• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Zwift, alguém usa?

moshinho

Well-Known Member
Se estivermos a falar de ERG mode, em termos de Watts é irrelevante usares prato pequeno ou prato grande. Watts são Watts, e o rolo adapta-se à tua pedalada de maneira a debitar sempre os watts necesssários.
E essa questão de ser mais custoso e "dar valor de ftp mais baixo" não percebo sinceramente.
Agora em termos de ruido e desgaste do rolo, concordo plenamente.
Pelos vistos não é bem assim.
Tens razão que o rolo adapta-se mas não na totalidade devido à inécia da pedalada.
Em vários sítios já falaram nisso.
No grupo da vinapp, no fórum trainerroad e no do zwift também.
No prato grande, o rolo tem mais inércia ao rodar o que faz com que a mudança dos watts nas séries se note menos e a própria pedalada seja mais fluida. Faz também mais ruído e desgasta mais os rolamentos, casquilhos e restante material pois dá mais voltas.
No prato mais pequeno, a mudança dos watts é mais sentida e tem menos ruído e menos desgaste do rolo.
O relato/feedback em vários sítios é de que no prato pequeno, o valor de ftp é menor e custam mais os treinos. Faz também aumentar mais um pouco os bpm's nos exercícios.
No geral aconselham prato pequeno e meio da cassete sempre mas também indicam que se usarem mais o prato grande para continuarem a usar pois o corpo habitua-se a essa pedalada.
Eu apenas pesquisei e li e estou a partilhar. Vocês façam o mesmo e tirem as vossas conclusões e pedalem no prato que quiserem claro ;)
 

Trizade

Well-Known Member
O que tu(e quando digo tu, digo qq pessoa) sentes é uma coisa. A realidade é que independentemente do prato que usas, os watts serão sempre os mesmos. Agora, se a mudança de um intervalo de descanso para um de trabalho se sente mais no prato pequeno do que no grande isso é outra conversa e será algo pessoal. Uns podem sentir mais essa mudança no prato pequeno, outros não...
Agora os watts debitados serão sempre o mesmos...
E como disse na minha resposta anterior, totalmente de acordo no que diz respeito ao desgaste e ao ruído.
 

elchocollat

Well-Known Member
Eu não sabia e estive a ver e de facto é falado.
A minha questão até é mais para o desgaste... Porque como faço muito indoor, tenho todo o interesse em prolongar a vida do rolo :D

De facto o barulho é horrível, vou mudar para o prato pequeno e ver.
Não tenho feito nada estruturado, tenho apenas pedalado.
Os watts são os mesmos, sim
Mas morfologicamente a forma como se vão produzir esses mesmos watts pode variar e acredito que é aqui que o prato fará a diferença, lá está pela inércia aplicada.
Lembro-me perfeitamente que um dia estava a reparar que o treino estava mais "pesado" e estava em Z2. E depois sei que estava no 36. Mudei para o 52 e ficou melhor... MAS lá está: eu utilizo quase sempre o 52.

Vou fazer umas experiências :D

Já aprendi qualquer coisa hoje! Especialmente como deoxaro ruído de lado, que realmente é muito!
 

elchocollat

Well-Known Member
Da resistencia, estares no prato pequeno ou estar no prato grande é igual porque ele ajusta automáticamente a resistência para te forçar a fazer a potencia que tiveres que fazer
Pois este é que é no meu entender uma pequena confusão que se fez por aqui :p

Eu por acaso entendi que a dica do @moshinho lá atrás era para "não erg", mas não sei se era ou não :D depois fui ver na net e li muito pouco, mas o que li é que realmente o prato pequeno faz com que o rolo dure mais devido à inércia como se tem vindo aqui a falar.

Acredito que acabemos por ter um valor inflacionado dos watts produzidos.
Se for no prato pequeno esse valor será mais real porque custa mais a produzir.
Tudo devido ao mecanismo do rolo.
Mas isto só vai fazer sentido se o erg estiver desligado.

Caso o erg esteja ligado, então a vantagem de estar com o prato pequeno é só menos desgaste no rolo. O prato pequeno vai ajudar a manter o ritmo também (claro) mas a forma como o rolo trabalha será menos custosa.

Watts são watts, sim.
Mas a forma de os produzir será diferente em várias situações. Tanto para a pessoa como neste caso para o rolo.
 

