• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Visibilidade na estrada e fora dela

elchocollat

Well-Known Member
Malta, vamos debitar aqui artigos que possam ser importantes para a nossa visibilidade

Optei por criar o tópico nesta secção e não ali na do "Estou a pensar em comprar" por ser um tópico de partilha e não de uma indecisão numa compra.

Tive esta ideia durante o meu treino de domingo onde perguntei até a um condutor se eu estava visível, e onde ele respondeu que sim.

Coletes, casacos, luzes... Sobretudo recomendações.

Decidi investir e tenho isto até agora:
https://www.decathlon.pt/casaco-inverno-rc500-visivel-id_8523362.html

https://www.trekbikes.com/pt/pt_PT/equipamentos/acessórios-de-ciclismo/luzes-para-bicicletas/conjuntos-de-luzes-para-bicicleta/kit-de-luzes-bontrager-ion-200-rt-/-flare-rt/p/23710/?colorCode=black

https://m-pt.gearbest.com/bike-accessories/pp_009397428215.html?wid=1433363


https://m.pt.aliexpress.com/item/32980269415.html?spm=a2g0n.shopcart-amp.item.32980269415&

Além de que tenho para o verão, coletes amarelo, branco, verde e laranja.
No Inverno, penso ser mais comum a roupa preta.
Tenho ainda 2 luzea destas cuja ideia é arranjar uka corrente, colocar nos tornozelos para ser possível o movimento
https://static.ekoi.eu/8690-33291-thickbox/eclairage-led-e-ekoi-rouge.jpg

E por aí , o que há?
 

cutkiller

Well-Known Member
Como eu só ando de dia para mim é isto:
* Luz atrás indispensável
* À frente nem tanto (mas pela quantidade de ultrapassagens que vêm da outra faixa, começo a achar que na frente também começa a fazer falta)
* Roupa tento usar cores fáceis de ver (p.ex: verde, laranja, amarelo)
 

antunesfilipee

Well-Known Member
Os meus calções são todos pretos. E não penso mudar isso.
Depois tento sempre meter cor no casaco ou colete. Tenho um casaco amarelo da Decathlon e um colete, também amarelo, da Pacto.

Durante um bom dia de sol, no versão, sou capaz de andar sem cores muito visíveis... não digo que não. Mas no inverno, em dias cinzentos e à noite é para esquecer. Sempre qualquer coisa bem visível.
O problema é que as lojas/marcas andam muito no mesmo: Pretos... e depois fazem "especiais" para visibilidade que é em amarelo! Não há assim grandes alternativas penso eu...

Luzes não há dúvidas, estão sempre ligadas. Com sol ou nuvens, dia ou noite. As minhas são da Bontrager.
Também tenho uma na parte de trás do capacete mas é fraquinha. Mas faz qualquer coisa!
 

SantosDaCasa

Well-Known Member
Como eu só ando de dia para mim é isto:
* Luz atrás indispensável
* À frente nem tanto (mas pela quantidade de ultrapassagens que vêm da outra faixa, começo a achar que na frente também começa a fazer falta)
* Roupa tento usar cores fáceis de ver (p.ex: verde, laranja, amarelo)

Honestamente, não me parece que seja por falta de visibilidade nossa que os automobilitas fazem estas ultrapassagens em sentido contrário na nossa faixa. É mesmo pressa... :rolleyes:
 

cou7inho

Well-Known Member
Ora cá está um belo tópico para ver se a malta começa a andar mais visível na estrada.

Também uso este casaco (versão anterior a essa) e há pouco tempo comprei mais um amarelinho.
A parte debaixo, calças ou calções, uso preto, geralmente. Não acho que seja essa a parte que mais chame a atenção a um carro.
Capacete uso um amarelo florescente que também dá bem nas vistas.
Luzinha atrás também não pode faltar. Há frente tenho usado principalmente nestes dias mais nublados.

E as marcas que comecem a fazer roupa sem ser preto.
 

Duke

Well-Known Member
Honestamente, não me parece que seja por falta de visibilidade nossa que os automobilitas fazem estas ultrapassagens em sentido contrário na nossa faixa. É mesmo pressa... :rolleyes:
quem se mete a jeito sujeita-se...

ha que manter permanentemente uma postura defensiva

tento levar sempre no mínimo um colete amarelo fluorescente da decatlhon nem que vá aberto a frente
e luz traseira rasoavel

um pequeno exemplo de como é importante estar visível é a malta que anda a correr em monsanto a noite ou a passear os caes sem estar visivel, ja por varias vezes ia chocando de bike com eles
 

elchocollat

Well-Known Member
Tenho ainda estas luvas...
Para os piscas!

https://www.chainreactioncycles.com...hlight-windproof-cycling-gloves/rp-prod156748

Eu concordo que devemos ter uma atitude defensiva.
Felizmente nunca me aconteceu nada, mas é importante estarmos visíveis. Infelizmente sim, a roupa de inverno é demasiado escura... Se fosse algo de relevante, ainda que era assim para absover o calor, mas honestamente penso não ser preciso.

