• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Arrábida Granfondo 2018

Duke

Well-Known Member
parabéns pelo pódio Carolina
eu quando fazia btt quanto mais adversas as condições meteorológicas estivessem melhor, a chuva o vento e o frio era igual para todos/as e tu foste mais forte física e psicologicamente isso é o que conta, chegar ao fim nestes dias torna-nos mais fortes :) o pódio é só um bonus, o troféu são as fotos que tiraste são essas que vais recordar sempre
 

FSilva

Well-Known Member
Bem aqui vai o meu resumo.
Foi o meu primeiro granfondo, na distancia de granfondo e a estreia não podia ser melhor com as condições que tivemos ontem.

Antes do arranque aquele batismo que deixou logo a malta toda encharcada já deixava uma amostra do que ai vinha.
Como sempre os espertalhões que tentaram subir o passeio para chegar a frente, ontem deram-se mal e pelo menos 3 foram logo ao chão. Até me doeu o coração a ouvir aquelas bikes de carbono a arrojar pelo chão o_O

Foi um inicio muito rápido e apesar da estrada muito molhada foi sempre a ritmo rapido e consegui manter-me bem. Acabei por seguir sempre no meio dos grupos grandes que ia apanhando para ir mais resguardado. Apanhei aqui o @afcunha num grupo e segui sempre com ele em que se rodava muito bem. Acabei por perder o grupo na chegada a lagoa de albufeira. a parte seguinte em alfarim sofri um pouco fiz alguns kms a solo e com o vento que estava desgastei-me muito. antes da subida a serra consegui alimentar-me e recuperar alguma força e a subida de casais da serra e solitario acabou por se fazer a ritmo baixo porque sabia que não tinha power para mais e se o fizesse ia pagar no final.

A pior parte para mim acabou por ser os ultimos 30kms com a subida antes de chegar a azeitão a ser curta mas bem dura num momento em que já me sentia em baixo. acabou por se passar e apanhei um grupo mais pequeno de 3/4 ciclistas e acabei por fazer com eles essa subida e depois a segunda passagem em casais da serra antes da descida até setubal. Já na chegada a setubal nos ultimos 8kms acabei por seguir apenas com 1 ciclista os outros dois encostaram. manti-me na roda desse camarada a ritmo rápido no final ja me sentia novamente mais capaz e a 2kms do fim lancei o ataque :p aumentei o ritmo e fui controlando até a meta ainda consegui sprintar na reta de meta.

Gostei bastante do percurso, apesar do clima adverso gostei bastante da sensação. Tivemos chuva, granizo, vento sol... de tudo um pouco.
As descidas fiz sempre com muita prodencia, talvez podesse ai ter ganho mais algum tempo mas decidi jogar sempre pelo seguro.

Apenas parei em 1 dos 3 abastecimentos, neste caso o segundo ao kms 73 antes do solitario. nada a apontar muita variedade muito staff a dar o que era preciso.

Ponto negativo apenas as quedas que assistimos e que passamos. o rapaz que alguem já aqui falou parecia em mau estado no chão já com mantas termicas. esperamos que ninguem se tenha magoado a serio. Mas também acho que muita malta se estica como foi o exemplo daqueles artistas que foram logo ao chão com a chique espertice.

Uma vez que vinha mais atrasado ainda nos mandaram encostar e tive o prazer de ver a passagem da clássica da arrábida :cool:

O balanço é positivo, o resultado podia ser melhor mas fica para a próxima. Consegui fazer menos das 5horas que era o meu objectivo para o primeiro GF e com aquele tempo. Terminei com 04:53:49.397 em 48º nos Elite M e 263º na geral

No final o melhor do dia foi mesmo o choco frito para recuperador :p
 

Carlosbat

Member
[QUOTE="FSilva, post: 336779, member: 35496"Apenas parei em 1 dos 3 abastecimentos, neste caso o segundo ao kms 73 antes do solitario. nada a apontar muita variedade muito staff a dar o que era preciso.

