• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Voltas à toa..

jmelloni

New Member
Tenho lido imensas crónicas por aqui e decidi também participar com algumas das minhas aventuras, passa a ser este o tópico onde vou colocar algumas sempre que se justificar..


Andava a pensar subir o Montejunto de bicicleta à quase 3 meses, só tinha subido uma vez de carro por Pragança e fiquei logo com o bichinho de ir lá subir de bicicleta, entre chuva, frio, trabalhos, exames não me foi possível ir até esta última quarta-feira. Saí de casa, Caldas da Rainha, por volta do 12.00h com um dia de sol que prometia em direcção ao Montejunto, embora não soubesse bem o caminho de bicicleta ia sempre vendo uma montanha em grande destaque no meio das outras, era o meu primeiro objectivo, Montejunto. Entretanto chego a Vilar, já muito perto, e pergunto a dois senhores locais de alguma idade por onde se subia, e eles disseram-me que era sempre sempre em frente :)
Já tinha ouvido falar das 3 subidas para o Montejunto, A de Vila Verde dos Francos que era a mais soft, a de Pragança que era a intermédia e a do Avenal a mais dura.
A minha ideia para esta primeira subida era fazê-la pelo lado mais soft..
Os tais locais enviaram-me para o Avenal, e depois de estar lá já não voltei atrás e subi por lá, um bocado dura a subida e para quem não tiver alguma preparação torna-se quase impossivel, só mesmo a pé. Levei o 34/50 com 11/25 atrás e lá fui subindo nas calmas...aqueles primeiros 2/3km são muito duros, depois faz-se bem. Mesmo assim acho que fiquei viciado naquela subida e vou ver se vou lá mais vezes. Deixo-vos aqui algumas fotos que fui tirando durante o percurso...e também o track para verem a subida a pormenor!

http://www.strava.com/activities/120059884
























 

Armando

New Member
Boa apresentação Jmelloni.

Essa volta é sem sombra de duvida um assombro ciclistico!!...Parabéns pela façanha.

Ah, ja sei, mais uma Trek a evitar. :cool::cool::confused::confused::D:D
 

onlaine

Member
Também tens a subida pelo lado da Abrigada que para mim, sem contar com a do Avenal que nunca fiz, me parece ser a mais dificil devido às primeiras paredes que se apanham.
 

jmelloni

New Member
Decidi em conjunto com a minha namorada no fim de semana passado ir conhecer Portalegre e as suas serras nestes últimos dias de Inverno, embora com boas temperaturas e já a cheirar a Primavera.
Assim foi, na segunda à noite arrancámos para um hotel rural em Salão Frio chamado Quinta da Dourada, optámos por este porque era quase o único na zona que permitia ter connosco o nosso cão(Beatle), quando chegámos logo vimos que tinhamos feito uma escolha bastante acertada visto ser um excelente hotel que aconselho a todos experimentar.
Na terça feira pela manhã comi um belo pequeno almoço fui treinar e aproveitar para conhecer a zona. Como no dia anterior tinha ido ao Montejunto com algum vento estava bastante moído e não me quis logo atirar às rampas de São Mamede, Marvão ou Castelo de Vide, começei por descer em direcção a Nisa onde encontrei um cicloturista local que me guiou até Alpalhão, Vale do Peso, Flor da Rosa, Alagoa e separámo-nos Fortios. O objectivo agora era subir até às antenas de S.Mamede(1,025m) e lá fui eu, falhei no caminho e fui até Odres, tive de voltar para trás e fazer uma valente subida antes de subir às antenas, mas acabou por se fazer bem apesar da estrada estar um pouco mal tratada. Depois voltei ao Hotel para tomar um banho e passear pela zona com a minha namorada que ansiava a minha companhia à muito eheh :))
No segundo e último dia voltei a fazer a mesma rotina, acordar cedo, pequeno almoço, preparar a bike e saír para a estrada. Neste dia cria fazer algumas das subidas miticas da zona, comecei por descer para Portalegre e dirigi-me a Castelo de Vide, onde descortinei uma Igreja num topo que acabei por ir ver, voltei a descer para Castelo de Vide e fui subir o Marvão, como já tinha 2horas e com alguma fome parei em Portagem para comer qualquer coisa. De barriga mais aconchegada fui fazer a primeira internacionalização da bike e fui até Valencia de Alcantara em Espanha, depois foram mais umas subidinhas e Hotel para cumprir o acordo dos passeios da tarde com a minha namorada:) Adorei a zona, pouco transito, o tempo esteve sempre óptimo, o hotel magnifico, a carne da zona topppp...tudo brilhante e vou voltar o mais rápido possivel para atacar as subidinhas da zona com mais frescura e potência.
Deixo algumas fotos de momentos aleatórios que fui tirando com o telemovel, não são as melhores mas dá para perceber mais ou menos!
PS: se houver por aqui alguém desta zona para a próxima uma companhia de um local para mostrar outros sitios que nao conheci era porreiro e é só combinar...

http://www.strava.com/activities/121763286
http://www.strava.com/activities/121783579
http://www.strava.com/activities/122082663































































 

Armando

New Member
Com que então foste caçar!!...dois coelhos só com uma cajadada.

Bonitas fotos e pelo relato, gozas-te à brava.
 

jmelloni

New Member
Exatamente Armando! Fiquei um grande fã da zona..espero voltar em Maio.
Agora e de regresso a oeste, se o tempo não desiludir e espero que não, junto-me ao vosso grupo no sábado pela manhã.
Cumprimentos
 

Bruso

Well-Known Member
Isso é que são umas férias!! A minha namorada cá não me deixava fazer isso. Férias com ele é com ela xD

Não deve ser fácil pedalar nessa zona durante o Verão.
 

Morg

Well-Known Member
O verdadeiro cicloturista, ciclismo e turismo!

Essa zona já não parece Alentejo, é quase Beira Baixa.

Bruso, mais a baixo 200km o calor e a falta de vento no verão é um pouquinho pior.

Portalegre é uma "zona alta" no alentejo :)
 

jmelloni

New Member
Informei-me lá com alguns locais que me disseram que no Verão pedalar só mesmo quando nasce o dia ou ao fim da tarde, eu já tive calor desta vez nem imagino com 40graus :)
 

Morg

Well-Known Member
Pois.....eu sou da Amareleja......já lá estive com 47º :)

Desde que o vento não seja quente até se aguenta.
Nas horas piores, depois de almoço, é de todo desaconselhável porque até o alcatrão derrete.
 

paradawt

Moderador
No ano passado fiz uma volta sozinho pelo Montemuro e pela Gralheira e cheguei a ter temperaturas de 43-45º.

Felizmente não faltavam pontos de abastecimento liquido.
 

Morg

Well-Known Member
Essa temperatura era no GPS?
As temperaturas do GPS não são muito fiáveis.
Nas maratonas de BTT no verão chega-se a ver 50º no GPS.

De certeza que há locais em que a temperatura é mais alta mas não existem estações meteorológicas para comprovar.
 
Top