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Rodas Tubeless - Dúvida

Jacc

Active Member
Boas pessoal.

Qualquer dia irei adquirir nova bike e tenho visto que atualmente já há rodas que dão para tubless.

Há rodas que dão para o sistema com camara e tubless? E nesse caso optar por usar como quero?

Confesso que não percebo nada do assunto. Quem puder dar umas luzes sobre o tema, agradeço.

Pergunta importante, o que é mais económico?

Cumprimentos
 

Negoci8er

Well-Known Member
@Jacc, quando comprei bicicleta o ano passado no verão pedi para me entregarem a bike já com o sistema tubeless.
Os pneus que vinham na bike, já eram tubeless e os aros também permitiam a aplicação. Foi apenas necessário meter válvulas, fita e liquido selante.
Ao negociar a bike esta adaptação também ficou incluída.
Podes tentar fazer algo semelhante. ;)
Quanto ao sistema tubeless, para além de ser menos propenso a furos também origina mais conforto e melhor aderência (não necessita de pressões tão elevadas).
 

Bruso

Well-Known Member
Em estrada (pneus <28c) continua a não ser consensual.
Tens a vantagem de menos furos e de puderes usar pressões mais baixas. Desvantagens são quando furas e tens de meter uma câmara de ar faz uma bela cagada. Escolhe bem o líquido anti furo.
Para extraires o máximo de benificios a roda também é muito importante e é preciso ter cuidado na escolha do pneu consoante a roda que tens. Há incompatibilidades que torna a tarefa de colocar o pneu muito complicada.
Outra coisa a ter em atenção: tens de ter uma bomba específica para quando instalas um pneu tubeless. Basicamente têm de ter um reservatório com elevada pressão para o pneu selar imediatamente.
 

Bruso

Well-Known Member
O algoritmo da Google é o nosso melhor "amigo". Escrevi a palavra tubeless e mal abri o YouTube o primeiro vídeo recomendado é este:

 

Negoci8er

Well-Known Member
@Bruso, a bomba com depósito pode ser facultativa, depende do pneus / aro.
Já consegui encher o pneu com uma bomba normal de pé. Mais que uma vez sem nenhum problema.
Temos é que tentar encaixar o melhor possível o pneu no aro e ser rápido a dar à bomba.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Eu respondo á pergunta importante, duas camaras de ar são mais baratas que a conversão, mas a diferença é quase nada (desprezível) comparado com o que se gasta na bicicleta

Em estrada nunca usei, mas em btt o tubeless é insubstituível
 

Jacc

Active Member
Hum. Obrigado.
Acho que me vou deixar estar no tradicional :)
Qualquer roda clincher dá para tubless?
 

edununo

Well-Known Member
Não.
Qualquer roda tubeless dá para usar com câmaras. O inverso não.
A minha Defy veio já com Tubeless de origem. Não quero outra coisa.
No BTT já há mais de 10 anos que uso.
 

torui

Well-Known Member
Obrigado.
Ou seja. posso ter rodas adaptaveis para tubless mas usar camara de ar?!
Cumprimentos
Sim. Um dos pares de rodas que tenho tanto posso usar tubless como câmara de ar. Mas para mim é mais prático câmara de ar
 

jppina

Well-Known Member
Atenção que isso não é verdade (que qualquer roda tubelesse dá para usar com câmara).

Há novos modelos de rodas tubeless que são "hookless", e só permitem a utilização de pneus tubeless.
 

edununo

Well-Known Member
Atenção que isso não é verdade (que qualquer roda tubelesse dá para usar com câmara).

Há novos modelos de rodas tubeless que são "hookless", e só permitem a utilização de pneus tubeless.
É verdade.
Qualquer roda tubeless dá para usar com câmara.
Eu não falei em pneus.
Aliás se a meio de uma volta tivermos um azar e tivermos de usar uma câmara mal era se não desse.
 

Bruso

Well-Known Member
Atenção que isso não é verdade (que qualquer roda tubelesse dá para usar com câmara).

Há novos modelos de rodas tubeless que são "hookless", e só permitem a utilização de pneus tubeless.
Podes usar câmara e pneu tubeless. Aliás muitas das vezes as bikes até vêm assim. Pelos menos as canyons não costumam vir com fita e liquido antifuro.
 

edununo

Well-Known Member
Eu uso os Gp 5000 Tubless e aconselho, o rolar é bastante mais confortável e em caso de furos pequenos o líquido tapa, se forem maiores tenho a famosa camara de ar.
Devem ser os escolhidos quando gastar os pneus Giant que vieram com a bike.
Estás a usar em que dimensão?
 

