• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Roda da frente a vibrar

joseruivo

Well-Known Member
Boas,

a minha roda da frente vibra que se farta quando travo forte. Já esteve na oficina, o mecânico disse que tinha um ligeiro empeno e desempenou, mas o resultado foi nulo.Eu não sinto a roda a travar, soltar e voltar a travar típico de uma roda empenada. Vibra toda quando travo forte, e fora isso não tenho razão de queixa :-(

Fiz a experiência de trocar a roda habitual por uma antiga que tinha encostada, e que está empenada, mas a verdade é que não vibra! Outro mecânico sugeriu que as vibrações se devessem às marcas que o aro da roda tem em resultado de uma queda. São muito pequenas mossas na zona de travagem...

Alguma sugestão? Obrigado!
 

pratoni

Well-Known Member
Se fosse um cubo de esferas tens uns cones onde podes ajustar a folga dos mesmos.

Mas se for um cubo de rolamentos não sei se tal dá para fazer.

Com a roda colocada na bicicleta e no ar experimenta deslocar o aro para os lados e vê se há algum movimento do aro relativo ao cubo e à bicicleta.

Se houver, tens alguma folga que poderá ser (ou não) retirada
 

pratoni

Well-Known Member
Como falaste só na roda da frente a travar e não na bike em si, não pensei nisso em primeiro lugar.

Mas será que é um fenómeno chamado "wheel shimming" ou "speed wobble" (não sei de nenhuma tradução para português, mas deve haver sim)?

 

bullspot

Well-Known Member
Boas,

a minha roda da frente vibra que se farta quando travo forte. Já esteve na oficina, o mecânico disse que tinha um ligeiro empeno e desempenou, mas o resultado foi nulo.Eu não sinto a roda a travar, soltar e voltar a travar típico de uma roda empenada. Vibra toda quando travo forte, e fora isso não tenho razão de queixa :-(

Fiz a experiência de trocar a roda habitual por uma antiga que tinha encostada, e que está empenada, mas a verdade é que não vibra! Outro mecânico sugeriu que as vibrações se devessem às marcas que o aro da roda tem em resultado de uma queda. São muito pequenas mossas na zona de travagem...

Alguma sugestão? Obrigado!
Vibra somente ou também faz barulho/chiadeira? Se fizer barulho/chiadeira é algo relacionado com o contacto da pista de travagem com os calços (ex: ângulo de ataque mal afinado).

Mossas na pista de travagem geram um ressalto de frequência certa (igual à rotação da roda) mas sem grandes vibrações ou distúrbios à segurança da travagem.

Empeno da roda só causa problemas se estiver mesmo muito empenado e não é bem uma vibração...

Depois, tudo o que já falaram aqui: folga no cubo, folga na caixa de direção, mas isto são coisas que qualquer mecânico identifica com facilidade.
 

joseruivo

Well-Known Member
É uma coisa muito básica para um mecânico não identificar, mas se a cabeça da direcção estiver com alguma folga (mal apertada), pode também produzir alguma vibração na roda frontal durante a travagem.
Mas nesse caso seria com qualquer roda aí montada, certo?
 

joseruivo

Well-Known Member
Como falaste só na roda da frente a travar e não na bike em si, não pensei nisso em primeiro lugar.

Mas será que é um fenómeno chamado "wheel shimming" ou "speed wobble" (não sei de nenhuma tradução para português, mas deve haver sim)?

Não, só vibra quando traço, fora isso 5 estrelas
 

joseruivo

Well-Known Member
Vibra somente ou também faz barulho/chiadeira? Se fizer barulho/chiadeira é algo relacionado com o contacto da pista de travagem com os calços (ex: ângulo de ataque mal afinado).

Mossas na pista de travagem geram um ressalto de frequência certa (igual à rotação da roda) mas sem grandes vibrações ou distúrbios à segurança da travagem.

Empeno da roda só causa problemas se estiver mesmo muito empenado e não é bem uma vibração...

