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Pessoal que tem ou teve Orbea Orca - Ajuda sobre Medidas

luisduarte

New Member
Viva, talvez já vá chegar tarde a minha opinião, tenho 1,81m e estou com uma orca omr de tamanho 55 de 2020, a bicicleta vinha com avanço de 110, após bike fit troquei para 90 e está impec. Todos nós apesar de podermos ter a mesma altura, podemos ter o tamanho dos membros diferentes!

Cumprimentos, Luís
 

GabKoost

Active Member
Boas pessoal,

Apenas para agradecer os conselhos sobre o tamanho e para mostrar a bicicleta para provar que nem todos os tópicos "estou a pensar em comprar" acabam sem compra nenhuma:D!

O tamanho 53 serve perfeitamente. Abaixo nunca seria recomendável. Por sorte a loja onde comprei recebeu uma 53 de forma meio imprevista 2 semanas depois de eu ter colocado as questões. Ligou-me e fiz logo negócio no final de Setembro.

PVP 2500€. Fez-me um desconto para 2400€ mais pedais Shimano no valor PVP de 60€.


20220922-165442.jpg
 

GabKoost

Active Member
Em relação à minha velha Triban 540 destaco a rigidez que é de noite para o dia. Nota-se claramente a maior eficiência na transmissão da potência. Travões... enfim, nunca mais digo "ah e tal, não preciso de disco para nada". De facto, pode não ser preciso mas a diferença em potência e modulação é comparável ao ponto de nunca mais usar travões tradicionais. A integração dos cabos é uma mais valia nesta gama e o silêncio que providência (ainda levo com bastante paralelo aqui nas terriolas) também ajuda bastante ao prazer.

Pontos menos bons e que já sabia ao fazer pesquisa:

- Pneus fraquinhos.
- Rodas para o pesado.

Serão upgrades a fazer gradualmente.
 

el-solitario

Well-Known Member
Em relação à minha velha Triban 540 destaco a rigidez que é de noite para o dia. Nota-se claramente a maior eficiência na transmissão da potência. Travões... enfim, nunca mais digo "ah e tal, não preciso de disco para nada". De facto, pode não ser preciso mas a diferença em potência e modulação é comparável ao ponto de nunca mais usar travões tradicionais. A integração dos cabos é uma mais valia nesta gama e o silêncio que providência (ainda levo com bastante paralelo aqui nas terriolas) também ajuda bastante ao prazer.

Pontos menos bons e que já sabia ao fazer pesquisa:

- Pneus fraquinhos.
- Rodas para o pesado.

Serão upgrades a fazer gradualmente.
Vou acompanhar este tópico e todo o feedback que vais dando da bicicleta.

Eu vou trocar a minha b'twin Ultra 920 no próximo ano e esta orca esta na minha top list. A geometria do 53 é praticamente igual a minha b'twin (M) que apesar de me "ficar bem", acho demasiado racing. Tenho um cavalo de 86cm para 180cm de altura. o selim fica bem acima do guiador. Dai, considerar o modelo 55 desta orca. Tem um ligeiro aumento de reach, mas um maior stack. já não vou para novo e quero bicicleta para os próximos anos. Quando chegar aos 50 logo penso numa de endurance :cool:

De todas as bicicletas "racing" que vi, esta é a que tem geometrias menos agressivas, sempre um menor reach e maior stack que as outras (emonda, ultimate, agree). Dai ser a minha principal candidata.
 

GabKoost

Active Member
Vou acompanhar este tópico e todo o feedback que vais dando da bicicleta.

Eu vou trocar a minha b'twin Ultra 920 no próximo ano e esta orca esta na minha top list. A geometria do 53 é praticamente igual a minha b'twin (M) que apesar de me "ficar bem", acho demasiado racing. Tenho um cavalo de 86cm para 180cm de altura. o selim fica bem acima do guiador. Dai, considerar o modelo 55 desta orca. Tem um ligeiro aumento de reach, mas um maior stack. já não vou para novo e quero bicicleta para os próximos anos. Quando chegar aos 50 logo penso numa de endurance :cool:

De todas as bicicletas "racing" que vi, esta é a que tem geometrias menos agressivas, sempre um menor reach e maior stack que as outras (emonda, ultimate, agree). Dai ser a minha principal candidata.

