• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

WD-40 para lavagem, sim ou não?

vaurdan

New Member
Olá pessoal!
Tenho lido pela net coisas sobre o famoso WD-40.
Estou na duvida se é seguro utiliza-lo para lavar a cassete e corrente, passando de seguida com um óleo lubrificante (um que eu comprei na Decathlon).

Li algo, que não sei se sabem, que dizia que WD-40 para lubrificar a corrente NUNCA!
Podem ver o filmezinho aqui: http://bicycletutor.com/no-wd40-bike-chain/
O WD-40 não é um lubrificante, e o que ele faz é que vai remover a lubrificação da corrente, fazendo muito mal mesmo à corrente e às cassetes.

Também estive a ver e há quem diga que há certas contra indicações de utilizar este producto no carbono. Alguem sabe mais sobre isto? Não estou a pensar utiliza-lo para o quadro, mas gostava de saber...

Abraços :)
 

Luís Tomás

New Member
Pelo que me disseram o WD-40 é indicado para limpar e não para lubrificar, a semana passada estive a limpar a corrente e cassete da minha bicicleta e utilizei um pouco de petróleo e uma trincha, de seguida lubrifiquei, depois disso ainda não voltei a andar mas acho que ficou bom.
 

pimentoski

New Member
é como está no filme, o WD40 desfaz todo o lubrificante e fica a trabalhar metal com metal, só é aconselhado para pequenos mecanismos com pouca (lenta) rotação como no caso de fechaduras. Um bom exemplo é de um colega meu que uma vez lembrou-se de mandar WD40 directamente para os rolamentos da roda de trás e o resultado foi os rolamentos para o lixo em uma volta... aquilo desfez completamente a massa e rebentou completamente os rolamentos, ou seja se for para limpar e depois aplicar óleo por cima não é grave de todo, se for usado como lubrificante de certeza que vai dar asneira.
 

luisbiclas

New Member
amigo pimentoski, duvido que o WD 40 tenha feito isso ao rolamento do seu colega numa só saida, isso deve ter historia por trás. É verdade que o WD 40 não tem propriedades lubrificantes e que corrói o material, mas não é com uma só utilização, para isso acontecer tinha de ter usado varias vezes e sem usar mais nada.
 

Shimano Dura-Ace

Active Member
Nem vi o vídeo ainda mas o que é certo é que nas armas (espingardas de caça), são limpas e lubrificadas com WD 40 para aguentarem a época do defeso da caça e não corrói coisa nenhuma, nem tão pouco acredito que tenha dado cabo do ou dos rolamentos que falam!!! as voltas à chuva não estraga, aplica-se WD40 e os rolamentos vão à vida numa só volta!!!
dfb73492vk.gif
 

ivan

New Member
eu utilizo o WD40 para soltar parafusos oxidados.
um colega meu andou a lubrificar a corrente com WD40 que maravilha so durou um verao e acreditem ele anda pouco de bike.
WD40 é muito bom para aquilo que foi feito soltar parafusos lipar partes electronicas de maquinas.
agora para lubrificar é outros produtos
 

Fevereiro

Member
É normal que se os componentes não estão lubrificados não durem. isso é obvio.
Agora também não acredito que agrida o material. São muito usados na armaria, e com a sensibilidade dos materiais e do próprio "blueing" não acredito nisso.
Não façam do wd40 o mau da fita porque não é, simplesmente deve ser usado para o que foi desenvolvido.
 

nfnunes

New Member
O WD40 é um lubrificante "gorduroso" por isso depois de usado todas as poeiras se fixam aos componentes que foram lubrificados.
Para alem das bicicletas tenho um outro hobby (que até se tornou em negocio) que é o rádio modelismo (competição). Ninguém usa wd40.
Usamos GT85, que é um lubrificamte mas à base de Teflon (portanto não gorduroso) evita que as poeiras se fixem nos componemtes moveis, evitando portanto o efeito de "lixa" entre eles.
O Gt85 está indicado principalmente para o uso em biciletas e motas, contudo ainda é pouco conhecido neste area.
deixo aqui o link: http://www.gt85.co.uk/

294-376-thickbox.jpg


Como podem ver é também um produto a ser usado em dias de chuva, cria tipo uma pelicula que protege da sugidade e da agua.

Nuno Nunes
 
Last edited by a moderator:

vaurdan

New Member
Olha que do que eu li, o WD-40 nem sequer é um lubrificante. Ou pelo menos não é lubrificante para movimentos rápidos, como é o caso da corrente a rolar pelas cassetes.
Para portas e fechaduras e coisas do género, pode ser usado como lubrificante sim.

Esse produto que tu falas, não conheço, mas vou procurar, quiçá não será uma boa alternativa :)

EDIT: Eis o que li sobre este producto, apesar de ser um artigo sobre as "rodas largas", aproveita-se bem para o nosso campo: http://www.bikemagazine.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1224&Itemid=332
 
Top