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Alteração ao IVA na Compra e Reparação de Bicicletas para 2023

ptsilvajo5

New Member
Sem ter confirmado se os pvp's anteriores seriam os correctos (acredito que sim), este é um exemplo que serve para agitar o mercado


Estes descontos são muito superiores a redução do IVA. Ex: uma bike de 3200€ reduzindo o IVA para 6% ficaria a 2758€ e não a 2210€!!!
 

jpacheco

Well-Known Member
É como os carros, as bikes já têm mais um ano em cima :)

Em 2022 tinham 1 ano, agora em 2023 já são bikes com 2 anos :)

E como os carros se calhar são bikes de serviço, já com alguns kms em mãos de profissionais :p

Fora de brincadeiras...é bom ver algumas lojas aproveitarem para publicitar os descontos do iva. Assim pode ser que mais se sigam.

Assim não serão só os tugas que vão a Espanha encher o deposito, ja teremos espanhóis a virem a portugal encher a mala de bikes :D
 

cconst

Well-Known Member
Assim não serão só os tugas que vão a Espanha encher o deposito, ja teremos espanhóis a virem a portugal encher a mala de bikes :D
mais vale uma parceria com eles... eles vêm cá buscar bikes... nós passamos lá a ir buscar mercearias (o IVA reduzido deles passa a 0 e o intermédio passa a ser quase o reduzido deles) e encher o depósito...

A teoria do nosso governo é fixe: anuncia reduções de um lado que poucos irão usar (representa uma quebra ligeira na receita) em vez de ajudar a poupar para gastar naquilo em que reduz o IVA. Se não se consegue poupar a montante (mercearias e bens essenciais), como se irá gastar em bikes?

(desculpem o off-topic em politiquices)
 

cou7inho

Well-Known Member
A teoria do nosso governo é fixe: anuncia reduções de um lado que poucos irão usar (representa uma quebra ligeira na receita) em vez de ajudar a poupar para gastar naquilo em que reduz o IVA. Se não se consegue poupar a montante (mercearias e bens essenciais), como se irá gastar em bikes?
É um ponto bastante válido. Ainda assim, podemos ver isto também como um incentivo ao uso da bicicleta e consequente redução da dependência do carro, o que fará poupar uns euros. E tu perguntas: "acreditas mesmo que os portugueses vão usar isto para comprar uma bicicleta e deixar de usar tanto o carro?". Não, não acredito porque o português mesmo que more a 3km do trabalho prefere ir de carro do que demorar metade do tempo de bicicleta. Mas o incentivo está lá.
E verdade seja dita, vivemos numa época de tanta propaganda das alterações climáticas e que temos de usar meios de transporte mais sustentáveis, por isso faz todo o sentido incentivar a compra das bicicletas. Se é mais prioritário do que baixar o IVA em alimentos? Não é. Mas é uma medida interessante.
 

cconst

Well-Known Member
Ainda assim, podemos ver isto também como um incentivo ao uso da bicicleta e consequente redução da dependência do carro, o que fará poupar uns euros.
É nisto que tento agarrar para aceitar melhor a medida que eu acho positiva. Apenas acho que falta mais! Acho que se podia fazer mais!
 

Vritz

Member
Eu ando para comprar a Canyon Lux de btt e estava a 3600€ o ano passado...

Supostamente reduzindo o IVA de 23% para 6% deveria ficar a sensivelmente 3000€ mas mesmo assim puseram a 3150€

Os raios das contas é sempre a favor deles...
 

thefatlad

New Member
Eu ando para comprar a Canyon Lux de btt e estava a 3600€ o ano passado...

Supostamente reduzindo o IVA de 23% para 6% deveria ficar a sensivelmente 3000€ mas mesmo assim puseram a 3150€

Os raios das contas é sempre a favor deles...
Na verdade, seriam 3102€. Portanto 3150 não está muito mau, diria eu.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
As marcas não reduzem o iva porque não são elas a vender no mercado local, ja a canyon tem de vender com iva reduzido porque é obrigada, pode até subir o preço da bicicleta, mas tem de cobrar o iva local
É quase sempre assim nas lojas online que funcionam como deve de ser, cobram o iva do respetivo pais, logo só podem cobrar os 6%, ou seja la o que for
É que eu nem estou para comprar bicicleta, mas custa ver fazer o que alguns têm feito ao longo dos tempo, engordar o lucro, e quem devia ter beneficiado da medida, não o é
Acaba por ser o estado, que somo todos , a abicar de uma receita que é investida em beneficio de nós todos para beneficiar só alguns, o contrario ao espirito da lei

Mais uma vez como não faço intencões de comprar bicicleta nos tempos mais proximos estou a vontade, como costumo dizer, vou continuar a pagar o que me pedem e seguir a minha vidinha
 

jcca

Well-Known Member
3600€ com iva 23% acho que costumam ser +/- 2927€ sem iva (3600 / 1.23)... Certo?
Certo e 2927X1,06=ao 3102,62
O @Vritz é que está a fazer -23% mas não é assim, é na realidade o preço final/1,23(dividir por), dp meter os descontos e colocar o pelo IVA de 6%
Nas maquinas o +6% ou X1,06.
É como os carros, as bikes já têm mais um ano em cima :)

Em 2022 tinham 1 ano, agora em 2023 já são bikes com 2 anos :)
É isso mesmo, tem o desconto de saldos (20%) no preço sem iva e dp tem os 6% do IVA.

Dá grandes diferenças nas gamas médias altas e altas dá (para a malta que não descontava o IVA para esses é igual).
 

jffneves

Member
Bom dia!
Sabem se os componentes ( K7, correntes, espigões de selim, pneus, etc) vão passar também a 6% ou será apenas em bikes completas?
Obrigado!
 

Duke

Well-Known Member
Acho que este ano é aproveitar para renovar o parque de bikes antes que o Kosta se aperceba do dinheirinho que não esta a faturar...
 
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