Depois, tudo o que já falaram aqui: folga no cubo, folga na caixa de direção, mas isto são coisas que qualquer mecânico identifica com facilidade.
Não chia, não tem empeno, não é um problema de algo sincronizado com a rotação da roda - isso eu sinto quando tenho uma roda empenada...
 

bullspot

Well-Known Member
Não chia, não tem empeno, não é um problema de algo sincronizado com a rotação da roda - isso eu sinto quando tenho uma roda empenada...
Vê lá se não é folga no encaixe do eixo na forqueta ou se a chaveta não está a dar aperto suficiente.
Caixa de direção pode fazer mais com uma roda do que com outra, há vários factores que podem ter influência (aderência do pneu, da pista de travagem, etc).
Outra coisa que podes ver é se a roda está perfeitamente "redonda" ou se tem empenos verticais que possam influenciar o comportamento da mesma em travagem.
 

joseruivo

Well-Known Member
Vê lá se não é folga no encaixe do eixo na forqueta ou se a chaveta não está a dar aperto suficiente.
Caixa de direção pode fazer mais com uma roda do que com outra, há vários factores que podem ter influência (aderência do pneu, da pista de travagem, etc).
Outra coisa que podes ver é se a roda está perfeitamente "redonda" ou se tem empenos verticais que possam influenciar o comportamento da mesma em travagem.
O pneu é o mesmo. Os calços de travão são os mesmos, na roda boa e na má, a roda de trás que faz para com a má, usando os mesmos calços, não vibra..
Logo testo o aperto da chaveta.
 

pratoni

Well-Known Member
será a ferradura que não está bem apertada ao quadro?

Ou estando bem apertada, não está direita de forma de os calços entrarem em contacto ao mesmo tempo com o aro?
 

bullspot

Well-Known Member
será a ferradura que não está bem apertada ao quadro?

Ou estando bem apertada, não está direita de forma de os calços entrarem em contacto ao mesmo tempo com o aro?
Bem visto, nem me lembrei desta possibilidade e é bem provável que seja daí, embora também neste caso seja algo que salta facilmente à vista.
 

joseruivo

Well-Known Member
será a ferradura que não está bem apertada ao quadro?

Ou estando bem apertada, não está direita de forma de os calços entrarem em contacto ao mesmo tempo com o aro?
Também já pensei na hipótese de o problema ser daí, mas nesse caso teria de fazer com ambas as rodas que lá montei...a menos que pequenas diferença na pista de travagem possam fazer uma grande diferença... também já me sugeriram experimentar outros calços de travão...
 

card0so

Well-Known Member
Ambas as rodas (nova e antiga) são de alumínio? Ou a nova é em carbono?
Poderá ser dos calços?
 

pratoni

Well-Known Member
Também já pensei na hipótese de o problema ser daí, mas nesse caso teria de fazer com ambas as rodas que lá montei...a menos que pequenas diferença na pista de travagem possam fazer uma grande diferença... também já me sugeriram experimentar outros calços de travão...
pode uma delas ter o aro mais descentrado que a outra, basta ser uns milimetros...
 

cconst

Well-Known Member
Na minha commuter velhinha a roda da frente também vibra (e faz ruído). Já me habituei, mas consigo resolver temporariamente:
a) verificando e retirando folga dos TRAVÕES
b) ajustando o angulo de contacto das pastilhas com o aro (à frente: toe-in).

Havia uma altura em que não vibrava nem fazia barulho... mas também não travava pois os calços não eram apropriados para aros de ferro.

Apenas resolvo temporariamente porque aquilo é velho e ganha folgas a torto e a direito.

Uma coisa que podes tentar ver são folgas nos pontos de fixação do travão ao quadro. E mesmo folga nas zonas articuláveis dos travões. Podes ver o link para a manutenção de uns Shimano Dual Pivot:
https://si.shimano.com/pdfs/dm/DM-RACBR01-02-ENG.pdf
(nota para a página 25 - ajuste do Toe-in e para a 21 - instalação)

Em cima também podes ver como ajustar os calços, nomeadamente o toe-in para mitigar barulhos e vibrações.
 
Top