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Aperto Discos travão centerlock

vanwilder

Member
Boas
Tenho aqui uma dúvida em relação ao aperto dos discos centerlock, há os que tem ranhura interna e externa, os discos são exatamente iguais e o que difere é a "porca" de aperto? Ou os discos têm diferença?
Obrigado
 

PedroC

Member
Boas
Esses discos têm opção interno e externo penso que tem a ver como aperta a porca ou por dentro ou por fora certo? Os discos são iguais em ambos ou têm diferença?

https://www.bike-discount.de/en/shimano-rt-mt800-center-lock-disc-rotor

Aqui estão um pouco mais baratos:


Eu também tinha a mesma dúvida na compra e então fui pesquisar que tipo (externo ou interno) tinha na minha bike.

No meu caso é interno.
 

PedroC

Member
Já agora, aconselham a colocar pastilhas novas quando se instalam discos novos?

No caso de rodas novas, com sistema de travão de aro, já vi que aconselham a colocar também calços novos.
 

pamoreira

Well-Known Member
Os discos são sempre iguais, o encaixe do disco no cubo é sempre o mesmo.

A porca/anilha de aperto pode ser interior ou exterior - basicamente onde a chave de aperto entra - em função do diâmetro do eixo passante. Para eixos passantes mais largos (15 ou 20 mm) é normalmente exterior, para os restantes é interior.
 

vanwilder

Member
Os discos são sempre iguais, o encaixe do disco no cubo é sempre o mesmo.

A porca/anilha de aperto pode ser interior ou exterior - basicamente onde a chave de aperto entra - em função do diâmetro do eixo passante. Para eixos passantes mais largos (15 ou 20 mm) é normalmente exterior, para os restantes é interior.
Obrigado era mesmo essa dúvida se por acaso os discos tivessem alguma diferença. Assim vou pesquisando para ver onde estão mais baratos e não vai interessar qual a peça de aperto que trazem visto ter aqui as que vieram com as rodas.
 

vanwilder

Member
Aqui estão um pouco mais baratos:


Eu também tinha a mesma dúvida na compra e então fui pesquisar que tipo (externo ou interno) tinha na minha bike.

No meu caso é interno.
Estão mais baratos mas de 160 não há stock!!
 

NunoAlves

Active Member
Bom dia

Desculpem a pergunta básica: como saber se a pastilha está a travar o disco quando não se está a travar?
Em rotação livre, dá a sensação que a roda de trás pára muito rápido (roda mavic aksium). Comparando com outra bicicleta com travão de aro (roda básica Decathlon), procurandorodar com a mesma força, a roda de disco pára mais cedo. Será do travão (pastilha/disco) ou do cubo da roda? Como saber?
 

Bruso

Well-Known Member
Bom dia

Desculpem a pergunta básica: como saber se a pastilha está a travar o disco quando não se está a travar?
Em rotação livre, dá a sensação que a roda de trás pára muito rápido (roda mavic aksium). Comparando com outra bicicleta com travão de aro (roda básica Decathlon), procurandorodar com a mesma força, a roda de disco pára mais cedo. Será do travão (pastilha/disco) ou do cubo da roda? Como saber?
Se as pastilhas tiveres a tocar vais ouvir o barulho enquanto a roda gira.
A causa mais comum é o disco empenado (vai fazer barulho sempre na mesma zona). Mas pode também ser a bomba de travão que foi à vida e já não recolhe.
De qualquer das formas consegues ouvir se a causa for do disco.
 

Carolina

Well-Known Member
Levanta a bicicleta, mete a roda a rodar e vê se as pastilhas estão a roçar no disco.
O mais provável é ser o disco empenado, como diz o Bruso. Podes ver onde está a roçar e endireitas ligeiramente com um alicate (usa um pano para n riscar o disco).
 

NunoAlves

Active Member
Levanta a bicicleta, mete a roda a rodar e vê se as pastilhas estão a roçar no disco.
O mais provável é ser o disco empenado, como diz o Bruso. Podes ver onde está a roçar e endireitas ligeiramente com um alicate (usa um pano para n riscar o disco).
Obrigado, acho que era isso. Fiz o que sugeriste e, não está perfeito, mas está bem melhor.
Talvez tenha que trocar o disco por um novo em breve
 

Carolina

Well-Known Member
Nunca vai ficar perfeito, isso faz parte da utilização normal. Não vale a pena trocar enquanto não estiverem gastos.
 

gfrmartins

Well-Known Member
Boa tarde.

Montei umas rodas novas com discos novos e os discos ficam a roçar nas pastilhas. Como afinar?

Podes ver um video no youtube, procura por Align a Hydraulic Disc Brake

Exemplo:

Mas basicamente:
Passo 1: Tirar a Roda
Passo 2: Tirar as pastilhas
Passo 3: Com um tira pneus por exemplo ( de Plástico) empurras os bombitos (êmbolos) dentro da pinça para dentro para ganhar alguma folga com as pastilhas novas
Passo 4: Colocar as pastilhas
Passo 5: Colocar a roda

Se ao fim disto as pastilhas continuarem a roçar:
Passo 6: Desapertar os parafusos das pinças até que a pinça fique livre de mexer
Passo 7: Apertar a manete de travão a fundo
Passo 8: Enquanto continuas a apertar a manete a fundo apertas os parafusos das pinças

Se isto mesmo assim não chegar Entre o passo 6 e 7 colocas um pouco de papel à volta do disco na zona em que as pastilhas encostam para que as pastilhas não estejam em contacto directo com o disco e ganhar um pouco de espaço
 
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