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Road Bike - 2000 €

Negoci8er

Well-Known Member
Sim, já pensei nisso, mas por um lado não é para andar muito tempo seguido, pelo menos não de forma regular. Depois acho que ainda tenho alguma flexibilidade. Cada vez menos, é certo, mas não creio que isso seja problema. Quanto muito poderei ter um período de habituação maior (quanto mais agressiva for a geometria) mas acabarei sempre por me adaptar.

Quanto ao bike fit, ainda não sei. Depende de quando a comprar, mas é possível que só o consiga fazer depois.
Foi exatamente o que pensei antes de comprar... e foi realmente o que aconteceu depois de comprar... :)

Não sou grande ciclista (então neste momento nem o pó tenho tirado à bike) :rolleyes:

Mas da minha experiência, as dores que sentia iniciais fazem parte da "habituação do corpo" e da progressão física ao esforço.

Por exemplo, a maior volta que fiz, cheguei ao fim relativamente "fresco". Nessa fase, fazia frequentemente voltas de 100 ou mais km's.

Em fases, que ando menos, uma volta de 50 km's é suficiente para me deixar todo empenado e dorido... (a geometria não tem culpa) ;)

Por fim uma nota, embora use uma aero, com posição mais agressiva, nunca senti a necessidade de realizar um bike fit.
 

JBG

Well-Known Member
Foi exatamente o que pensei antes de comprar... e foi realmente o que aconteceu depois de comprar... :)

Não sou grande ciclista (então neste momento nem o pó tenho tirado à bike) :rolleyes:

Mas da minha experiência, as dores que sentia iniciais fazem parte da "habituação do corpo" e da progressão física ao esforço.

Por exemplo, a maior volta que fiz, cheguei ao fim relativamente "fresco". Nessa fase, fazia frequentemente voltas de 100 ou mais km's.

Em fases, que ando menos, uma volta de 50 km's é suficiente para me deixar todo empenado e dorido... (a geometria não tem culpa) ;)

Por fim uma nota, embora use uma aero, com posição mais agressiva, nunca senti a necessidade de realizar um bike fit.

Posição agressiva é sem espaçadores.

Ridley-Noah-Fast-Disc-stem.jpg
 

Bruso

Well-Known Member
:)
Certo, mas como sabes uma aero com espaçadores é mais agressiva do que uma de endurance com espaçadores.

Uma aero sem espaçadores é para pro's, ou amadores muuuuiiito avançados. ;)
Uma aero com espaçadores é um crime para os olhos.
Um amador que quer uma bike que lhe sirva compra um all road ou uma endurance. Tal como já foi sugerido a nova Defy tem tudo o que um ciclista que não vai competir precisa.
É leve e embora tenha a fama de endurance, é uma bike que tem uma geometria mais agressiva que o que era hábito nesse segmento. Outro bonus é a largura dos pneus que consegues meter. Tiras os espaçadores todos e ficas com uma bike bem agressiva. Queres ainda mais ganhos aeros? Baixa a os cotovelos. Queres ainda mais? Compra um capacete aero e um skinsuit. Queres ainda mais? Compra umas rodas de 60mm. Mais? pneus de TT.

Gostas mais do quadro aero esteticamente? Ok aceito mas lembra-te que a bike não é para pendurar na sala.

@nightcrawler já agora qual é a aero que estás a pensar?
 

Negoci8er

Well-Known Member
Uma aero com espaçadores é um crime para os olhos.
Um amador que quer uma bike que lhe sirva compra um all road ou uma endurance. Tal como já foi sugerido a nova Defy tem tudo o que um ciclista que não vai competir precisa.
É leve e embora tenha a fama de endurance, é uma bike que tem uma geometria mais agressiva que o que era hábito nesse segmento. Outro bonus é a largura dos pneus que consegues meter. Tiras os espaçadores todos e ficas com uma bike bem agressiva. Queres ainda mais ganhos aeros? Baixa a os cotovelos. Queres ainda mais? Compra um capacete aero e um skinsuit. Queres ainda mais? Compra umas rodas de 60mm. Mais? pneus de TT.

Gostas mais do quadro aero esteticamente? Ok aceito mas lembra-te que a bike não é para pendurar na sala.

