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B'TWIN FACET 7 . . . em análise

Testarossa

New Member
Está uma facet 7 em Alfragide , já há alguns meses em exposição.
A montagem é como o Mário diz,e eu acrescento ,a côr do quadro á branca.
Também têm uma facet 5 ,com Ultegra.
As fc 5 e fc 7, são modelos anteriores montadas com Rival e 105.
Boas pedaladas
 

joeventura

New Member
Boas Zanzas.
Tenho de demonstrar a minha admiração pela tua escrita divertida e cativante.

Tens aqui uma grande máquina.
Há que salientar o facto de os ciclistas de estrada serem umas bestas, na óptica dos Bttistas, uma vez que passam por nós como balas, sem irem a pedalar...

Por isso quero ser uma "besta" nos próximos meses.

Como tal, ando de olho em 2 bikes na casa dos 1200€... agora 3!

As bikes em que ando de olho são:
* BH Prisma 7.7 º1200€
* B´Twin FC 5 º1029€
* Cannondale Caad 10 - alumínio º1200€

Embora a Cannondale seja de alumínio, tem o melhor quadro de alumínio do mundo, e pesa 8260grms reais sem pedais.

Será que vale apena apostar na Decathlon?!
O quadro da FC 5 de 1029€ é o mesmo que monta a tua bicicleta?
Faço esta pergunta por tu teres mostrado agrado pelo quadro, e não queria apanhar um desgosto se por acaso comprasse uma FC5 e o quadro fosse inferior.


Abraço!
 

joeventura

New Member
Joeventura não se terá enganado no preço da FC5, é que penso estar a 1249€ ou a que viu está em promoção...

No site da Decathlon a FC 5 está a 1029€.
Apesar de hoje ter ido à Decathlon, a Braga, e não haver nenhuma FC 5 ou 7, só 3.
Se calhar baixaram o preço para se libertarem das bikes antigas, para a chegada de novos modelos.

Abraço!
 

zanzas

New Member
joeventura :

tenho andado ocupado, e apresento as minhas desculpas por não ter respondido mais cedo . . .

os modelos são diferentes uma é FC, a outra FACET . . . mas sinceramente, parece-me que só a nível estético e de nome é que se encontram as grandes diferenças.

já ajudei 1 membro do fórum com essa dúvida, e ele acabou por comprar a FC (em vermelho, não sei se será a 5), as outras não experimentei, mas por experiência própria, e na óptica de mecânica, deixa-me que te diga, a cannondale, eu não escolheria, pode ser o melhor alumínio do mundo, o mais leve e a marca mais prestigiada, mas não passa disso . . . alumínio . . . e deixa a desejar em relação ao carbono . . . a grande diferença é que o carbono tem uma taxa de absorvência de vibrações muito superiores ao alumínio (muito perto da absorvência nula) . . . o que sinceramente, para 1 ciclista amador, e que anda por gosto, penso que esteja em primeiro lugar o conforto do que peso, etc . . .

acredito sinceramente que valha a pena a diferença, e poupares os 200 euros . . . isto se gostares da estética, porque acredito plenamente que os olhos também "comem" . . .

o quadro para mim esta espetacular, gosto da estética, do desempenho, mas há que ter uma coisa muito importante em consideração, as rodas que eu tenho, os 2 em conjunto fazem as maravilhas que relato ! ! !

de qualquer das maneiras, qualquer dúvida que tenhas, não hesites em perguntar, no que eu puder e me sentir a vontade ajudo-te, e certamente todos os farão !

aproveito este tópico para relatar a minha última "aventura" e dar uma nova análise . . . a "ALTA MONTANHA" lol . . . o porquê disto . . . porque era uma coisa que já queria fazer há imenso tempo, mas sempre pensei, se não iria ser 1 grande empeno . . .

então foi, barreiro-directamente para a arrábida, onde entrei por azeitão (na estrada que vai para sesimbra), e subi o convento . . . ok ok ok ok, esta é a parte que ainda não sei responder, qual será a parte mais difícil, subir pelo convento, e descer as antenas ? ? ? ? ou subir as antenas e descer pelo convento ? ? ? na primeira, o piso não é tão regular, existe variação constante da inclinação, e chega aos 11%, já nas antenas, a subida não é tão inclinada, mas é sempre constante e a direito (acho que lixa o psicológico todo, principalmente a 1ª vez) . . .

retomando, subi pelo convento, e quando desci as antenas (foi 1 doce), ate gritava, o pessoal que passava em esforço não conseguia esconder o sorriso (esforçado e não forçado) . . . pois vamos ver a figura . . . 1 gajo em tronco-nú, sem capacete, cerca de 70-80km/h e a gritar WEEEEEEEEEEEEEEE . . . ok, eu pensaria o mesmo, ganda pancada nos cornos . . .