Ponto negativo apenas as quedas que assistimos e que passamos. o rapaz que alguem já aqui falou parecia em mau estado no chão já com mantas termicas. esperamos que ninguem se tenha magoado a serio. Mas também acho que muita malta se estica como foi o exemplo daqueles artistas que foram logo ao chão com a chique espertice.
[/QUOTE]

Pelo que soube através do pessoal da organização, num desses acidentes houve uma fractura de clavícula, mas com estas condições poderá considerar-se que correu até muito bem a esse nível.
 

FSilva

Well-Known Member
Se alguém tiver conhecimento de mais fotos para além das que estão na página da prova vão partilhando ;)
 

{the_crow}

Well-Known Member
conta tudo!!

Zorza

LOL!
epah.. nao sei.. nunca "me encontrei" digamos assim.. nem sozinho nem em grupo.. foi para esquecer... enfim... hj a tarde vou afogar as magoas qdo sair do trabalho a fazer series para a subida das necessidades :D enquanto nao volta a chuva :D
 

Pratas7

Active Member
Boas Boas!!

Foi o meu primeiro Meio fundo, apenas tinha experiencia em provas de BTT, alem disso nunca tinha andado na zona da arrabida.

A minha partida para o MF Arrabida foi atribulada... no dia anterior reparei que as mudanças traseiras não estavam em condiçoes, na subia para os ultimos 2 carretos, pensei que era relacionado com a posiçao da roda/Aperto. Contactei a organizaçao que confirmou a presença da "assistencia" na partida, sem os 2 carretos(mais leves) era impossivel fazer a prova
Assim sendo, lá fui eu para Setubal onde cheguei por volta das 7h. Por volta das 7.30 ja estava junto da partida...e "assistencia" zeroo.... falei com diversos elementos da organizaçao..e a unica informaçao era "estao a caminho...."
Encontrei o Flavio e Carolina muito descontraidos, ao contrario da minha situaçao :mad:
Com a partida marcada para as 8.30, a Assistencia apenas chegou as 8.20...e detectaram que afinal era o cabo das mudanças que ja nao estava em condiçoes, conseguirem la dar um jeito e as mudanças a funcionar!! tudo feito em contrarelogio e eu irritado...

La fui eu a correr para a box 4(muito vazia) e nem vi ninguem na box 5... nao sei se começaram a misturar as boxes.. @afcunha nao te vi na partida...
Antes do tiro de partida...uma carga de agua...

A prova la comecou..tentei aumentar um pouco o ritmo mas sp com cuidado para tentar encontrar um grupo com um bom ritmo...
fiz a primeira subida-necessidades que foi mais puxada do que imaginava, la juntou-se um grupo a rondar os 50 ciclistas com o andamento muito bom, fizemos sempre juntos os cerca de 70km, isto foi a parte mais positiva na Prova pq permitiu fazer a maior parte acompanhado com pessoal com ritmo semelhante e sem por em perigo a segurança.Tentava andar na parte da frente mas no meio a tentar aproveitar as rodas.
A partir de 1hora de prova, os pézinhos deixaram de estar secos..o que fez alguma confusão (tenho que comprar um cobresapatos melhores, talvez da Velo)
Por volta dos 50km, passei pelo @FSilva incentivando a entrar no grupo que ia com um andamento controlado...(mas nao o vi mais)

Na subida para arrabida, o grupo partiu-se, andei ao meu ritmo até ao abastecimento onde aproveitei para encher o bidon(separaçao de percursos) e iniciei a descida a solo...quando começa a cair um cocktail de Agua/Granizo... foi a parte mais perigosa e lá numa curva tive "sorte" de nao cair..e fiz o resto da descida com mt cautela.
Os restantes 20km fiz praticamente sozinho(apanhava 1 ou outro ciclista) e foi 1 sobe e desce constante(nao tava a espera, ou pelo menos nao recordava pelo grafico)
Como nao conhecia o percurso e devido ao vento, nunca estiquei muito a corda..com medo de arrebentar, as subidas eram longas mas sem mt inclinaçao, o que ajuda-me imenso devido ao meu peso.
Apesar de chegar gelado a meta(devido ao granizo), cheguei contente e confortavel (senti que ainda conseguia dar mais)

Fiz em 2h56m com uma media de 29.4km/h.
Gostei bastante da experiencia e as minhas expectativas estavam muito em baixo devido ao alerta Laranja