@nightcrawler já agora qual é a aero que estás a pensar?

Não sabia que era um criminoso para os olhos. :)

Qual a diferença entre partir de um modelo de endurance e torná-lo mais aero e partir de um modelo aero e deixá-lo mais endurance?

Como referi, quando comprei a bike para além de sentir o corpo a ajustar-se à geometria, fazia alongamentos diários de forma a melhorar a flexibilidade.
Houve uma fase que lhe podia tirar facilmente espaçadores sem me sentir desconfortável. Não o fiz, para manter os ajustes mais tolerantes para períodos de melhor e pior forma física / flexibilidade.

Acima de tudo, o que considero mais importante é desfrutar das voltas que dou (pequenas ou grandes), sem dores e sem lesões. Os meus olhos gostam bastante do que veem. Claro que gostariam mais de ver outras coisas, mas isso são outros 500... ;)
 

jpacheco

Well-Known Member
Uma aero com espaçadores é um crime para os olhos.

Ahaha muito bom. Também concordo. Uma bike aero é para andar lá em baixo, e todos os pormenores deve manter essa aerodinaminca.

Gostas mais do quadro aero esteticamente? Ok aceito mas lembra-te que a bike não é para pendurar na sala.

Conheço uns tem bikes 4,5,6,...10, mil para cima que só servem para isso neste momento, enfeitar :cool:

Compra mas é a bike e não penses demasiado, quanto mais depressa começares andar melhor :)
 

Negoci8er

Well-Known Member
Até estive a apreciar melhor a obra de arte... :)
1.jpg


Não considero escandalosa a quantidade de espaçadores, e a diferença entre o selim e o guiador é notória (não pro, mas sim agressiva para o standard "endurance").
 

Bruso

Well-Known Member
Não sabia que era um criminoso para os olhos. :)

Qual a diferença entre partir de um modelo de endurance e torná-lo mais aero e partir de um modelo aero e deixá-lo mais endurance?

Como referi, quando comprei a bike para além de sentir o corpo a ajustar-se à geometria, fazia alongamentos diários de forma a melhorar a flexibilidade.
Houve uma fase que lhe podia tirar facilmente espaçadores sem me sentir desconfortável. Não o fiz, para manter os ajustes mais tolerantes para períodos de melhor e pior forma física / flexibilidade.

Acima de tudo, o que considero mais importante é desfrutar das voltas que dou (pequenas ou grandes), sem dores e sem lesões. Os meus olhos gostam bastante do que veem. Claro que gostariam mais de ver outras coisas, mas isso são outros 500... ;)
Lá está. Vou salientar que o mais importante é teres uma bike que gostas e estares satisfeito com ela. O que os outros dizem é outra história e tu valorizas apenas o que quiseres.

Mas se vens cá mostrar a tua bike ou dizer que estás a pensar comprar um bike assim e assim, tens de estar preparado para ouvir os conselhos que te dão mesmo que não sejam o que queres ouvir.

Já agora, um esclarecimento...espaçadores são ok até um certo ponto. Devem ser usados para "fine tuning" e não para transformar uma bike aero numa confortável.
 

jpacheco

Well-Known Member
Até estive a apreciar melhor a obra de arte... :)
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Não considero escandalosa a quantidade de espaçadores, e a diferença entre o selim e o guiador é notória (não pro, mas sim agressiva para o standard "endurance").
Essas caixas de direcção também já são mais bonitinhas, não são os standards espaçadores que se usavam antigamente.
 

TorPedlo90

New Member
Concordo com os vários conselhos sobre a geometria mais adequada a maioria de nós (especialmente aos iniciantes) será a Endurance. Só queria acrescentar que para além das geometrias influenciarem, os próprios carbonos são diferentes nomeadamente na rigidez (ou flexibilidade).

Por exemplo a Defy do meu irmão (salvo erro de 2021) tem menos rigidez (mais correcto dizer tem mais flexibilidade para absorver irregularidades) que a minha TCR (2020), e sim isso sente-se. Penso que (falando na mesma marca) a Propel é ainda mais rigida que a TCR (também mais pesada e geométricamente mais agressiva).

