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Qual o perfil da Vossas Rodas?

Reis

Well-Known Member
Boas pessoal, como existem uma variedade tão grande e díspares de perfil das rodas, digam lá qual o perfil das Vossas rodas?

Se quiserem justificar o porquê da escolha estão há vontade.:D

Começando eu e se não estou enganado:

Numa bicicleta 22mm de alumínio e na outra penso ser 30mm também de alumínio.



PS: Se houver um tópico sobre o assunto, peço aos moderadores que apaguem o tópico.
 

cou7inho

Well-Known Member
21 mm.
Eram as que vinham na bicicleta :D Mas sinto que, embora sejam rodas de guerra, não dão grande resposta quando quero acelerar.
Quem sabe um dia ganhe corag€m para comprar umas com uns 40 mm
 

Negoci8er

Well-Known Member
Tenho 35 mm em alumínio. Rodas de origem.

Gostava de experimentar 50 mm em carbono com peso abaixo das 1500g.
Mas para já não penso nisso. Tenho que dar uso às que tenho para "justificar" a compra de novas. ;)
 

JBG

Well-Known Member
21 mm.
Eram as que vinham na bicicleta :D Mas sinto que, embora sejam rodas de guerra, não dão grande resposta quando quero acelerar.
Quem sabe um dia ganhe corag€m para comprar umas com uns 40 mm

Se queres rodas para acelerar tem que ser umas zonda, com perfil 40 é dificil.
 

cou7inho

Well-Known Member
Se queres rodas para acelerar tem que ser umas zonda, com perfil 40 é dificil.
Aquela disposição dos raios na roda de trás são um grande ponto negativo para mim.
Digo perfil 40 porque visualmente costumam ficar qualquer coisa :D mas 40mm não é melhor em termos de rigidez lateral quando comparado à altura das zonda? Falando em rodas de carbono, claro.
 

JBG

Well-Known Member
Aquela disposição dos raios na roda de trás são um grande ponto negativo para mim.
Digo perfil 40 porque visualmente costumam ficar qualquer coisa :D mas 40mm não é melhor em termos de rigidez lateral quando comparado à altura das zonda? Falando em rodas de carbono, claro.

Para teres a rigidez de umas zonda numas rodas de carbono com perfil não vai ficar nada barato.
Pessoalmente gosto do padrão de enraiamento das zonda, o G3, o senão é que não é qq um que pode mexer naquelas rodas.
Perfil 40 para mim é o mais equilibrado, mais que isso já é mais penalizado pelo vento.
 

cou7inho

Well-Known Member
Para teres a rigidez de umas zonda numas rodas de carbono com perfil não vai ficar nada barato.
Pessoalmente gosto do padrão de enraiamento das zonda, o G3, o senão é que não é qq um que pode mexer naquelas rodas.
Perfil 40 para mim é o mais equilibrado, mais que isso já é mais penalizado pelo vento.
Pois sei que não é nada barato. E depois ponho-me a ler as questões relacionadas com rodas de carbono, rim brake e clincher (sobreaquecimento, essencialmente, embora eu não aperte muito com os travões) e fico ainda com mais dúvidas se algum dia valerá a pena o investimento. Para não falar que cada vez há menos escolhas no mercado para rim brake.
 
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bullspot

Well-Known Member
Aquela disposição dos raios na roda de trás são um grande ponto negativo para mim.
Digo perfil 40 porque visualmente costumam ficar qualquer coisa :D mas 40mm não é melhor em termos de rigidez lateral quando comparado à altura das zonda? Falando em rodas de carbono, claro.
Rodas de aceleração normalmente são de baixo perfil, máximo 40mm diria eu que não sou grande especialista.
Relação qualidade/preço é difícil bater as Zonda. Se queres carbono, o mais seguro é arranjares com pista de alumínio, penso que ainda se arranjam as Dura-Ace WH-R9100-C40. Melhor do que isto é difícil, mas custam o dobro de umas Zonda...

EDIT: o dobro custam as C24, as C40 ainda são mais caras o_O
 

cou7inho

Well-Known Member
Carbono 38mm

Prime RR 38
Já vi essas. Mas fico sempre de pé atrás. Já li várias reviews na net e regra geral são muito boas, mas como não é uma marca conceituada com componentes conceituados... Sou o tipo de pessoa que não gosta de arriscar muito.
Se queres carbono, o mais seguro é arranjares com pista de alumínio
Bem carbono não é um requisito :D mas parece ser a única opção que deixa a bicicleta mais bonita e ao mesmo tempo as rodas não são "massa esparguete" nas acelerações. Tenho andado de olho nas DT Swiss PR 1400 Oxic (alumínio, 32mm, todas pretas - do que li a pista mantém-se preta por uns bons milhares de km). A ver vamos. Mas já é demasiado off topic :D
 

gfrmartins

Well-Known Member
Já vi essas. Mas fico sempre de pé atrás. Já li várias reviews na net e regra geral são muito boas, mas como não é uma marca conceituada com componentes conceituados... Sou o tipo de pessoa que não gosta de arriscar muito.

Zero problemas e já têm uns quantos milhares de klms em cima, penso que existem aqui uns quantos posts a falar destas rodas no passado.

Não é uma marca qualquer e tem o Grupo Wiggle por trás, já têm uns anos de mercado.

