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Provas/Granfondos Amadoras Estrada 2022

Filipecbt

Active Member
Não vejo isto como solução. Tendo em conta que o mercado das ebikes é o mercado em maior crescimento, a tendência será de haver cada vez mais pessoas a usar este tipo de bicicletas e que nada têm a ver com este tipo de situações...
Agora, qual a solução para este tipo de situações não acontecerem? Pois, isso já não sei...

Concordo que possam participar, mas têm de haver certos cuidados. Ou não existiria classificação de todo ( as "Cycling Teams" iriam participar assim? lol ), um percurso alternativo, ou então, em alguns grandfondos existem diretores de provas para o Mini, Médio e Granfondo, então desclassifiquem os chicos espertos.

Talvez daqui a uns anos precise de uma e-bike para completar um GF :D
 

Bruso

Well-Known Member
Não vejo isto como solução. Tendo em conta que o mercado das ebikes é o mercado em maior crescimento, a tendência será de haver cada vez mais pessoas a usar este tipo de bicicletas e que nada têm a ver com este tipo de situações...
Agora, qual a solução para este tipo de situações não acontecerem? Pois, isso já não sei...
Façam provas dedicadas para e-bikes então. Misturar os dois é impossível.
Quem precisa de uma e-bike não faz nada num granfondo. Não precisas de fazer uma prova dessas para disfrutar do ciclismo. Se não tens pernas para fazer determinado percurso não fazes. Se não tens pernas para o grande vai ao medio ou ao Mini. Se não tens pernas para nenhum vai treinar e volta para o ano.
 

Trizade

Well-Known Member
Concordo que possam participar, mas têm de haver certos cuidados. Ou não existiria classificação de todo ( as "Cycling Teams" iriam participar assim? lol ), um percurso alternativo, ou então, em alguns grandfondos existem diretores de provas para o Mini, Médio e Granfondo, então desclassifiquem os chicos espertos.

Talvez daqui a uns anos precise de uma e-bike para completar um GF :D

Sei que o "jovem" da ebike não aparece na classificação do minifondo... É um passo na direção certa. Agora como combater estas ajudas já não sei...
 

ruy tejay silva

Well-Known Member
proximos GF os regulamentos têm que prever estas situações, e desclassificar. assim como não é permitido carros e motas de apoio, tem que estar escrito sobre as e-bikes.
 

bogas

Well-Known Member
vou vender o peixe pelo mesmo que me venderam a mim.
o REBOCADO foi ao pódio como vencedor, mas foi retirado das classificações
 

Trizade

Well-Known Member
vou vender o peixe pelo mesmo que me venderam a mim.
o REBOCADO foi ao pódio como vencedor, mas foi retirado das classificações

Tens razão...
O rebocado não aparece na classificação do mini... Aliás, é o rebocador que aparece como 1º Classificado!!!:oops::eek:
 

bogas

Well-Known Member
Tens razão...
O rebocado não aparece na classificação do mini... Aliás, é o rebocador que aparece como 1º Classificado!!!:oops::eek:
Ainda pior:D
Independentemente da situação, quer a pessoa em si e a equipa deviam ter vergonha...
 

Trizade

Well-Known Member
Volto a perguntar pois no meio desta confusão perdeu-se a pergunta...
Estas equipas (Love Tiles, Proteu,etc) são mesmo equipas? Estilo profissional/ semi-profissional? Ou é um grupo de amigos que se juntou e criou as equipas?
E se forem mesmo equipas "à séria", o que ganham com estas participações em eventos como o deste fds?
 

NULL

Moderador
Staff member
Já soube quem ganhou o mini... e realmente não consta da classificação.

O atleta em causa não precisa da ajuda da elétrica, já ganhou imensos minifondos. É possivelmente o amador em Portugal com mais minifondos ganhos.

Contudo, não invalida que condene o aproveitamento que teve, se se confirmar o que li aqui.
 

jocarreira

Well-Known Member
Na Etapa da Volta no ano passado um atleta classificado no top 5 ia numa e-bike. Era permitido a utilização de e-bike mas não contavam para a classificação. O atleta deve ter-se esquecido de informar a organização. :rolleyes:
Na altura reparei nisso porque no arranque calhou ir algum tempo junto dele e achei piada à e-bike e até decorei o dorsal dele só para ver se no final ia aparecer na classificação ou não. E apareceu mesmo, logo nos primeiros :p

Por isso é que digo que nem vale a pena ligar à classificação, não me aquece nem arrefece.
 

jocarreira

Well-Known Member
Volto a perguntar pois no meio desta confusão perdeu-se a pergunta...
Estas equipas (Love Tiles, Proteu,etc) são mesmo equipas? Estilo profissional/ semi-profissional? Ou é um grupo de amigos que se juntou e criou as equipas?
E se forem mesmo equipas "à séria", o que ganham com estas participações em eventos como o deste fds?
Em princípio ganham publicidade.

Sobre a Love Tiles, por exemplo: https://www.aveiromag.pt/2021/07/14/love-tiles-cycling-sports-team-e-a-liberdade-de-pedalar/
O projeto da equipa Love Tiles Cycling Sports Team arrancou em 2015, numa fase inicial, com um núcleo pequeno e familiar, mas em poucos anos viu crescer o conceito e o número de atletas.
(...)
Para pertencer à equipa basta apenas que seja convidado por um dos sócios já existentes da Love Tiles Cycling Sports Team. Depois disso, podem enviar um pedido ao nosso diretor desportivo, preencher um formulário de inscrição, que explica com detalhe os benefícios de pertencer à equipa, acesso a descontos ou parcerias e o pagamento das cotas anuais.
(...)
Neste momento temos cerca de 350 atletas.
 

