• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Análise de Treino com Golden Cheetah

Ricardo93

Active Member
Olá a todos!

Reparei que existem alguns (poucos) tópicos sobre Golden Cheetah (GC) mas nenhum se foca na análise de treino nesta aplicação. Sendo o GC uma plataforma gratuita e bastante complexa, acho bastante construtivo criar um tópico para trocarmos algumas ideias e esclarecer dúvidas.

Antes de ir às dúvidas que me levaram a criar este tópico, acho mais produtivo explicar de que forma eu estou a utilizar o GC.

Eu não tenho muito tempo para analisar o meu treino, assim gosto de ter o GC preparado para olhar directamente para poucos indicadores que me interessam. Dito isto, tenho as coisas preparadas para me preocupar apenas com 1 indicador, 1 gráfico e 1 tabela.

O indicador é o TriScore que é aproximado ao BikeStress (=TSS). Até ao ano passado usava para este efeito o BikeStress, contudo como comecei a correr utilizo o TriScore que é um indicador combinado, utilizando o BikeScore (é aproximado ao BikeStress) para ciclismo e o GOVSS para corrida.

Assim com este indicador consigo ter uma ideia da carga de treino de cada exercício.



Com o TriScore, alimento o gráfico PMC que dá uma aproximação ao meu nível físico a cada momento (fadiga, forma e preparação física).



Por fim, em jeito de verificar se o treino está a fazer efeito, utilizo o separador Tracker para comparar o meu desempenho (em watts) para vários esforços, ao longo dos vários meses que me interessam analisar.



Basicamente é isto. Agora que comece a troca de ideias!!
 

elchocollat

Well-Known Member
Não conheço mas vou eatar atento ao que possa surgir daqui! :)
Há quanto tempo monitorizas os dados?
Pelo que percebi só utilizas mesmo uma tabela, lista e gráfico.

Chegaste a utilizar o trainingpeaks alguma vez? Só por curiosidade para saber o quão os valores poderiam diferir
 

jocarreira

Well-Known Member
Quando comprei o powermeter cheguei a usar o Golden Cheetah. Perdi um bocado de tempo a configurar as coisas tal como queria e no final até estava satisfeito com o resultado, excepto...
- falta de App mobile, tinha que ligar sempre o PC para analisar os treinos
- com o número de treinos a aumentar, ficava cada vez mais lento
- com uma nova versão que saiu (beta) havia um bug a ir buscar as atividades ao Strava

Por essas razões preferi outra plataforma, mas ainda deu para aprender algumas coisas com o GC e tinha algumas coisas engraçadas que eu até gostava de analisar nos gráficos, tipo um gráfico que dava para perceber quantos "matches" tinha gasto (já não me lembro do nome).
 

Ricardo93

Active Member
@elchocollat Nunca utilizei o TrainingPeaks, mas pela pesquisa que fiz, dá-me ideia que são muito aproximados. Na verdade, se explorarmos o Golden Cheetah ainda há resquícios de coisas que foram copiadas do TP. Por exemplo, o TSS e o IF são indicadores exclusivos do TP, o que o golden cheetah fez foi mantê-los mas dar-lhe outro nome. Por exemplo, o BikeStress (= TSS) aparece como BikeStress nuns sítios e como TSS noutros.

Para além do que referi acima, quando tenho mais tempo vejo outros indicadores mas não lhes dou tanta importância, por vários motivos. Por exemplo, dos meus gráficos de "segunda-linha", destaco dois:
  • Curva de Potência (CP): É interessante, mas eu utilizo muito pouco, porque não lhe vejo grande utilidade para além da simples curiosidade.
  • W'Balance: O W'Balance, mostra o desgaste acumulado ao longo de um exercício duro, mas no meu caso não consigo deduzir daí grandes conclusões. Creio que não tenho o GC bem parametrizado para o utilizar, mas é algo que terei que melhorar.

@jocarreira Eu utilizo a sincronização do Strava sem grandes problemas. Apenas noto um ligeiro bug ao importar actividades do Strava: os ficheiros importados ficam com as voltas com um ligeiro desfasamento, isto é as curvas de potências, velocidade e cadências estão correctas, mas a marca de inicio e fim de volta ficam com um desfasamento de segundos. Quando quero analisar com mais detalhe importo directamente do Garmin.

Quanto à aplicação móvel, creio que dificilmente acontecerá. Para mim não é uma questão uma vez que sempre utilizei o PC para analisar treinos, embora compreenda que isso é uma escolha bastante pessoal.

Por fim, a questão da aplicação ficar lenta à medida que vamos adicionando actividades, eu diria que estará já resolvido, porque eu tenho 3 anos de actividades lá carregadas e o programa não está nada lento.
 

gfrmartins

Well-Known Member
O Golden Cheetah é bastante falado por aqui na minha opinião, mas o problema levantado e o que leva a malta a não usar para mim são sempre os mesmos:

Complexidade de utilização
Longa curva de aprendizagem necessária
Bugs

Ao querer fazer tudo, o poderes ter definir tudo, colocares tudo "a gosto" o ter as metricas todas e irem adicionando mais etc só faz que seja tão complexo e com uma curva de aprendizagem tão grande que a maioria opta por ir para outros softwares que se calhar não são tão completos mas são muito muito mais user friendly, não perdes um terço de tempo a colocar a informação que no fim realmente precisas e está sempre lá e não tens que te preocupar com ela.

Muitas das vezes o "keep it simple" é o ideal
 

elchocollat

Well-Known Member
Concordo contigo @gfrmartins ! :)
Ainda para mais o user dizendo que tem pouco tempo para analisar os dados. Acredito que estes softwares tenham uma curva de aprendizagem, mas é preciso também vontade para acompanhar essa curva. É preciso tempo e disponibilidade para investir em adquirir conhecimento da aplicação.