A minha BTwin tb era M (mas com geometria diferente da tua) e temos práticamente as mesmas medidas. Eu prefiro endurance a aero (nunca fui "atelta") e quanto a mim este setup fica-me confortável. Contudo só daqui mais uns bons KM é que realmente dá para ver, apesar de já ter dado uma volta de 100+km nela.
 

Negoci8er

Well-Known Member
Boas voltas com a nova Orbea carbon (Orca) ;)

Pelas tuas primeiras impressões lembrei-me das minhas.

Vinha de uma bike de BTT e fiquei impressionado como a Orca Aero era tão confortável sem amortecedores! :D
Já agora por curiosidade compraste a bike em Joane ou Vila Verde?
 

GabKoost

Active Member
Boas voltas com a nova Orbea carbon (Orca) ;)

Pelas tuas primeiras impressões lembrei-me das minhas.

Vinha de uma bike de BTT e fiquei impressionado como a Orca Aero era tão confortável sem amortecedores! :D
Já agora por curiosidade compraste a bike em Joane ou Vila Verde?

Bastante confortável até apanhar com aquele paralelo bravio! Mas os pneus 28mm para quem vinha de 25 ajudam de facto a melhorar esta situação.

Comprei nas Taipas.
 

jcca

Well-Known Member
As minhas costas discordam veemente!:D
Então já percebeste que o teu tamanho é um 55 e não um 53 (porque estás a andar com a geometria do 55, são 2cm de diferença da testa) até pode ser que com o tempo vás diminuindo os espaçadores.
Em termos de força que estás a fazer no aperto das anilhas de plástico da caixa de direção e as folgas que vai criar devido a essa diferença, mas cada qual anda como quer (sim eu sou o gajo que te disse que devias começar por ver se o espigão dava mas dp existe tudo o resto).
Boas pedaladas
 

JBG

Well-Known Member
As minhas costas discordam veemente!:D

Vale mais uma dor nas costas que uma dor nos olhos :p
Mas falando mais a sério, em termos de geometria tinhas ficado mais bem servido com uma Giant Defy ou claro uma CUBE Attain.
Em jeito de curiosidade li algures que a Cannondale recomenda um máximo de 40 mm de espaçadores no manual da System 6.

Eu, pessoalmente sou um bocado mais radical, e considero um máximo de 20 ou, na loucura 30mm.
Mais que isso é porque a geometria não é a indicada. Evidentemente que não se aplica em situações de pessoas com maleitas que condicionem a posição na bicicleta.

A escolha de uma geometria correcta para quem tiver limitações de posicionamento na bicicleta, ie, endurance a necessidade de espaçadores é sempre menor.
 

el-solitario

Well-Known Member
Então já percebeste que o teu tamanho é um 55 e não um 53 (porque estás a andar com a geometria do 55, são 2cm de diferença da testa) até pode ser que com o tempo vás diminuindo os espaçadores.
Em termos de força que estás a fazer no aperto das anilhas de plástico da caixa de direção e as folgas que vai criar devido a essa diferença, mas cada qual anda como quer (sim eu sou o gajo que te disse que devias começar por ver se o espigão dava mas dp existe tudo o resto).
Boas pedaladas
é um dos motivos de pensar na 55 em vez da de 53. Tem mais 2cm de stack e quase o mesmo reach (+5mm). Fica com a frente mais elevada e não precisa de tantos espaçadores. Pelas medidas da minha actual btwin, é a mesma coisa da orca de 53. Já experimentei inverter o avanço a ver como me sentia, passar de -6º para +6º e a experiencia foi positiva, sentia-me mais confortável. O guiador "sobe" um pouco mais, mas depois ficava "feia" :p e o manobrar do guiador ficou estranho dai ter voltado atrás. Mas em linha recta só a rolar, a posição era bem mais confortável.

