• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Chave torque não clica

FMO

Member
Caros

Este fim de semana voltei a ajustar o selim, dado que viajei com a bicicleta a semana passada e baixei o selim para o transporte.

Como uso sempre uma chave de torque para desapertar/apertar, ao apertar estranhei a chave não fazer o clique. Não forcei mais porque comecei a ouvir aquele "estalar" e pelo sim pelo não parei de apertar.

É estranho isto acontecer sem ter tido problemas antes...tentei perceber se era da chave noutras partes da bicicleta e a chave clica sempre sem problemas.

Ter-se-á o parafuso danificado por algum motivo? Será que a chave descalibrou (se é que seja possivel) e em niveis de força maiores não clica? O parafuso do selim requer 8Nm
 

cou7inho

Well-Known Member
Será que a chave descalibrou (se é que seja possivel)
Sim pode acontecer. Por isso é no fim de cada utilização se deve regular a chave para um torque baixo para evitar que a mola fique sobe tensão constante. A que uso deve ser deixada sempre em 2N.m.
 

pratoni

Well-Known Member
Poderá ter moído a rosca e assim não chegar ao torque que querias.

experimenta tirar o parafuso e inspecciona as roscas, quer do parafuso quer onde o parafuso aperta...
 

bullspot

Well-Known Member
Já retirei o parafuso e a rosca e não encontrei qualquer defeito. :confused:
Vê lá se o parafuso não está já alongado. Já tive uma situação idêntica precisamente no aperto do espigão do selim, embora na altura sem dinamométrica. Por algum motivo o parafuso começou a ceder e não dava aperto, quando o tirei fora reparei que já estava "esticado".
 
Top