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Bicicleta de BTT com rodas e pneus de estrada

itsame

New Member
Boas
Tenho uma bicicleta de BTT mas costumo andar em estrada e por isso acabo por fazer muito esforço para andar pouco, por causa do tipo de pneus e de rodas. Tinha pensado comprar agora no Natal uma bicicleta de estrada, mas não de ciclismo porque essas são pouco versáteis e mais escorregadias. Em suma tinha andado a procurar na net e estava a pensar em qualquer coisa como uma transeo 3.0 disc, nada de muito caro. Mas entretanto sugeriram-me que comprasse antes umas rodas e uns pneus de estrada e que os substituisse na minha bicicleta BTT. Assim fica muito mais barato e posso sempre trocar quando me apetecer. Mas não sei até que ponto posso fazer isso, porque não sei se depois de comprar, quando chegar a casa as coisas vão mesmo "encaixar". Por exemplo, a minha bike tem travão de disco à frente. Existem rodas de estrada com disco? E se existirem, qualquer roda encaixa no travão? O travão de trás não é de disco, por isso acho que basta apertá-lo mais e já dá... E por último gostava de saber as diferenças de velocidade que essa mudança pode trazer. Eu em 50 km faço com a BTT uma média de mais ou menos 25km/h. Mudando a roda e o pneu qual seria mais ou menos a diferença?
 

Fevereiro

Member
Se não tens travão de disco atrás o melhor é mesmo usar umas rodas 26" com pneu 1" ou 1"25, mas digo-te já que eu já andei assim e depois de experimentar uma bike de estrada fiquei rendido.

Poderias montar umas rodas com cubos de disco e aros de 700cc, o que não será fácil no teu caso devido ao travão traseiro não ser de disco, depois os calços não ficam à mesma distância dos novos aros.

O meu conselho de amador é mesmo a compra de uma bike nova, já agora uma bike de estrada não é de maneira alguma escorregadiça, antes pelo contrário. :D

Eu não apostava na compra dessa GT, pois nem ficas com uma bike de btt nem de estrada, mas isto é apenas a minha opinião.
 

itsame

New Member
Mas é possível mudar o travão traseiro para um de disco? E se mantiver o travão atrás porque é que os calços não ficam à mesma distância dos novos aros? Em princípio os aros ficam centrados certo? Comprar uma bicicleta de estrada mesmo, por enquanto não, porque ainda sou amador :rolleyes: e prefiro uma coisa intermédia, para me ir habituando (ah e descer a berma de uma estrada ou subir um passeio é complicado numa de estrada). Talvez mais tarde... E quanto aos pneus não chego tão longe também. Acho que vou optar por uns 1"50... Mas o mais importante é como é que eu trato da questão dos travões. Quem tiver sugestões força! :D
 

Nolimits

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Boas Itsane,antes de ter comprado a minha bike de estrada,fiz essa mesma operaçao ke keres fazer,vou dar alguns conselhos:pra teres outro par de rodas teem ke ser sempre pra nao complicar roda 26´(roda de btt),se tens disco á frente e nao keres meter disco atras,o par de rodas ke comprares tem de ser da mesma forma(roda com disco a frente,e vbrake atras)se forem rodas ja montadas ou se mandares montar apesar de um pouco mais caro,opta sempre plo cubo traseiro pra disco(podes um dia kerer por tb disco atras) e ai ja nao tens de mandar fazer outra roda,em relaçao á medida de pneu,opta sempre por 1´ou 1.25 no maximo,com 1.50 pouco ou nada vais ganhar em termos de velocidade.....espero ter ajudado. cumps
 

itsame

New Member
Entretanto já coloquei esta questão a outras pessoas e uma disse-me que eu não devia comprar pneus/rodas de estrada mesmo, e que devia comprar uns pneus "que são bem mais finos do que os de BTT, mas não tão finos como os de estrada" e disse-me ainda que serviam até na maioria dos aros de BTT (já agora gostava de confirmação, porque se isso desse era o ideal porque assim escusava de mudar as rodas). Acho que ele se referia a qualquer coisa deste género: http://www.biketiresdirect.com/pritms/ritchey_tom_slick_tire/pp.htm (estes são 1"). Ele disse-me que com o esforço que se faz com uns 2.0 ou 2.1 para ir a 30/35 km/h em contínuo, com estes pneus mais finos se vai a 45km/h no mínimo. É mesmo assim?!! :eek: Se for vai ser uma loucura quando os tiver :D
 

