Bastante simples de calcular, supondo que os dados da subida são estes. Aqui esta o processo usando a formula do Ferrari que ja se provou muito eficaz para este tipo de subidas.
1. Determinar VAM. Fazer contas ou usar site para ajudar...
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2. Olhar para a formula do Ferrari que consistente a dividir o VAM por uma constante que é diferente para diversos niveis de gradiente. Exemplo:
- gradient 11% 1800/3.1 = 5.80 w/kg
- gradient 10% 1800/3.0 = 6.00 w/kg
- gradient 9% 1800/2.9 = 6.20 w/kg
- gradient 8% 1800/2.8 = 6.42 w/kg
- gradient 7% 1800/2.7 = 6.66 w/kg
- gradient 6% 1800/2.6 = 6.92 w/kg
Portanto para a nossa subida temos uma inclinação de 7.4% vamos usar uma constante de 2.74.
Ora 1723/2.74 = 6.29w/kg
E assim obtemos uma estimativa de potencia bastante proxima do real. Portanto andei a confiar nos valores que mandaram por ai do Ferrari e afinal nem estavam calculados como deve ser
Esta potencia corresponde ao real? So os ciclistas sabem. À velocidade que sobem o vento pode dar uma ajuda e indo na roda tambem se poupa um pouco. De qualquer modo a potencia nao andara muito longe e se tirarem os 5% obtêm a potencia que eles farão num esforço FTP e assim podem facilmente comparar com outros ciclistas nas grandes voltas. Por exemplo o Froome foi estimado a 6.1w/kg de FTP, seguindo as minhas contas o esforço da Senhora da Graça equivale a 5.98w/kg o que é um valor tambem bastante respeitavel para qualquer corrida word tour...
Alguém sabe se a estrada que liga as Penhas da saúde a Manteigas já está ciclável?
Por muitas voltas e contas que se façam basta ir ver os dados dos powermeter para ver que os homens n passam muito dos 6w/kg. A pessegada é fazer isso com muitos dias nas pernas e no fim de uma etapa ja exigente.
Cuidado com as comparacoes com wt... Uma subida de 40min no fim de uma etapa da 2a ou 3a semana do tour é dif de uma de 20 min na volta a Portugal...
Para ajuda nas comparacoes tb ha o ctl (esta tudo estudado e esmifrado) que calcula a carga acumulada, vou tentar comparar os dados do Gesink com alguem da volta a Portugal que tb seja top 5-6 com powermeter.
Por muitas voltas e contas que se façam basta ir ver os dados dos powermeter para ver que os homens n passam muito dos 6w/kg. A pessegada é fazer isso com muitos dias nas pernas e no fim de uma etapa ja exigente.
Cuidado com as comparacoes com wt... Uma subida de 40min no fim de uma etapa da 2a ou 3a semana do tour é dif de uma de 20 min na volta a Portugal...
Para ajuda nas comparacoes tb ha o ctl (esta tudo estudado e esmifrado) que calcula a carga acumulada, vou tentar comparar os dados do Gesink com alguem da volta a Portugal que tb seja top 5-6 com powermeter.
Robert Gesink nao aguenta com o nivel da nossa Volta a Portugal. Ficou abaixo dos 5.98w/kg estimados para as estrelas do nosso pelotão de elite!![]()
Indo mais acima na classificação chegamos ao Nairo Quintana, pela formula do Ferrai obtemos 6w/kg redondinhos portanto é mais ou menos esse o nivel a que sobe nesta Volta. (Cuidado que ainda falta a Serra da Estreal)
Tenho pena dos nossos jovens portugueses, a unica corrida onde se podem mostrar realmente têm de fazear performances monstruosas ao nivel dos melhores ciclistas do mundo. Assim fica complicado...
Quintana melhorou ao longo do Tour mas a comparação que fiz foi com a 10ª etapa porque ai os ciclistas ainda vao relativamente frescos.
Ha uma diferença entre Portugal e o estrangeiro e é essa diferença que faz com equipas la fora nao estejam interessados em ciclistas de ca mesmo quando demonstram um nivel destes.