Tempo:
Considerando as expectativas, foi optimo... alguns aguaceiros e vento(as x abanava a bike) mas sinceramente não foi muito mau, talvez pq as minhas expectactivas estavam muito em baixo. Só a descida do solitario com granizo é que foi complicado

Pontos positivos:
O andamento que encontrei no grupo que estava inserido, ajudou a passar o tempo rapidamente e sem situaçoes perigosas.
O come e bebes, no final era bom, com presunto e pasteis de nata.
Os banhos, não sei pq tive que voltar logo para Lisboa

Pontos negativos:
- a indecisão da organizaçao sobre o manter/encurtar/cancelar a prova até umas horas antes...
- A falta de Assistencia na partida :cool:
- o facto de estar stressado antes da partida, que nao deu para conviver e aproveitar o momento(com bom tempo e sol)

abraço e boas pedaladas
 

FSilva

Well-Known Member
Por volta dos 50km, passei pelo @FSilva incentivando a entrar no grupo que ia com um andamento controlado...(mas nao o vi mais)
Apanhaste-me em alfarim quando perdi o grupo do @afcunha na saida da Lagoa de Albufeira e quando passaste por mim foi depois de andar a solo desgastei-me muito devo ter conseguido ir contigo no grupo mas secalhar nem fiz 5kms e acabei por abrandar porque sabia que ainda vinha lá a subida a arrabida
 

Carolina

Well-Known Member
E o vinho ao menos é bom? :) Ainda não provei

A minha mãe provou ao almoço e diz que não vale nada :confused:

Ainda estou à espera que caia o desconto da prozis no e-mail, mas já estou a ver que é melhor esperar sentada. Isto é que foi meter o dinheirinho todo ao bolso. Nem se deram ao trabalho de tentar convencer os patrocinadores a dar alguns brindes ou pelo menos alguns prémios dignos de ser chamados prémios.
 

{the_crow}

Well-Known Member
Ja me fui vingar pras necessidades pronto...LOL :X e aproveitar que no resto da semana é mais chuva :X
Nao apanhei granizo ontem felizmente.. na descida das praias é que apanhei um susto com uma rabanada de vento que me fez varejar um bocado a bicla..
 

Bruso

Well-Known Member
A minha mãe provou ao almoço e diz que não vale nada :confused:

Ainda estou à espera que caia o desconto da prozis no e-mail, mas já estou a ver que é melhor esperar sentada. Isto é que foi meter o dinheirinho todo ao bolso. Nem se deram ao trabalho de tentar convencer os patrocinadores a dar alguns brindes ou pelo menos alguns prémios dignos de ser chamados prémios.
Estão a começar a copiar as organizações inglesas. Cá pagas 35£ pela inscrição e não recebes nada no final. Nem há classificação, nem fotos nem nada. Fotos até há mas custam os olhos da cara(10£ acho que é o preço comum)
 

Carolina

Well-Known Member
Estão a começar a copiar as organizações inglesas. Cá pagas 35£ pela inscrição e não recebes nada no final. Nem há classificação, nem fotos nem nada. Fotos até há mas custam os olhos da cara(10£ acho que é o preço comum)

Pois, só pode...
 

Maddog

Well-Known Member
Parabéns a todos os "guerreiros" e à campeonissima!

Foram de facto muito corajosos.

Relativamente aos gfondos e provas em geral..... Quanto maior são menos dão, veja-se pelo skyroad... Ambas as provas no ano passado os. Prémios foram miseráveis (uma fita de. Livra para a testa e orelhas com o símbolo da Scott... Enfim.... Em 2016 tinha sido umas meias... É um cap salvo erro
 

Rapido

Well-Known Member
Este ano não me inscrevi (ainda bem porque com o tempo que estava quem desistia era eu, lol) mas pelo que percebi a organização actual é mais fraca que a anterior....nas edições anteriores logo no dia do levantamento do dorsal já estava a ganhar alguns brindes dos patrocinadores.....enfim, vou pensar melhor para o ano se me inscrevo.

Os meus parabéns a todos os corajosos porque com o vento que estava eu acho que voava lá no alto das antenas. Já o fiz com bastante menos vento e não foi nada agradável.
 
Top