Esse colete da Decathlon que falam... É um colete refletor normal?

Penso que é importante, tal como já disse antes, termos noção que somos um alvo vulnerável e fácil. É super importante estarmos visíveis e termos consciência que estamos numa estrada. É importante estar visível e além disso, sinalizar as mudanças de direção, fazer os piscas, alertar que vamos parar e epa... Eu até agradeço quando me deixam passar, mesmo sendo a regra normal. E fazer a sinalização com a mão para o carro poder passar; aqui há cada vez mais gente a agradecer no final por eu facilitar.

É importante da nossa parte passarmos a mensagem que estamos alerta e que conseguimos gerir a situação também, e estamos conscientes do que se passa.

Se estivermos visíveis no meio disto tudo... Melhor!

Uma vez vi umas barras led que dava para colocar nas escoras do quadro... Mas não sei se funciona, nem me lembro do nome.
 

Bruso

Well-Known Member
Um amigo meu colocou fita reflectora no quadro e nas rodas. A fita é completamente transparente durante o dia, nem notas que está lá.
Não sei nome nem link mas se alguém estiver interessado posso lhe perguntar.

Para o pessoal que pedala à noite, luzes sempre em modo contínuo, nunca flash.

Na minha opinião, uma luz frontal, uma traseira e roupa reflectora é mais que suficiente para chamar a atenção.
 

Bruso

Well-Known Member
Porquê? Por acaso a traseira vai sempre a piscar, a da frente é costumo ter sempre ligada.
Como é o modo flash da tua luz traseira? On-off ou a tens sempre uma luz mínima ligada?

Eu até referia-me à luz frontal mas o conceito é o mesmo.
A luz em modo flash na minha opinião faz com que os condutores se fixem na luz. Última coisa que quere são os condutores a olhar para a luz da bike em vez de olhar para a estrada. Eu falo por mim como condutor. Quando está escuro e vejo uma luz a piscar a tendência são os meus olhos se fixarem na luz. O mesmo não acontece se estiver em modo on permanente.
 
  • Like
Reactions: ams

antunesfilipee

Well-Known Member
Eu costumo meter a piscar mas é o piscar que alterna a intensidade da luz. Não é ligado/desligado...
Percebo que ligado/desligado não seja a melhor opção. Mas o que alterna intensidade pareceu-me bem e é o que uso!
 

jocarreira

Well-Known Member
A Bontrager Flare RT no modo noturno mantém a luz sempre acesa e ao mesmo tempo pisca-pisca. No modo diurno é que é só pisca-pisca com mais intensidade.
 

jlr

Well-Known Member
Como é o modo flash da tua luz traseira? On-off ou a tens sempre uma luz mínima ligada?

Eu até referia-me à luz frontal mas o conceito é o mesmo.
A luz em modo flash na minha opinião faz com que os condutores se fixem na luz. Última coisa que quere são os condutores a olhar para a luz da bike em vez de olhar para a estrada. Eu falo por mim como condutor. Quando está escuro e vejo uma luz a piscar a tendência são os meus olhos se fixarem na luz. O mesmo não acontece se estiver em modo on permanente.

On-off, uma coisa de 1 segundo se tanto.
 

cou7inho

Well-Known Member
Esse flash super rápido acho bastante incomodativo. Pessoalmente acho mais confortável para quem está a olhar parra a luz ver um "pisca pisca" mais suave como já referiram acima.
 

jocarreira

Well-Known Member
A Flate RT também tem o modo "Day Steady"
Tens razão, falha minha. Tem também um modo Night Steady.

O que eu uso é o "All Day Flash" com o sensor de luminosidade activo, quando está escuro passa automaticamente para o "Night Flash".

Não acho que o modo "Day Flash" (90 lumens, autonomia 6h) compense em relação ao "All Day Flash" (45 lumens, autonomia 12h), consegue-se muito mais autonomia neste modo e a diferença da luz visível não é assim tanta pelo que me consegui aperceber.
 
Top