acabando a descida, virei para a figueirinha e fui para o portinho da Arrábida, subida do solitário . . . FILHA DA P*** de subida que sempre é penosa com os seus 12% . . . se bem que com o novo tapete se torna 1 pouco mais suave aquando o asfalto todo esburacado de outrora . . .

resumo, nunca tinha feito tantos kms na Arrábida (andaram entre os 30/35kms, só de serra), muito menos a fazer 2 das piores subidas, com mais inclinação ! ! !

mais uma vez, tou satisfeito com a prestação da menina, responde a cada pedalada, e não me massacra tanto nas subidas . . . TOOODO o seu conjunto me satisfaz, e eu trato-a como uma mulher que estou apaixonado . . . sim, grande pancada . . . durante as subidas faço festinhas no guiador e digo "bora linda, aqui somos só nós, não me falhes que eu puxo por ti !" . . .


P.S : já tenho algumas mariquices, recompensa para a lealdade que ela me presta, mas ainda não montei por estar a espera do guiador que agora está esgotado, vou ver se arranjo 1 tempo para as fotos, e depois claro, para o resultado final da montagem . . .

abraços a pedalar (LOL, esta foi maricas)
 

zanzas

New Member
lembrei-me que tinha esta no tlm, e por acaso tinha o cabo comigo . . .

é fotogénica a gaja, não ? ! LOLOLOL

12082012118.jpg
 

pratoni

Well-Known Member
A pior subida é fazer o solitário e depois o convento. eheheheh :p

Sinceramente eu acho pior a subida do lado do convento do que do lado das antenas....
 

joeventura

New Member
Boas...
A tua "bala francesa" é de facto muito bonita, mas o pessoal quer ver mais fotos :)

Quanto à Caad 10, é uma bicicleta que está num campeonato diferente de todas as outras bicicletas de alumínio.
Se um dia a puderes ver ao vivo, vais confirmar que é uma bicicleta linda, linda, linda... e só a vi na cor de preto matte.

A coluna de direcção é toda em carbono e as escoras traseiras, que partem do eixo pedaleiro até à roda traseira, são todas trabalhadas de maneira a permitirem alguma flexão vertical, mas não horizontal. Se bem que o alumínio tem um ponto de flexão baixo.
O vendedor diz-me que esta bicicleta é mais confortável, que muitas com quadros em carbono. No entanto precisava de experimentar uma para confirmar.

O eixo pedaleiro é BB30, o resto da transmissão é toda 105, não existem malabarismos de troca da cassete por uma Tiagra, ou da corrente 105 por uma corrente de motosseras.
As rodas são RS10, nada de especial, mas acima de muitos quadros de carbono que equipam SHIMANO WHR501.
As fitas do guiador são em cortiça... super confortáveis.

Por outro lado tenho medo de me vir encher de um quadro de alumínio...

No meio disto tudo hoje fui à Decathlon e fiquei com o bicho de meter umas Mavic CrossRide na minha bike de Mondraker Finalist Pro 2012 com pneus de estrada!!! E lá se vai adiar a compra da de estrada. :)

Abraço!
 

zanzas

New Member
para mim, bike adaptadas, não é carne, nem é peixe . . . lolol . . .

vegetarianas, e a proteína animal é necessária ! LOLOL . . . metaforicamente
 

Mabcosta

Member
Boa noite...Zanzas o teu quadro pouco tem a haver com os Fc. Olhando á 1a vista até podem parecer parecidos mas os Facet têm uma geometria diferente, linhas dos diferentes "tubos" e a fibra de carbono é 900 enquanto nas FC é 700. O que resulta em menor peso e maior rigidez!
 

joeventura

New Member
para mim, bike adaptadas, não é carne, nem é peixe . . . lolol . . .

vegetarianas, e a proteína animal é necessária ! LOLOL . . . metaforicamente

Quando comprei a minha XC dei voltas à cabeça, para escolher a bike que mais se adequava a mim.

Não sabia se haveria de escolher suspensão a ar ou mola, suspensão total ou semi-rígida.
No meio disto tudo a minha bike só fez estrada até hoje e a suspensão anda sempre bloqueada com pneus de estrada. Mas os maiores upgrades que fiz foi colocar um assento da Selle Italia (480g) para não me dar cabo dos tintins (que se lixe o peso), e comprar uns sapatos de encaixe que dão outra dimensão ao gosto de pedalar.

Por isso é que estou agora mais virado para uma fininha, se bem que não me queria desfazer da minha bike de monte, pois mesmo com os Continental Sport Contact 1.6, tenho alguma liberdade de meter por um caminho em terra sem partir a bike toda. E a minha bike de monte merece umas rodas melhores :)"!!!!