Trizade

Well-Known Member
Ou seja, os atletas em si, não ganham nada por pertencer a uma equipa dessas...
As equipas ganham dinheiro das cotas dos atletas e ganham visibilidade quando esses atletas participam nas provas é isso mais ou menos?
 

Bruso

Well-Known Member
Já soube quem ganhou o mini... e realmente não consta da classificação.

O atleta em causa não precisa da ajuda da elétrica, já ganhou imensos minifondos. É possivelmente o amador em Portugal com mais minifondos ganhos.

Contudo, não invalida que condene o aproveitamento que teve, se se confirmar o que li aqui.
Que craque. Ele também participa nas provas de sub15 para ganhar as provas todas?
 

jocarreira

Well-Known Member
Ou seja, os atletas em si, não ganham nada por pertencer a uma equipa dessas...
As equipas ganham dinheiro das cotas dos atletas e ganham visibilidade quando esses atletas participam nas provas é isso mais ou menos?
Nem sei se existe pagamento de cotas (apesar de nesse artigo ter essa referência). Penso que têm acesso a um preço mais simpático para os equipamentos e a equipa tem o retorno de ter alguém a fazer publicidade.

Mas o @kostaviks pode esclarecer isso que ele também equipa de Love Tiles :)
 

NULL

Moderador
Staff member
Que craque. Ele também participa nas provas de sub15 para ganhar as provas todas?

Não vamos misturar as coisas.

Uma coisa é o que ele fez, se fez e como fez. Isso pode ser condenável.

Outra coisa é a capacidade que ele tem, e aí não deixa dúvidas. Tem, de facto, muito motor!
 

Trizade

Well-Known Member
Nem sei se existe pagamento de cotas (apesar de nesse artigo ter essa referência). Penso que têm acesso a um preço mais simpático para os equipamentos e a equipa tem o retorno de ter alguém a fazer publicidade.

Mas o @kostaviks pode esclarecer isso que ele também equipa de Love Tiles :)

Ok, vou esperar pela resposta dele então.:p
Estou genuinamente curioso de perceber o que leva atletas a quererem fazer parte deste tipo de equipas "semi-profissionais", ou que vantagens têm (se é que as têm) e o que as equipas ganham em "patrocinar" estes atletas nestas competições com pouca ou nenhuma visibilidade... (se bem que esta teve visibilidade pq apareceu no porto canal...)
 

Bruso

Well-Known Member
Não vamos misturar as coisas.

Uma coisa é o que ele fez, se fez e como fez. Isso pode ser condenável.

Outra coisa é a capacidade que ele tem, e aí não deixa dúvidas. Tem, de facto, muito motor!
Quando tens um grande motor e só participas em mini fondos e neste caso até te metes em esquemas dúbios como usar um e'bike para ajudar deixa-me com dúvidas sobre a cabeça de certas pessoas. Não conheço nem quero conhecer. Mas não me vou alongar mais sobre o assunto.

@Trizade
Sem certeza, mas suspeito que os melhores ciclistas não pagam cotas e ainda têm as inscrições nos grandfondos pagos. Depois têm também vagas para quem quiser pagar cotas para correr com a equipa. É um conceito parecido ao que a Rapha criou. Até está bem pensado, criam uma comunidade em que podes conhecer outros ciclistas.
 

Bernalve

Well-Known Member
Acho que também estão exagerar. A E-bikes devem ter categoria própria e não vejo mal nenhum participarem. Se ajudam momentaneamente alguém numa bike normal foi devido à circunstância da corrida, desde que não desvirtue completamente a classificação e o faça com esse propósito.

Agora as E-bike deviam estar sempre limitadas aos 25km/h para contarem para as classificações. E acho que isso as organizações continuam ignorar esse "pormenor". No BTT e estrada, uma e-bike não deveria chegar na frente dos primeiros se tiver limitada. Só se tivermos a a falar de percursos com muito acumulado e descidas, onde zonas rolantes, falsos-planos quase que não existem.
 

Trizade

Well-Known Member
Quando tens um grande motor e só participas em mini fondos e neste caso até te metes em esquemas dúbios como usar um e'bike para ajudar deixa-me com dúvidas sobre a cabeça de certas pessoas. Não conheço nem quero conhecer. Mas não me vou alongar mais sobre o assunto.

@Trizade
Sem certeza, mas suspeito que os melhores ciclistas não pagam cotas e ainda têm as inscrições nos grandfondos pagos. Depois têm também vagas para quem quiser pagar cotas para correr com a equipa. É um conceito parecido ao que a Rapha criou. Até está bem pensado, criam uma comunidade em que podes conhecer outros ciclistas.

Ah ok. Uma cena mais social digamos assim... Tens os principais que têm tudo pago digamos assim, e depois tens os "zés da esquina" que pagam cotas e afins, e andam juntos ao fds e coisas do género?
Ok, consigo ver o apelo, ou razão para alguém se juntar a esse tipo de equipas...
Eu como ando sempre sozinho e ainda não participei em nenhuma prova tinha mesmo esta dúvida.
Obrigado pelos esclarecimentos.
 
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