Analisar a Curva de Potência pode ser bastante interessante, mas de facto é apenas uma curiosidade quando não se sabe trabalhar com ela (não sou expert, mas ela tem obviamente uma finalidade).
Talvez se tente matar uma mosca com um canhão neste caso, mas o facto é que talvez "de borla" não haja muitas soluções a oferecer grandes funcionalidades.
Há sempre o intervals.icu , sim.
Mas resta saber o que se pretende.
Com códigos, talvez o TrainningPeaks pudesse ser solução pois já dá boa informação... Mas se não se souber o que fazer com ela, nada feito uma vez mais.
 

Ricardo93

Active Member
Sinceramente não acho que seja assim tão complicado de usar. Existem alguns bons tutoriais no Youtube que ajudam a fazer o setup inicial. Depois basta só definirmos quais são os dados que nos interessam e aqueles que não nos interessam. Evidentemente que temos que saber o que estamos a analisar e qual o significado por de trás dos números, caso contrário são apenas isso, números.

Aliás eu não penso mudar do GC para outra plataforma, até porque já estou bastante habituado ao GC. Também não me parece justo comparar com o TrainingPeaks, que sendo uma plataforma com recursos pagos é normal ser bem mais user-friendly que o Golden Cheetah, que sendo gratuita vive apenas de doações.

A ideia da criação deste tópico é no fundo reduzir a curva de aprendizagem através da troca de experiências.
 

jpacheco

Well-Known Member
A curva de potência permite-te de uma forma simples veres o teu estado de forma com outras Season, ou passo total. Estás numa nova season e tens como objectivo inicial alongar a curva de pontecia mais para a direita, longos esforços de endurance, e para o meio podes querer optimizar o treino com intervalos mais curtos. Teres a referência do passado numa mesma linha permite ver a determinadas distâncias o que precisas de trabalhar para ficares mais forte :D

Eu gosto de analisar e ver as curvas de potencia :D

Eu não uso GC, acho que já tentei, mas foi numa altura que não tinha powermeter e desisti. Agora criei um habito no ICU e não quero outra coisa. Isto para dizer que sobre o software em si não posso falar...mas vou estar atento ao tópico.
 

Ricardo93

Active Member
Boa noite a todos. Como este tópico está um bocado parado, decidi dar um passo em frente e fiz um pequeno vídeo sobre como estou a utilizar o GC.

Peço desde já desculpa por a minha voz me querer sair do corpo ao longo do vídeo, mas foi o possível depois de um dia intenso de trabalho :p.

Espero que gostem e que principalmente seja relevante.

Abraço a todos!

 

elchocollat

Well-Known Member
Olha, pode ser de mim mas não gostei da interface do Golden Cheetah :p :D
Parece não ter espaço :p

Com o teu video, penso que o intervals.icu te daria um melhor overview quando comparado com o que tens aí.
Porquê:
-Falta-te uma visão de calendário que para mim é super importante. Teres mesmo um calendário com os treinos que fizeste, tipo e sumário diário e semanal. Consegues perceber facilmente que na semana 1 fizeste 10h de treino e na seguinte fizeste 12h. E isso é importante, dá logo uma ideia de como está a ir a vida bem como o total de TSS (combinedStress como dizes, se não me falha a memória)
-Faltam-te dashboards/informação que eu considero básicas e que o intervals te pode dar, como por exemplo o acumulado de horas de treino na última semana, mês e desde o início do ano. Provavelmente estariam na tab Tracker que dizes ter um bug. Ou o que digo podes fazer nas Trends?
-A Curva de potência baralhaste-me e tive que ouvir várias vezes o que disseste porque não estou habituado a ver a curva de potência distribuída com as zonas, apenas por W e tempo. E essa poderá ser dos melhores gráficos a utilizar para evolução.
Só um reparo: a curva de potência mostra-te a melhor performance durante cada unidade temporal (pode ir até ao segundo, ou seja, 3min2s, 3min3s, 3min4s... 2h39m42s). Basicamente mostra para cada unidade temporal onde se produziu o máximo de watts. Nas Trends a curva de potência já é baseado num certo período (season, week, month...). Contudo, do que mostraste é baseado apenas no treino que estás a ver. É só porque da forma que disseste parece que o gráfico mostra o tempo que passaste em cada zona, e não é literalmente assim.
https://the5krunner.com/2016/01/17/golden-cheetah-cp-plot-curve-chart/

Lá está, pode ser da forma como vejo o Golden Cheetah, mas parece-me que o intervals te pode ajudar bastante. Não sei é como se comporta em corrida+ciclismo

:)
 

Ricardo93

Active Member
@elchocollat Obrigado pelo Feedback! O calendário, creio que estão a desenvolver isso, uma vez que na versão 3.6 já aparece um ícone de "Plan", embora ainda não esteja a funcionar.

A informação do dashboard eu posso colocar outros dados, neste momento os que estou a utilizar funcionam bem para mim (embora o dashboard das trends ainda possa sofrer alterações).

Quanto a mudar do Golden Cheetah para outra plataforma não irá acontecer num futuro próximo, porque já estou bastante habituado ao GC, e nestas coisas convém cada um utilizar a plataforma com que se sente mais à vontade.
 

Ricardo93

Active Member
Um update ao vídeo. O tal "bug" no tracker estava entre o teclado e a cadeira. Tinha a estimativa de CP mal parametrizada. Bastou corrigir esse campo e ficou OK.

 
Top