Bastante confortável até apanhar com aquele paralelo bravio! Mas os pneus 28mm para quem vinha de 25 ajudam de facto a melhorar esta situação.

Comprei nas Taipas.
a minha betadine quando chega a paralelos até choro o_O começo a ter dores na zona dos rins, super desconfortável.
 

el-solitario

Well-Known Member
Boas pessoal,

Apenas para agradecer os conselhos sobre o tamanho e para mostrar a bicicleta para provar que nem todos os tópicos "estou a pensar em comprar" acabam sem compra nenhuma:D!

O tamanho 53 serve perfeitamente. Abaixo nunca seria recomendável. Por sorte a loja onde comprei recebeu uma 53 de forma meio imprevista 2 semanas depois de eu ter colocado as questões. Ligou-me e fiz logo negócio no final de Setembro.

PVP 2500€. Fez-me um desconto para 2400€ mais pedais Shimano no valor PVP de 60€.


20220922-165442.jpg
podes colocar uma foto frontal do cabeamento do guiador? ainda não percebi bem por onde vem/entram os cabos

Os periféricos são em carbono? espigão de selim, guiador e forqueta completa?
 

jcca

Well-Known Member
podes colocar uma foto frontal do cabeamento do guiador? ainda não percebi bem por onde vem/entram os cabos

Os periféricos são em carbono? espigão de selim, guiador e forqueta completa?

Tens lá as respostas, Espigão carbono o resto não,
Para veres os cabos clicas na foto ela aumenta e percebes que entram alinhados debaixo do avanço.
 

GabKoost

Active Member
Vale mais uma dor nas costas que uma dor nos olhos :p
Mas falando mais a sério, em termos de geometria tinhas ficado mais bem servido com uma Giant Defy ou claro uma CUBE Attain.
Em jeito de curiosidade li algures que a Cannondale recomenda um máximo de 40 mm de espaçadores no manual da System 6.

Eu, pessoalmente sou um bocado mais radical, e considero um máximo de 20 ou, na loucura 30mm.
Mais que isso é porque a geometria não é a indicada. Evidentemente que não se aplica em situações de pessoas com maleitas que condicionem a posição na bicicleta.

A escolha de uma geometria correcta para quem tiver limitações de posicionamento na bicicleta, ie, endurance a necessidade de espaçadores é sempre menor.

Atenção que como disse ela já veio assim. Não foi um ajuste feito por mim ou pela loja. Tenho a certeza que se retirar 2cm não me iria afetar em nada. Apenas experimentei e não notei desconforto nenhum por isso deixei estar.
 

GabKoost

Active Member
Então já percebeste que o teu tamanho é um 55 e não um 53 (porque estás a andar com a geometria do 55, são 2cm de diferença da testa) até pode ser que com o tempo vás diminuindo os espaçadores.
Em termos de força que estás a fazer no aperto das anilhas de plástico da caixa de direção e as folgas que vai criar devido a essa diferença, mas cada qual anda como quer (sim eu sou o gajo que te disse que devias começar por ver se o espigão dava mas dp existe tudo o resto).
Boas pedaladas

Como já disse aqui a bicicleta veio assim da loja. Experimentei a bicicleta já com os espaçadores e não estranhei. Já dei umas boas voltas e não me doeu nada. Contudo não faria mal nenhum experimentar com menos dois para ver se sinto alguma diferença.
 

jcca

Well-Known Member
Espigão, forqueta e quadro em carbono. O guiador é alumínio.
Atenção que a forqueta não toda em carbono, daí a grande diferença de preço e peso
  • FORK Orbea carbon fork 2021, aluminum steerer, 1-1/8" head tube
Ou a malta acha que a bicicleta é mais barata 300€ que o quadro pq dá mt menos trabalho fazer só o quadro por isso acrescentam o material e tiram preço?!?!?
Neste caso a forqueta, o avanço e os eixos das rodas são de qualidade inferior e na forqueta tem mt diferença.
 
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