• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Aumento combustíveis?? Hora de encher os pneus e dar ao pedal...

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Não é por motivos de segurança, é que se não o fosse, tinha de ter mais algumas coisas, tal como obrigatoriadade de seguro, uso de capacete, licença ou carta de condução
 

Not Fast Just Furious

Well-Known Member
Para quem fazia presencial antes de 2020 e esteve este tempo todo em teletrabalho, quando voltar com estes preços vai ser um corte brutal no orçamento.
Eu já estou a fazer misto remoto/presencial desde Agosto e por isso tem sido mais gradual... é que trabalhar a 50 kms de casa a bicicleta não é opção!
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Só hoje reparei neste tópico ;)

Eu moro a 42 kms do trabalho e, começando o tempo mais quente, recomeçarei a ir um dia por semana de bicicleta para o escritório. Tenho lá um pequeno balneário onde tomo o meu banho e que me permite encarar o dia "fresco e fofo"! Pq apenas com tempo mais quente? Essencialmente por 2 motivos:

1) dias mais longos, com mais horas de sol;
2) temperaturas mais altas e que me permitem levar apenas calças e tshirt/polo e tb ir com menos equipamento (bibs, jerseys e por vezes uma térmica);

Felizmente no inicio deste ano foi-me atribuido carro para uso total, acompanhado de cartão de combustivel e outro para carregamentos eletricos, e que veio ajudar imenso a poupar dinheiro. Apesar disso, manterei este meu hábito de, chegando o tempo da "manga curta", usar a bike pelo menos 1 dia por semana!
 

JBG

Well-Known Member
Só hoje reparei neste tópico ;)

Eu moro a 42 kms do trabalho e, começando o tempo mais quente, recomeçarei a ir um dia por semana de bicicleta para o escritório. Tenho lá um pequeno balneário onde tomo o meu banho e que me permite encarar o dia "fresco e fofo"! Pq apenas com tempo mais quente? Essencialmente por 2 motivos:

1) dias mais longos, com mais horas de sol;
2) temperaturas mais altas e que me permitem levar apenas calças e tshirt/polo e tb ir com menos equipamento (bibs, jerseys e por vezes uma térmica);

Felizmente no inicio deste ano foi-me atribuido carro para uso total, acompanhado de cartão de combustivel e outro para carregamentos eletricos, e que veio ajudar imenso a poupar dinheiro. Apesar disso, manterei este meu hábito de, chegando o tempo da "manga curta", usar a bike pelo menos 1 dia por semana!

Podes sempre deixar no escritório 1 ou 2 mudas de roupa e o material do banho, não vale a pena estares a carregar sempre que fores de bicicleta.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Podes sempre deixar no escritório 1 ou 2 mudas de roupa e o material do banho, não vale a pena estares a carregar sempre que fores de bicicleta.
Já pensei nisso e talvez venha a experimentar este ano. Só existem 4 cacifos mas que quase ninguém os utiliza. Sou o único "maluqinho" que faz uma distância destas e tem q tomar banho. Existem alguns colegas meus que moram perto e vão de bicicleta já vestidos, não tomando banho.
 

cconst

Well-Known Member
Tenho lá um pequeno balneário onde tomo o meu banho e que me permite encarar o dia "fresco e fofo"!
Isto é que é um luxo. Tivesse eu este perk que em tendo tempo (parecendo que não, a logística com filhos dificulta a coisa) era a minha opção de commute diária. Assim, tenho que ir de moto (quando vou ao escritório), porque se fosse de carro demorava o mesmo tempo que de bike.

Até digo mais: acho que à semelhança da boa prática (não sei se não é obrigatório...) de haver copas nos escritórios para pequenas refeições, acho que também deveria haver a boa prática de haver duche disponível.

Para lá caminhamos.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Isto é que é um luxo. Tivesse eu este perk que em tendo tempo (parecendo que não, a logística com filhos dificulta a coisa) era a minha opção de commute diária. Assim, tenho que ir de moto (quando vou ao escritório), porque se fosse de carro demorava o mesmo tempo que de bike.

Até digo mais: acho que à semelhança da boa prática (não sei se não é obrigatório...) de haver copas nos escritórios para pequenas refeições, acho que também deveria haver a boa prática de haver duche disponível.

Para lá caminhamos.
Mas é curioso que este pequeno balneário não é mais que um WC adaptado, em que meteram duas cabines de duche de boas dimensões, no seguimento de sugestões dadas por algumas pessoas (eu n fui uma dessas pessoas) mas que praticamente ninguém usa.