Embora ache importante o bike fit, compreendo que seja feito a posterior. Sendo que obviamente precisas de acertar no tamanho e sobre isto (acho que não foi referido) normalmente é mais facil crescer a bicicleta que encurtar. Na duvida (recomendo) escolha deverá ser o tamanho mais pequeno. Falando na Giant talvez a duvida seja entre o M e o ML. Mas a não ser que falhes por muito no tamanho o fitter vai ter base para trabalhar (pode é recomendar trocas de avanço e no limite do espigão). Teoricamente e falando geométricamente da posição de pedalada (com troca de avanços, espaçadores, espigões e jogando a posição do selim) podes ter uma Defy=TCR=Propel mas o comportamento será sem duvida diferente.

Como se percebe pelo texto eu pessoalmente escolhia Giant, mas a TREK ÉMONDA SL 6 PRO DI2 2023 mostrada pelo Nunoaomaia esta €sp€tacular.

Para terminar recomendo sempre deixar alguns €uros de lado para mais tarde se fazer upgrade de rodas e probavelmente de selim, pois também serão muito importante no conjunto.
 

Trizade

Well-Known Member
Essa história das bicicletas aero tem muito que se lhe diga . . .

Olhando para o título do 2º vídeo (e confesso que não vi o vídeo só vi o título) posso já dizer que hoje em dia as diferenças de peso entre uma bike aero e uma de endurance já não são as de hà uns anos atrás...
Aliás, tens várias marcas que estão a "fundir" as 2 geometrias numa só e a concentrarem-se num modelo "do it all" em que têm características aero e são também boas trepadoras (segundo o marketing das marcas). Specialized SL8, Factor Ostro, etc...
O que é certo é que hoje em dia consegues ter uma bike aero a pesar o minimo limite da UCI sem problemas nenhum (com excepção da Pinarello!!! :D).
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Olhando para o título do 2º vídeo (e confesso que não vi o vídeo só vi o título) posso já dizer que hoje em dia as diferenças de peso entre uma bike aero e uma de endurance já não são as de hà uns anos atrás...
Aliás, tens várias marcas que estão a "fundir" as 2 geometrias numa só e a concentrarem-se num modelo "do it all" em que têm características aero e são também boas trepadoras (segundo o marketing das marcas). Specialized SL8, Factor Ostro, etc...
O que é certo é que hoje em dia consegues ter uma bike aero a pesar o minimo limite da UCI sem problemas nenhum (com excepção da Pinarello!!! :D).
E a que prۍo?
Na vida real e num percurso misto, as bicicletas aero não são mais rápidas que as bicicletas mais tradicionais. O maior factor, somos nós. Forma física, motor, peso, posição na bicicleta, roupa justa, etc. Isso sim é que faz diferença.
 

Negoci8er

Well-Known Member
E a que prۍo?
Na vida real e num percurso misto, as bicicletas aero não são mais rápidas que as bicicletas mais tradicionais. O maior factor, somos nós. Forma física, motor, peso, posição na bicicleta, roupa justa, etc. Isso sim é que faz diferença.
Da mesma forma, não considero uma aero, um impedimento para subir ou para fazer todo o tipo de percursos desfrutando deles com prazer...
O mais importante será satisfazer os nossos gostos. Dá-nos outro alento pedalar em algo com o que nos identificamos...
Pormenores muito técnicos são para competição.
 

nunokas

Well-Known Member
Até estive a apreciar melhor a obra de arte... :)
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Não considero escandalosa a quantidade de espaçadores, e a diferença entre o selim e o guiador é notória (não pro, mas sim agressiva para o standard "endurance").

Bem fixe.
Estás aí com um dropzinho de quê? 10cm?

Estou com o Bruso. Palavras acertivas mas na realidade "muito sensível" de hoje fere sempre algumas suscetibilidades esta conversa.
Como eu digo, o trabalhinho fora da bike também é muito importante.
Eu sei que a indústria sobrevive à custa das legiões de MAMIL's com com a elasticidade de um tijolo e 3cm de espaçadores a mais. Não me apedrejam por favor :p
 

Negoci8er

Well-Known Member
Bem fixe.
Estás aí com um dropzinho de quê? 10cm?

