Nunca fiz nenhum bikefit, mas sempre pratiquei desporto nomeadamente futebol; devido a esse fator fiquei a conhecer muito bem o comportamento do meu corpo desde resistência até ao ritmo cardíaco, entre outros aspetos. Fui jogador de futebol federado durante muito anos, e era guarda redes. Por esse facto sempre tive uma excelente elasticidade, o que me permite utilizar posições mais “agressivas” em cima das bicicletas sem qualquer problema. Devido aos treinos específicos intensivos que duraram anos, o meu corpo foi-se desenvolvendo e tornei-me ligeiramente desproporcional (tronco e braços mais longos que as pernas); o que é muito bom para as bicicletas. Mas é chato no momento de comprar roupa, nomeadamente fatos, porque o número das calças nunca é proporcional ao do blazer; se hoje em dia não há grande dificuldade em fazer emparelhamentos, imaginem há 25/30 anos atrás.
Sempre andei de bicicleta desde puto, mas nunca me tinha preocupado com tamanhos nem medidas, porque com estas características físicas cabia em tudo o me aparecesse à frente heheheh. No entanto, no dia em que resolvi comprar a minha primeira bicicleta de estrada a sério, já levava uma ideia definida daquilo que queria. Passei por várias lojas, analisei o que existia, e hoje farto-me de rir quando vejo relatos de alguns vendedores que só de olharem para o cliente tiram-lhes automaticamente as medidas; e por mera coincidência estas correspondem justamente aos tamanhos que tem em loja. Lol lol
Numa das lojas por onde já tinha passado anteriormente, na qual me senti bem atendido (porque não me tentaram impingir nenhum tamanho e verifiquei que outros clientes que lá se encontravam estavam a ser muito bem encaminhados), resolvi ir ver uma bicicleta que se encontrava em exposição, mas que ainda não tinha sido vendida porque era um quadro abaixo do “standard”. Deixaram-me medir a bicicleta com uma fita métrica que eu levava, estivemos a “discutir” algumas alterações de componentes. E para meu espanto, instalaram uns pedais de plataforma e deixaram-me ir experimentar a bicicleta. Após o pequeno percurso feito, foi ajustada a meu pedido e acabei por sair com ela da loja. Durante os meses seguintes, foi levando pequenos ajustes em algumas partes especificas, mas estamos a falar de alterações milimétricas.
Hoje em dia, a bicicleta em questão, tem mais de 80 mil quilómetros feitos, e os únicos elementos que tem de origem são o quadro e espigão de selim, o resto foi sendo alterado ou por desgaste ou devido a alterações de comportamento/prestação. A bicicleta é uma Pinarello PF3 de 2010.