Trizade

Well-Known Member
Eu deixei claro no meu 1º post que os meus argumentos seriam apenas para ERG mode...
Fora do ERG mode, é como andar na rua como é óbvio...
Agora em ERG, watts são watts e a potência que vais debitar será sempre a mesma, pois o rolo vai ajustar a resistência aos watts exigidos pelo treino... Independentemente do prato que se use... Não há cá dar valores inferiores de FTP nem nada disso...
Em relação a ruído e desgaste, concordo plenamente com o que o @moshinho disse.

O que eu li é que se a malta quer treinar para "subidas" usa o prato pequeno. Se quer treinar para plano, usa o prato grande. A solicitação muscular é ligeiramente diferente em cada prato. Daí a tal "sensação" de ser mais fácil ou não com determinado prato...
 

João Lopes

Active Member
Ontem experimentei alguns pontos que estão aqui a ser discutidos.

Prato pequeno parece me a mim que o funcionamento não é tão fluído, faz realmente menos barulho de corrente. Barulho do rolo é imperceptivel.

Prato grande, parece me muito mais fluído, mais barulho da corrente.

Isto para dizer que para fazer workouts, prefiro usar o prato grande e a corrente a meio da cassete. (ERG mode)
 

cconst

Well-Known Member
Já não estudo física há mais de 25 anos! E quando estudava era "suficiente" para o 9,5...

do ponto de vista empírico e fazendo um paralelismo com automóveis:
Num carro, quanto mais carregado for, mais tempo demora a parar ou a acelerar... tem a ver com a inércia.
Da mesma forma, quanto maior for a velocidade e mais pesado o volante de inércia do rolo, menos oscilações e menos reativo será o efeito de alterações de resistência do rolo aos novos valores de potência.

É o óbvio que em ERG mode em prato pequeno é diferente de prato grande mesmo a fazer os mesmos watts, a fluidez da pedalada é outra... experimentem fazer na estrada 200 watts a subir e 200watts em plano, são na mesma 200watts mas a pedalada é diferente.
tal como numa bicicleta 200w em plano é diferente de 200w a subir... a força da inércia em plano é muito maior que a subir, fruto quer da velocidade quer da gravidade. Logo uma oscilação ligeira de potencia em plano é quase impercetível enquanto que a subir se nota logo.

Quando me refiro a inércia, é este o conceito:
A inércia refere-se à resistência que um corpo oferece à alteração do seu estado de repouso ou de movimento

Quanto ao valor de potência medido... acredito que seja muito semelhante (se não mesmo igual) quando estáveis.
 

moshinho

Well-Known Member
Já disse e disseram tudo.
Watts são watts.
O feedback por essa internet fora é esse mesmo.
O modo é em ERG, claro.
Não inventei nada. Apenas li por essa net fora e o aconselhado é prato pequeno e meio da cassete ou usarem o prato com que pedalem mais e se sintam mais confortáveis.
Prato grande: mais barulho, mais desgaste, mais inércia. Esta inércia faz com que se sinta menos a mudança da potência e "ajude" em série na pedalada. O feedback é que fica mais "fácil" os treinos e também os testes de ftp e alegadamente os bpm's baixam.
Prato pequeno: menos barulho, menos desgaste do rolo, menos inércia. Nota-se mais a mudança de potência nas séries e supostamente fica mais difícil a pedalada e alegadamente os bpm's aumentam um pouco.
A questão aqui dos bpm também está relacionada com a cadência, parece-me a mim...

Experiência pessoal:
pedalo melhor no prato pequeno, faço mais watts no prato pequeno (eventualmente devido à minha fisionomia e pedalada) gosto mais da sensação da mudança de potência nas séries, o meu rolo agradece o menor desgaste, o vizinho de baixo agradece o menor barulho, a transmissão agradece pelo melhor alinhamento da corrente

Em relação a vocês:
pedalem como achem que é melhor. isto foi apenas uma partilha de informação e opinião, mas todas são válidas. bons treinos a todos
 

gfrmartins

Well-Known Member
Cheira-me que vêm ai aumento. :(


"Starting with the easy one, pricing, Min says that the current $15/month subscription is “not sustainable” for much longer, and that the company is considering annual memberships"
 
Top