• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Comboios de Bicicleta - Lisboa

cconst

Well-Known Member
Viva,

Tomei conhecimento recentemente (<2 meses) da existência de uma iniciativa da CML para a mobilidade sustentável na cidade:
o PROGRAMA MUNICIPAL DE COMBOIOS DE BICICLETAS DE LISBOA

De uma forma muito simples, é um movimento que tem como objetivo educar as crianças a deslocarem-se da sua residência para a escola de bicicleta e em segurança, integrando um "comboio" cujo motorista é da responsabilidade da CML e conta com pais voluntários para ajudar a manter o comboio na linha.

Fui "recrutado" e irei participar numa formação para que se consiga criar mais um comboio em Lisboa.

Já existem vários inclusive um perto de mim, cujo facebook partilho:
https://www.facebook.com/ComboiodaSarahAfonso/

Em Lisboa, caso não exista nenhum comboio na escola onde os vossos filhos andem podem entrar em contacto com a CML que eles ajudam a agilizar o processo. Parece que necessitam "apenas" de 4 miúdos interessados e de disponibilidade de alguns pais.

Uma vez que esta iniciativa em Lisboa é coordenada pela CML, a CML assegura-se junto das escolas e das Juntas de Freguesia que são criadas as condições para as bicicletas ficarem guardadas durante o período escolar.

É pena que o comboio seja apenas 1 vez por semana e apenas seja organizado na ida para a escola, uma vez que os horários de saída dependem muito dos horários dos trabalhos dos pais. Ainda assim é uma iniciativa importante porque coloca os miúdos a conviverem com outros miúdos e quiçá a passarem a ir de bicicleta sozinhos (quando forem para o preparatório ou secundário) ou que se formem comboios informais apenas com pais nos restantes dias.

Estou deserto para ver as estradas aqui no bairro com transito de bicicletas até à escola!

Entretanto, já comprei uma roda-livre de 22D para colocar na pasteleira:cool:... Espero ser suficente para as subidas que apanho por aqui:rolleyes:

Quanto ao resto do país... sei que existem algumas cidades que já implementam algo semelhante, sendo que algumas são da exclusiva responsabilidade dos pais.
 

cconst

Well-Known Member
@jocarreira parece-me que a informação nesse site está desatualizada no que concerne a Lisboa. Esses comboios existem sim, mas existem outros que não estão listados.
 

cconst

Well-Known Member
Hoje foi o primeiro dia do Comboio de bicicletas para a Paulino Montez. Menos de 15 dias separam o primeiro contacto com a primeira viagem do comboio.

Correu muito bem, com ligeiros percalços (que me fizeram chegar depois de quase todas a crianças por ter que dar assistência a uma mais pequena), mas diz quem estava à espera do comboio à porta da escola que os miúdos vinham com um ar satisfeitíssimo!

O percurso é semi-circular, com cerca de 2500m e algumas subidas curtas que não foram suficientes para desanimar os participantes.

Os automobilistas portaram-se lindamente, cedendo passagem ao comboio (houve claro 1 ou 2 exceções...) o que fez com que a experiencia fosse mega aprovada!
 

cconst

Well-Known Member
Como é que as crianças vão para a escola sem mochila? Há mais do que um...
Com a pandemia alguns professores aceitaram apenas mandar a mochila para casa com os trabalhos de casa e ao fim de semana. Como não há TPCs todos os dias, alguns não levam mochila.
 
Top