• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Volta a Portugal 2016

lgass

Well-Known Member
Já foram abertos tópicos das provas maiores do ciclismo internacional.

Agora abro este para a prova portuguesa, mas começo com pontos (aparentemente) negativos.

Volta a Portugal aberta apenas a três ciclistas com mais de 28 anos de idade

Ter mais de 28 anos de idade e ser ciclista, vai ser dificil, nos próximos anos poder ser profissional em Portugal. Em 2016, tudo se conjuga para que a Volta a Portugal seja aberta maioritariamente a ciclistas jovens, com cada equipa a poder inscrever apenas três ciclistas com mais de 28 anos de idade. Ou seja, quem tiver 27, mas completar 28 anos, mesmo que seja em dezembro já conta para o numeros clausus.

A consumar-se esta regra, ser ciclista profissional em Portugal é um puro engano, pois se é precisamente nesta idade que um atleta atinge a sua plenitude, este direito é-lhe retirado, indo contra os principios básicos consagrados no direito ao trabalho, isto se se entender que a atividade é profissional.

Nas regras já disponibilizadas pela FPC, para a inscrição de equipas para 2016, um ponto foi alterado: 60% da constituição de uma equipa continental terá de ter menos de 28 anos de idade. O cerco aperta-se, e a dificuldades é geral: onde é que as equipas irão encontrar ciclistas com qualidade para as suas formações ? Como é que estas mesmas equipas terão efetivos com qualidade para competir com as suas congéneres internacionais ?

Transformada numa espécie de Volta a Portugal para sub-23, a competição perde interesse mediático, transformando-se numa espécie de Volta do Futuro.

A medida foi tomada sem um plano de estudo, e sem que tenham sido estudados ao pormenor, os prós e os contras desta medida, tendo sido apresentada como um facto consumado, tal como o foi há anos, as medidas tomadas pela FPC para a eliminação do JN do ciclismo, com todos os inconvenientes daí resultantes para a modalidade.

Uma medida deste tipo, concertada sem uma ampla discussão, que envolva clubes e ciclistas e com aplicação imediata, para além de constituir um perigo elevado para a credibilidade do ciclismo nacional e da própria Volta a Portugal, necessitaria de um amplo consenso, que não existe de momento.

Regra dos 28 anos: alguns pontos negativos da decisão tomada pela FPC
 

lgass

Well-Known Member
eu inda pensei que eles possam estar a tentar colocar mais equipas nacionais... obrigar os PROS a procurarem patrocinadores e isso
 

DMA

Well-Known Member
LoL, é com cada uma ...
É como nas maratonas de BTT haver Elites e Veteranos A ... faz algum sentido este tipo de fragmentação?
 

Carolina

Well-Known Member
o delmino pereira está a ser entrevistado durante os campeonatos e deu uma espécie de explicação para isto, mas no meio de tanta retórica é impossível perceber alguma coisa.
 

jpacheco

Well-Known Member
Que demagogo... nós precisamos és dos melhores a correr a volta sejam eles de que idade for. E lutar para ter equipas nacionais mais competitivas e disputar outras provas que nao sejam em portugal e na galisa.

Isto é elevar o profissionalismo do ciclismo ao ridiculo. Se queres ser ciclista em portugal é so ate aos 27 porque aos 28 tens que emigrar.

Nao sei se vai arranjar muitos patrocinios este ideia. Ou é muito boa e foi mal explicada ou eu vejo comk autentica demagogia.
 

Carolina

Well-Known Member
não sabia que actualmente já existia um limite de 50% e que era algo que faz parte das regras da UCI.

só não percebo como é que isto vai atrair novos patrocinadores.
 

FilipeFD

Active Member
Volta a Portugal passa por Setúbal 40 anos depois

Setúbal vai receber, no próximo ano, uma etapa da Volta a Portugal em bicicleta, revelou o vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

“Havia uma forte vontade, fizemos esse esforço, e chegámos a acordo com a organização”, disse Pedro Pina, confirmando que a prova rainha do ciclismo português volta a passar por Setúbal 40 anos depois da última vez.

A chegada à cidade do Sado vai acontecer na penúltima etapa da edição de 2016, depois da caravana passar pelo alto da Serra da Arrábida e Azeitão.

A prova termina no dia seguinte com um contra relógio entre Vila Franca de Xira e Lisboa.
 

Rapido

Well-Known Member
Não podia estar mais contente!! Depois de tantos anos afastada da região é uma excelente noticia! Se não estiver de férias vou vê-los a sofrer onde sofremos no granfondo! Ou então noutras subidas bem duras aqui da Arrábida!

Esta passagem não será alheia a escolha de Setúbal para cidade europeia do desporto em 2016!
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Hoje passei pela Burinhosa ... alguém me explica a tradição ciclistas deste local :confused:

12310537_994484897241412_6948206865577599165_n.jpg


Porquê ... aquele braço de terra que chega ao mar do concelho de alcobaça tem de ter mais tradição ciclisticas que a Marinha Grande ou até a Nazaré ...

eu sei ... devem ser os patrocinios :p

Já foi em 2014 ... mas começou lá ... a ultima etapa ...
 

RTC

Moderador
Staff member
Há dois emigrantes dessa terra (um nos States e outro em Angola) que fazem muita coisa acontecer...
Etapas da Volta a Portugal em bicicleta, Campeonatos Nacionais de Ciclismo, Equipa de Futsal na 1ª Divisão, equipa de atletismo amador com tudo e mais alguma coisa para os atletas, etc etc...
Tradição em "ciclismo" só o facto ser pioneira na organização de Encontros de Bicicletas Antigas. Mas isto devido a um grupo de amigos com bastante dinâmica! (MIB aka Men in Bike).
 
Top