Cancellara

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Eu tenho desses pneus 1.0 slicks (specialized fatboy) que usava na btt, não há dúvida que faz muita diferença a nível de atrito, tanto pela menor espessura do pneu, como pela maior pressão que se pode colocar (os fatboy dão até 100psi). Tudo isto se traduz numa maior capacidade para rolar.

Mas em comparação com uma verdadeira bike de estrada, não tem nada a ver, é uma diferença do dia para a noite.

Em relação às dúvidas com rodas de estrada em btt, é o seguinte, só consegues usar essa combinação se tiveres extensões nos v-brakes ou então usares aros de estrada com cubos de btt p/ disco. Isto porque, como a roda é maior, o aro não vai coincidir com as pastilhas dos travões v-brake, pois fica mais acima. Só lá vais com extensões.
 

itsame

New Member
Eu tenho desses pneus 1.0 slicks (specialized fatboy) que usava na btt, não há dúvida que faz muita diferença a nível de atrito, tanto pela menor espessura do pneu, como pela maior pressão que se pode colocar (os fatboy dão até 100psi). Tudo isto se traduz numa maior capacidade para rolar.

Mas então tinhas esses pneus nos aros de BTT?

PS: Obrigado pelas respostas. Se não fossem vocês provavelmente daqui a uns dias estava a comprar uns aros e uns pneus sem compatibilidade e a deitar dinheiro ao lixo. :)
 

be_rlauren

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Vi uma promoção na decathlon por 15€ trazes um par de pneus slick da Hutchinson. Não são tão finos como os de estrada mas são bem mais finos que os de BTT.

Além disso podes utilizar na maioria das jantes. Em nada te vai influênciar com o resto da bike a não ser o pneu ser mais fino.


Cumps
 

Cancellara

New Member
Mas então tinhas esses pneus nos aros de BTT?

Sim, usava nuns aros Mavic 317 . Há uma medida limite de largura do aro em que os podes montar e nem todos os aros suportam grandes pressões, mas com os 317 nunca tive problemas. Sem dúvida que é a solução mais económica para quem quer rolar melhor e não tem bike de estrada.
 

Hemi

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o problema ke tens eu tb já tive: btt com rodas de terra em estrada anda menos e com mais esforço dispendido soluçao:
colocar pneus mais finos mas mesmo aki havia varias hipoteses uma delas para ti nao dá pk nao tens travao de disco atras ke seria por uma roda 700
pk o aro nao iria ficar á mesma distancia dos travoes da roda 26 nao optei por esta pk esteticamente não gostava.
outra hipotese era trocar de pneus cada vez ke fosse preciso :do ponto de vista economico nao ha melhor nao é nada pratico pois num fim de semana poderia ke ter ke fazer essa operaçao cerca de 3 vezes.
a ultima é arranjares um par de rodas completo : mais caro sem duvida mas muito mais pratico.
em relaçao á transmissao é tudo uma kestao de afinaçao de modo a trabalhar com as duas cassetes pois eu nas rodas de estrada tenho 11/21 pois com uma cassete de terra nao vale apena.
o ganho é grande pois entre duas pessoas com capacidade fisica ekivalente o ke leva bike de estrada tem ke suar as estopinhas para te despejar mas as velocidades ke tu falas atras sera dificil de atingi-las como media (45K/h) mas a rolar vais aos 50K/h mas tb já dificilmente tens transmisao para muito mais.
Agora cheguei á conclusao de ke apesar de ter feito a opcao certa em relacao ás rodas agora ja nao chega e acabei por adekirir uma de estrada pois por muitas alteraçoes ke se faça numa btt o rendimento nunca é o mesmo ke uma de estrada
 