Mas além das vantagens têm as desvantagens de todas as rodas de carbono clincher, É preciso cuidado na travagem e não abusar muito delas até que sobreaqueçam, apesar de não serem nada más a travagem em molhado não é tão bom como umas pistas em alumínio, ter cuidado na limpeza das pistas e dos calços, cuidado com os calços que se usam, de resto é usar
 

el-solitario

Well-Known Member
toda a gente fala bem dessas zonda, tendo eu umas mavic cosmic que vierem de origem, iria notar diferença entre elas? (rim brakes). Em relação as minhas cosmic, quando pedalo de pé em subidas, noto que as rodas roçam nas pastilhas de travão, por isso sempre que sei que vou meter montanha no percurso deixo um pouco mais de folga nas pastilhas de trás (na frente não noto isso). as mavic tem 30mm de perfil.

Rodas de carbono só considero comprar/usar quando fizer o update para discos, ai não ha o stress das pistas de travagem. Mas até lá estes preços loucos tem de passar :cool:, talvez daqui a 2 anos isto esteja mais calmo.
 

bullspot

Well-Known Member
toda a gente fala bem dessas zonda, tendo eu umas mavic cosmic que vierem de origem, iria notar diferença entre elas? (rim brakes). Em relação as minhas cosmic, quando pedalo de pé em subidas, noto que as rodas roçam nas pastilhas de travão, por isso sempre que sei que vou meter montanha no percurso deixo um pouco mais de folga nas pastilhas de trás (na frente não noto isso). as mavic tem 30mm de perfil.

Rodas de carbono só considero comprar/usar quando fizer o update para discos, ai não ha o stress das pistas de travagem. Mas até lá estes preços loucos tem de passar :cool:, talvez daqui a 2 anos isto esteja mais calmo.
Não conheço as Cosmic para poder opinar mas isso dos aros roçarem nas pastilhas não diz muito sobre a qualidade das rodas, quanto muito dizem que são rodas com alguma/boa rigidez lateral. Mas também pode querer dizer que os cubos são fracos :p A construção de rodas é um tema complexo e penso que não há muitos a perceber do assunto.
Em relação às Zonda, do pouco que sei da pesquisa que fiz antes de as comprar, as Mavic que se aproximam em termos de qualidade e desempenho são as Ksyrium. Se vais notar diferença? Não faço ideia, eu vim de umas Aksium, foi fácil perceber diferenças (melhores no desempenho e aceleração, piores no conforto).
 

el-solitario

Well-Known Member
Não conheço as Cosmic para poder opinar mas isso dos aros roçarem nas pastilhas não diz muito sobre a qualidade das rodas, quanto muito dizem que são rodas com alguma/boa rigidez lateral. Mas também pode querer dizer que os cubos são fracos :p A construção de rodas é um tema complexo e penso que não há muitos a perceber do assunto.
Em relação às Zonda, do pouco que sei da pesquisa que fiz antes de as comprar, as Mavic que se aproximam em termos de qualidade e desempenho são as Ksyrium. Se vais notar diferença? Não faço ideia, eu vim de umas Aksium, foi fácil perceber diferenças (melhores no desempenho e aceleração, piores no conforto).

Quando o pessoal fala em rigidez, sempre associei a não "bailarem" muito entre os calços. A minha técnica de ajuste de calços é simples, meto a roda no meio das pastilhas e com os dedos empurro até bater nos calços, enquanto bater de um lado e de outro abro folga.

Eu ainda estou pior, só tenho experiencia com estas, não conheço outras. Mas como estou a pensar passar para discos e bike de carbono quando esta maluqueira acalmar, não sei se justifica investir 400€ numas rodas novas numa bike de alumínio. Estas tem 3 anos e estão algo ferrugentas nos raios (parece que é problema cronico nas mavics), mas devem fazer o ciclo completo de vida da bicicleta.
 

bullspot

Well-Known Member
Quando o pessoal fala em rigidez, sempre associei a não "bailarem" muito entre os calços. A minha técnica de ajuste de calços é simples, meto a roda no meio das pastilhas e com os dedos empurro até bater nos calços, enquanto bater de um lado e de outro abro folga.

Eu ainda estou pior, só tenho experiencia com estas, não conheço outras. Mas como estou a pensar passar para discos e bike de carbono quando esta maluqueira acalmar, não sei se justifica investir 400€ numas rodas novas numa bike de alumínio. Estas tem 3 anos e estão algo ferrugentas nos raios (parece que é problema cronico nas mavics), mas devem fazer o ciclo completo de vida da bicicleta.
Normalmente as rodas com maior rigidez lateral (diferente de rigidez vertical) são precisamente as que mais "bailam" entre os calços ;)
Se já tens previsto trocar de bike, guarda os €€ e investe-os numas rodas para a nova. Investir agora em rodas de calços só faz algum sentido para quem não tenha intenção de passar para disco tão depressa (é o meu caso).
 

el-solitario

Well-Known Member
Normalmente as rodas com maior rigidez lateral (diferente de rigidez vertical) são precisamente as que mais "bailam" entre os calços ;)
Se já tens previsto trocar de bike, guarda os €€ e investe-os numas rodas para a nova. Investir agora em rodas de calços só faz algum sentido para quem não tenha intenção de passar para disco tão depressa (é o meu caso).

Tenho uma simples bicicleta de alumínio (1000€) e como apanho zonas com alguma humidade a descer é um perigo e tenho de passar para discos "obrigatoriamente". Para já quero esmifrar este material ao máximo para justificar uma nova, tem 3 anos com cerca de 15k km. A ideia inicial era aos 5 anos com 30k no lombo migrar para o carbono e discos, mas como isto esta não sei não. Andava a namorar uma canyon mas no espaço de um ano aumentou mais de 600€ :eek:
 
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