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Aumento combustíveis?? Hora de encher os pneus e dar ao pedal...

Trizade

Well-Known Member
Por curiosidade, carregas a eletricidade em casa ou em postos públicos?

Não estou a ver fazer muito sentido eletricos ou phevs para pessoas que vivam em apartamentos sem box ou garagem para carregar os mesmos a noite...

Eu ando a pensar num elétrico (100% elétrico) por variadíssimas razões, mas esse ponto sinceramente é algo que não me preocupa.
Só tens é de planear os teus carregamentos...
Imagina, o carro tem 300km de bateria. Eu não gastaria isso numa semana,por isso já sei que se calhar só preciso de carregar o carro de 2 em 2 semanas ou de 3 em 3 semanas. E quando precisar de carregar, irei fazê-lo num sábado ou num domingo onde posso ir a um posto público, deixar a carregar durante umas horas e depois volto para o ir buscar...
Mas isto é o meu caso particular que me posso dar ao luxo de fazer isto visto morar em Lisboa e tenho imensos postos literalmente a 5 mins de casa, onde posso deixar o carro e voltar a pé para casa e voltar mais tarde para o vir buscar. E também tenho esta questão de não precisar de carregar tão frequentemente como outras pessoas.
Mas mesmo não tendo estas "facilidades" que eu tenho, acredito que com um pouco de planeamento qualquer pessoa pode ter um carro elétrico sem ter box ou garagem para o carregar à noite...
 

lfgaspar

Active Member
já alguém daqui tem carro PHEV (híbrido Plug-In)? Que tal essas médias? :p
Olá Miguel.

Eu tenho um Plug-in com 40km de autonomia.
Quem o usa é a minha namorada que faz (aprox.) 120km por dia. Tem a benesse de poder carregar o carro na empresa durante o dia.
Para mim tem o melhor de 2 mundos, a autonomia e a combustão. Ou seja, numa viagem longa não fico dependente de uma rede de postos de carregamento ainda limitada e morosa, e no dia-a-dia, tem uma autonomia razoável. O consumo de electricidade subiu uns 60€ mensais.
Quanto ao consumo é relativo, posso dar-te a minha experiência, mas noutro carro pode ser significativamente diferente (questões de motor e de peso). O meu carro é pesado e consume bastante, é uma Volvo V60 e faz consumos entre 3.0 a 4.0 (combinado). Quando acaba o electrico dispara para consumos de 7.0 a 8.0. Quando tem bateria tem uma potência combinada de 340cv... manda um coice brutal :D
Resumindo, estou muito satisfeito. Se tiver de trocar o meu carro (o que eu uso) talvez fosse para um 100% electrico, porque temos o hibrido. Para quem só tem 1 carro, acho que ainda é bastante castrador ter um 100% electrico. Mas depende obviamente das rotinas de cada um.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Por curiosidade, carregas a eletricidade em casa ou em postos públicos?

Não estou a ver fazer muito sentido eletricos ou phevs para pessoas que vivam em apartamentos sem box ou garagem para carregar os mesmos a noite...
Para já carrego maioritariamente no escritório. Pontualmente uso posto públicos usando o cartão Galp Electric que tenho da empresa. Mas concordo que os híbridos e elétricos fazem sentido para quem tenha possibilidade de carregar em casa ou no escritório. Os postos de carregamento, mesmo os mais lentos e consequentemente mais baratos, implicam pagamento de taxas que acabam por tornar os custos mais elevados.
 

lfgaspar

Active Member
Eu ando a pensar num elétrico (100% elétrico) por variadíssimas razões, mas esse ponto sinceramente é algo que não me preocupa.
Só tens é de planear os teus carregamentos...
Imagina, o carro tem 300km de bateria. Eu não gastaria isso numa semana,por isso já sei que se calhar só preciso de carregar o carro de 2 em 2 semanas ou de 3 em 3 semanas. E quando precisar de carregar, irei fazê-lo num sábado ou num domingo onde posso ir a um posto público, deixar a carregar durante umas horas e depois volto para o ir buscar...
Mas isto é o meu caso particular que me posso dar ao luxo de fazer isto visto morar em Lisboa e tenho imensos postos literalmente a 5 mins de casa, onde posso deixar o carro e voltar a pé para casa e voltar mais tarde para o vir buscar. E também tenho esta questão de não precisar de carregar tão frequentemente como outras pessoas.
Mas mesmo não tendo estas "facilidades" que eu tenho, acredito que com um pouco de planeamento qualquer pessoa pode ter um carro elétrico sem ter box ou garagem para o carregar à noite...
Olá,

Quando falas em postos públicos refereste aos carregores nas ruas?
Pergunto porque esses postos não são gratuítos. Tens de ter 1 cartão de uma operadora que te dá a possibilidade de carregar o carro nesses postos. E não fica mais barato do que carregar em casa. Especialmente se carregares à noite (se tiveres aquela modalidade em que à noite a luz é mais barata).
 

Trizade

Well-Known Member
Olá,

Quando falas em postos públicos refereste aos carregores nas ruas?
Pergunto porque esses postos não são gratuítos. Tens de ter 1 cartão de uma operadora que te dá a possibilidade de carregar o carro nesses postos. E não fica mais barato do que carregar em casa. Especialmente se carregares à noite (se tiveres aquela modalidade em que à noite a luz é mais barata).

