• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Compras pela "net"

jocarreira

Well-Known Member
Ora bem, fiz uma compra na Wiggle e está a ser "engraçado" sem ter piada nenhuma.

Começando pelo início: A Wiggle diz no site que o comprador não incorre em custos extra (preço de compra = preço final), portanto fiz uma compra com entrega pela DHL Express.
Fiz a compra num dia à noite, foi enviado no dia seguinte e no outro dia deu entrada na alfândega em PT. Até aqui tudo certo e fiquei surpreendido com a rapidez do processo.
O problema vem a seguir: na morada de entrega meti a morada da empresa onde trabalho e o meu nome, algo que faço regularmente pois nunca estou em casa para receber as encomendas. Ora, a DHL vê a morada da empresa e toca a mandar um email para o departamento comercial da empresa com uma fatura com custos de processamento/desalfandegamento/whatever...
O departamento comercial da minha empresa contacta-me sobre uma encomenda que está na alfândega, e enviam-me os documentos que a DHL lhes enviou. Para mim a parte "engraçada" está nestes documentos, é que na fatura diz "Terms of Trade: Delivery Duty Paid (DDP)" e até tem uma "DTP Account", que por uma pesquisa no Google percebi que é uma conta onde devem ser imputados os custos que decorram da importação da mercadoria. Ou seja, o destinatário não deve incorrer em quaisquer custos mas a DHL deve estar a tentar mandar o "barro à parede" e manda uma fatura para pagar.

Parece-me que a missa ainda vai a meio, pois percebi que pelo meio existe ainda uma outra empresa que trata do desalfandegamento. O tracking da DHL dá a mercadoria como entregue ("A encomenda será desalfandegada e entregue por despachante"), no entanto enviaram a tal fatura para a empresa onde trabalho, apesar de ser uma entrega com Terms of Trade = DDP. A tal empresa de desalfandegamento pediu o meu contacto, já respondi e até agora nada.

Parece-me uma tentativa de "burla" da DHL a nível empresarial: estão a tentar cobrar à empresa onde trabalho quando deveriam cobrar era à Wiggle.

Não percam o próximo episódio porque nós também não :D
 

jppina

Well-Known Member
Nada disso, é procedimento normal deles, já recebi uma encomenda da Wiggle também pela DHL, o processo foi o mesmo. Pedem-te a fatura apenas para comprovar que coincide com o que vem declarado.

Vais receber tudo sem nada pagar mais. É apenas chato ter de apresentar os documentos que te pedem (se bem me lembro fatura e prova de pagamento).

Esse DDP é um incoterms e eles (a Wiggle) é que pagam tudo o que for taxas na tal conta DTP que é referida nesse documento.
 

jocarreira

Well-Known Member
Nada disso, é procedimento normal deles, já recebi uma encomenda da Wiggle também pela DHL, o processo foi o mesmo. Pedem-te a fatura apenas para comprovar que coincide com o que vem declarado.

Ora lê o post outra vez, eu não disse em lado nenhum que me pediram a fatura. :)
Eles até têm lá a fatura que eu já a vi (tem o VAT number da Wiggle - Sender's VAT - e não tem o meu porque eu não pedi - Receiver's VAT). Nessa fatura diz Terms of Trade: Delivery Duty Paid.

O problema é que lançaram uma fatura para a empresa onde trabalho (devem ter ido à net buscar o NIF da empresa) onde estão a tentar cobrar determinado valor com a designação "Nossa Intervenção, Assistência e Conferência".

Se isto não é uma tentativa de burla então não sei o que será. Até já pensei em enviar email diretamente para a DHL ou fazer uma reclamação mas para já estou à espera a ver no que isto vai dar. Só tenho a certeza de uma coisa: não vou pagar nada a mais do que já paguei. :p
 

Bruso

Well-Known Member
Eu fiz encomenda na Wiggle e tudo foi entregue sem problemas.
Acho que aqui o problema é exatamente a morada ser uma morada comercial. Devem ter alguém a tratar das burocracias que deve usar como critério a morada de entrega (está errada claro).
 

jppina

Well-Known Member
Li na diagonal. Nesse caso diria que estarão a cobrar dos 2 lados. À wiggle, nos termos do DDP, e ao recetor, uma "comissão" qualquer de desalfandegamento...

Então não te estão a pedir a fatura para comprovar que o que vem declarado corresponde, que é um dos motivos pelo qual normalmente pedem fatura, para evitar precisamente que quem envia pague um valor abaixo do que deveria, por declarar menos do que realmente está a enviar...

Já contactaste a Wiggle? O que é que ele te dizem?

A tal empresa intermediária que está a tentar fazer a cobrança como se chama?
 

SaintRider

Well-Known Member
Pagar a mais nao vais, DDP é simples....todos os custos a cargo do vendedor. Ponto. Tipicamente em todas as encomendas apesar dos custos virem a cargo do vendedor, o transportador contacta sempre o destinatario para completar o processo de desalfandegamento (normalmente passa apenas por preencher o NIF) (A minha suspensao veio da CRC e foi assim com a UPS)...Como meteste a morada comercial da Empresa, geraste confusão. Se a fatura está em teu nome, contacta a DHL, se nao conseguires por ai (Nao vejo por que não) contacta a Wiggle e eles que resolvam com o transportador.
 

jocarreira

Well-Known Member
Do que consegui perceber até agora, a novela começou com um email enviado por alguém da DHL para o departamento comercial da minha empresa com o seguinte texto (entre outro que não acho relevante para a exposição):
"Por favor providenciar levantamento de documentos da carta de porte em assunto os quais permitirão desalfandegar mercadoria em questão (...)
(...)
Despesas de assistência de mercadoria: 49€
(...)"

