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Conversão pedaleiro gravel

joseruivo

Well-Known Member
Boas,

tenho uma bicicleta onde tinha pedaleiro triplo com BB30, e onde pus agora pedaleiro de gravel, Shimano GRX 30/46. Tudo a funcionar, mas a corrente anda torcida, faz uma barulheira do caraças no prato de fora, ao passo que no de dentro mal se ouve... Algum ajuste que eu possa fazer?

O quadro e de 135mm (ou 130 ??) no eixo de trás. A linha de corrente anunciada pela shimano é de 47mm, ao passo que num triplo (shimano) é de 45mm, e num duplo compacto é de 43mm. Não sei qual era a linha de corrente do pedaleiro triplo FSA que lá estava antes...

O que imaginei até agora: anilha entre o cepo e a cassete (de 10v) para chegar a cassete mais para fora? Anilha no eixo da roda, no lado oposto à cassete, para a chegar a cassete mais para fora?

Obrigado.
 

JBG

Well-Known Member
Se percebi esse pedaleiro sai mto para fora, não me parece o mais indicado.
O Shimano Tiagra tem uma chainline de 43.5 mm, mas o mais pequeno é 48-34T , provavelmente não é o que querias.

Para chegar a K7 para fora, podes tirar o carreto de 11 e podes "fechar" a K7 logo a seguir. Penso que que precisas de um lockring mais largo para dar aperto no carreto.

Metes espaçadores do lado de dentro da K7 para compensar.
Ficas com 9 velocidades, mas deves conseguir ganhar os mm que queres, do outro lado não mexia.

PS: O limitador tem que estar mto bem afinado para não enfiar a corrente nos raios.
 

joseruivo

Well-Known Member
Se percebi esse pedaleiro sai mto para fora, não me parece o mais indicado.
O Shimano Tiagra tem uma chainline de 43.5 mm, mas o mais pequeno é 48-34T , provavelmente não é o que querias.

Para chegar a K7 para fora, podes tirar o carreto de 11 e podes "fechar" a K7 logo a seguir. Penso que que precisas de um lockring mais largo para dar aperto no carreto.

Metes espaçadores do lado de dentro da K7 para compensar.
Ficas com 9 velocidades, mas deves conseguir ganhar os mm que queres, do outro lado não mexia.

PS: O limitador tem que estar mto bem afinado para não enfiar a corrente nos raios.
Obrigado pela sugestão!
 

JBG

Well-Known Member
Obrigado pela sugestão!
Ora essa.
Numa bicicleta prescindi do carreto de 11 para ter as mudanças com menos saltos com a K7 12-28 (10V).
Não perdi nada de especial a rolar, só a descer, mas aí é para descansar ; )

Se montares uma K7 como a minha vais ter um efeito semelhante sem perder velocidades, simplesmente ganhas o espaço de 1 velocidade (3.95 mm) qd estiveres no prato grande, no prato pequeno trabalha tudo igual.


Penso que existem em 12-30 tb.
 
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