NULL

Moderador
Staff member
Eu utilizava uns Turbo Cotton e fartei-me de gastar dinheiro em câmaras de ar. Era furos constantes, consequentemente tinha que comprar câmaras e CO2. Aproveitei e mandei vir uns Conti GP5000 TL, 2 válvulas para TL e líquido selante. Desde aí nunca mais furei (que eu tenha reparado). Estou a gostar da experiência.
 

jocarreira

Well-Known Member
Gostava de um dia experimentar Tubeless, mas há uma coisa que me deixa de pé atrás: se o líquido não conseguir selar o furo é uma carga de trabalhos.
Ora ficas todo cagado por causa do líquido, ora o pneu tubeless é mais difícil de meter no pneu com a câmara de ar (tolerâncias mais apertadas), e ter esse trabalho todo à beira da estrada num dia de muito calor ou frio não é nada agradável.
Se calhar até me ia dar bem com Tubeless tendo em conta que furo muito poucas vezes (nem me lembro quando foi a última vez).
 

torui

Well-Known Member
Gostava de um dia experimentar Tubeless, mas há uma coisa que me deixa de pé atrás: se o líquido não conseguir selar o furo é uma carga de trabalhos.
Ora ficas todo cagado por causa do líquido, ora o pneu tubeless é mais difícil de meter no pneu com a câmara de ar (tolerâncias mais apertadas), e ter esse trabalho todo à beira da estrada num dia de muito calor ou frio não é nada agradável.
Se calhar até me ia dar bem com Tubeless tendo em conta que furo muito poucas vezes (nem me lembro quando foi a última vez).
Eu nunca andei com tubeless mas tenho rodas que o permitem. De origem vieram pneus tubeless e eu nunca tive qualquer problema em trocar ascâmaras de ar. O pessoal mais experiente sempre me disse que se utilizasse tubeless e tivesse que meter uma câmara de ar a meio do percurso nunca iria ter problema...
 

NULL

Moderador
Staff member
Eu nunca andei com tubeless mas tenho rodas que o permitem. De origem vieram pneus tubeless e eu nunca tive qualquer problema em trocar ascâmaras de ar. O pessoal mais experiente sempre me disse que se utilizasse tubeless e tivesse que meter uma câmara de ar a meio do percurso nunca iria ter problema...

Os GP5000 TL são um biscate do cara*** para meter nas minhas rodas! É preciso comer um boi para os conseguir meter lá dentro... LOLLL
 

cconst

Well-Known Member
Eu uso os Gp 5000 Tubless e aconselho, o rolar é bastante mais confortável e em caso de furos pequenos o líquido tapa, se forem maiores tenho a famosa camara de ar.
São os que uso em medida 25c. E gosto. Rolam, aparentam ser resistentes, têm boa aderência oferecendo mais segurança que os Giant Gavia em 23c que equipavam a minha TCR de origem e mais conforto (provavelmente pela medida).

Devem ser os escolhidos quando gastar os pneus Giant que vieram com a bike.
Estás a usar em que dimensão?
Se tiveres as rodas de origem prepara-te para uma trabalheira daquelas! Além de custarem a entrar o encaixe do pneu não deve ser totalmente compatíveis com o aro e demorei imenso tempo até que tivesse perdas aceitáveis de ar entre voltas.

Os GP5000 TL são um biscate do cara*** para meter nas minhas rodas! É preciso comer um boi para os conseguir meter lá dentro... LOLLL
Pelos vistos o @NULL confirma...

Gostava de um dia experimentar Tubeless, mas há uma coisa que me deixa de pé atrás: se o líquido não conseguir selar o furo é uma carga de trabalhos.
Ora ficas todo cagado por causa do líquido, ora o pneu tubeless é mais difícil de meter no pneu com a câmara de ar (tolerâncias mais apertadas), e ter esse trabalho todo à beira da estrada num dia de muito calor ou frio não é nada agradável.
Se calhar até me ia dar bem com Tubeless tendo em conta que furo muito poucas vezes (nem me lembro quando foi a última vez).
Eu uso os Gp 5000 Tubless e aconselho, o rolar é bastante mais confortável e em caso de furos pequenos o líquido tapa, se forem maiores tenho a famosa camara de ar.
Eu com câmara furava pouco. Mas furei algumas vezes. Desde que uso tubeles (quer com os Gavia quer com estes GP 5000 TL) não me lembro de alguma vez ter furado ou ter dado conta de ter furado. Mas em todo o caso, em estrada os furos tipicamente são pequenos, daqueles mesmo bons para ficarem selados com o líquido.... Não é como no BTT que se podem apanhar rasgões nas laterais ou tricadelas de bicos de pedras mais afiados...
 
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