Depois uma troca de emails onde já está incluída a tal empresa que vai fazer o desalfandegamento a DHL enviou a documentação para a minha empresa onde estão a ser faturados os 49€. Pelo meio dessa documentação está a fatura da Wiggle em meu nome e foi aqui que a minha empresa me contactou.

Depois o dep. comercial da minha empresa informou a empresa desalfandegante (aqui já não entra a DHL) que é uma encomenda pessoal, responderam a pedir o meu contacto o qual enviei prontamente e até agora nada.

Já os questionei em que situação está esse processo e aproveitei para mandar a farpa à DHL a perguntar por que razão estão a tentar cobrar algo ao destinatário quando a fatura indica explicitamente DDP.

Aguardemos.
 

jocarreira

Well-Known Member
Mais um update: parece que a situação já está a andar normalmente.

Pediram-me os documentos comprovativos (procedimento normal de desalfandegamento já mencionado por aí) e fizeram-se desentendidos quanto à minha questão sobre a fatura.
Entretanto já deu para ver que a informação de tracking mudou e parece estar agora a ser desalfandegado portanto já não deve faltar muito para receber a encomenda.

A conclusão que tiro disto é que alguém na DHL meteu a pata na poça, viu o nome de uma empresa no destinatário e nem confirmou a fatura que vinha anexa, portanto lançaram erradamente uma fatura para a minha empresa.
 

nunoaomaia

Well-Known Member
Pessoal, fiz uma compra na deporvillage pela primeira vez e fiquei com impressão que vendem material com defeito.

Comprei umas sapatilhas Saucony e quando chegaram verifiquei que a sapatilha esquerda tinha um defeito e precisava do número acima. Entrei em contacto, vieram recolher e depois comprei o tamanho acima.

Quando chegam as novas verifico que o tamanho me serve perfeitamente e reparei que a sapatilha esquerda foi pintada de branco disfarçando uns riscos pretos que tinha por baixo.

Acionei a garantia enviando fotos e responderam-me que confirmavam o defeito e caso eu quisesse mantê-las me reembolsavam 25€. Respondi que pretendia ter umas sapatilhas novas.

Entretanto hoje enviam-me e-mail a dizer que não têm stock destas sapatilhas portanto não me podem reenviar outras. Referem que me reembolsam o valor completo mas tenho de cortar a língua completamente e enviar-lhes umas fotos a comprovar que as cortei.

Já alguém passou por algo parecido com a deporvillage?
 

gfrmartins

Well-Known Member
Pessoal, fiz uma compra na deporvillage pela primeira vez e fiquei com impressão que vendem material com defeito.

Comprei umas sapatilhas Saucony e quando chegaram verifiquei que a sapatilha esquerda tinha um defeito e precisava do número acima. Entrei em contacto, vieram recolher e depois comprei o tamanho acima.

Quando chegam as novas verifico que o tamanho me serve perfeitamente e reparei que a sapatilha esquerda foi pintada de branco disfarçando uns riscos pretos que tinha por baixo.

Acionei a garantia enviando fotos e responderam-me que confirmavam o defeito e caso eu quisesse mantê-las me reembolsavam 25€. Respondi que pretendia ter umas sapatilhas novas.

Entretanto hoje enviam-me e-mail a dizer que não têm stock destas sapatilhas portanto não me podem reenviar outras. Referem que me reembolsam o valor completo mas tenho de cortar a língua completamente e enviar-lhes umas fotos a comprovar que as cortei.

Já alguém passou por algo parecido com a deporvillage?

Não, muito estranho toda essa situação
 

nunoaomaia

Well-Known Member
Imagem do defeito das segundas:
CB6-CB5-B1-AEC8-4-C1-D-8-C2-F-0-F0-CE6-E6-D2-E1.jpg
 

gfrmartins

Well-Known Member
584-CA83-D-3-FF2-4-EDC-BA53-6-AD71-D0-F4-C7-E.jpg

Honestamente também não esperava passar por algo do género, após nunca vi nada assim.
Imagem que me enviaram como exemplo de como tenho de tirar a foto para servir de prova:

Eu não o fazia, eu pedia reembolso total e se quiserem que venham cá buscar o produto estragado mas que não iria fazer mais nada do que proceder à devolução caso o quisessem
 

nunoaomaia

Well-Known Member
Eu não o fazia, eu pedia reembolso total e se quiserem que venham cá buscar o produto estragado mas que não iria fazer mais nada do que proceder à devolução caso o quisessem
Concordo contigo mas como eles têm o dinheiro do lado deles é como se tivessem a faca e queijo na mão.
Entretanto tentei entrar em contacto diretamente com a Saucony, vamos ver se me respondem.
 
Top