, são brutais... Agora a fragilidade dos mesmos nas laterais é só ridícula. Nunca tive um único furo na estrada, mas depois racham nas laterais, e lá se vão 50 paus para o lixo.

É pena, porque são absolutamente incríveis a rolar... Tenho de arranjar alternativa!
vai custar a ler a muitos fanboys mas deixa-te dessa m.. Made in Germany

 

DT199

New Member
vai custar a ler a muitos fanboys mas deixa-te dessa m.. Made in Germany

A mim não me interessam marcas...Não sou fan boy de marca nenhuma, seja do que for. Eu vou pelo custo-benefício. Os Gp5000 são transversalmente reconhecidos como pneus que rolam de forma incrível, mas o seu grande handicap, são invariavelmente as paredes laterais. Fico descontente por isso, e se há go dentro da mesma faixa de preço, com melhor performance, so be it!
 

tuga

Well-Known Member
porque não pirelli???
Tb anda aqui em uso. Muito satisfeito com eles.
As laterais gretadas mencionadas pelo @DT199 pode tb ser pressão a mais.
As indicações no pneu são a pressão mínima e máxima, respetivamente. Há que ajustá-la consoante a largura da roda, peso do ciclista, tipo de pneu e qualidade de estrada.

A SRAM tem uma boa “ferramenta“ para a calculação da pressão

 

Bruso

Well-Known Member
Tb anda aqui em uso. Muito satisfeito com eles.
As laterais gretadas mencionadas pelo @DT199 pode tb ser pressão a mais.
As indicações no pneu são a pressão mínima e máxima, respetivamente. Há que ajustá-la consoante a largura da roda, peso do ciclista, tipo de pneu e qualidade de estrada.

A SRAM tem uma boa “ferramenta“ para a calculação da pressão

Uso e recomendo. A Silca também tem mas é menos detalhada.
 

Ajmg

Member
Mais um com relação amor ódio com os 5000. Em termos de performance/rolar, são brutais... Agora a fragilidade dos mesmos nas laterais é só ridícula. Nunca tive um único furo na estrada, mas depois racham nas laterais, e lá se vão 50 paus para o lixo.

É pena, porque são absolutamente incríveis a rolar... Tenho de arranjar alternativa!
Com quantos km/ tempo de uso começaste a ter problemas?
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Mais um com relação amor ódio com os 5000. Em termos de performance/rolar, são brutais... Agora a fragilidade dos mesmos nas laterais é só ridícula. Nunca tive um único furo na estrada, mas depois racham nas laterais, e lá se vão 50 paus para o lixo.

É pena, porque são absolutamente incríveis a rolar... Tenho de arranjar alternativa!
Acontecia-me o mesmo mas depois de descobrir a pressão certa para mim (+-70 psi), nunca mais racharam. Tamanho de pneu 25 e peso 75kg (bicicleta+utilizador). Rodas Fulcrum Wind 40C (24,2mm largura externa).
 

Ajmg

Member
Acontecia-me o mesmo mas depois de descobrir a pressão certa para mim (+-70 psi), nunca mais racharam. Tamanho de pneu 25 e peso 75kg (bicicleta+utilizador). Rodas Fulcrum Wind 40C (24,2mm largura externa).
"Teoricamente" de acordo com a "ferramenta da Sram" andas abaixo da pressão certo?
Eu peso 80 kg e tenho os GP5000 25 montados numas vision SC40 e coloco 82/85 psi frente e tras.
5000 kms em 13 meses e estão com bom aspecto ainda.
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
"Teoricamente" de acordo com a "ferramenta da Sram" andas abaixo da pressão certo?
Eu peso 80 kg e tenho os GP5000 25 montados numas vision SC40 e coloco 82/85 psi frente e tras.
5000 kms em 13 meses e estão com bom aspecto ainda.
Cada "ferramenta" dá pressões diferentes. Fui experimentando várias pressões até chegar ao 70psi. Para mim 80psi é demasiado, a bicicleta fica desconfortável. 80kg mais o teu peso dá quase 90kg portanto +-80psi faz todo o sentido.
 
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