Vai à OLX ver Cannondale CAAD10 ou 12 (o melhor quadro alumínio do mundo). Se tiveres algum amigo/familiar que perceba da poda, melhor. Usadas em bom estado estão +- ao mesmo preço e são uma base muito mais adequada/leve para os teus objetivos do que as tais Triban.
Se o
@greis é novo na matéria, diria que indicar uma bike usada de 2015 com uma geometria nada simpática (apesar de ser uma excelente base!!!!) não me parece adequado. Apenas a minha opinião.
Eu próprio passei por este dilema
@greis , e também por causa do triatlo virei-me para as bicicletas. Pouca experiencia tinha nas bicis de estrada, mas um outro eu muito mais novo, desmontou e montou algumas bicicletas de BTT. Ainda assim, não arrisquei e comprei nova uma Triban 500 (com SORA!) e ela acompanhou-me nos treinos e levou-me ao fim de um Half Ironman (cascais) e de um Setubal Triathlon. E passou por muitas bikes
aerocenas de carbono e tal! E o que precisou!? De pneus e algumas afinações!
Se optares por uma bicicleta antiga tem em conta que: o material de substituição para ela pode ser mais complicado de encontrar. Este ponto, pode levar a despesas de manutenção que podiam ser em conta e acabam por poder ser dispendiosas (por exemplo [extremo!], precisas de trocar uma manete... se não encontrares, podes ter que trocar tudo!). Outra coisa contra tem a ver com possibilidade de colocar pneus mais largos. Duvido que bicis de 2015 aceitem pneus 28.... e a diferença de conforto é notória.
Se puderes, compra nova. Mesmo que entrada de gama (mínimo shimano Sora para transmissão).
Mesmo sem entenderes muito, passa no site
https://geometrygeeks.bike/ onde podes comparar geometria das bikes. Por exemplo para a CADD 12, Triban e altamira 2.4 (na base de dados não tem a 2.2):
https://geometrygeeks.bike/compare/...-520-disc-2020-m,fuji-altimira-2-5-2014-53cm/
De uma forma simplista, existem dois parametros que deves ter em consideração:
* REACH: a distancia que vai do selim à posição das mãos (no guiador)
* STACK: a altura do guiador
imagina um triângulo: ABC em que a base (AC) é a linha entre a tua bacia e as tuas mãos e o outro vértice (B) é são os teus ombros. A: vértice na bacia, B: vértice nos ombros e C: vértice nas mãos.
* Quanto maior o reach, maior a base. Isto implica que irás mais esticado para chegares ao guiador.
* Quanto menor o stack, mais para frente o teu centro de gravidade estará, colocando mais pressão nas mãos.
Qualquer uma destas medidas são mais equilibradas na Triban.
E, com isto termino com a minha opinião muito pessoal: se fosse eu comprava novo novamente na Decathlon. (mesmo que a minha explicação [muito} básica sobre medidas de biciletas esteja incorreta para a maioiria, e se estiver, sintam-se à vontade para corrigir para que eu não engane o
@greis ).