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Ajuda: ciclo-computador

Zarb

New Member
Pelo que entendi, o ciclo-computador calcula a velocidade e a distância percorrida pela definição de um número que se define no próprio ciclo-computador

Existem três formas de encontrar o dito número: (i) aproveitar a tabela existente e inserir o número que se encontra pré-definido pelo tamanho da roda (700x23, no caso concreto); (ii) fixar um ponto na roda e medir (em mm.) a distância que a roda percorre até atingir novamente aquele ponto, multiplicando esse número por 3,14; (iii) medir a altura da roda, em mm., multiplicando esse número por 3,14.

Este último admito que seja o mais impreciso pois com a forquilha e os raios é difícil manter a fita métrica direita. Quanto ao primeiro também não entendo muito bem porque posso trocar de pneu e alterar o tamanho da roda que se encontra definido na tabela (por exemplo, posso ter 700x22 ou 700x23, o que na tabela corresponde a valores diferentes.

Acontece que tentei as três formas e chego sempre a três resultados diferentes.

Como é que resolvo este problema e qual o melhor método para ter a certeza que o ciclo-computador fica bem definido.

Obrigado
 

Tremoço

Member
Eu sempre usei os valores da tabela que vem no manual....

Claro que ao mudar de pneu tambem vais ter de trocar o numero do contaquilometros pois o diametro da roda vais ser diferente...
 

Burning Dogma

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As tabelas tem um valor padrão que tem sempre algum erro pois cada pneu tem uma medida diferente. As tabelas especificam um valor, por exemplo, para um pneu 700-23c. Esse valor pode estar mais ou menos certo consoante o pneu que se use. Por exemplo, eu já usei os Michelin Pro 2 Race e o valor que medi é bastante diferente do dos Michelin Pro 3 Race. No entanto são pneus da mesma marca e na mesma medida (700-23c).

O ideal é encher o pneu à pressão que normalmente se utiliza, depois colocar a roda com o válvula na posição mais baixa e dar uma volta completa em linha recta. Depois mede-se essa distância e introduz-se no computador. O ideal é medir várias vezes para despistar algum erro de medição.
 

Zarb

New Member
As tabelas tem um valor padrão que tem sempre algum erro pois cada pneu tem uma medida diferente. As tabelas especificam um valor, por exemplo, para um pneu 700-23c. Esse valor pode estar mais ou menos certo consoante o pneu que se use. Por exemplo, eu já usei os Michelin Pro 2 Race e o valor que medi é bastante diferente do dos Michelin Pro 3 Race. No entanto são pneus da mesma marca e na mesma medida (700-23c).

O ideal é encher o pneu à pressão que normalmente se utiliza, depois colocar a roda com o válvula na posição mais baixa e dar uma volta completa em linha recta. Depois mede-se essa distância e introduz-se no computador. O ideal é medir várias vezes para despistar algum erro de medição.


Ok obrigado, vou medir várias vezes e depois comparar com a tabela. Se estiverem valores muito diferentes vou ter de fazer uma média entre a tabela e o medido, para ter o menos erro possível.
 

Burning Dogma

New Member
Não faças média com os da tabela. O valor da tabela etsá certo para um determinado pneu que a marca decidiu usar para construir a tabela, nada mais.

Faz média entre os valores todos que mediste, assim ficas com um valor mesmo quase certo.

Eu já comparei os kms no final de um treino com mais pessoal que mediu como eu e batem certo;)
 

Original

New Member
Aproveitando o tópico.

Qual o melhor Ciclo-computador Pulsómetro que voçes aconçelham?

Sorry pelo offtopic
 

Zarb

New Member
Não faças média com os da tabela. O valor da tabela etsá certo para um determinado pneu que a marca decidiu usar para construir a tabela, nada mais.

Faz média entre os valores todos que mediste, assim ficas com um valor mesmo quase certo.

Eu já comparei os kms no final de um treino com mais pessoal que mediu como eu e batem certo;)

Ok, obrigado pela dica.

hoje vou dar uma volta predeterminada a uma pista de atletismo para ver se está mesmo a medir bem.
 

Hudju

Member
Aproveitando o tópico.

Qual o melhor Ciclo-computador Pulsómetro que voçes aconçelham?

Sorry pelo offtopic

Por já ter utilizado, aconcelho o Polar CS100, é bastante completo e facil de utlizar, fica um bocadito caro (ronda os 90€), mas acho que a sigma também os tem, mas não sei os preços.
 

ruca

New Member
Boas
Estou à espera do meu novo polar cs300 que vem substituir o cs100 que avariou…
Tenho uma dúvida que mesmo o vendedor não me soube esclarecer completamente! Gostava de saber se alguém aqui no fórum utiliza este modelo e notou algum tipo de interferência…. O que me foi dito é que o sensor de velocidade quando é aplicado numa bike que tenha a forqueta de carbono pode originar algumas interferências na transmissão de dados. Alguém que utiliza este modelo verificou este problema?
obrigado
 

Jonhpicapau

New Member
Boas

Segundo as minhas contas, e, julgo estarem certas, e para os "maníacos" da precisão aqui vai:

A medida base do meu ciclómetro foi encontrada assim: coloquei a válvula na parte mais baixa, marquei no chão, fiz (boa) pressão sobre o guiador enquanto dava uma volta com o dito no chão até ter novamente a válvula no local mais baixo, marquei novamente no chão e medi a distância entre os dois pontos.

1º. Sem a tal pressão sobre o guiador (pressão essa que é ± a média quando vou em cima da fininha), não faz o pneu "maçar".
2º. A diferença de pneu "maçado" ou não pode variar se calhar até, supomos, 5mm.
3º.
Num 700x23 há manuais de ciclómetros que anunciam 2125, 2130, 2133, 2136mm, correcto?!, Pode, e julgo ter a ver com a marca/modelo do pneu.
4º. Assim, 5mm em 50 kms ((50000000mm/2135mm-50000000mm/2130)=54,97 voltas da roda) dá aprox. 55 voltas dessa roda.
5º. 55 voltas vezes 5mm, são 275mm (2,75m) de diferença numa volta "domingueira" de 50 kms, correcto?

Percebes por que é que não te deves ralar muito com isso?

Ps. Julgo que os cálculos estão certos!

boas pedaladas
 
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