É de resto frequente cruzar-me no elevador com colegas que ficam espantados e que me perguntam onde é que vou tomar banho.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Isto é que é um luxo. Tivesse eu este perk que em tendo tempo (parecendo que não, a logística com filhos dificulta a coisa) era a minha opção de commute diária. Assim, tenho que ir de moto (quando vou ao escritório), porque se fosse de carro demorava o mesmo tempo que de bike.
E diz lá se não é uma viagem agradável de moto? :p

É o meu transporte nos dias de sol! Bem agradável a viagem, e ainda fica por metade do automóvel! ;)
 

torui

Well-Known Member
Logo agora com o aumento dos combustíveis, a sacana de uma hérnia inguinal está a impedir a minha rotina casa/trabalho/casa. Na próxima semana vou tratar da respetiva....
 

cconst

Well-Known Member
E diz lá se não é uma viagem agradável de moto? :p

É o meu transporte nos dias de sol! Bem agradável a viagem, e ainda fica por metade do automóvel! ;)
Depois da pandemia, tenho ficado 60 a 70% remoto. Mas antes da pandemia, nem o tempo chuvoso me assustava. Estamos a falar de 15Km... Se estivesse a chover no momento de saída para o trabalho esperava um pouco até abrandar e ia (para estas distancias, os impermeáveis "baratos" resultam muito bem). Durante os 5 anos de moto, foram poucos os dias em que troquei a moto pelo carro por causa da chuva.
 

fernandes_85

Well-Known Member
Referindo-me a Lisboa em particular, é impressão minha ou mesmo com os aumentos dos combustíveis tanto quantidade de carros como a velocidade/estilo de condução entre semáforos, por exemplo, continua precisamente igual??

No meu caso particular já antes utilizava a bicicleta para a deslocação casa/trabalho, por isso é somente dar continuidade.

Quando falo do assunto normalmente nem falo da alternativa bicicleta porque há tantos antis que prefiro dar o exemplo da mota. Uma 125 não paga IUC e faz sensivelmente metade (ou menos) do consumo de um carro. Não consigo perceber como não há muitas mais a circular em lisboa sobretudo nos movimentos pendulares.

Como explicações encontro muito poucas, vou arriscar algumas:
1. Questão cultural. O carro como prolongamento no pénis muito enraizado na cultura portuguesa.
2. Desenho das vias e alternativas totalmente desajustado de outra coisa que não o automóvel. quando vou na 125cc (e tenho experiência de conduzir motas a sério) não poucas vezes me sinto inseguro tendo em conta a velocidade a que vou em algumas vias face aos carros (IC16, IC17, radial de benfica p.e).
Aqui já nem falo da qualidade da infraestrutura para peões ou ciclistas. Façam o simples exercício de caminhar até ao supermercado mais perto ou escola. Não admira que a maior parte dos nossos jovens façam este percurso no carro dos papás.
Na minha perspetiva é preciso assumir com coragem que para ir a locais chave nas localidades a facilidade/segurança tem de ser no minino igual para quem vá a pé ou de carro.
3. Incentivos errados. Consigo deduzir as despesas de manutenção do meu automóvel ou moto mas não consigo deduzir da bicicleta que uso precisamente como meio de transporte. Outro exemplo é a quantidade de empresas que "remunera" os trabalhadores com automóvel e combustível. Se o trabalhador pedir em vez disso dinheiro, uma bicicleta, passe de TP's etc etc raramente é possível.

Em conclusão e em jeito de provocação: o combustível continua barato.
 

cconst

Well-Known Member
Apenas não me revejo na deslocação para o trabalho de bike. Porque... são pouco mais de 18km, sem local para me trocar/lavar, de portátil às costas e sempre de tempo contado por causa das atividades das miúdas.

A moto (CB250) acaba por fazer todo o sentido, até porque 2ª circular e outras "auto-estradas" urbanas pedem motos acima das 2,5...
 

cou7inho

Well-Known Member
Não consigo perceber como não há muitas mais a circular em lisboa sobretudo nos movimentos pendulares.
Já respondeste, mas ainda assim reforço.
A resposta é muito simples. A malta gosta de andar o mais confortável possível. Em Portugal existe um comodismo absurdo e por isso é que se vê tantos carros, mesmo quando há alternativas melhores.
Além disso há a questão cultural de que quem não anda de carro parece que já é um ser inferior. Por isso é que também se vê tanta gente a endividar-se por causa de carros. Vive-se muito de aparências.
O mais engraçado é que no fim das contas muitos dos que reclamam do preço de manter um carro usam-no para ir à padaria a 200m de casa.
Quando digo a alguém "compra uma mota e chegas muito mais rápido e é mais barato" respondem-me "e quando estiver a chover?". Puxam sempre por este argumento. Mas em Portugal chove o ano inteiro? Temos muitos mais dias em que não chove... Isto mostra bem ao ponto a que as pessoas chegam para não largarem o comodismo ( o uso constante do carro ). Vão buscar as desculpas mais rebuscadas possíveis para se justificarem para não arranjarem uma alternativa.
Acho que mesmo que o preço dos combustíveis chegue aos 3€/ Litro a malta vai continuar a usar o carro da mesma forma.
 
Top