Abraço!
 

zanzas

New Member
@Mabcosta :

obrigado pela informação, por acaso não sabia a diferença das ligas de carbono entre uma bike e outra, nunca pesquisei . . . nunca fiquei indeciso, cheguei, foi amor a primeira vista e fiquei logo com ela lolololol, mas obrigado na mesma, o saber não ocupa lugar e já sei o que dizer quando me perguntarem :)

@joeventura :

é 1 diferença do caraças, desde a pedaleira à geometria . . . tudo muda . . .
em relação aos caminhos de terra, epa . . . és capaz de perder a aderência, mas não partes a bike a toa . . . a menos que seja uma cena tipo DH, XC, FR, tu não vais estragar uma boa bike . . . existem paralelos na estrada, e a minha já passou em cima deles e em grandes buracos, e tá nova ! ! !

além disso vou partilhar uma coisa, nunca tinha visto isto . . . . apanhei uns companheiros, aos quais me juntei 1 vez e continuei caminho com eles (este espírito é o que mais gosto no ciclismo) . . . ia-mos entrar em sentido contrário, e 1 deles com uma pinarello faz 1 bunny hop como se fosse de BMX, achei piada e comentei com ele . . . parece que faz constantemente aquilo para subir passeios . . . como ves, não se estraga assim como pensas . . .

apenas por mato ser 1 cena mais acidentada é que são necessários outros atributos, desenganesse quem pensa que não fica limitado na estrada . . . "ahhh, mas também anda na estrada, dá pós 2 pisos" . . . sim, andas na estrada . . . amigos meus dizem isso, e agora terem pernas para acompanharem a minha fininha quando engato os 50 dentes ? ? ?


não te queres desfazer ! eu respeito, e não sou eu quem te diz o contrário, mas devias ponderar o que fazes mais e de compensa ter 1 bike para ter alguma liberdade ocasional num caminho de areia, ou se a deves vender para dares "entrada" numa fininha e desfrutar de tudo o que o asfalto te pode oferecer . . .
 

joeventura

New Member
ºzanzas

Eu sei que uma bike de estrada é completamente mais eficaz do que uma bike de monte na estrada.
O problema é que perco sempre mais de 40% do valor da minha bike se a der à retoma.

Se eu soubesse tinha comprado logo a de ciclismo, mas para já ainda vou fazer mais algumas centenas no meu tractor com pneus Slick.

Abraço!
 

zanzas

New Member
já há algum tempo que não actualizava isto . . . bem . . . já vão algumas alterações . . .

o selim de origem já era . . . o avanço também e lá se foi o guiador . . .

assim sendo

- selim specialized romin gel
- avanço (salvo o erro uno, achei bom o preço para o peso que tem)
- guiador ritchey superlogic carbon (não o pesei e já tava montado quando pensei nisso lolol)
- fitas fsa (com gel)
- bichas, coberturas dos manípulos e terminais dos cabos em vermelho (pura paneleirice ;) )

o ANTES : já com selim e avanço

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o DEPOIS

bem . . . aqui claro que tinha de fazer umas alterações . . . para já não gosto de como, normalmente, os guiadores vêm fitados de origem . . . de baixo para cima, não curto ver aquela emenda da fita isoladora . . . gosto de ver de cima para baixo, dá outro ar à bike . . . igualmente não gosto de ver o guiador tão "tapado" como de origem.

vendo agora as fotos, se calhar devia ter tirado os afinadores . . . ficava melhor, e agora é que vi . . . inverti o sentido das mudanças em relação ao que estava de origem, estão a passar pelo outro lado . . . que se lixe, está afinada e não desgosto.

perdeu algum peso :)

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o difícil (mas não impossível) é baixar dos 7 . . . ou gasto uns bons trocos ou tiro qualidade (como por exemplo por os travões planet x)

assim sendo, o peso não deve mudar muito, mas são capazes de vir algumas paneleirices vermelhas . . . embora preferisse a bike em tons de azul, mas os cubos das rodas já eram assim de origem

opiniões ? ? ficou fixe ?
 

joao.ads

Well-Known Member
é pá, digam o que disserem os puristas, que é uma marca de hipermercado etc etc, mas este quadro é dos quadros mais bonitos que eu já vi
 

pratoni

Well-Known Member
Esteticamente, bem melhor, muito mais apelativa...

Esse espigão e aperto de selim é que parecem um bocado..."toscos", comparados com o resto...
 

pratoni

Well-Known Member
é pá, digam o que disserem os puristas, que é uma marca de hipermercado etc etc, mas este quadro é dos quadros mais bonitos que eu já vi

Em branco também acho esse quadro bem mais bonito... e normalmente não gosto de bikes brancas...
 

ivan

New Member
esta bike ja equipou uma equipa pro Tour e ganhou o campeonato Frances, cada um pense o que quiser, alem de que é BBB (bom bonito barato) ao meno em relacao a concorrencia
 
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