Estou com o Bruso. Palavras acertivas mas na realidade "muito sensível" de hoje fere sempre algumas suscetibilidades esta conversa.
Como eu digo, o trabalhinho fora da bike também é muito importante.
Eu sei que a indústria sobrevive à custa das legiões de MAMIL's com com a elasticidade de um tijolo e 3cm de espaçadores a mais. Não me apedrejam por favor :p

Sinceramente nem sei qual é o drop. :)
Ajustei o selim de forma a ter a extensão completa da perna.
Em relação ao ajuste da altura do guiador, o vendedor deixou com os 3 espaçadores que tinha de origem e disse, que mais tarde poderia retirar os espaçadores...
Como referi, vinha do BTT.

Fui fazendo voltas de 40, 60, 80 até aos 100 km's.
Depois dos 100, 110, 150 até à maior de 180 km. Fui adaptando o corpo progressivamente ao esforço. Fazia alongamentos para melhorar a elasticidade.
Nunca me senti desconfortável, com dores nem tive lesões (felizmente).
 

Bruso

Well-Known Member
Sinceramente nem sei qual é o drop. :)
Ajustei o selim de forma a ter a extensão completa da perna.
Em relação ao ajuste da altura do guiador, o vendedor deixou com os 3 espaçadores que tinha de origem e disse, que mais tarde poderia retirar os espaçadores...
Como referi, vinha do BTT.

Fui fazendo voltas de 40, 60, 80 até aos 100 km's.
Depois dos 100, 110, 150 até à maior de 180 km. Fui adaptando o corpo progressivamente ao esforço. Fazia alongamentos para melhorar a elasticidade.
Nunca me senti desconfortável, com dores nem tive lesões (felizmente).
Lá está. É possivel? É? É recomendável a quem está a começar? Não.

Primeira coisa que quem está a começar neste desporto tem que perceber é o seguinte: Se vens para ficar, não será a tua ultima bicicleta. Compra uma para começares que se adeque ao perfil de atleta e no futuro logo vês. A Trek que meteram mais para trás é um mimo e nem pensava mais.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Lá está. É possivel? É? É recomendável a quem está a começar? Não.

Primeira coisa que quem está a começar neste desporto tem que perceber é o seguinte: Se vens para ficar, não será a tua ultima bicicleta. Compra uma para começares que se adeque ao perfil de atleta e no futuro logo vês. A Trek que meteram mais para trás é um mimo e nem pensava mais.
Eu é mais do género da música da Carolina Deslandes:
"Amor para a vida toda"

A TREK está realmente muito interessante pelo preço, mas cada um sabe dos seus gostos.
A baixa de forma não é eterna, é temporária.
Numa de endurance, para quem não está habituado a andar, também "pena" no começo.
 

cconst

Well-Known Member
Eu acho os dois pontos de vista bastante válidos. Até porque a capacidade de sofrimento é proporcional ao gosto que sentimos ao andar NA bicicleta (e não NUMA bicicleta).

Na estrada comecei numa Triban "genérica", diria que virada para o endurance. Andei 2 ou 3 anos nela e o ulitmo ano já não me dava vontade/alento em andar nela. Fosse no trainer fosse na rua.

Comprei a TCR. Arrisquei numa geometria Race, mas de tudo o qeu vi e li, tinha que ser aquela! O bacano onde comprei a TCR colocou as medidas da Triban. Só notei diferenças para bem... Conforto e rigidez foram as mais obvias. E o gosto em levar tareias (que só me apercebi mais tarde).

Será que eu com 3 anos já tinha o arcaboiço para uma Race? Pois claro que não. Continuo a não tocar nos pés, continuo com perto de 80Kg (na Triban tinha menos!) e tenho muito mais gosto na TCR. Mesmo que seja para ir "sofrer".

Quanto ao Bike fit. Nunca fiz nenhum. Talvez devesse... Mas a fazer parece-me que o indicado é mesmo antes de comprar. Ir ao fitter com as bicicletas que estivessem na short list e tentar entender qual delas se enquadrava melhor.

Os olhos também comem. E influenciam e muito no gosto que temos nas coisas. Algumas pessoas são mais racionais e conseguem abstrair-se disso, outras mais emotivas e necessitam de uma cenoura para se manterem motivados. Eu já tenho a minha cenoura.
 
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