Sim os públicos.
E sei que se pagam (mas confesso que não sei quanto e se é muito mais caro ou barato do que carregar em casa. Tal como disse, ainda estou a estudar a hipótese de comprar o elétrico. A acontecer, a compra só será daqui a um ou 2 anos...)
Eu quando referi a questão de carregar na rua estava apenas a falar numa perspectiva de facilidade de acesso e/ou tempo em carregar. Ou seja, que carregar na rua poderá não ser assim tão díficil desde que se faça o devido planeamento... Apenas e só nessa perspetiva...
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Sim os públicos.
E sei que se pagam (mas confesso que não sei quanto e se é muito mais caro ou barato do que carregar em casa. Tal como disse, ainda estou a estudar a hipótese de comprar o elétrico. A acontecer, a compra só será daqui a um ou 2 anos...)
Eu quando referi a questão de carregar na rua estava apenas a falar numa perspectiva de facilidade de acesso e/ou tempo em carregar. Ou seja, que carregar na rua poderá não ser assim tão díficil desde que se faça o devido planeamento... Apenas e só nessa perspetiva...
Carregamento na rua não deverá ser a regra mas sim a exceção. Se não tens como carregar em casa ou no trabalho, diria q n faz sentido pensares num elétrico ainda
 

pratoni

Well-Known Member
Carregamento na rua não deverá ser a regra mas sim a exceção. Se não tens como carregar em casa ou no trabalho, diria q n faz sentido pensares num elétrico ainda
É isto mesmo que penso.

Quer por comodidade, quer por economia. Em casa podes sempre controlar o tarifário para carregar mais barato e, para quem tem vivenda ate pode juntar à equação a energia solar mas isso já são outros 500...

Ou melhor ainda é os eletricos\phev terem um painel fotovoltaico no tejadilho e deixá-lo na rua ao sol.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
É isto mesmo que penso.

Quer por comodidade, quer por economia. Em casa podes sempre controlar o tarifário para carregar mais barato e, para quem tem vivenda ate pode juntar à equação a energia solar mas isso já são outros 500...

Ou melhor ainda é os eletricos\phev terem um painel fotovoltaico no tejadilho e deixá-lo na rua ao sol.
Em casa é uma poupança considerável. Eu não carrego o meu em casa pq posso fazê-lo no escritório e tenho cartões Galp Frota e Electric. Mas se tivesse que o fazer, à noite pagaria 80 cêntimos para carregar a bateria toda. 8 cêntimos por KW. A bateria é de quase 10 kW e permite, dependendo do peso do pé e do tipo de trajeto, fazer cerca de 50 kms. 80 cêntimos para fazer 50 kms. 8 euros para fazer 500 kms. Compensa bastante.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Olá Miguel.

Eu tenho um Plug-in com 40km de autonomia.
Quem o usa é a minha namorada que faz (aprox.) 120km por dia. Tem a benesse de poder carregar o carro na empresa durante o dia.
Para mim tem o melhor de 2 mundos, a autonomia e a combustão. Ou seja, numa viagem longa não fico dependente de uma rede de postos de carregamento ainda limitada e morosa, e no dia-a-dia, tem uma autonomia razoável. O consumo de electricidade subiu uns 60€ mensais.
Quanto ao consumo é relativo, posso dar-te a minha experiência, mas noutro carro pode ser significativamente diferente (questões de motor e de peso). O meu carro é pesado e consume bastante, é uma Volvo V60 e faz consumos entre 3.0 a 4.0 (combinado). Quando acaba o electrico dispara para consumos de 7.0 a 8.0. Quando tem bateria tem uma potência combinada de 340cv... manda um coice brutal :D
Resumindo, estou muito satisfeito. Se tiver de trocar o meu carro (o que eu uso) talvez fosse para um 100% electrico, porque temos o hibrido. Para quem só tem 1 carro, acho que ainda é bastante castrador ter um 100% electrico. Mas depende obviamente das rotinas de cada um.
V60 T8 certo? Bela máquina, gosto mt dos Volvo. Andei no XC40 Recharge, 100% elétrico, é ridículo o disparo daquilo.
 

SaintRider

Well-Known Member
Tb ando a ponderar trocar o diesel da empresa, pela v60 ou v90 Recharge......T6 ou T8..., a T6 ja tem 350cv e quase 90 Km de autonomia..Chega perfeitamente para quem vai ao escritorio 1 ou 2 vezes por semana para andar sempre em eletrico, e quando for para fazer uma viagem maiorzita pronto.....lá vai a chupar gasolina....

Carregar um hibrido ou um eletrico em casa nao é bem a mesma coisa, e um eletrico obriga a ter uma Wallbox como deve ser com outros níveis de potencia. Caso contrario, leva eternidades a carregar.

Só tenho pena da maioria dos hibridos (caso da Volvo), nao suportarem carregamentos rapidos (Rapido tipo 18 a 30 min....nao 4h vs 7h)....se assim fosse era o melhor dos dois mundos.
 
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