itsame

New Member
o problema ke tens eu tb já tive: btt com rodas de terra em estrada anda menos e com mais esforço dispendido soluçao:
colocar pneus mais finos mas mesmo aki havia varias hipoteses uma delas para ti nao dá pk nao tens travao de disco atras ke seria por uma roda 700
pk o aro nao iria ficar á mesma distancia dos travoes da roda 26 nao optei por esta pk esteticamente não gostava.
outra hipotese era trocar de pneus cada vez ke fosse preciso :do ponto de vista economico nao ha melhor nao é nada pratico pois num fim de semana poderia ke ter ke fazer essa operaçao cerca de 3 vezes.
a ultima é arranjares um par de rodas completo : mais caro sem duvida mas muito mais pratico.
em relaçao á transmissao é tudo uma kestao de afinaçao de modo a trabalhar com as duas cassetes pois eu nas rodas de estrada tenho 11/21 pois com uma cassete de terra nao vale apena.
o ganho é grande pois entre duas pessoas com capacidade fisica ekivalente o ke leva bike de estrada tem ke suar as estopinhas para te despejar mas as velocidades ke tu falas atras sera dificil de atingi-las como media (45K/h) mas a rolar vais aos 50K/h mas tb já dificilmente tens transmisao para muito mais.
Agora cheguei á conclusao de ke apesar de ter feito a opcao certa em relacao ás rodas agora ja nao chega e acabei por adekirir uma de estrada pois por muitas alteraçoes ke se faça numa btt o rendimento nunca é o mesmo ke uma de estrada

Depois de ouvir (ou ler) o que me têm dito acho que vou optar pela solução de trocar de pneus apenas, porque como não faço BTT não vou precisar de andar a trocar. Vou comprar uns 1.0 ou 1.25. A questão é saber se os pneus novos vão servir ou não nos meus aros de BTT.
 
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elv1s

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Boas!

Também sou novo por estas andanças, dado que comecei a treinar em estrada pois os trilhos agora estão impraticáveis.

A solução foi também os pneus no meu caso, uns Vittoria 1.5. Bem largos e pesados, noto apenas com mais pressão e como são lisos, rolam muito mais na estrada, que os normais cardados de BTT.

Tenho ali para testar uns Specialized 1.25 que são muito mais leves, bem como as camaras de ar. Os pneus 385gr cada. Comparando com os de BTT nota-se bem... imagino a rolar.

Mas o grande problema que me deparo, e me leva a ponderar a compra de uma específica de estrada, é a questão da transmissão. Em estrada "Esgoto" a 45km/h, ou seja, em sprints dou os 60km/h ou pouco mais na BTT com 44-11, mas a rolar em plano, durante muito tempo, a 45km/h vou a fazer +- 95-100rpm de cadência que é o meu limite.

Sinto que se tivesse umas rodas mesmo de estrada com os pneus bem finos, e um prato 50-11 rolava muito melhor...

Ainda não tive oportunidade de testar a fundo, mas tenho a sensação que se for andar com o ppl das bikes de estrada, sou "descarregado na boa" porque não vou conseguir aguentar muito tempo mesmo no cone de vento, apartir de certas velocidades.

Imaginem um gajo com 44-11 e voces no 32-11 em BTT. Se em 44-11 em BTT se vai confortável a 35km/h, o que vai no prato do meio, só vai confortável até aos 25km/h, para chegar aos 35 no prato do meio tem de fazer muito mais rotação, e cansa-se num instante. É quase a mesma diferença de ir com alguém que tenha um pedaleiro com o prato maior com 52 ou 53 dentes.

De qualquer maneira, para passear serve bem, para treinar, serve para rotação, e para subir. E é barato.

Ainda me esqueci de outra coisa... que se nota bem a rolar. Estes pneus specialized pesam 385gr, os vittoria que tenho 650gr, e já vi que o normal dos de estrada é 250gr+-. Ora 2, são 500gr ou menos. 385*2=770gr. Só aqui 270gr. Acho que faz muita diferença...
 
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itsame

New Member
Já experimentei os pneus novos. Foi só uma voltinha de 18 km mas deu para ver a diferença. Pena estar algum vento... Mas quando vinha com o vento a meu favor parecia que ia a voar :).
 
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