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Vintage - aço/steel/acier/acciaio/acero

Entretanto chegaram cá a casa mais duas máquinas.
Começa a faltar espaço...
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Aqui um prato oval com 20 anos(!)
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Bernalve

Well-Known Member
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Isto era coisa de valer quanto? Um amigo meu tem uma na garagem e queria vender, mas não faço ideia quanto pode valer.

Koga Miyata da série Commuter, deve ser do ano 1982 ou 1983.
 
Vou desenterrar este tópico que está parado há mais de 2 anos e aproveito para mostrar uma das minhas bicicletas preferidas

Flandria 1976 (tubagem Ishiwata) montada com Shimano Dura Ace 1ª geração.

 

pemartins

Well-Known Member
Durante a minha vida já tive contacto com este tipo de bicicletas por duas vezes. Primeiro quando ainda era miúdo, o meu pai tinha duas bicicletas, uma em alumínio, a outra não faço ideia mas devia ser aço tal era o seu peso. Depois já por volta dos 25 anos andei poucos meses com uma Sirla, acho que era essa a marca. Agora aos 36 e já depois de ter passado 5 anos com uma fininha de alumínio e outros 6 com uma de carbono, sinto curiosidade pelos quadros em aço. Tenho feito várias pesquisas pela net e venho também partilhar aqui as minhas dúvidas. O que tenho visto no OLX e Facebook está tudo em mais estado, pelo menos com muito pó e alguma ferrugem.
Ao avançar para uma compra, neste caso, seria de uma bicicleta para restaurar, que cuidados devo ter?
 

pemartins

Well-Known Member
Estou a ver se faço negócio com esta Jeunet. Não tenho grande informação, acho que deve ser da década de 70 ou 80. O vendedor diz-me que é o quadro é 54-55 e o espaçamento traseiro é +-126mm. Não tem espigão nem selim, é roda 28, tem 12 velocidades e usa pneus tubulares. A pintura não está má mas os autocolantes podem estar a esconder alguma coisa, a transmissão até tem pouca ferrugem. Deixo algumas fotos, as que o vendedor me enviou. O quadro é em aço certo? Quanto acham que vale?

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GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Vou dar a minha opinião e do meu ponto de vista
Não sei o valor dessa bicicleta, nem de outra qualquer, o que podes fazer é uma busca em vários sites, ver preços e tirar uma media, sites estrangeiros inclusive
O valor destas bicicletas tem muito de um valor pessoal, porque gostamos, porque foi de alguém conhecido ou que gostávamos, de uma equipa favorita, etc
Do meu ponto de vista uma grande componente do preço vem do que eu quero fazer com a bicicleta, original e para expor, o mais perto do original mas funcional, para andar no dia a dia nas voltas, inclusive viagens e treinos

Se pensas em usar a bicicleta, esquece as originais muito antigas, o guiador é a primeira coisa a saltar fora e deixa de ser uma de origem, a segunda coisa a saltar fora são as rodas, porque usam pneus antigos e os recentes não dão, porque são fracas (pouco resistentes), outra coisa que precisa de habituação são as mudanças no quadro

Tens sempre uma opção caso percebas alguma coisa de mecânica, comprar peça a peça, encontras bons quadros com forqueta por 50 a 150, transmissão completa (shimano/campagnolo) e com mudanças nas manetes a partir de 150, rodas de 50 para cima e todas as outras coisas que pretendes

Para mim e se não for para usar em toda a plenitude, a bicicleta vale pouco dinheiro, se for para usar regularmente foge das muito baratas porque vai sair caro

espero ter dado alguma ajuda e boas voltas
 

pemartins

Well-Known Member
A bicicleta seria para restauro, para uso ocasional, mas teria que ser funcional e minimamente confortável, dependendo do estado dos componentes só depois poderia equacionar a troca de rodas ou transmissão. No caso de alterações, passaria sempre por ser eu a comprar peça a peça e talvez até ir montando em casa com ajuda de alguns vídeos do youtube, o problema são as ferramentas que tenho poucas.
 

freax

Member
Olá ! Porque não pode usar o mesmo guiador ou rodas se usares tubulares que se encontram ainda na decathlon ? Para ir ao pão serve ! :-D

Restaurei uma Altis nesse estado embora completa. Basicamente o que fiz foi desmontar tudo, decapar à mão o quadro, pintar (a única coisa que deleguei mas ficou barato), comprar autocolantes novos, voltar a olear e montar tudo após limpeza profunda, afinar.

Acho que só substituí a corrente, cassete e pedais que tinham bastante ferrugem e não valia a pena restaurar.
 
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