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Conversa da treta

joseruivo

Well-Known Member
O que dizes é interessante, pois dos relatos que já ouvi, a malta que tem grupos eletrónicos fica sempre a pé.

É assim tão fácil chegar a uma oficina e comprar uma bateria? Atenção eu referia-me a oficina de motas/carros. Tipos aquelas oficinas do SrZé na esquina lá na aldeia não sei onde.
Não uma oficina especifica se bicicletas.

Se dá para trocar a bateria entre os desviadores, é uma solução que desenrasca. Vem uma subida longa/dura? Mete-se o andamento que se quer antes da subida :p
Sram usa uma bateria por desviador, que se pode trocar a mudar a meio da volta se necessário, certo? Shimano só uma para os dois desviadores?
 

Trizade

Well-Known Member
O que dizes é interessante, pois dos relatos que já ouvi, a malta que tem grupos eletrónicos fica sempre a pé.

É assim tão fácil chegar a uma oficina e comprar uma bateria? Atenção eu referia-me a oficina de motas/carros. Tipos aquelas oficinas do SrZé na esquina lá na aldeia não sei onde.
Não uma oficina especifica se bicicletas.

Se dá para trocar a bateria entre os desviadores, é uma solução que desenrasca. Vem uma subida longa/dura? Mete-se o andamento que se quer antes da subida :p
E o sr Zé da esquina lá na aldeia consegue desenrascar cabos para a bicla? Talvez. Mas lá está, já se está a "mexer demasiado a baliza" para que o argumento a favor do mecânico seja mais favorável do que o eletrónico...
E nem precisas de comprar uma bateria, se fores a uma loja de biclas, até podes meter só a carregar durante 20 mins e de certeza que deve dar para desenrascar para chegar até casa.

E sim, dá para trocar baterias, o que no exemplo dado pelo sr que escreveu o artigo até favorece o eletrónico (se me lembro corretamente eles estavam numa subida), pois aí era só meter a bateria boa no desviador da frente e colocar no prato pequeno, depois meter a bateria boa no desviador traseiro e "voilá", fazes o resto da subida sem stress. E até podes ir para casa assim, sem bateria na frente, andas sempre com o prato pequeno...
Se isto não é mais fácil/simples que um sistema mecânico, não sei não... Enfim...
 

elchocollat

Well-Known Member
Percebo-te e parece-me mais fácil a troca de baterias (eu não sabia honestamente). Aliás, eu nem li o artigo só me apercebi do que se estava a tentar explicar do lado mecânico.
Eu não sei se se está a mexer a baliza, porque me parece que está clara desde início pelo menos do lado mecânico: é mais provável arranjar um SrZéMecânico do que o SrVitorEletrónico.
Contudo, pelo menos eu fiquei a saber isso da trocas das baterias, e parece-me um grande ponto a favor. A dependência de alguém deixa de existir, e a troca de baterias resolverá a questão.

Claro que podemos dizer "ah a bateria vai acabar e depois aí é que ficas a pé e com cabo pode não acontecer porque tens um cabo novo". Bom é preciso consegui-lo :p e mesmo esse pode partir depois. Nunca se sabe.

Mas do que vou vendo, o eletrónico parece-me ter passado para a frente (se alguma vez esteve atrás :p)
Eu só parti um raio uma vez e veio a minha namorada buscar-me :p
 

s0me0ne

Well-Known Member
O artigo é bastante tendencioso...
5. No home maintenance. In truth, I’m a lousy mechanic, but even I can adjust a mechanical derailleur, replace parts and bodge a fix when things go wrong. With an electronic derailleur there’s no chance.

Este ponto não faz qualquer sentido. Como foi dito o sistema SRAM tem maneira de fazer micro ajustes, quer nas manetes quer na app para telemóvel, a Shimano também faz o mesmo.

A discussão é igual à dos travões de disco, eu também dizia que não precisava de uma bike com travão de discos até andar com a bike de travão no aro à chuva e simplesmente não conseguir travar.

Mas não deixa de ser opinião de cada um, mas uma opinião não está errada e a outra está certa!
 

Trizade

Well-Known Member
O artigo é bastante tendencioso...


Este ponto não faz qualquer sentido. Como foi dito o sistema SRAM tem maneira de fazer micro ajustes, quer nas manetes quer na app para telemóvel, a Shimano também faz o mesmo.

A discussão é igual à dos travões de disco, eu também dizia que não precisava de uma bike com travão de discos até andar com a bike de travão no aro à chuva e simplesmente não conseguir travar.

Mas não deixa de ser opinião de cada um, mas uma opinião não está errada e a outra está certa!
Exatamente o que eu estou aqui a tentar dizer, mas que pelos vistos a malta não concorda...
 

pratoni

Well-Known Member
Se calhar estão a confundir eletrónico com SRAM, ou seja esse truque da troca das baterias entre desviadores só se aplicam aos eletrónicos da SRAM e não aos da Shimano e Campagnolo...
 

cconst

Well-Known Member
Se fosse numa bike para ir até África do sul de bike em autonomia, sim, cabos sem dúvida (até nos travões). Mas aqui na Europa, em que se vem sempre a casa e basta dar um pontapé temos uma oficina ou uma ficha... Tanto faz, vai dá preferência (ou carteira) de cada um.

Não tenho elétrico porque a minha carteira não gosta e no meu caso não se justifica.
Isto é realmente uma conversa da treta, uma discussão onde não tem sequer discussão.
Qualquer dia aparece aí um post sobre a terra ser ou não plana..
Qualquer ciclista sabe que a terra não é plana:p. Se não o sabe é porque ainda não andou de bicicleta "a sério".
 

petrix

Well-Known Member
Do que interpreto da vossa conversa, penso que é este o ponto em que se devem focar.
A questão não é andar com matricial de reparação/substituição, porque aí ambas as tecnologias têm solução.

A questão aqui é mais:
Com cabos se calhar entra-se numa oficina e está lá alguém que desenrasca um cabo, ou faz-se uma porra qualquer e dá para andar uns kms, nem que não se esforce muito.
Com bateria, pelos vistos nem dá para colocar a corrente. É 52-14 é 52-14. Seja a descer ou a subir. Não haverá de qualquer modo de desenrascanço por mais tecnológica que a pessoa seja. Com cabo, será mais fácil.
Penso que é isto.
Experimenta trocar um cabo de mudanças no meio da serra... :p...uma bateria basta uns segundos para ser trocada...:cool:
 
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